Mônica Bergamo > 'Há uma esquerda que reclama, mas, ao mesmo tempo, não quer mudar tanto assim', diz Marcos Uchôa Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Talvez o jornalista deveria ter iniciado sua carreira polÃtica como vereador e aos poucos ir galgando as escadas ate Brasilia. Quanto ao criticismo sobre a esquerda, quem está passando fome tem que primeiro receber comida, pois receber ajuda psicoterápica de estômago vazio não produz os efeitos desejados.
Segundo o jornalista "Na época, a Globo não quis porque achava que, ao tirar [um correspondente] de Jerusalém, receberia uma crÃtica grande da comunidade judaica, perderia esse lado religioso." A Globo alegou que perderia um lado religioso? Jerusalém é uma cidade que representa as três maiores religioes monoteistas, Judaismo, Cristianismo e Islamismo, mas para a Globo apenas o Judaismo era/é importante? Pelo menos não esconderam que eram/são parciais
Belezinha o marcos uchoa, atira pedra bem, mas deixa um rabo enorme pra trás. Enquanto da globo, tudo maravilhoso, agora sem globo, sem emprego, sem voto e sem vez, tá dando uma de direita, num paÃs de miseráveis. Arruma outro assunto, cabra.
O seu comentário não pode ser publicado automaticamente. Há palavras no seu texto indicando que uma moderação prévia será necessária. Caso queira publicar seu texto assim mesmo, clique em Enviar. Folha, que é isso?? O algoritmo ultrapassou todos os limites do ridÃculo e os responsáveis pelo algoritmo continuam recebendo salário??!!
O Uchôa é uma ótima pessoa, grande profissional, mas acho que sair assim criticando o partido e seus dirigentes à s vésperas de eleições tão polarizadas e disputadas é meio estranho e me parece que poderia ter sido de maneira mais pacÃfica e silenciosa.
Perfeito! Querem mudar pra ficar do mesmo jeito. Quero ver mudar os privilégios e não desconto em automóveis e na linha branca. É muito pouco para um gigante como o Brasil
Se consultando com o ex presidente da Câmara, acho que o rio ganhou com a renúncia. Talvez até esteja com boas propostas, mas os carcarás não pensam o paÃs e sim em seus projetos pessoais, por isso,mesmo que não desistisse, tirariam ele se estivesse com planos pro povo. Se pesquisar os candidatos ver todos os escândalos que os envolvem.
Só de ser anti bozo já está bom demais.
Bom, eleitor do Ciro e Tebet, faça um favor a si e ao Brasil, evite o segundo turno pois sai do nosso bolso, e não duvide, é muito caro. Adiante seu voto do segundo turno já no primeiro. Aliás, não entendo o PDT deixar o Ciro louco ainda candidato, o partido fica, o candidato some..e todos nós sabemos que o Ciro não acredita em partidos.. L ...
??? A turma do quanto pior melhor, está desesperada. Se liga. Seguidores do sepulcro caiado. Está vestindo branco; notou?
Nessa idade, com esse nÃvel de acesso privilegiado à informação e ao poder, não tem o benefÃcio de ser ingênuo. Foi surpreendido?, difÃcil de acreditar, certamente conhece melhor do que todos nós o caos das estruturas partidárias do Brasil. Choro extemporâneo e improdutivo; devia ouvir o conselho do meu pai: bode bom não berra!
Chato porque ele faz um excelente trabalho como jornalista e, sendo polÃtico, teria que gastar rios de dinheiro pra uma possÃvel candidatura polÃtica, sem falar na possibilidade de não ganhar as eleições no Rio porque todo mundo sabe que lá é muito "cabresto", nada garantido. Talvez, se ele fosse pra CNN Brasil seria correspondente em uma cidade árabe como Abu Dhabi, Doha ou Beirute como sempre quis ser na Globo e não pode.
Tá cansando hein Folha!! O que tem de "conteúdo ofensivo" no meu comentário? Chamar o objeto da matéria de "bobinho" pode? Bahh, tá na hora de repensar a assinatura...
Prezado Marcos, não desista! Parabéns pelo discernimento e consciência polÃtica. As circunstâncias polÃtico-partidárias realmente devem acarretar eventuais desilusões a quem não é do meio, como nós. Mas não esmoreçamos, o principal é banir de volta para onde não deveriam de ter saÃdo essa turba que ora envergonha o paÃs perante o mundo. Janeiro de 2023 está logo aÃ!
Bobinho!!!!Achou que a esquerda pretende mudar alguma coisa, esse povo quer continuar mamando na teta, só muda o discurso.
Molon precisa ter mais humildade: dificuldades e desafios só precisam ser enfrentados por quem se propõe a ser um gestor. E vencê-los é responsabilidade do gestor. Ninguém assume cargo de gestão por imposição de outrem. Apenas assuma que não conseguiu resolver a contento o problema, e que está trabalhando pra melhorar.
Mais um que acredita que sua fama é pré requisito e confiança que seria eleito. Em polÃtica, na maioria das vezes há um longo caminho para ser aceito. Claro que há inúmeros casos de polÃticos familiares que estar no poder passa de pai para filho e assim por diante. Ser famoso ou reconhecido não é aval para que a população dê seu voto, sei que há casos assim, mas também há inúmeros que tentaram e não se elegeram. É uma forma sutil da população não querer aproveitadores. É trabalho de anos.
Desculpe Maria, mas isso que a senhora reproduziu é puro idealismo. O cidadão despolitizado vota baseado na indicação, e a fama atrai votos quando usa a polêmica como recurso, algo que homens sérios e justos como o Uchôa não fazem uso. Infelizmente é por isso que elegemos tantos maus representantes.
Senhor Rodrigo F Cabral, não yenho certeza se seu comentário foi dirigido à mim, mas para ter votado no Tiririca precisaria resudir em São Paulo, o que não é o meu caso.
Se for pessoa com ficha limpa, conhecimento das coisas e boas intenções, a população quer SIM pessoas que não tem fundos, nem a “máquina” - e têm que se aproveitar de sua visibilidade em outras atividades.
Falou quem votou no Tiririca.
A polÃtica fica mas pobre sem a presença de Marcos Uchôa nessa corrida eleitoral!
A polÃtica brasileira não é para principiantes.
Desistir não é o caminho. Se adaptar, entrar e mudar. Simples de mais Uchoa
O sujeito já está na parte final da viagem e quer colocar um pé noutro barco e sentar em frente à janelinha. Um sem noção, isso sim.
Sem classificação o comentário. Cérebro de minhoca.
É melhor "ouvir" isso (este comentário) do que ser surdo. Parabéns Uchoa!
Não vou julgar o Uchôa , mas será que foi ingênuo a ponto de acreditar que sua vontade própria e seu nome cairia nas graças dos tubarões ?
Desconfio que ele seja tonto mesmo!
Um cara com formação de jornalista só vem agora falar sobre polÃtica? Enquanto repórter fez o que, para perceber as mudanças? Blabla
Ser jornalista é ser iluminado! Sério que você pensa assim, Rod?
Foi jornalista, que por si só já é capaz (ou deveria ser na democracia) de provocar mudanças.
Estranho, depois que ele sai da globo fica desempregado e vai pra polÃtica aà , desesperado, pede dinheiro adiantado pra o presidente do partido como foi negado abandona a candidatura. Fica parecendo que ele queria era uma boa grana isso sim
O Marcos Uchôa é milionário amigão...
Como se o Marcos Uchôa precisasse ou ficasse sem emprego. Só olhar o currÃculo que perceberá. Óbvio que foi questão de respeito e não apenas dinheiro. Reduzir tudo a questão financeira é muito fácil e, certamante, de fanático detrator da opinião contrária.
Com Bolsonaro e Lula , representantes da politica século XX, revolução de 64 e revolução cubana, nada mudará mesmo no paÃs. Cada um com suas frases de efeito defendendo aleatoriamente aspectos religiosos e de costumes , mas nada trazendo de novo. Querem o dinheiro público para distribuir. Diferente seria a Simone Tebet , jovialidade e mudanças com bom senso. Votem nela para chegar nos 10% e iniciar a transformação do Brasil!
com essa representante do agronegócio, que vota contra trabalhadores, Ãndios e mulheres, que apoiou e votou contra Dilma. Velha picareta do Centrão do Brasil
É preciso que se conheça bem sua biografia, ali preto no branco.
Infelizmente o nascedouro dos bons polÃticos, quer de esquerda, direita ou centro, foi destruÃdo durante a ditadura. Perseguiram, prenderam, torturaram, mataram e consumiram com todos aqueles cheios de ideais e com vontade de mudar o paÃs verdadeiramente. Restou a todos os partidos atrair pessoas populares, sem preparo e sem ideais, apenas querendo se aproveitar da polÃtica para ficarem ricos. Daà vieram estes "da borracharia, do ferro velho, do bar da esquina" e por aà vai.
O Uchôa foi de uma inocência a toda prova. Faltou uma grande lição da politica brasileira: Politico na se faz, se nasce politico. Todos que estão ai, são macacos velhos... E não é atoa, que são milionários. Mas é um sujeito admirável. Gostei quando ele falou no Flow, que estava g... para a globo quando queria mostrar coisas de Nova York! Só ali, já mostrou que é uma pessoa diferente. Passe um tempo com sua esposa, curta os filhos ou netos se tiver. A vida é curta.
Ainda que as ditas intenções sejam ótimas, parece que embarcou num ônibus cheio e quis sentar na janelinha, sem saber como as coisas funcionam na polÃtica ou mesmo conhecendo melhor o exterior que o Brasil. Escolha do partido feita de modo pueril. No mais, todo o pé atrás com quem usa a popularidade frente à s câmeras para se eleger.
Ainda que as ditas intenções sejam ótimas, parece que embarcou num ônibus cheio e quis sentar na janelinha, s
Os polÃticos de Esquerda, Centro ou Direita chegam ao poder, enriquecem por meio do fundo partidário e outros meios, as vezes ilegais e ficam na sua zona de conforto. Por isto, não querem mudanças. Os eleitores por sua vez, reclamam, mas acabam votando em qualquer um sem pesquisar um pouco.
Um belo exemplo de que polÃtica não se faz esperando verba de partido. PolÃtica se constrói ao lado de pessoas da rua, dos bairros, das bases.... muitos são apadrinhados seja por famÃlia ou interesses mútuos, é um erro. Quem começa por baixo tem base, tem fundação! Não adianta querer queimar o coleguinha.
A chamada da matéria é enganosa. Marcos Uchôa se refere ao engajamento da esquerda classe média que ainda não perdeu muito com o governo do sujeito, mas não está em partidos. E ele entrou em um partido que não tem militância, militância que vai para a rua, o PSB. Em qualquer partido, não basta ser famoso para ser ouvido e participar das decisões. Ele deveria saber disso.
Marcos, li sua matéria no Folha de São Paulo e como não assisto mais TV, não sabia que você tinha saÃdo da Globo. Ao ler a matéria e saber da sua desistência nas eleições, fiquei pensando e gostaria de sugerir pra você criar um canal no Youtube e falar sobre suas vivências como repórter. Acho que na internet você terá mais liberdade de fazer o que gostaria. Assistia muito suas matérias. Ótimo profissional! Abraços!
Ótima ideia Alana! Além de falar sobre sua vivência de repórter Uchôa pode usar o canal pra colocar seu ponto de vista sobre os fatos da semana e conversar sobre politica com os seus seguidores. Um cara com real preocupação social e com a vivência, competência e o carisma de Marcos Uchôa não pode ficar fora do mundo polÃtico nacional. Vamos em frente, meu irmão!
Infelizmente, a mesma inocência do Moro.
Moro não foi inocente, foi arrogante. Sequer se deu ao trabalho de ler um pouco da vida polÃtica do sujeito que estava ajudando a eleger, da sua falta de escrúpulos, e achava que sozinho poderia controlar um partido.
Uchoa, vc é um dos jornalistas mais icônicos que conheço. Quando assistia aos telejornais, não perdia uma inserção tua. Sua variação de voz induz um ritmo único e verdadeiro, amplificando o significado da notÃcia. Com efeito, continue tua carreira jornalÃstica com maestria. Tô lá no Tiktok te acompanhando. Da-lhe Uchoa!
Um dos problemas do sistema partidário são as cúpulas dirigentes que controlam a distribuição de recursos favorecendo aliados e alijando potenciais adversários. Uchôa, embora bem intencionado, deveria esperar menos do partido e agir por conta própria arrecadando recursos a partir da sua boa e conhecida imagem. Por que não fez isto é a pergunta que me faço. Faltou confiança?
Confiou no sistema. Acreditou que partido de esquerda é ético. Enfim, foi ingênuo.
Esse fechamento cego com Lula faz com que a empolgação de muita gente na esquerda desapareça. O PSB virou um puxadinho do PT, não há como esconder. Amigos de esquerda vão apoiar isto? Não. Nem você deveria faze-lo. É ficar o tempo todo relativizando ações criminosas do PT. No final das contas, é isto o que representa ser um puxadinho do PT.
Um partido polÃtico no Brasil é uma empresa familiar, sem concorrentes, riscos e sem preocupações com o capital de giro, chova ou faça sol, ele sempre vai entrar no caixa. Ah, e a prestação de contas tem uma contabilidade própria. O melhor dos mundos. Quem quer perde-lo? Elementar meu caro Uchôa.
Decepcionante essa entrevista dele. Achei Uchôa meio inocente (apesar dele mesmo afirmar que não) e presunçoso também em muitos pontos. De qualquer forma, o acompanho nas redes e acho que tem muito a contribuir com o diálogo com quem está em outros campos.
Achei ele com muitas boas intenções e ele achou que isso bastava para o resto acontecer.
Marcos Uchôa é um neófito na politica partidária , mas percebeu o quanto os partidos polÃticos são cartoriais e frágeis , há muito tempo as legendas trocaram as militâncias pela as bancadas de Dep , claro, abocanhar cada vez mais em maiores quantidades o fundo partidário !Existe onde no Brasil os profissionais da politica , organizam as legendas , fazem as coligações majoritárias e proporcionais ,alugam as bancadas para os apoios nas Câmaras municipais , estaduais, federais !
Não deu para entender a desistência. O nome dele com o currÃculo estava certamente na lista do partido e do TRE. Na hora dos eleitores escolherem seu candidato, iriam naturalmente consultar o site de uma dessas instituições, pelo menos é o que eu faço. Se um número grande selecionasse seu nome poderia ser eleito. Não é preciso dinheiro para isso.
Até parece que mais alguém vota assim
O tÃtulo da matéria nos cativa a ler, mas é só um aspecto de todo o contexto polÃtico brasileiro: Alguém como Uchoa tem gabarito pra bater ba esquerda, pensamos nós. Saia por aà perguntando os candidatos de diversos partidos e verá que é doença generalizada na polÃtica brasileira. Pensa que é diferente nos partidos de centro e direita? Acha que na esquerda seria diferente? Eis a ilusão que Uchoa embarcou. Tem razão mas deverÃamos todos saber disso, ou pelo menos, os mais vividos e lidos.
A esquerda da Bahia quer pegar os juros de mora dos precatórios dos professores. Todos os estados pagaram tudo aos seus professores, na Bahia,, querem penalizar os profissionais para usarem os recursos nas eleições.
O Ciro é o unico com proposta real de mudança. Com lula veremos o pais melhorar ( pq nao tem como ser pior q bozo) mas nada de mudancas estruturais. Pena!
Convido-o a votar no Lula no 1o turno para não permitir que o pior floresça.
Mônica Bergamo, aqui na Bahia, o governador Rui Costa quer se apro-priar dos juros de mora dos precatórios dos professores, o que corresponde a cerca de cinquenta e cinco por cen-to do valor que os profissionais demoraram quinze anos para receberem. Esta esquerda é a que o Uchoa se refere. Amanhã será aprovado na Assembleia Legislativa tal projeto.
A esquerda é anacrônica, cultiva obtusos conceitos de gestão pública e da economia, se opõe a reformas e modernização do estado, defende privilégios e é subserviente ao corrupto Lula.
Ok. Todos já sabemos sua opin ião. Vo te no seu mit o que talvez melhore a sua vidi nha de cla sse média. Os mi lhões de desal entados e desem pregados que se expl o dam …
Ok , Jorge. Todos já sabemos sua opinião. Vote no seu mit o que talvez melhore a sua vidi nha de classe média. Os mi lhões de desal entados e desem pregados que se explo dam …
O fato é que precisamos de uma reforma polÃtica pra ontem. É injusto que candidatos novos não saibam o valor de sua campanha, nem quando vão receber e quando recebem já é tarde demais. Por isso que não há renovação na polÃtica.
É impressionante que as coisas se deem dessa forma, quero dizer alguem que poderia fazer a diferença, acabe desistindo (por vários motivos) e vemos na polÃtica atual tantos despreparados, fulaninho do pneu, fulaninha filha de Beltrano, e por aà vai,... acredito que sem reforma polÃtica não teremos melhoras, os bons e os que ainda acreditam de alguma forma se afastam enquanto que os sem noção de paÃs vão continuar aà fazendo e desfazendo, lamentável.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mônica Bergamo > 'Há uma esquerda que reclama, mas, ao mesmo tempo, não quer mudar tanto assim', diz Marcos Uchôa Voltar
Comente este texto