Opinião > STF tem plano de resgate para ministros no 7 de Setembro: tudo vai bem? Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    Por fim: Acho que o STF deveria ter um plano de exercer o seu Supremo poder, e resgatar a ordem institucional, jurídica e democrática, colocando quem desafia as leis e a constituição, no seu devido lugar

    Responda
  2. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    "Vale a pena ver de novo", + de Dilma em 15 de abril de 2016: "Uma violação constitucional, q poderá mergulhar o Brasil em um doloroso processo de instabilidade e insegurança." Temos a pgr, pf, militares, exército, as presidências da câmara e senado mídias, todos sob a tutela de um só. "Você me quer forte / E eu não sou forte mais / Você me quer justo / E eu não sou justo mais." Essa música do Milton para os índios (acho) serve para o país. Repito, Dilma não é Nostradamus mas ela avisou.

    Responda
  3. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    Continuo com mais de Dilma, "Vale a pena ver de novo": "54,5 milhões e meio de votos [...] Citando Darci Ribeiro: "A história será implacável com eles como já o foi em décadas passadas." "A maior fraude jurídica e política da história". "Uma imprensa facciosa", está na testa deles: mirians, janaínas paschoales, suReales, catanhedes, jabores, wacs, garcias, sardenbergs, camarotis... nossa são tantos. Agora temos todos os poderes nas mãos de um. "Que tragédia é essa que cai sobre todos nós?"

    Responda
  4. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    Estranho, escandaloso, orgia política e jurídica o q passamos a assistir nos últimos 6 anos, desde o golpe. Resgato aqui alguns frases de Dilma na ocasião: "Escolheram rasgar a Constituição, aprovaram o golpe, farsa jurídica, uma fraude, uma imprensa facciosa, o golpe vai atingir indistintamente"... eu completo: todas as instâncias de poder inclusive o judiciário, neste caso, um STF q parece também acuado. "Que tragédia é essa que cai sobre todos nós?". Dilma não é Nostradamus, mas preveniu.

    Responda
  5. Antonio Catigero Oliveira

    Se tem uma coisa que existe abundantemente nesta terra de espalhafatos, são tocadores de tambor metidos a maestro. A vaca já está no brejo, mas ainda falam sobre os litros de leite que derramou e azedou há muito tempo. Assim como foi em 1964, depois a imprensa hegemônica dirá que 'foi a maior prejudicada', tadinha...

    Responda
  6. Rita Guimarães

    A imprensa vende notícia o dia todo. Fatos corriqueiros e muitas vezes sem importância. Ouço os comentários de muitos jornalistas e sinto que estão repetindo, copiando, pousando de neutros, fazendo comparações descabidas entre os candidatos. Me chama atenção os rostos alegres quando dão notícias tão tristes!

    Responda
  7. Claudio Carvalho

    Excelente texto! Um chamado ao bom senso. Estamos pagando caro por tanta irresponsabilidade em 2016 e 2018. Já estamos na última hora e isso aqui pode virar pra lá de Venezuela...

    Responda
  8. marcos fernando dauner

    pessoas que amam sua vida não saem de casa amanhã .

    Responda
  9. Raymundo De Lima

    Bolsonaro se posiciona como extremista de direita, mas Lula nunca foi extremista de esquerda. Para os estudiosos do espectro político Lula estaria no centro-esquerda. Portanto, é uma engano considerar polarização entre extrema-direita e centro-esquerda, como se este fosse extremista de esquerda. Lula está para social-democrata, nem mesmo se aproxima das teses do PS de Portugal. Mas não tenho certeza de nada.

    Responda
  10. PAULO ROBERTO SCHLICHTING

    A carapuça serve em muitas cabeças. O excelente e oportuno texto deixa aberto um último chamado à razão aos que têm voz nesta hora grave. Venham a público e se perfilem ao lado da legalidade e da civilidade. A omissão cobrará caro de todos.

    Responda
  11. ORLANDO FERREIRA BARBOSA

    O problema é que, talvez devido ao excesso de serviço, o STF tenha se tornado uma Corte onde não raro se tem a posição de um único Ministro em matérias muito importantes. Quando os outros se manifestam, já é mais para defender a posição do colega, em espírito de corpo, do que para, realmente, fazer o Tribunal funcionar como órgão colegiado. Como o STF tem a última palavra, fica a impressão de uma decisão remendada, para apagar incêndios, e não para distribuir a boa Justiça.

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Entendendo-se como boa justiça a que satisfaz nosso gosto pessoal, acertei?

  12. Odalci José Pustai

    As instigantes perguntas do Lênio são dirigidas aos bolsonaristas irracionais? Óbvio que não. Elas se dirigem de quem se espera capacidade de perceber os ataques violentos às instituições brasileiras e os riscos graves de ruptura da ordem constitucional. Mas o constrangimento ainda é perceptível em vários setores da sociedade brasileira que apoiaram o terraplanismo jurídico, político e científico do bolsonarismo e, por isso, demoram na autocrítica e tomada de posição em defesa da democracia.

    Responda
  13. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

    O rei está nu e as pessoas dizem que seu manto é lindo! Até Ciro entrou nesta vibe de colocar os dois no mesmo saco. A mídia e dona Simone Tebet vivem repetindo a palavra da moda: polarização. O que há de fato é uma incitação ao ódio de um lado, que já fez vítima!

    Responda
  14. FRANCISCO NETO

    O palhaço sai gritando que o circo está pegando fogo. Todo mundo ri e ninguém vai ajudar. O fogo se espalha e queima todo o povoado. Lembram-se desse conto? Tem muita gente rindo e até aplaudindo o palhaço, mas a casa deles também vai ser queimada.

    Responda
  15. Lourival Araújo goncalves

    Excelente e oportunissimo! Me lembrei do poema "No caminho, com Maiakovski", de Eduardo Alves da Costa.

    Responda
    1. Raymundo De Lima

      Lourival: registra aqui este poema, pois muitos ou não sabem ou acham ser do georgiano Maiakovski. Grato.

  16. José Bernardo

    É uma grande alegria encontrá-lo aqui nesse dia, prezado Lenio, escrevendo o editorial do dia para a Folha!

    Responda
  17. Paulo Pinheiro Machado

    Ótimo texto. Com a palavra as editorias ds Folha, Estadão, Globo e outras.

    Responda
  18. RICARDO BATISTA

    Que texto bem escrito e argumentado! E não estamos sós : Vide invasão do Capitólio, tentativa de atentado contra a vice-presidente da Argentina etc. A democracia representativa enfrenta desafios em vários lugares. Num mundo tão complexo, não serão poucos os que irão atrás de um autocrata que ofereça respostas fáceis para questões difíceis. Tomara que sejamos capazes de superar a tormenta.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.