Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Vito Algirdas Sukys

    Os freudianos procurando motivações secretas em tudo também traz a pretensão iluminista de tudo entender; sendo apenas uma teoria cujo referente escorregadio "isso" , o inconsciente, escapa de uma formulação científica. A generalização também não é conseguida pela psicanálise de Freud. É uma teoria falibilista assim como a ciência.A psicanálise parece boiar em falsas evidências empíricas.

    Responda
  2. Enrico Colosimo

    Gosto das matérias da Vera mas elas sofrem do efeito Ciro Gomes. Preciso ler várias vezes a mesma frase para entender seu sentido. Será que é falta dos meus neurônios ou ela poderia escrever mais simples para um pobre mortal?...rsrs

    Responda
    1. JENNIFER MONTEIRO

      Significa que você é analfabeto funcional. Procure um professor de português.

    2. JENNIFER MONTEIRO

      Significa que você é analfabeto funcional. Procure um professor de português.

    3. Isabelle Almeida

      Hahaha. Isso acontece comigo quando eu não possuo muita familiaridade com o assunto. Se eu ler um texto sobre arqueologia não vou entender bem, tanto pelo desconhecimento dos jargões quanto pela matéria em si.

  3. José Cardoso

    Muito bom. Há entretanto um ponto que me lembra de um professor de filosofia falando de forma crítica sobre Kant: sobre o incognoscível nada se pode saber, nem mesmo que é incognoscível. Será que o mesmo não se aplica sobre o inconsciente? Por um lado não pode haver um saber sobre algo que escapa à razão, mas por outro esse parece ser exatamente o objeto da psicanálise, que supostamente é um saber.

    Responda
  4. Daisy Santos

    Artigo inspirador! Que essas reflexões possam alimentar a nossa semana!

    Responda
  5. Gabriel Almeida

    No mínimo, ótimo.

    Responda
  6. Andre Pessoa

    Simplesmente certeiro, correto e maravilhoso!

    Responda
  7. José Felipe Ledur

    Belo texto, que ajuda a reconduzir para o que importa, que são as relações humanas "humanizadas".

    Responda
  8. RICARDO BATISTA

    Ótimas dicas, e o primeiro parágrafo valeu por uma aula de História. E o mal-estar desses nossos tempos desabridos tende a permanecer. Mesmo que consigamos tirar o bode da sala, seu odor fétido ficará conosco por um longo tempo. Nem sei em que pé estariam as coisas por aqui se o disparo contra a Cristina Kirchner não tivesse falhado.

    Responda
  9. Zé Osler

    Aplausos

    Responda
  10. Tiago Sozo Marcon

    Magistral, Vera! É isso: construimos o nosso mundo de forma co-dependente. O outro e o Outro: como dizem os físicos teóricos, nosso modo de observar as coisas altera as próprias coisas.

    Responda