Drauzio Varella > Vitaminas dão a falsa sensação de que estamos cuidando bem da saúde Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Lourdinha Maia

    Sou bióloga pela USP. Mesmo não exercendo a profissão tive formação científica adequada. Sugiro ao Dráuzio explicar, em artigos semelhantes, o que vem a ser estudo randomizado e duplo-cego. Vai ajudar àqueles sem formação (inclusive médicos e biólogos que recentemente propagaram a falácia da cloroquina e cia ilimitada...) o que significam estudos verdadeiramente científicos. Parabéns pelo artigo!

    Responda
  2. Nilton Silva

    Nós seres humanos gostamos de atalhos. Mesmo aqueles que não levam a lugar algum.

    Responda
  3. Victor Henriques

    E quanto à suplementação de luteína, zeaxantina e zinco para pessoas com degeneração macular? Pergunto isso porque a suplementação é a único *tratamento* oferecido para tentar desacelerar o avanço da doença.

    Responda
    1. DANIELA Krause

      acho que o dr. Drauzio se refere a pessoas saudáveis que tomam vitaminas para prevenir. Não seria o caso de alguém com a degeneração macular diagnosticada.

  4. PAULO TAUFI MALUF JR

    Na 1a metade do século XX a descoberta das vitaminas revelou não só seu papel essencial como também as doenças graves causadas por suas deficiências. Daí a idéia de suplementá-las nas formas medicamentosas. Hoje se sabe que elas estão contidas nos alimentos básicos, mas esse fato ainda é ignorado

    Responda
  5. Paloma Fonseca

    A bem da verdade, eu busquei os suplementos depois que fiz um tratamento contra a anemia ferropriva há cinco anos. Eu não queria voltar a ter anemia novamente (é horrível!), e os suplementos pareciam ser um recurso extra para me manter afastada da deficiência de ferro. Eu descobri que, ao tomá-los, estava violentando meu próprio organismo. Nada como comer comida de verdade. (frutas, legumes, verduras, oleaginosas, azeite, carnes etc.).

    Responda
    1. DAVIDSON PISMEL CONDE

      parabens por seu depoimento pessoal o que deve ajudar a convencer os viciados em capsu las milagrosas de todo tipo, tamanho e preço - alias aqui mesmo nesta fsp logo abaixo dos comentarios somos atingidos por promessas de curas tao milagrosas quanto rapidas para todo tipo de doenças....

    2. DANIELA Krause

      Paloma, descobri recentemente que a carência de b12 que sempre tive (e talvez da anemia que tive tb no passado) pode ter sido causada por uma gastrite assintomática, pois a gastrite dificulta a absorção da b12. Além disso, associar consumo de carne com alimentos ricos em vitamina c ajuda também na absorção do ferro.

  6. Paloma Fonseca

    Drauzio, acrescentaria um motivo a mais para tomar suplementos: sermos mais do que somos, algo como supra-humanos, com desempenhos físicos e intelectuais acima da média, como se fosse possível termos, a todo momento, alto desempenho no que fazemos. Ah, doce ilusão... Da última vez que tomei suplementos, cheguei a ter repulsa em tomá-los, como se meu corpo dissesse: "por que você está tomando se não precisa, se tem se alimentado bem e feito exercícios?"

    Responda
  7. Eduardo Barbosa Câmara Costa

    Boa noite caríssimo, Sou professor, e você ao que estou exposto, tomo vitamina, pergunto, o que fazer? Um abraço!

    Responda
    1. Marcelo Sousa Guimarães

      Barbieri, vc está certíssimo. Mas o fácil ñ tem valor. As pessoas preferem complicar. Se as consequencias viessem de imediato teriam mais cuidado...

    2. Gabriel Barbieri

      Caro Eduardo, alimente-se com produtos naturais, não industrializados, não processados; Pratique atividade física de forma regular; Tenha um sono de qualidade; Tenha algum hobbie, alguma atividade que lhe de prazer; Deixe algum tempo ocioso, sem compromissos, para relaxar; para meditar. São tópicos e existem varias formas de obter cada um, leia sobre. Abraço amigo!

    3. RICARDO Moreira

      Comer comida. E uma dieta equilibrada. Isso basta.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.