Hélio Schwartsman > Situação eleitoral difícil pode levar Bolsonaro a gesto desesperado Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. VALDICILIA CONCEI O TOZZI DE LUCENA

    Pensar que o capitão está no cego ainda, por causa do Congresso Nacional, mas claramente o presidente d Câmara que não aceitou nenhum pedido de retirada do capitão do cargo. Esse congresso preferiu se vender. Por isso, é um absurdo a eleição do legislativo ser no mesmo ano do executivo, tira o foco do legislativo.

    Responda
    1. Luis Nascentes

      Concordo com você. E principalmente o congresso ser eleito ser saber quem será o presidente. Acho ótimo o modelo francês, no qual as eleições para o parlamento é alguns dias depois da eleição do presidente. Assim se forma um quadro mais completo. Aliás o parlamentarismo é muito melhor sempre.

  2. Marcos Benassi

    Olha, caríssimo, fico eu pensando, cá no inchaço de quem rachou um dente ao meio, de tanto apertá-lo durante maus sonhos: desespero, no sentido "daquilo que não admite espera," é o normal Bozolino. Paciência não é virtude que caiba dentro do homúnculo; até mesmo suas vinganças - prato tradicionalmente frio - são degutidas a quente, despudoradamente. Vai incitar a matilha, do mesmo modo tacanho de sempre, e colherá a tempestade de aquário regulamentar: sem milico e puliça por detrás, necas.

    Responda
    1. Edson Jardim

      "O Canto dos Cisnes" já se aproxima do Lado Paranoá!

  3. RICARDO BATISTA

    Também acho que vai ser mais fumaça. Bolsonaro é inepto, pusilânime e indolente. Porém, também não é sábio subestimar alguém em desespero. Fora essa verdadeira seita de fanáticos que o apoia. E jogar mãos pro céu que o disparo contra a Cristina Kirchner tenha falhado. Pretexto é tudo que o homem quer. E no futuro as pessoas se perguntarão : Mas como é que esse homem foi eleito? E tudo isso aconteceu de verdade?

    Responda
  4. José Ricardo Braga

    Acho que vai flopar...

    Responda
    1. José Ricardo Braga

      ACHO QUE VAI FLOPAR....

    2. José Ricardo Braga

      Muito se falou sobre o 7 de Setembro. De todos os lados. Temores, bravatas, análises, pauta constante nos jornais. Discutiu-se tanto que normalizou, no entanto, e perdeu força. Perdeu o 'fator surpresa'.

    3. José Ricardo Braga

      Aqui em Brasília, por exemplo, está bem mais fraco que ano passado. Na véspera daquele, caminhões zurravam pelas avenidas até depois da meia-noite. Era pra assustar.

    4. José Ricardo Braga

      A Esplanada era terreno perigoso, tomado, ameaçador. Fiz uma incursão na área, de bike, postei aqui na Folha. Já observava na "Vistoria" que gente comum, meio sem saber o que faz, turistas, compunham grande parte dos "amotinados".

    5. José Ricardo Braga

      Hoje, um ensurdecedor silêncio aumenta a ansiedade. Os caminhões hoje, estão se alistando no Exército. 60 deles autorizados a entrar na Esplanada. Ok! Menos zoeira, mas arrepia ser 'mais sério', ser no meio da eleição, parece mais perigoso... (fico receoso de passar perto, de bike)

    6. José Ricardo Braga

      O título desse texto não nega minha impressão, no entanto, de que esses adendos de seriedade flopam a revolução que necessitavam para este 7 de Setembro. Bolsonaro vai perder, bagunçar, usar todo seu 'jus-esperniandi' mas vai parar na cadeia, merecidamente. Passaremos momentos difíceis, mas passaremos.

    7. José Ricardo Braga

      A paisagem muda, no entanto. Estamos todos mais grotescos, próximos da referência que o mandatário nos dá. Quem gosta dele também vai continuar por aí - uma força desequilibrando eleições. Nessa foram os responsáveis pela inviabilização desta candidatura de Ciro, a 4a., a mais preparada.

    8. José Ricardo Braga

      Mas eu acho que vai ser uma manifestação assim balofa, sem estrutura, sem sal, sem muita identidade. Mais um carimbo da capacidade administrativa deficiente por que fomos brindados nos últimos tempos por essa administração.

  5. EDMUNDO JOSE SANTIAGO

    "canto da sereia", retifico

    Responda
  6. EDMUNDO JOSE SANTIAGO

    Certamente que os oficiais superiores das forças armadas não estão chancelando os planos mirabolantes de golpe do capitão reformado que está presidente da república. Se eles estivessem ouvido o "canto da cerceia", esse golpe já havia sido dado desde o ano passado.

    Responda
  7. Davi Paladini

    Nos temos a pior amostra de ser humano do planeta, na presidência do Brasil. Impressionante.

    Responda
  8. Carlos Roberto Viana Milward de Andrade

    Vergonha de ser brasileiro . Em pleno século XXI , o país tem no comando um psy cho pata apoiado por militares que se venderam por dez tostões . O discurso pseudo patriótico é de dar náuseas . Tudo cheira mal . Vamos torcer para nos livrarmos deste pesadelo o mais depressa possível

    Responda
    1. Felipe Macedo

      não sei se é pior acreditar que essa gente é "patriota" ou "cristã". Ambos me doem

  9. Edson Rocha

    O melhor que o inominável deve fazer é Jair se acostumando a ver o sol nascer quadrado .

    Responda
  10. Nelson Vidal Gomes

    Não precisa ser Bolsonarista basta ser brasileiro, consciente, honesto e justo, para saber que ao anular 07 anos de combate à corrupção, lançando Lula às eleições com a "fantasia de mártir" , o STF agiu de forma contrária a sua razão constitucional de existir, que é a de promover a paz e harmonia social, fim último do Direito. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda
    1. Bento Brito Teixeira

      Nerson "namastê". Em breve não mas teremos que tolerar suas manifestações com falsas acusações anti petistas. Fora facistas bozonaristas!

    2. Felipe Macedo

      Isso mesmo Michel. Nada que um decreto de 100 anos de sigilo não acabe magicamente com a "corrupção" né? hahahaha

    3. Felipe Macedo

      querido, Lula só está elegível por conta dos crimes cometidos por Moro. E olha que eu nem sou eleitor do larápio, mas sejamos honestos. Inclusive, dê uma passadinha no perfil do ex juiz no instagram pra ver como cada dia mais ele confirma sua parcialialidade ao julgar o ex presidente

    4. Michel Fioravante

      Quem anulou 7 anos de combate a corrupção foi o Bolsonaro. A corrupção não deixou de existir, deixou de ser combatida. O combate a corrupção a que tu se refere só foi permitido pq havia um governo disposto a dar a independência necessária aos órgãos responsáveis para que eles investigassem, o que hoje em dia não existe mais. São dezenas de trocas na PF durante esse governo, a lista tríplice não foi respeitada, e temos a volta do engavetador geral.

  11. ASTROGILDO Ferreira de Mello Junior

    Seja como for, fica provado que um soldado e um cabo num jipe são insuficientes para fechar o Supremo quanto mais para se dar um golpe. Tanto que o Eduardo estava convocando quem tem armas para ajudar o pai.

    Responda
  12. Ricardo Lobo

    Será o dia do grito de Bozonaro, "Incompetência e Morte!", como já dizia um comentarista da FSP.

    Responda
  13. Luis Nascentes

    Bozzo prepara seu baile da Ilha Fiscal.

    Responda
  14. Alberto A Neto

    7 de setembro passará à historia, doravante, não mais como o dia da Independência, mas o dia do ensaio anunciado de um golpe parado no ar após o resultado da apuração das urnas. Já se vislumbram cinzas e sangue no 5º mandato do ex-metalúrgico, responsável por eleger 2 filhotes da ditadura e exumar a extrema-direita, o integralismo redivivo e o golpismo de todos os matizes. Luís Inácio enfrentará a Medusa que partejou, ajudou a criar e volta para devorá-lo no ajuste final e definitivo de contas.

    Responda
  15. Flávio Sasso

    Gostaria de entender de como chegamos ao ponto de estarmos de joelhos implorando pela democracia. Algo não bate bem .

    Responda
    1. fernando coli

      Acho que o problema é que ele se protegeu cercando- se de pessoas tao podres quanto ele. No judiciario, legislativo, empresariado, evangelicos, forças armadas, imprensa, policias, ele escolheu o que havia de pior em cada segmento. Formou um escudo poderoso.

  16. marcelo Gitirana Caetano

    Fora Bolsonaro e sua trupe.

    Responda
  17. Neli de Faria

    Se ele não respeitou o Exército vai respeitar a presidência da República? Pobre, Brasil!

    Responda
  18. Geralda Alves Ferreira

    Vamos comemorar o bicentenário no dia 01/01/2023 Fora Bolsonaro e sua turminha

    Responda
    1. PAULA FARIA

      Não haverá nada a comemorar com um ébrio na presidência.

  19. Geralda Alves Ferreira

    Fora Bolsonaro e sua turminha

    Responda
    1. Luis Nascentes

      Quadrilha seria mais adequado

  20. Geralda Alves Ferreira

    Vamos comemorar o bicentenário nos dias 2 de outubro e 01/01/2023. Esse in com pe ten te que ocupa a presidência vai perder as eleições sim. Vai ser logo no primeiro turno pra antecipar nossos momentos de paz.

    Responda
  21. Geralda Alves Ferreira

    Vamos comemorar o bicentenário nos dias 2 de outubro e 01/01/2023. Esse ser que ocupa a presidência vai perder as eleições SIM. Vai ser logo no primeiro turno pra antecipar nossos momentos de paz.

    Responda
  22. Alex Sgobin

    Causar baderna para se aproveitar e preparar um golpe foi a mesmíssima estratégia de Adolf Hitler, com ajuda dos selvagens da SA de Röhm. E as coincidências não param por aí.

    Responda
  23. José Antonio Tavares Faria

    Bolsonaro não tem chances porque - guarde este número - há 621 interessados que não admitir isso (81 senadores; 513 deputados e 27 senadores) despendendo R$ 5 bilhões do do (FEFC), e do Fundo Eleitoral, destinados às Eleições Gerais de 2022, mais 3 bi de cx 2 não vão admitir. Se pretender melar o sufrágio, imagine Hélio, estes sim são as "forças terríveis" às quais ele tem que temer. Vai ganhar mesmo aquilo que a Luzia ganhou atrás da horta.

    Responda
  24. Francisco Bezerra de Menezes

    Tudo é consequência da inaptidão para o cargo. Mostrou-se um ser preguiçoso, arruaceiro e sem nenhum trato para conduzir o país. Falta-lhe até a liturgia do cargo, evidenciando que realmente pertence ao fundo do Parlamento.

    Responda
  25. OTAVIO gomes

    Porque esse ser está solto até hoje???

    Responda
  26. Fernando Teixeira

    Me parece, pela experiência de amadurecimento histórico das sociedades, que o desespero pela manutenção de um poder a qualquer custo reflete imaturidade e despreparo. Os líderes que se desesperam na história humana, em todas as épocas e lugares não tiveram bom final.

    Responda
  27. Nelson Vidal Gomes

    Para Bolsonaro vencer as eleições não precisa mover força nenhuma, além da que levou os principais institutos de pesquisas a apontar para ele os mesmos canhões que em 2018 registraram a sua derrota. Por outro lado, a classe média tende ser a que decidirá o pleito deste ano, eis que depende de paz e harmonia para tocar sua vida e esta retirada pelo STF só poderá lhe ser devolvida pela vitória de Bolsonaro. Namastê!

    Responda
    1. José Antonio Tavares Faria

      Jair Bolsonaro e Fernando Haddad tinham 24% e 9%, respectivamente, segundo Datafolha em 2018. Que canhões ?

    2. Luis Nascentes

      Bozzo na cabeça. Com 176% dos votos válidos!!!!

    3. Robson Simões

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  28. CARLOS SANTOS

    O barco afundando e o Capetão vai junto.

    Responda
  29. bagdassar minassian

    ... não é somente o presidente e, sim, ampla gama de empresários de todos os naipes no qual inserem se religiosos e destacados setores dos profissionais 'liberais' e agentes públicos que, todos creem que perderão vantagens ou outras perspectivas com outro presidente. A mediocridade dos mesmos são imensas por desconhecerem a História do Brasil. Esquecem que sempre foram partes estimulantes, incentivadores, financiadores das tradicionais 'Forças Ocultas'.

    Responda
  30. WAGNER LESSA NERI DE SANTANA

    Apreoveite seus últimos momentos como presisdente, Bozo, faça a sua arruaça amanhã, Você está saindo, pai. Tchau.

    Responda
  31. Roberto Reis

    Neville Chamberlain foi a Munique e voltou todo pirilampo porque acreditou ter feito o melhor dos acordos com o cão alemão. Deu no que deu.

    Responda
  32. Carlos Maurício

    Na última eleição o tchutchuca do centrão só teve trinta e nove por cento dos votos possíveis, ou seja, sessenta e um por cento dos eleitores rejeitaram-no. E considerando que muitos se arrependeram e pularam fora, ele só tem apoio de uma minoria de fãs. Barulhentos, mas poucos.

    Responda
  33. Felipe Macedo

    ele que meta os pés ainda mais pelas mãos.. assim fica fora do 2º turno e aí sim Lula terá problemas, pois enfrentará alguém melhor que ele (Ciro), e não alguém infinitamente pior que nem bolsonaro

    Responda
    1. Felipe Macedo

      Josés, insistir em Lula é dar chance pra Lula. Avisamos em 2018 e estamos avisando novamente. Depois não adianta tacar a culpa em Ciro, Paris, e por aí vai, ok?

    2. José Antônio

      Ciro? Aquele que pertenceu ao PDS (partido oriundo da Arena que apoiava a ditadura militar)? Pertenceu também ao PMDB, PSDB, PPS, PSB, PROS. Hoje, pertence PDT. Desconfio que ele não mudará outra vez de partido. Qual será o próximo?

    3. Felipe Macedo

      Noe, eu já vou de Ciro logo de cara pq eu acho que se o ditadorzinho perder pra dois outros candidatos logo no 1º turno as chances de alegação de fraudes são muito menores. Assim garantimos comida no prato e o fim do fascismo de uma vez.

    4. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      O mais provável é que não haja segundo turno justamente porque o voto útil será utilizado para nos livrarmos imediatamente do Bozo sem dar chance para o azar mais bagunça e insegurança num eventual segundo turno. Mas ciristas são como torcedores do Atlético Mineiro e ficam sonhando: “eu acredito! “

    5. NOE J OLIVEIRA

      Deus te ouça! Aí vou de Ciro.

  34. Ivandete gomes oliveira

    Fora bolsonaro.

    Responda
  35. Plinio Góes Filho

    Como comentarista da realidade, Schwartsman é um reles torcedor. E torcedor ruim, friso. Torceu pela morte do PR e ele está aí, saudável e atuante. Tudo o q se lê é chute, impressões de amador, q não fariam jus ao suposto talento de Hélio. “Situação eleitoral difícil” já detona o filósofo da Fôia devido ao gemido q se increpa às palavras, pois todo mané sabe q 2º turno é uma nova eleição. E quando falo que Hélio é ruim de torcida, não desconheço que a sua tara maior é ver Luiz XIX PR de novo.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Uma nova eleição? Como assim? Acredita que o Bozo num eventual segundo turno disputaria os votos dos que votaram no Lula no primeiro? Viajando no universo paralelo? O que vai lhe restar será disputar o eleitorado cirista e tenetista mas sabemos que a maioria destes irá de Lula e nunca de Bozo. Já era, bozominion! Agora só resta aguardar os julgamentos da familicia e acompanha-los até Bangú.

    2. Eduardo Luiz De Faria

      Então, ó, iluminado, ó, farol, nos mostre a luz da sua análise, ó, entendidão

  36. Marcus Machado

    Espera-se que depois dessa lama toda, não venham os bonzinhos pedir penas leves ou perdão ao Bolsonaro. Que seja preso com a família e gaste todo p seu patrimônio acumulado para pagar uma loirinha dessa gastança e do sofrimento e desgaste da nação.

    Responda
  37. Marcos Malta Campos

    Fora, Bolsonaro

    Responda
  38. Marcos Malta Campos

    Fora, Bolsonaro

    Responda
  39. Alexandre Vivacqua

    Dizia meu avô materno que a morte resolvia muitas coisas. Depois que Bolsonaro ocupou o manchou de todas coisas podres e malditas o "trono da presidência", a sua morte seria um prêmio para todos os que têm inteligência e esclarecimento. Até lá, ok, vamos nos contentar com "lugar de lixo é no lixo". Mas continuo com a sabedoria dos antigos, no caso, meu querido avô, ele viu e sabia por vivência própria o que é o mundo dos monstros sociais.

    Responda
  40. Antonio filho

    Trata-se de algo que beira o ridículo. Temos nós brasileiras e brasileiros de lidar com um presidente da República do Brasil que passou quase quatro anos ameaçando dar golpe militar e implantar um ditadura militar no Brasil com ele sendo o ditador. É absolutamente surreal ter que pedir a esse golpista , antipatriota a não fazer discurso de golpe militar e implementação de ditadura militar no Brasil no dia 7 de setembro. A que ponto chegamos !??

    Responda
    1. Marcus Machado

      Semore achamos que os band hidos são coitadinhos. Ficamos com peninha do Bolsonaro é a barra dele é aliviada.

  41. Ronaldo Pereira

    Acho que amanhã, 7 de setembro de 2022, deveria ser uma grande festa cívica de comemoração de nossos 200 anos como nação independente, mas o ex-capitão que se diz patriota e tal não teve a ideia de planejar a grande festa que poderíamos fazer, isso fica para 2023. O que ele quer amanhã é promover a baderna, o ódio, a desavença; enfim ele quer é confusão, é o abraço do afogado.

    Responda
  42. flavio augusto orsi de camargo

    O inominável tem qye combinar com os milhões de brasileiros que tetestam sua figura execrável até o último fio de cabelo. Ele que tente dar um golpe.

    Responda
  43. Marcelo Moraes Victor

    A pouca competência e inteligência dessa nulidade vai esperar que os apoiadores ajam a princípio meio desorganizadamente (tomar o STF? Eliminar ministros? Fechar o congresso?) So com apoio direto ou omissão absurda das forças que defendem o Estado brasileiro do governo brasileiro isso poderia prosperar. E eu e outros milhões iríamos às ruas defender o País se for necessário

    Responda
    1. Leonardo Gama

      Eles vão poder no máximo tomar o prédio do STF, porque os ministros não deverão estar lá no feriado...

    2. Marcelo Moraes Victor

      No passaran, mas desta vez no mesmo!

  44. Leonardo Gama

    A menos que algum grupelho de inspirações terroristas resolva aprontar uma pataquada, eu acho que essas manifestações no 7 se setembro serão o grande anticlímax das eleições, como foram as manifestações de pró-Dilma em 2015/2016. Collor, na sua época, também implorou "Não me deixem só!". Deu no que deu.

    Responda
  45. Francisco Paulo Almeida

    Acho que a medida desesperada é oferecer a cadeira de Guedes para Ciro.

    Responda
    1. Leonardo Gama

      Não seria má ideia, mas duvido que ele aceite.

  46. Marcelo de Souza

    Bozo vai tentar a fakeada 2

    Responda
  47. José Roberto Ferreira

    Transformando 7 de setembro em um grande circo. É disso que se trata. E o gado aplaude. Gentalha repugnante.

    Responda
    1. Leonardo Gama

      Pois é! Eu queria comemorar o Bicentenário da Independência, de alguma forma. Mas de que jeito? Mas vou comemorar no dia 2 de outubro, e de novo no dia 30 se precisar.

  48. Roger Z Moire

    Não vejo desespero em Bolsonaro, mas que a esquerda caviar está estrebuchando de raiva, nesse sete de setembro, isso está.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Se conforma, mané! Melhor Jair se preparando para acompanhar o Bozo e a familicia até Bangú.

    2. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Caviar é ideal para uma alimentação saudável, pois é rico em proteínas, contém vitaminas A e E e ácidos graxos insaturados, comenta Patrick Ogheard, diretor associado do programa de Artes Práticas da escola de gestão de hospitalidade, Ecole Hôtelière de Lausanne, na Suíça. Bozofrênicos estrebucham com o pasto que lhes serve o nosso mico, ôpa! mito.

    3. Tadeu Roberto Corbi

      Esquerda caviar é bom, muito melhor que a direita xucra capim. Ps. Se quiser coloque leite condensado; dizem que melhora o gosto.

    4. moacyr da Silva

      Desespero de toda a família e a boiada que o segue e querem acabar com a democracia. Mas não passaram!!

    5. Antonio Carlos Alves Prado

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    6. Dagmar Maria Leopoldi Zibas

      Pelamor... 44% a 31%. Raiva do que? Bozo está desesperado, sim. Todo $ despejado sem nenhum critério não adiantou NADA. Povo entendeu q ele queria comprar os votos. Povo não se vende.

    7. Daniel Alvares

      Você ainda silencia sobre os 51 imóveis, né? Em cash. Imagina a trabalheira que deu para o gerente

    8. Alysson Barros

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    9. Flávio Guilherme

      Não é raiva. É desgosto de ver um governo tão inepto e um eleitorado tão tacanho.

    10. Marcelo de Souza

      Primeiro: o que é esquerda caviar? Segundo: Raiva de quem e do que? De um bando de 1%10tas vestindo amarelo?

    11. venancio junior

      Vc está enxergando o negativo deste filme...

    12. Jailson Palomino

      O sujeito é tão inútil que o maior medo dos aliados é o vômito de besteiras que podem sair da boca do Bozo.

    13. RAFAEL NUNES DUARTE

      Eu não conheço caviar. Mas certamente estou bastante insatisfeito em ver o meu dinheiro indo parar em propaganda eleitoral irregular, em uma deturpação de uma data cívica e nacional (não partidária), por um bandido que, se não instalar uma ditadura, vai responder às iras do processo penal.

    14. Luiz Roberto Rocha Teixeira

      Qua qua qua

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.