Hélio Schwartsman > Constituições são necessárias? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Hélio diz : Chile viveu últimos trinta anos como paÃs que mais fez progressos econômicos. Isso eh repetido pelos defensores liberais econômicos, como mantra. Engana o gado, mas conta parte da história. Uma ideologia exclusivista pode promover a riqueza de um estado e a miséria de seu povo. Nem precisa do Chile, o BR chegou ao sexto pib do mundo e eh um monstro social. Hélio sabe disso, logo, quer enganar o gado.
Você confundiu alhos com bugalhos. A economia do Chile foi muito bem sim. A questão social não. São duas coisas diferentes, não as confunda.
Constituição é fundamental para estabelecer as regras básicas da sociedade. A democracia depende de leis escritas para que todos saibam os seus direitos e deveres, sem deixar espaço para o arbÃtrio do Estado. O ativismo judicial é antidemocrático e deve ser colhido com base na Constituição.
Acho que o modelo ideal de constitição é o americano, com pouco mais de dez artigos que definem o norte da república. O resto poderia ser organizado por códigos secundários ou precedentes legais. De qualquer forma, enquanto não controlarmos a desinformação generalizada e melhormos o nÃvel educacional, o mais seguro é manter nossa carta (que, de fato, é muito boa, embora seja excessivamente prolixa - o que facilita as interpretações deliberadamente equivocadas)
Em cada artigo seria importante ter um inciso: este artigo é literal e não deve ser adaptado, modificado ou manipulado por nenhum juiz ou parlamentar com interesses secundários.
Confiram esse equÃvoco repetido de avanços econômicos do Chile com os dados do Banco Mundial. (Abaixo. fonte segura, não?). O PIB chileno, composto pesadamente pekla atividade minerária, com suas muitas externalidades e dominada por empresas estrangeiras, teve a riqueza que remanesceu no paÃs, após as remessas dos lucros, não repassada em benefÃcios á sua população mais pobre. Então acabemos com essa fala guediana. https://data.worldbank.org/indicator/NY.GDP.MKTP.KD.ZG?locations=C
Vc acha que hélio não sabe disso?! Ele eh capataz de boiadeiro, não eh gado.
Pra que serve a constituição brasileira? O Que é bom para o povo honesto e trabalhador não está sendo respeitado. Educação e saúde de qualidade para todos foi jogado no lixo e criado reservas de vagas. O salario mÃnimo constitucional para dar todo o conforto que a famÃlia precisa para que seus filhos cresçam fortes, sadios e inteligente que hoje está valendo R$6.394.00 não está sendo respeitado enquanto polÃticos fazem leis criando tudo o que eles desejam.
Constituição deveria ser uma coisa clara, para que qualquer cidadão compreendesse! A constituição brasileira por exemplo, nem os juÃzes de última instância, convergem nas interpretações! Para nossa felicidade, os a-nal-fas do Brasil cumpre melhor a constituição, do que os letrados...
Na prática, as constituições distinguem 2 tipos de leis: as que são aprovadas por maioria simples e as que precisam de maiorias mais expressivas. É um artifÃcio válido para evitar que ondas de curto prazo balancem demais o barco.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Constituições são necessárias? Voltar
Comente este texto