-
fauzi salmem
Achei certo o veto à paridade, pois causa injustiça.
-
Nilton Silva
Perfeita análise. Mesmo não fazendo parte da América do Sul, de repente essa rejeição chilena possa servir de exemplo pros países aqui de baixo.
-
Ney Fernando
O Brasil conta com várias políticas sociais inscritas na sua Constituição. Muitas já teriam ido para o brejo se não estivessem lá. O SUS provavelmente teria sido o primeiro a desaparecer, pois esse é o sonho das empresas donas dos planos de saúde, e faz tempo que elas vêm gastando muito dinheiro com políticos inescrupulosos para enfraquecer e desacreditar o sistema único.
-
JOSÃ EDUARDO FEROLLA
Mensagens chilenas e as razões certas para obter os resultados certos. Desarmando o gatilho ideológico para aprimorar o que deve ser aprimorado. Conciliação para lá de civilizada. (Claudia F.)
-
Peter Janos Wechsler
Uma clara defesa de que todos são iguais perante a lei. O povo chileno entendeu e não quis ser vítima de políticas identitárias esquerdistas que queriam fazer uns mais iguais do que outros.
-
José Cardoso
Quanto tempo desperdiçado. A nossa também demorou muito tempo para ser feita e é uma colcha de retalhos. Melhor que o maior especialista em direito constitucional do Chile (deve existir um) redigisse uma proposta em um mês, ouvindo sugestões de vários grupos e levasse a plebiscito.
-
Marco A Moreira
Excelente artigo.
-
Rodrigo de Sousa
"O texto repelido fazia do programa de uma facção a lei do país." E o antigo, não?
-
Vanderlei Vazelesk Ribeiro
No fundamental concordo com o autor. Só não aceito quando diz que a mensagem chilena é "antiideológica". O autor do texto, acredite ou não, tem sua ideologia.
-
Marcos Benassi
Ôôô Demétrio, prezado, até que enfim um texto em que teus (bons) argumentos são decantados adequadamente, sem a virulência hepatofrênica dos últimos tempos. Eu agradeço deveras, porque aí existe debate, ao invés de pontificado. Também me pareceu que o Boric foi bastante democrático na recepção dos fatos e na proposição do futuro. Cheira muito bem, Graças, precisamos de vizinhança civilizada.
-
Vanderlei Vazelesk Ribeiro
Boric, para despero de uma esquerda mais enraizada, consegue ser crítico da ditadura cubana.
-
-
Henrique Hermida
Demétrio sempre excelente, sempre além do óbvio. Vale a assinatura da Folha!
-
Barbara Maidel
Enquanto o Jocevir não conseguir eliminá-lo dos quadros do jornal, Magnoli seguirá sendo um dos principais motivos para continuarmos assinantes desta Folha.
-
-
Rodrigo Tupinambá Carvão
Ótimo
-
Rodrigo Tupinambá Carvão
Ótimo
-
Nestor Bercovich
Na nova Constituição, "os povos originais e as mulheres foram alçados à condição de protagonistas exclusivos da vida pública". Ou vc não leu o texto da Constituinte ou não entendeu nada. Tal vez a esquerda chilena exagerou, mas vc Demetrio faz pior: distorce!
-
Nasemar Hipólito
Demétrio não distorce nada: na nova constituição rejeitada, indígenas e mulheres gozavam de proteção especial, eram atores principais, sim. A proposta era claramente identitária, protegendo mais alguns grupos sociais em detrimento de outros. Nela, todos os chilenos não são iguais perante a lei!
-
Daniel Alvares
Demetrio nem disfarça com essa cara de moai da Ilha de Pascoa o medo que tem de perder privilegios de homem branco.
-
-
Laudgilson Fernandes
O ótimo é inimigo do bom.
-
Lucas Alves dos Santos
Texto perfeito, como sempre. Toda crítica à esquerda é necessária.
-
Daniel Alvares
Kkkk. Nem disfarça o pavor de perder privilegios.
-
-
Cr Cr
Como brasileiro, eu me sinto a anos-luz de uma discussão como essa. Ou, talvez espelhe melhor nossa situação atual, a séculos atrás.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.