Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Cardoso

    A qualidade do sono é fundamental. Se a pessoa não dorme direito, pode até ficar sem trabalhar que a sensação de esgotamento e irritação continuam.

    Responda
  2. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    Olá Michael França, excelente texto. Veio em boa hora. A gente é envolvido por tudo isso e nem percebe que tudo isso é o que menos importa na vida.

    Responda
  3. Benedicto Ismael Dutra

    O modo de vida saiu da naturalidade. Se tornou complicado. Nesse meio a cabeça dói e o intestino não funciona bem, a cabeça fica meio desorientada, o querer perde a força, e tudo isso para que? Para obter algum dinheiro e pagar contas, algumas delas necessidades supérfluas criada pelo turbulento modo de vida do século 21 sem tempo de pensar no significado da vida.

    Responda
  4. Luiz Marcelo Zerbini Pereira

    É a tal sociedade do cansaço. O indivíduo não tem sensação de pertencimento com a cidade, com vizinhos, colegas, amigos, trabalho; não pertencemos mais nem à natureza. Vivemos numa sociedade de isolados estranhos que competem entre si. Não há cooperação, colaboração; não há a sensação de que fazemos parte de um grupo com ideais e objetivos em comum. O esgotamento mental tem nome: capitalismo. Quem não estiver bem será substituído… mas, até quando?

    Responda
  5. ROBERTO GENERALI BURGESS

    Dica: se houver esgotamento, em vez de ficar sofrendo, peça demissão e busque outro trabalho que não te deixe assim. As pessoas costumam ficar anos e anos no esgotamento, esperando que a empresa mude, em vez de elas se mudarem.

    Responda
  6. Roberto Gomes

    Atualmente me pergunto o quanto desses argumentos é verdadeiro e o quanto é justificativa para as pessoas simplesmente fazerem menos. Difícil de saber. O fato é que hoje tem muita gente querendo ganhar mais trabalhando menos do que antes da pandemia. Como vamos enfrentar esse problema?

    Responda
    1. cintia mesquita

      Se voce tem uma pergunta, talvez a resposta seja começar a ter respeito pelos limites do outro... Se as pessoas se sentem assim, quem somos nós para dizer que elas estao fazendo menos? Dentro da complexidade do ser, os limites sao únicos, assim como o desafio do enfrentamento da vida. O texto é para uma reflexão individual.