-
Vito Algirdas Sukys
Vejam como a questão da metodologia é complicada. Einstein que ve a subsequente aceitação da teoria atomista como uma rejeição do positivismo geral de Mach, parece não estar sendo justo com a situação histórica. A teoria atômica do século XIX era considerada pela filosofia da ciência da época uma hipótese plausível. Boltzman aceitava, Mach rejeitava. Tanto Mach como Poincaré contribuíam para a metodologia da ciência.
-
Vito Algirdas Sukys
Os puristas da historiografia da metodologia veem a empreitada como um diálogo filosófico. Porém, Poincaré, o proeminente cientista muito contribuiu para a metodologia, muito mais que seus contemporâneos filosóficos; a filosofia da ciência do século XIX. Mach como Poincaré contribuíram para a metodologia. A atitude de Mach contra a teoria atômica não indica que sua metodologia estava errada. O atomista Boltzman aceita a metodologia de Mach e Poincaré e mostra que a teoria atômica é legitimada.
-
Maria adelaide viestel
nao gosto da matematica , mas amo seus artigos
-
Nilton Silva
Sou como o matemático húngaro, só que no lugar de fazer matemática eu bebo. E não é café.
-
João A Silva
Diálogo entre uma professora de matemática e um aluno que sentia dificuldade na matéria: Aluno: Professora, não consigo colocar a matemática dentro da minha cabeça. Professora: É o contrário, a matemática tem que sair da sua cabeça, ela está lá dentro, procurando um caminho, tente ajudá-la para se tornar uma pessoa mais feliz. Mais uma ótima coluna do Marcelo Viana.
-
Eduardo de Vasconcellos
Muito bom artigo, prof Marcelo. sds, Eduardo
-
ANAZILDA DE BARROS STAUFFER
Cara, dessa vez não entendi nada. Vou tomar café.
-
José Roberto Martins Filho
Continue a publicar, sempre, Marcelo! Adoro matemática.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.