Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marcelo Silveira

    Em consulta a outras fontes, na ocasião da morte do pai da princesa ela se encontrava na Nova Zelândia, e não no Quênia.

    Responda
  2. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

    "Os sábios da época acharam-no muito teórico" Não sei de onde o colunista tirou esta informação. Existia um trabalho de um americano, Alonzo Church, semelhante ao de Turing para a computação e máquinas que se tornariam computadores, mas era muito mais teórico. A abordagem de Turing para os computadores prevaleceu porque era muito mais fácil criar máquinas a partir da sua teoria do que da Church.

    Responda
  3. Ney Fernando

    O colunista tem que se animar e escrever mais alguns livros de História. Saiu-se extremamente bem nas suas "Ilusões Armadas".

    Responda
  4. Fabiana Menezes

    Turing, Oscar Wilde, mais reis, príncipes, muitos políticos vivendo essa negação e culpa. Não foi fácil para muitos terem uma chefe de estado, inclusive. Haja inconsciente coletivo para reconhecer antes de matar em vida.

    Responda
  5. Leonardo Passos

    Para todos os efeitos, Turing foi um herói de guerra, cujo trabalho silencioso salvou muito mais vidas que combates diretos. E passou por esse tratamento, dado pelo próprio país que atuou na guerra. Reconhecimento foi devido, embora extremamente tardio.

    Responda
  6. Rodrigo Ribeiro

    A lembrança de Turing é muito oportuna, pois acho que a lei contra a homossexualidade desapareceu legalmente, mas não da mente dos ingleses. Vamos ver se o passado de Charles III, ou talvez seu presente, o deixam em pé.

    Responda
  7. CARLOS TARDIVO

    Se você raciocinar de modo frio ( e rabugento) verá que são um bando de inúteis vivendo em altíssimo luxo a custa dos impostos dos ingleses. Mas porque será que exercem um fascínio tão grande sobre tanta gente?Reis e princesas sempre estiveram no imaginário das crianças, Com a palavra os especialistas!

    Responda
    1. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      A familia real da GB gera mais impostos para o conglomerado em materia de turismo do que o Br todo.

    2. Alysson Guia

      É porque você está pensando de modo limitado. O monarca deve ser referência, deve encarnar os mais altos valores para educar o povo. Tem um papel pedagógico e por ser permanente, ele não se sujeita às circunstâncias políticas do momento. É só comparar com a erosão de valores que tivemos nos últimos anos.

  8. wilson barbosa

    Texto perfeito. Típico de um Elio Gaspari. E pensar que quem governa este país, às vesperas de uma eleição, quando tem 30% das intenções de voto, é incapaz de apreciar um texto deste, uma análise histórica como esta e 'condenaria' um homem como Alan Turing em pleno segundo decênio do século XXI. Nestes últimos 70 a Inglaterra já produziu muitas atrocidades mundo afora mas, nos últimos 522 anos, após a invasão destas terras, cometemos crueldades fratricidas inadmissíveis como está em curso aqui.

    Responda
    1. Renato Almeida

      Com erros e acertos ao longo da história (e violência, claro) a Inglaterra e outros países europeus se tornaram o que são hoje, nações desenvolvidas, que valorizam a ciência e a educação. Aqui nós estamos condenados a sermos sempre a república das bananas.

  9. Eduardo Veloso

    E a maça mordida, símbolo da A pple, pode ser uma homenagem a Turing, como referência ao seu suicídio.

    Responda
    1. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

      Steve Jobs esclareceu a origem da maçã com símbolo da sua empresa logo depois dela ter sido criada. Antes de fundar a Apple, ele morava numa comunidade "alternativa" na Califórnia que ganhava o sustendo vendendo maçãs.

  10. DANNIELLE MIRANDA MACIEL

    Muito bem lembrado. Deu filme, vale acrescentar.

    Responda