Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Humberto Giovine

    E este é o primeiro destaque da mídia sobre o assunto! O museu do Ipiranga é o símbolo da independência. Deveria ser mais lembrado, respeitado, e reverenciado, principalmente na data de hoje, com o desgoverno bolsonaro. Triste Brasil!

    Responda
  2. Richard Lins

    É o canto do cisne para o Brasil.

    Responda
  3. Felicio Almiro Lima Rodrigues

    Aos que querem forçar uma 3a via sempre cabe comparar Lula e o nosso mico, ôpa! mito. Ao Gaspari sempre cabe um elogio aos generais da ditadura. Pergunto eu, além dos desfile dos ossos do Imoerador e do Tarcísio Meira filmando D. Pedro I de cuecas zorba que outras iniciativas culturais relevantes o ditador Médico (toc toc ) patrocinou?

    Responda
    1. Antonio Catigero Oliveira

      Felício, o comentarista Humberto tem razão. O colunista 'só mostra os fatos'. O problema é que Humberto esqueceu-se de dizer -- talvez por 'esquecimento', mas deve ser por conveniência ideológica mesmo -- que o colunista 'mostra os fatos' que lhe interessa e lhe convém, assim como o 'indignado' seletivo Humberto. Antigamente esse tipo de atitude chamava-se cinismo, hipocrisia, ou coisa parecida. Tudo depende de quem escreve ou fica 'indignado'. Aos que prezam pela Democracia, bom feriado.

    2. Humberto Giovine

      É graças a "cegueira voluntária" de pessoas como você, Felicio, que não enxergam (ou não querem) nada que não seja adequado às suas posições ideológicas, que temos um bolsonaro na presidência e esta excrescência de extrema direita, chamada bolsonarismo. Elio Gaspari apenas mostra os fatos. Sugiro ler sua coleção sobre a ditadura, para depois criticá-lo. Tenha um bom feriado!

  4. Matheus de Magalhães Battistoni

    Demoraram mais para restaurar o Museu do Ipiranga do que a construção da usina de Itaipu, 9 anos contra 5. Imaginem quanto não roubaram.

    Responda
    1. JOSE MAURICIO PRECOMA MIRANDA

      Já parou pra pensar em quanto tempo se levou só pra fazer o levantamento topográfico da área alagada pelo reservatório de Itaipu? Vai pro cantinho pensar e depois volta aqui pra comentar!

    2. JOSE BENEDITO BORTOTO

      Construir estruturas de concreto e instalar turbinas, não se compara a restaurar obras de arte. Para algumas pessoas é possivel comparar bananas com carros.

  5. Antonio Carlos Orselli

    Seu Elio, como assim? Tempo para perder com História e Cultura? Fecho bastante infeliz o do texto.

    Responda
  6. José Cardoso

    Parabéns aos que trabalharam carregando objetos de um lado para outro, limpando, raspando e pintando. Como disse o Brecht, não consta nas pirâmides o nome dos pedreiros.

    Responda
  7. Antônio Carlos de Paula

    Bolsonaro como sempre destruindo tudo. Até uma data cívica que sempre pertenceu ao povo brasileiro. Em outubro essa desgraça terá um fim. É só aguardar.

    Responda
  8. CARLOS TARDIVO

    Parabéns ao governador João Dória, patrocinadores, operários, enfim todos os envolvidos na recuperação desta jóia;. monumento nacional!

    Responda
  9. ANTONIO CESAR FERREIRA

    O autor elogia Doria pela reforma do museu. Mas ela foi feita pela USP com grande parte do $ doada pelas empresas privadas.

    Responda
    1. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      O Gaspari é um forjador da História com o propósito disfarçado de puxar o saco saco dos generais da ditadura. Por trás da bela escrita um caráter duvidoso.

  10. RICARDO BATISTA

    O museu já era uma joia e pelo que deu pra ver, ficou uma maravilha. Já Bolsonaro desvirtuou a efeméride, transformando-a em um ato político. E uma fabricante de armas prometeu dar descontos e lançar uma coleção exclusiva para a data. Enfim, de um lado sofisticação e requinte, do outro o suprassumo do mau gosto.

    Responda