UOL - O melhor conteúdo

Comentários para:

Bolsonaro impotente

VER COMENTÁRIOS EM Janio de Freitas

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Gisele Santos Batista

    A gente aprende que ninguém nos decepciona. Nós é que criamos expectativas sobre pessoas. Cada um só dá o que tem para oferecer... (Queiroz-SP)

    Responda
  2. Gisele Santos Batista

    A gente aprende que ninguém nos decepciona. Nós é que criamos expectativas sobre pessoas. Cada um só dá o que tem para oferecer... (Queiroz)

    Responda
  3. Gisele Santos Batista

    A gente aprende que ninguém nos decepciona. Nós é que criamos expectativas sobre pessoas. Cada um só dá o que tem para oferecer... (Queiroz)

    Responda
  4. Gisele Santos Batista

    A gente aprende que ninguém nos decepciona. Nós é que criamos expectativas sobre pessoas. Cada um só dá o que tem para oferecer...

    Responda
  5. Gisele Santos Batista

    A gente aprende que ninguém nos decepciona. Nós é que criamos expectativas sobre pessoas. Cada um só dá o que tem para oferecer...

    Responda
  6. Kilian Braga

    Ué ento ele é broch á vel!!! Homem que tem que alardear que é potente na verdade significa o contrario. Quem é não fala, mostra.

    Responda
    1. Rogério de Mendonça Lima

      Cal minha pó bres coi tá dos. A co bra está per tinho de fu mar. Arre benta fun do e t ampa, mas o lá drão não só be a ram pá.

  7. Rogério de Mendonça Lima

    Dadó do escrevinho. Inicia a len ga, len ga estribado na pes quisa da datafoice. Pesquisa que só acre dita, quem acre dita em mu la sem cabeça e no Sr Gênio de Freitas. Bá teu dez espero geral. A ultima és perança eram as ur nas bat izadas. Mil itares benvindos.

    Responda
    1. Luis Nascentes

      Se tem alguém desesperado é o brochomiNto sem foro privilegiado e o gado que não sabe viver fora do cercadinho. Perdeu, Mané!

    2. ciro lauschner

      5 milhões de votos sobrando para ganhar no 1° turno.

    3. DAVIDSON PISMEL CONDE

      dá até pra admirar o esforço des te mend onçinha escre vinho que mo rrre de me ddo de ver seu imbro xawel sair pela porta dos fundos do palacio - mas ja garantido da estoria; o outro mend onçinha vai permanecer por quase quarenta no stf - arfff

  8. Said Ahmed

    O seu comentário não pode ser publicado automaticamente. Há palavras no seu texto indicando que uma moderação prévia será necessária. Caso queira publicar seu texto assim mesmo, clique em Enviar. Folha, que é isso?? O algoritmo ultrapassou todos os limites do ridículo e os responsáveis pelo algoritmo continuam recebendo salário??!!

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      Outro exemplo: comentei em outro assunto que Felipe Dávilla, como Nero, não se preocupa com vidas perdidas na Covid e que teorias econômicas etc não se sobrepõem ao valor de vidas (mais de 700 mil mortes na pandemia aqui). Um leitor respondeu: " Inocente. Se liga. Depois, só chorar." Machista, misógino, desconsidera que a realidade é essa e ainda se acha com razão. Haja paciência com essa gente, não tem conteúdo, só enchem a paciência de quem pensa sobre políticos e o país. Minions, pensem.

    2. Leonilda Pereira Simoes

      Muitos dos comentários são machistas e misóginos quando mulheres opinam. Alguns separam palavras para ofender sem ser pegos. O ambiente é de debate sem xingamentos e misoginia mas muitos acham que depreciando opiniões dos outros lacram, como se estivessem nas redes sociais. Há muito ódio e violência também aqui. Se não houvesse moderação, seria bem complicado pois muitos perdem a pouca educação que nunca tiveram.

  9. ciro lauschner

    Todas essa "multidão "fanatizada que foram mostrar apoio ao Bolsonaro em 7 de setembro, dariam para eleger 4 deputados federais no máximo.Não significam nem o eleitorado do menor colégio eleitoral, que seria a Roraima, por exemplo.Absolutamente normal que não alterem pesquisas,

    Responda
  10. Beth Barra

    Infelizmente, militares ganharam "participação" nas eleições. Folha publicou à noite que pela primeira vez, desde a redemocratização, haverá contagem paralela de votos em tempo real. Um acordo entre o ministro Moraes e o general aposentado da Defesa. Rendição do TSE aos caprichos do atual presidente mostra que o país não vive tempos de normalidade. E Bolsonaro, mesmo perdendo nos votos, se apossou em alguma medida do sistema eleitoral.

    Responda
    1. Rogério de Mendonça Lima

      A última esper ança dos membros da ban da ver melha, Matilha&Muares, era a urna bati zada. Dez espero Geral depois de 7 de setembro e militares acompanhando.

  11. Manoel Cardoso

    O presidente tá muito mal na foto. Sinto até peninha dele.

    Responda
    1. Luis Nascentes

      Eninha não. Vamos dar uma pena grande para ele em breve.

  12. Manoel Marcilio Sanches

    Incomoda ver militares tomando partindo mesmo disfarçadamente. Deveriam sempre ocupar o honrado lugar que a constituição lhes reserva. Deveriam sempre ser motivos de orgulho da população.

    Responda
  13. Jocimar Bruno dos Santos

    Haverá surpresas. Pesquisas deixam de considerar eleitores do Lula que, por medo da violência, decidiram não divulgar suas preferências. Aliado a isso, vários eleitores têm pensado na possibilidade de aderir ao voto útil. Nesse cenário, Lula deverá ser eleito já no 1º turno, cravando 52%. Oxalá!

    Responda
  14. Ricardo Santos

    O que se viu foi uma afronta ao sistema eleitoral com claríssima apropriação indevida de uma data cara aos brasileiros que foi a independência do Brasil. O genocida, como é reconhecido pelos brasileiros, conseguiu esta proeza. Após o insucesso de arregimentar multidões de milhões, 80 mil valorosos brasileiros a plenos pulmões no Maracanã, aplicaram sonoras vaias na entrada e na saída do genocida do estádio certamente deixando seu final de dia com sentimento de derrota!

    Responda
  15. Leonilda Pereira Simoes

    Se fossem tempos normais, com partidos democratas, sem ódio, tudo seria ótimo. Todos votariam em quem quisessem e Tebet, Ciro ou Lula não usariam os militares para ameaças à democracia para se manterem no poder. Não estamos nessa fase. As ameaças não param e Ciro e Tebet, que podem evitar no primeiro turno o caos, se agarram aos seus poucos pontos percentuais. Isso acaba fortalecendo as mentiras e a possível recusa em aceitar o resultado por parte do pr, que tem apoio dos militares e centrão.

    Responda
    1. Max Morel

      Para acabar com Bolsonaro bastaria Lula desistir; aí, Ciro ou Simone vencem fácil e o Brasil fica pacificado. Vai acontecer? jamais. O ex presid não larga o osso.

    2. Fernando Dias

      Ciro Gomes e Simone Tebet precisam pilhar votos de Bolsonaro, devastando sua seara ao se apresentarem como alternativas mais sensatas e competentes que o capitão. Isso tiraria o presidente do segundo turno e criaria um debate mais interessante e civilizado. Ou desistirem de suas candidaturas, mas penso que isso não garantiria a decisão da eleição no primeiro turno.

  16. Robson Simões

    Na vida pública, para desgosto dos brasileiros mais pobres e na vida conjugal para satisfação dos " ursos " das ex-esposas .

    Responda
  17. Antônio Carlos de Paula

    Janio, Bolsonaro jogou a última cartada. Fez um governo péssimo, principalmente para os pobres. A derrota será inevitável.

    Responda
  18. Valdo Neto

    Janio, você foi um dos pouquíssimos jornalistas que teve uma visão clara dos atos eleitorais do sete de setembro em relação ao apoio popular recebido pelo presidente. Muitos dos seus pares falaram e continuam falando e multidões, quando o que vimos, foi modesto, absolutamente aquém do que a campanha do presidente gostaria. A mídia precisa ser mais responsável nas suas análises, analisando cuidadosamente as imagens e não se deixando levar pela opinião dos seus pares. Todo cuidado é pouco.

    Responda
  19. PAULO ROBERTO HASSE

    Não vi nas páginas do jornal a notícia da semana publicada na VEJA sobre a dívida milionária de R$ 18 milhões do candidato Lula acionado pela Receita Federal. O candidato ex-presidiário vai recorrer mais uma vez aos ministros do STF para tentar livrar-se da cobrança da Receita . Isto a 20 dias da eleição … e silêncio na Folha ?

    Responda
    1. Antônio Carlos de Paula

      Tá bom. A centenas de imóveis, a maioria comprada com dinheiro vivo, da família Bolsonaro você não viu?? Paulo,bolsonarista não possui moral para mais nada.

    2. Daniel Alvares

      A dívida é do instituto lula, e não do candidato. E é coisa velha da farsa jurídica Lava Jato, que concluiu que o instituto não poderia ser considerado sem fins lucrativos e pediu a tributação retroativa. Não foi paga porque houve apelação. Acho que o silêncio da folha decorre do fato de ser uma notícia mais velha que sua digníssima avó

    3. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Além de toda a cobertura de toda a mídia ao uso ilegal eleitoral de recursos públicos, sequestro de uma data nacional para uso particular eleitoral, violação explícita da lei eleitoral, que deveria resultar em impugnação da candidatura, não fosse a covardia do judiciário, você ainda quer a veiculação massiva de mais uma fake news? Se liga, brocholoide !

    4. Rita Guimarães

      Ô Fulano, esse é um mantra? Onde vou encontro o mesmo texto.

    5. GERALDO CASSALES IZAGUIRRE JR

      Azar do lula que não aprendeu até hoje a fugir do fisco constituindo seu patrimônio com dinheiro vivo, proveniente de rachadinhas!

    6. Marcelo Santana

      Ñ biu por que ñ existe. Imagina, lula ficou preso, teve a vida devassada, virada de ponta a cabeça, esmiuçada sob um microscópio ou telescópio Webb, caso prefira e nao acharam nada.

  20. adel eddine

    O transporte público não livre, intenso e gratuito no dia da eleição penaliza os mais pobres e quem muda muito de endereço. Daí a maioria das abstenções, de quase trinta por cento. Se chover muito , piora tudo e conforme visto na ressuscitação dos antes envergonhados, dessa vez não irão à praia se sol escaldante. E levarão seus idosos de mais de 80 às urnas. Nem se coram mais. Tal qual pulpitos, altares, TVs, jornais ( exceto folha)e mídias já empolgados.

    Responda
  21. Eduardo Duó

    Não sou bolsonarista, mas estive na Paulista dia 7. E tinha muito mais do que 100 mil pessoas. O pres é vil e inclassificável, mas não se pode negar sua capacidade de mobilizar o gado.

    Responda
    1. Eduardo Duó

      Concordo que ele roubou no jogo, não entrei no mérito sobre como ele levou aquele gado todo pra lá. Apenas afirmei que tinha muito mais do que 100 mil pessoas. Como eu sei? Quinze quadras inteiras da Paulista cheia de gente não precisa de muita metodologia de ponta para calcular. Só comentei que o fato de a manifestação ter sido bancada e sequestrada de forma ilegal e imoral não justifica a imprecisão jornalística.

    2. Eduardo Duó

      Concordo que ele roubou no jogo, não entrei no mérito sobre como ele levou aquele gado todo pra lá. Apenas afirmei que tinha muito mais do que 100 mil pessoas. Como eu sei? Quinze quadras inteiras da Paulista cheia de gente não precisa de muita metodologia de ponta para calcular. Só comentei que o fato de a manifestação ter sido bancada e sequestrada de forma ilegal e imoral não justifica a imprecisão jornalística.

    3. Leonilda Pereira Simoes

      Ele mobiliza com o dinheiro do nosso imposto, com o dinheiro do agro, do Centrão. Seria bom entrevistar os líderes do centrão, fora Lira, que nem precisa dizer o quanto ama Nero e odeia o povo (menos os alagoanos, claro). Eles deveriam explicar como ficam se algo, como um golpe, acontecer, vão aderir de prima? Vão aceitar mais mortes além das milhares da Covid, quando tentaram tirar dinheiro da saúde para o bolso de alguns, de pastores no MEC etc. Vão com ele até o fim, sem pensar no povo nunca?

    4. Antônio Carlos de Paula

      Movimento articulado por mais de dois meses e com financiamento de grandes empresários. Dia sete de setembro é de todos os brasileiros, nunca foi do presidente genocida corrupto.

    5. Rodrigo Pereira

      Então foi contabilizado como um dos 100 mil do rebanho

    6. GERALDO CASSALES IZAGUIRRE JR

      Desculpe, não é duvidar dos seus cálculos, mas a noção de quantidades, nesse caso, fica prejudicada pela sua linha de visada, estando na mesma altura e no meio do que se pretende quantificar. A não ser que voce tenha sobrevoado o movimento! Há dúvidas no próprio cálculo oficial apontando para menos do que cem mil.

    7. Ana Ferraz

      Foram pelo dois meses de chamamento diário em órgãos oficiais e não oficiais de imprensa, caravanas pagas por empresários do agro e pastores amigos para encher três capitais (Brasília, Rio e São Paulo). O número de presentes foi muito similar ao ato golpista do ano passado. E mais, a esquerda está temerosa de ir às ruas pelo número de ataques desferidos pelos bolsonaristas. Nossas vidas valem mais. Serão derrotados nas urnas.

  22. Pedro Alexandre Fecchi

    Plantaçãoes de girassóis!!

    Responda
    1. Antônio Carlos de Paula

      O que eu vi foi plantação de capim, e ainda financiado.

  23. Raymundo de Lima Lima

    Bolsopata só foi potente quando tinha o Moro, suposto caça-corruptos. Agora não tem Moro, não tem Bebiano, não apareceu o Macedo no palanque, nem o Silvio Santos, mas apareceu o pseudopapagaio vestido como palhaço sem graça e sem pudor. O público convocado ao visor de armas é de militares e familiares e do curral de evangélicos. Ou é uma mera opinião minha?

    Responda
  24. Maria Beatriz Telles Marques da Silva

    Análise inteligente, como sempre. Obrigada

    Responda
    1. Joaquim Manoel Fortes de Castro

      Explorando indevidamente todo aparato a sua disposição, incluindo aí, a da qual um dia ele pertenceu, mais o "empurrão" ,do correligionário e generoso Lira, (ilegal e condenavel ) era para estar como diz no futebol, só cumprindo tabela, estaria eleito, a léguas de distância do adversário.

  25. jose borges

    Obrigação da imprensa é investigar os passos do Bolsonarismo militar e estar atenta a invenção de pretextos para subverter a vontade popular . A hierarquia das notícias - hoje- é colocar isso em primeiríssimo lugar , pois diz respeito a todos e ao futuro da nação . Manchetes a favor das privatizações podem ficar para mais tarde . A priori não sou contra ou a favor de privatizações. Cada caso é um caso . Sou a favor de jornalismo que se dá importância.

    Responda
  26. Said Ahmed

    Um dos pontos que considero importante para derrotar o bolsonarismo é o resgate do patriotismo salutar que existia antes, e que foi substituído pelo patriotismo chauvinista, machista, racista e fanático que sequestrou a nação. Sem esse patriotismo distorcido e malevolente o bolsonarismo é nada. Ser patriota é pensar e agir pelo bem maior da nação, é aceitar e respeitar as diferenças, respeitando os espaços e conquistas dos adversários, é respeitar a constituição e as instituições públicas.

    Responda
    1. Said Ahmed

      Ops... o adendo deste comentário ficou no andar de baixo...

  27. Said Ahmed

    Não me preocupo se Ciro ou Tebet ou qualquer outro candidato de baixo potencial desista de concorrer em prol de liquidar a eleição no primeiro turno, são as regras do jogo e candidatos e partidos são independentes para decidirem o que melhor lhes convém. Desistências podem ser apontadas como manobras e exploradas pelo bolsonarismo. Havendo segundo turno caberá ao eleitor decidir quem será o próximo presidente. Nesta situação acredito que Lula vence, com ou sem segundo turno.

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      As regras do jogo valem para tempos normais em eleições sem ameaças à democracia. Não são esses tempos em que vivemos, certo? Quem votar em quem quiser no 1ª turno estará adiando a derrota dele, como se julgou certo em 2018 e deu no que deu. O que pode acontecer no 2º turno? Para quê pagar para ver? Precisamos nos livrar agora, já, para anteontem, não se pode errar de novo como em 2018. Quantas vidas mais perderemos se seguirmos as regras do jogo dele? Quantas mais? Não podemos.

    2. Said Ahmed

      Ser patriota de verdade é tudo que o bolsonarismo não é. Ser patriota não é ser idiota. Não tenham medo de por uma bandeira nacional na janela ou no carro. Alguns bolsonaristas vão buzinar em busca de um sinal de aquiescência, é só não buzinar respondendo que eles murcham. A copa vem aí e será um bom momento para retomar nossa posição, sem precisar exaltar a CBF e a seleção.

  28. José Bernardo

    Lúcido e preciso em sua análise, Janio. Eu insisto ainda em acreditar no que parece impossível: um ato de responsabilidade para com o país e grandeza, da parte de Ciro e-ou Simone...

    Responda
    1. sandra regina vidal

      Seria um ato de grandeza pelo país; e o Brasil merece!

  29. Katia Alonso

    O país não aguenta mais a destruição imposta pelo inominável. Seria um ato de amor à Pátria que Ciro e Tebet renunciassem às suas candidaturas para que as eleições terminassem no primeiro turno. Mesmo com o risco de os milicos tentaram tumultuar os resultados. Mas com o ressentimento de Ciro e o MDB dividido o ato de grandeza por parte deles é improvável. Triste eleições teremos!

    Responda
    1. CARLOS TARDIVO

      Corre-se o risco que eleitores de ambos votem nessa coisa que está ainda aí

  30. Ivan Bastos

    Esta eleição não é normal, o segundo turno deve vir para o primeiro. Ciro e Simone podem abreviar nosso sofrimento e cacifarem para ter um papel de destaque no próximo governo Lula, quando poderão aplicar seus projetos. Adiram já ao Lula. Vamos expulsar o sádico bozzo. Na próxima eleição, as eleições se normalizarão.

    Responda
  31. Jô Maria Souza

    Ciro e tebet sabem que não tem chances de ir para o 2o turno nessas eleições. Deveriam pensar que dar mais um mês para um Jair desesperado é arriscar muito. A derrota no 1o. turno com um congresso eleito seria muito mais difícil de contestar. Apesar do desejo pessoal e legítimo de manter suas candidaturas deveriam pensar no bem do país e também no capital político para as próximas eleições.

    Responda
  32. Angelo Batista Goulart

    Há um ditado que diz nas Minas Gerais em eleição e mineração só depois da apuração !até o momento das eleições presidenciais ninguém ganhou e ninguém perdeu , o jogo eleitoral esta sendo jogado e cada qual usa as armas que tem !Sendo que mais de 70% do eleitorado já tem o seu voto definido e a julgar pelas pesquisas o candidato e ex presidente LULA deverá vencer o pleito e já em primeiro turno !A extrema direita via Bolsonaro perdeu com Trump , Steve Bannon esta preso !

    Responda
  33. Décio Ceballos

    Ciro, Simone e Tebet vamos resolver no primeiro turno apenas com o lado democrático da disputa? 2 pontos percentuais liquida a questão? Sem abstenções e menos ataques desnecessários entre vocês teremos o fim do jogo. E, vamos implementar juntos um novo Brasil.

    Responda
    1. Décio Ceballos

      Desculpem Simone Tebet! Na verdade, Ciro, Simone, lula e demais. É insano disputarem um punhado de votos, cujo impacto é postergar a eleição para um segundo turno. Onde um dos candidatos não rima com democracia. Isso não é discutir voto útil, é discutir sanidade de todos nós. Por favor, candidatos, seus partidos, ou seus eleitores pensem nisso.

  34. antonio pereira

    O Bozo acabou com a moral da Forças Armadas, jogando-as no tanque de estrume do Bolsonarismo, e pior, aceitaram por algum dinheirinho a mais.

    Responda
  35. wilson kfouri

    Impotente ,corrupto e incompetente...

    Responda
    1. Daniel Alvares

      Broxou, Naro?

    2. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      Broxonaro!