Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Daniel Nunes Guimarães

    Incrível como um homem tão inteligente repete, com palavras difíceis e bem articuladas, o mesmo chavão dos aduladores e adoradores do Lulalau das ruas. Nenhuma novidade traz. Apenas destila ódio sob uma aparente forma elegante, mas que na verdade esconde a verdade do outro lado da moeda: no espectro político a esquerda brasileira representa e age com diversas conexões com o que há de pior, vil, bárbaro e desumano na história passada e contemporânea no país e em vários países do mundo.

    Responda
    1. Marco Ciuffi

      Entendi q se bolso violen tasse uma criança de 5 anos em praça pública, embora passivel de ser condenado, continuaria a ser idolatrado pelo gado

  2. José Cardoso

    Muitos eleitores se comportam como torcedores. Grande parte deles se lixam para tentar entender os principais temas e as medidas administrativas para lidar com eles. Basta ver a votação pífia da Marina nas últimas eleições, e o baixo desempenho do Ciro nas pesquisas. Um torcedor espera que o juiz não prejudique seu time, mas não se importa muito se erra a seu favor. Os argentinos comemoram até hoje o gol de mão do Maradona.

    Responda
  3. Raymundo de Lima Lima

    Argumentos consistentes. Mas q me deixam desalento e sem esperança quanto ao futuro do Brasil e da humanidade. Antes do nazi-fascismo, La Boétie analisou porque o tirano se sustenta nos seus excessos e crimes, ora, pq parte da população escolhe a "servidão voluntária". Embora c/ formação psi, nunca vou entender porque um criminoso não é visto como tal por seguidores e cúmplices?Com a internet, psicossociopatia se potencializou.

    Responda
  4. Alexandre Pereira

    Terra chamando colunista, câmbio. Favor pousar na posta da realidade e boa estadia. Trump? É, ele deve mesmo ter o monopólio do fascismo e esse deve ser intrínseco de uma única linha política. Cuidado para não se tornar aquilo que critica.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Excelente argumentação Raimundo, muito criativa, mas, diga lá, além do martelar do Trump é mau, fascista e que os EUA estão ruindo (como se ele tivesse condições de avaliar isso) qual o aspecto do texto que lhe é mais marcante? Fixação coletiva?

    2. Raymundo de Lima Lima

      Leia novamente o texto claro. Ou prova ser um analfabeto funcional.

  5. Rodrigo Ribeiro

    "num país de leis realmente aplicáveis" foi muito para mim. As pessoas precisam estudar mais como funciona os EUA. Essa contraposição com o tupiniquim já deu. É muita ignorância.

    Responda
  6. José Tarcísio Aguilar

    Os termos direita e esquerda foram eles mesmos corrompidos. Não guardam memória do que seriam propriamente as ideologias, talvez pela total ausência de algo que se pudesse chamar de ideia, nos fatos de hoje. O que há é extrema ignorância, libertada por mecanismos como a mentira e o medo, amigos da ameaça. E alimentados pelas mais altas fontes, como se viu na conivência com os desmandos irresponsáveis da lava jato, e antes dela pela própria imprensa. Viveremos as consequências.

    Responda
  7. Flávio Vinícius de Campos

    Provavelmente esse "alguém" na mente racista dele é um negro. Seguimos tentando mitigar os danos da influência macabra no Brasil dos filósofos contemporâneos Bannon e Trump. Não bastassem os nossos discípulos do Ustra e cia. A guerra civil brasileira continua, no momento disfarçada de campanha eleitoral, mas, dependendo do resultado, corremos o risco de oficializar a nova República Trumpista do Sul.

    Responda
  8. Ricardo Knudsen

    Ótimo artigo. Faz pensar q no Brasil já estamos mais dentro do buraco do q nos USA. Se Trump especula q seu crime não teria impacto sobre seus eleitores, Bolsonaro já demonstrou isso qdo indultou Daniel Silveira. Silveira foi condenado por crimes, Bozo usou o indulto de forma indevida e vergonhosa (falte de decoro ou crime de responsabilidade, no mínimo), mas isso não alterou as intenções de seus eleitores. E o pior é q as instituições se acovardaram e não corrigiram as transgressões.

    Responda
  9. Otto Cabral Mendes Filho

    Bolsonaristas so têm prazer segurando uma arma e matando

    Responda
  10. Hercilio Silva

    Perfeita descrição, e temos uma classe média que se recusa a ver esse risco, ainda acham que o bolsonarismo e sua defesa da violência é um grupo eleitoral normal. O país tem a tarefa de devolver o fascismo a toca ou não vai conseguir sair do atoleiro, pode se afundar na violência proposta pelo fascismo.

    Responda
  11. LILIAN FONTES MOREIRA

    Muito bom artigo e bons comentários.

    Responda
  12. Enir Antonio Carradore

    O fascismo é como a peste, de tempos em tempos “acorda seus ratos e os manda morrer numa cidade feliz” (Camus,Albert. A Peste, p. 287). O fascista já tem os meios para o crime perfeito: basta depositar ovos de serpente na urna, a democracia paradoxalmente garante o seu “voto” secreto. Não será identificado. Também ali, não só nas redes, há “descompasso cognitivo de grande magnitude entre a complexidade da tecnologia e o universo mental de seus usuários” (Sodré, Muniz. Sociedade Incivil. p. 260).

    Responda
  13. João Carmo Vendramim

    O câncer identificado precocemente precisa sofrer rápida intervenção para evitar se instalar definitivamente e se propagar. As instituições da República estariam à altura desse desafio? No Brasil, com absoluta certeza, não estariam, caso contrário um cidadão como Bolsonaro nem seria Deputado. E agora mesmo, Bolsonaro teria candidatura cassada frente a tantos crimes. Somente a base da pirâmide social para salvar o Brasil, pois nada a perder, exceto os grilhões

    Responda
  14. RICARDO BATISTA

    Presenciamos esse antepenúltimo parágrafo no Brasil. E infelizmente estamos indo pelo mesmo caminho dos EUA. O país já tem inclusive uma Fox News pra chamar de sua. Quem lê comentários de americanos no YouTube, até se espanta de aquele país ainda não ter entrado em guerra civil. O extremismo de direita avança pelo mundo, mas tomara que saibamos como controlá-los.

    Responda
    1. Eda Rocha de Oliveira

      Não por acaso estamos indo pelo mesmo caminho dos EUA. Steven Bannon, o ideólogo da extrema direita é o guru de Trump. Suas táticas de dividir a sociedade disseminando o ódio e o medo , levaram Trump à presidência. Os Bolsonaros são intimos de Bannon que os aconselhou e guiou. Nenhuma surpresa.

  15. edgard reymann

    Esse tipo precisa ser eliminado do convívio humano. Deixar isso crescer é como deixar que a doença se espalhe pelo corpo na esperança de que o corpo terá forças sozinho para derrotá-lo. Não terá. Precisa de uma atitude enérgica e eficaz contra líderes e principais seguidores. Implacável. Ou...

    Responda
  16. benjamim picado

    o assassinato do professor schlick.

    Responda
  17. roberto foz filho

    Perfeito. Vivemos em uma época de violação continuada. Lamentável

    Responda