Elio Gaspari > Ruína e glória no Bicentenário Voltar
Comente este texto
Leia Mais
E este é o primeiro destaque da mÃdia sobre o assunto! O museu do Ipiranga é o sÃmbolo da independência. Deveria ser mais lembrado, respeitado, e reverenciado, principalmente na data de hoje, com o desgoverno bolsonaro. Triste Brasil!
É o canto do cisne para o Brasil.
Aos que querem forçar uma 3a via sempre cabe comparar Lula e o nosso mico, ôpa! mito. Ao Gaspari sempre cabe um elogio aos generais da ditadura. Pergunto eu, além dos desfile dos ossos do Imoerador e do TarcÃsio Meira filmando D. Pedro I de cuecas zorba que outras iniciativas culturais relevantes o ditador Médico (toc toc ) patrocinou?
FelÃcio, o comentarista Humberto tem razão. O colunista 'só mostra os fatos'. O problema é que Humberto esqueceu-se de dizer -- talvez por 'esquecimento', mas deve ser por conveniência ideológica mesmo -- que o colunista 'mostra os fatos' que lhe interessa e lhe convém, assim como o 'indignado' seletivo Humberto. Antigamente esse tipo de atitude chamava-se cinismo, hipocrisia, ou coisa parecida. Tudo depende de quem escreve ou fica 'indignado'. Aos que prezam pela Democracia, bom feriado.
É graças a "cegueira voluntária" de pessoas como você, Felicio, que não enxergam (ou não querem) nada que não seja adequado às suas posições ideológicas, que temos um bolsonaro na presidência e esta excrescência de extrema direita, chamada bolsonarismo. Elio Gaspari apenas mostra os fatos. Sugiro ler sua coleção sobre a ditadura, para depois criticá-lo. Tenha um bom feriado!
Demoraram mais para restaurar o Museu do Ipiranga do que a construção da usina de Itaipu, 9 anos contra 5. Imaginem quanto não roubaram.
Já parou pra pensar em quanto tempo se levou só pra fazer o levantamento topográfico da área alagada pelo reservatório de Itaipu? Vai pro cantinho pensar e depois volta aqui pra comentar!
Construir estruturas de concreto e instalar turbinas, não se compara a restaurar obras de arte. Para algumas pessoas é possivel comparar bananas com carros.
Seu Elio, como assim? Tempo para perder com História e Cultura? Fecho bastante infeliz o do texto.
Parabéns aos que trabalharam carregando objetos de um lado para outro, limpando, raspando e pintando. Como disse o Brecht, não consta nas pirâmides o nome dos pedreiros.
Bolsonaro como sempre destruindo tudo. Até uma data cÃvica que sempre pertenceu ao povo brasileiro. Em outubro essa desgraça terá um fim. É só aguardar.
Parabéns ao governador João Dória, patrocinadores, operários, enfim todos os envolvidos na recuperação desta jóia;. monumento nacional!
O autor elogia Doria pela reforma do museu. Mas ela foi feita pela USP com grande parte do $ doada pelas empresas privadas.
O Gaspari é um forjador da História com o propósito disfarçado de puxar o saco saco dos generais da ditadura. Por trás da bela escrita um caráter duvidoso.
O museu já era uma joia e pelo que deu pra ver, ficou uma maravilha. Já Bolsonaro desvirtuou a efeméride, transformando-a em um ato polÃtico. E uma fabricante de armas prometeu dar descontos e lançar uma coleção exclusiva para a data. Enfim, de um lado sofisticação e requinte, do outro o suprassumo do mau gosto.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Elio Gaspari > Ruína e glória no Bicentenário Voltar
Comente este texto