Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Ricardo Pereira Ignacio

    Deus salve essa pseudojornalista !! Quanta baboseira!!!

    Responda
    1. Agricio de Jesus Silveira

      Que absurdo! E mesmo assim, ainda tem gente que defende esse governo desastroso está acabando com o Brasil!!!

    2. JOSE MAURICIO PRECOMA MIRANDA

      Isso é o que de melhor vc consegue escrever?

  2. Ronaldo Pereira

    Ótimo artigo Cristina, mas no final você dá uma derrapada, daqui a menos de 30 dias podemos tirar esse ogro do poder, mas daí a termos um novo país está muito longe. Primeiro porque o bolsonarismo não acabará com a simples perda da eleição e isso aí ainda vai nos dar muita dor de cabeça! E , ainda, somos um país que ainda tem uma longa caminhada até atingir uma igualdade racial, educacional e econômica aceitável. Mas creio que podemos pensar em retomar a esperança e a caminhada.

    Responda
  3. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    Ah! Ia me esquecendo... Fica feliz Gustavo Alonso, na próxima edição vai ter o seu "sertanejo", afinal eles também estão muito ligados ao Agro, Ogro e claro, POP. Acho até q vão abrir espaço para o Rock do Pastor. Imagine aquele mala faia com roupas de couro pretas, tatuagem de rena, cantando - sem autorização do raulzito - versão com o Ogro na motociata: "O sucesso da minha existência / Está ligado ao exercício da fé Pois se ela remove montanhas / Também traz grana e um monte de mulher".

    Responda
  4. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    Concluindo: Tá tudo certo, o Agro e o Ogro são POP, se entendem muito bem e têm muitas afinidades. Acho que as mineradoras também devem ser POP. O POP é rock? O POP é metal? O POP é gerdal? O POP é legal? Então sobe no palco e levanta a bandeira da Amazônia. É a indústria cultural... e as Flores do Mal? Wokes q é tudo pra inglês ver, ler e cantar: "se a vida começasse agora e o mundo fosse nosso outra vez"... rá rá rá rá rá, com sua permissão Macaco Simão. Tá dominado!

    Responda
  5. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    O Agro é Pop? Procurei no dicionário os significados de "pop" e encontrei este: "Também pode ser a sigla para "Poluentes Orgânicos Persistentes" (POP), que são compostos estáveis no ambiente." Ah! Agora entendi, o Agro é. Errei uma letrinha, troquei o A pelo O, virou Ogro, veio este significado: "é um lendário monstro de contos populares q, de acordo com a lenda, possui a particularidade de devorar seres humanos. O significado pode ser associado ao bicho-papão, a assustadora figura q amedronta".

    Responda
  6. Paulo Silva Barbosa

    Este é o nosso tenebroso quadro político, onde a comemoração dos 200 anos de independência passa ser motivo de desavenças entre poderes e o povo é simplesmente esquecido para a festa cívica .

    Responda
  7. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    Chance promissora de inaugurar um novo país? Bem que Darcy Ribeiro escrevia sobre o "país desmemoriado, eternamente inaugural". Lula já teve sua chance promissora e a desperdiçou em desvios bilionários. O que adianta sair da lama e cair no atoleiro? (Claudia F.)

    Responda
  8. A R Souto

    Análise curiosa. Indagação pertinente: a argumentação favorece a quem?

    Responda
  9. newton penna

    Mas afinal onde estão as "instituições que funcionam"... Eu sei: escondidinhas, desde que funcionaram (aqui sem aspas) para prender o Lula impedindo-o de vencer as eleições de 2018.

    Responda
  10. Gil Carlos Dias

    Contemos ansiosamente os dias para nos veremos livres desse desastre eleitoral que nos puniu com a eleição de estrume para o Palácio do Planalto.

    Responda
  11. MATEUS VAZ DE S Sá

    Excelente análise. O Brasil vive dias incertos provocados por um Presidente apoiado por latifundiários do agronegócio e que não hesita em desvirtuar as funções das Forças Armadas em benefício próprio. O Brasil precisa de paz e Democracia para superar a gravidade do momento, o que somente poderá ser alcançado com o resultado das urnas nas eleições que ocorrerão a menos de um mês.

    Responda
  12. JOAQUIM FERREIRA R FILHO

    Só panfletagem da colunista petista para os petistas do jornal.O golpe duro é ver a multidão nas ruas em apoio ao Presidente na festa da Democracia.

    Responda
    1. ANTONIO CZAS

      Assisti uma enorme multidão em um domingo dançar com o pato na Paulista, nas jornadas de 2016. Clamavam contra a corrupção. Segunda-feira seguinte, um médico ofereceu a consulta com e sem recibo, um próximo se queixava de impostos e legitimava o caixa-dois ao mesmo tempo que comprava carro importado novo para a filha. Assim é a maioria transgressora que apoia esse delinquente que está sentado no planalto.

    2. Delzi Laranjeira

      Felizmente, a "multidão" prevista pelo comentarista não chega nem perto de reeleger esse fascista mequetrefe. Podem fazer suas arruaças à vontade, não nos assustam mais.

    3. Gil Carlos Dias

      Resta saber de que democracia você fala, meu caro Joaquim. A palavra tem um significado. E não é essa que vc menciona.

  13. Luiz Marcelo Zerbini Pereira

    Muitos fazendeiros do agro pop realmente acreditam que seus funcionários são sua propriedade privada, de modo que devem votar naquele de sua preferência - naquele que vai manter ou aumentar seus privilégios. Qualquer semelhança com o período da escravidão não é mera coincidência. Amanhã vai ser outro dia. Ahhh! Este vídeo do correntão é de dilacerar o coração!

    Responda
  14. Daisia Soares Dutra

    Apenas um mês ou mais e essa escór1@ será defenestrada do poder e marchará a passos largos para bangu. Ele e toda a sua prole abjeta. chora gado, muhhhhhh

    Responda
  15. filipe moura lima

    Salve, salve Cristina Serra!

    Responda
  16. PAULO ROBERTO SCHLICHTING

    A k nalha vai mais uma vez infestar as ruas com a fedentina golpista. Tios, tias, a milicada com e sem pijamas, pastores sebosos, a festa da indignidade, do atraso, da violência, da ignorância, todos se lambuzando num lodo verde-amarelo pútrido. Viva o atraso!

    Responda
  17. SUELI DINIZ

    Não entendo onde foi parar a honra dos militares!!

    Responda
    1. Abner de Siervo

      A milicos vivem de golpe em golpe comecando na proclamação da República. Asco!!!

    2. Marcelo de Souza

      Nunca tiveram

    3. J Guilherme Guimarães

      honra? oi! onde esteve isso na história? em qual golpe?

  18. Maria Beatriz Telles Marques da Silva

    Perfeito, Cristina. Essa agro fascista explicitou o pq de bolsonaristas quererem voto impresso e pq criticaram a proibição do celular na cabine de votação. Querem voto de cabresto. Querem que o fascista ganhe na marra.

    Responda
  19. João Teixeira de Lima

    Repito: Você nos orgulha Cristina! Mas sobre essa senhora "fazendeira da Bahia", ela pode até ser grilheira na terra de todos os santos, ou herdou de seus ancestrais escravagistas. Mas fazendeira, trabalhadora ela não é. A Bahia jamais pariu gente dessa espécie. Que ela vote nesse traste ( vergonha para mulher que tem brio), respeito, democracia é isso. Mas esse tipo de atitude é abominável. ainda bem que o voto é secreto, e os explorados por ela e outros da laia, saberão dá o recado nas urnas.

    Responda
  20. Ozeias Oliveira

    É vergonhoso este jornal fazer campanha política descaradamente. Qual é golpe? Só na cabeça de quem quer depor o Presidente. Qual foi o ato golpista ou antidemocrático do chefe do Executivo? Quando este jornal sujo noticiou que na realidade um golpe já está em andamento, e não tem nada a ver com Bolsonaro ou com as FA. Veja do outro lado da Praça dos 3Poderes, e tem 3 patetas, abrem inquéritos ilegais, passam por cima do MP, interferem nos outros 2 poderes, entre outras patetices perigososas!

    Responda
    1. Ozeias Oliveira

      Xiii! Aqui só tem defensor do ladrão dos 300 milhões de reais, conforme depoimento do Palocci!

    2. filipe moura lima

      Leia, rapaz, se for capaz

    3. J Guilherme Guimarães

      Se o jornal faz vergonha ou é sujo, porque vc não cancela a assinatura? É fácil. E sobre as "patetices perigosas", não se amofine. Não há perigo em patetices enquanto houver democracia plena. Mas a Hungria pode ser uma boa opção procê depois de 02/10.

    4. Ricardo Knudsen

      É o Bozo quem se prepara para depor o futuro presidente. Mas o plano do Bozo sempre foi o autogolpe caso fosse eleito. Tá lá o vídeo no YouTube, em q ele diz q fecharia o Congresso, q segundo ele não funciona, e mataria trinta mil, começando por FHC. Também é criminoso confesso, chamou milícias para o Rio e tbém tá lá no YouTube ele dizendo q sonega tudo o q pode, o q explica o dinheiro vivo na compra de imóveis. Resta saber de onde veio o dinheiro. Rachadinha? Milícias? O Queiroz deve saber…

    5. João Teixeira de Lima

      Você e os demais seguidores e apoiadores do rei, príncipes e ex-rainhas do ramo imobiliário, realmente não enxergam um palmo a frente do nariz. Ser analfabeto político até entendo, mas ser avestruz, isso não. Nem fazendo um desenho essa turma entende.

    6. Maria Beatriz Telles Marques da Silva

      Quer que desenhe pra vc todas as ameaças feitas pelo seu minto fascista?

    7. Mauricio Soares

      Como assim? Dado o comportamento do miliciano genocida, a coluna da Cristina Serra é até elogiosa a ele (na medida do possível, é claro, pois o bandddd!do mereceria é palavras de baixo calão). Cistina só apresenta os fatos com neutralidade...

  21. adenor Dias

    Infelizmente, Bolsonaro só fez o que 57 milhões de brasileiro pediu! Ouvir em 2018 gente que nem foi rou- ba-do por Lu-la, os chamando de la-d-rã-o!. Falta in-te-ligên-cia ao eleitor brasileiro...

    Responda
    1. Mauro de Abreu Pinheiro

      Ai, meus ouvidos. 57 milhoes pediu? Gente que nunca foi roubado? E o cabra ainda vem falar em inteligência.

  22. Luís Cláudio Marchesi

    Bolsonaro e sua milícia armadas das Forças Armadas sequestraram o Dia da Independência. Os "festejos" são deles e de uma parcela patrocinadas pelos dízimos das igrejas de Edir Macedo e demais quadrilheiros da fé e da grana, além de agrotrogloditas. Tudo pelo poder e dinheiro!

    Responda
  23. Luís Cláudio Marchesi

    Bolsonaro e sua milícia armadas das Forças Armadas sequestraram o Dia da Independência. Os "festejos" são deles e de uma parcela patrocinadas pelos dízimos das igrejas de Edir Macedo e demais quadrilheiros da fé e da grana, além de agrotrogloditas. Tudo pelo poder e dinheiro!

    Responda
  24. Luís Cláudio Marchesi

    Bolsonaro e sua milícia armadas das Forças Armadas sequestraram o Dia da Independência. Os "festejos" são deles e de uma parcela patrocinadas pelos dízimos das igrejas de Edir Macedo e demais quadrilheiros da fé e da grana, além de agrotrogloditas. Tudo pelo poder e dinheiro!

    Responda
  25. José Bernardo

    São uma minoria, articulada e barulhenta, mas só minoria. No dois de outubro daremos a resposta.

    Responda
    1. Ricardo Botto

      José, gostaria de ter seu otimismo.

  26. Hercilio Silva

    O bolsonarismo é o setor atrasado do país comandando, quem não entendeu isso é por ignorância, estar sendo ludibriado de boa fé por pastores e outros, ou apenas concorda em puxar o país pra trás. A mentalidade empresarial pré século XX guia o setor empresarial que apoia Bolsonaro.

    Responda
  27. Carla Oliveira

    É isso aí, Cristina!

    Responda
  28. Vanderlei Nogueira

    Pilares da sustentação democrática brasileira: grilagem e especulação. Se democracia é a separação e equilíbrio entre os poderes e se as funções Administrativas de Planejamento, Execução e Controle ou Ajuste referem-se ao Legislativo, Executivo e Judiciário, este não participa da democracia do país, vem após o fato, o planejamento não aceita orientações científicas e a execução funciona por decreto...

    Responda
    1. Vanderlei Nogueira

      Formação da classe média: a grilagem e a especulação substituem a inflação e os juros

  29. Vilarino Escobar da Costa

    Comemoraremos a Independência no dia dois de outubro com a festa dos votos, quando o povo brasileiro determinará a derrota de bolsonaro, rejeitando tudo que ele representa !

    Responda
  30. RICARDO BATISTA

    Quanta prepotência dessa mulher, o voto é livre. Só faltou dizer pra amarrar no tronco e descer o chicote. Querem a volta do coronelismo e do voto de cabresto? Não à toa demandam o voto impresso. Tempo de trevas!

    Responda
  31. Amauri Costa

    Prezada Cristina, outubro está aí. E janeiro também, com a tampa do esgoto levantada, esperando essa gente.

    Responda
  32. Wagner Passos Garcia

    E no sul, prometem 14 e 15 salários caso o atual presidente se reeleja. Compra disfarçada de voto, feita com escárnio explícito. Isto é o que se chama corrupção raiz, ou na raiz.

    Responda