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  1. Ederson Silva da Silva

    Só flores? E nas escolas públicas? Será que lá os alunos também estão tendo acesso pleno às mudanças propostas? Na realidade, no ensino público os alunos estão tendo dificuldades em ter aulas dos conteúdos básicos, como Português e Matemática, pela falta de professores, em todas as áreas. Isso torna inviável a "autonomia" dos alunos, já que diminuiu as possibilidades de escolha. A matéria dá um aval positivo às mudanças no Ensino Médio, mas esquece que o setor privado não é parâmetro.

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  2. Darlan Fernandes

    Matéria interessante, porém, meu questionamento é até que ponto pode-se dar autonomia a um jovem aluno, que ainda é muito verdinho para decidir o que é importante ou não para ser aprendido na escola e na sua faixa etária. Deixar escolher para o que mais interessa pode ser uma armadilha.

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    1. Pedro Le Grazie

      A capacidade de decidir alguns pontos da sua trajetória escolar, pode tornar o aluno um cidadão mais capaz de tomar decisões, assim como realmente, focar em habilidades e gostos que mais tenham a ver com a personalidade. Lembrando, que a orientação pedagógica sempre existirá, mas a educação como vinha gera jovens adultos assustados e incapazes de lidar com frustração ou de corrigir seus próprios erros. O problema é que pra variar, essas possibilidades estão ao acesso de uma minoria.

  3. claudia siqueira

    Como está sendo implementado nas escolas públicas? Matéria incompleta e, como já falado aqui, com cheiro de matéria encomendada... Triste...

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  4. fernando knijnik

    Muito bom o texto. Seria interessante saber como o assunto está sendo tratado do lado dos professores: como está sendo dada formação específica para que esses profissionais possam desempenhar essas novas funções? Quem a fornece? A própria escola? Cursos externos? Quem financia?

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  5. Rafael Marques da Silva

    Bem diversificada a matéria. Parabéns a quem visitou apenas colégios como amostra representativa.

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  6. Paulo Adriano Ferrari

    Assim fica fácil, escolas da periferia o repórter visitou também?

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    1. Anna Amélia Meule

      exatamente o que eu ia dizer.

  7. Pietro Saldanha

    Como avaliar esta aprendizagem no ENEM, se tá posto o caráter não universal para EM? A ausência de práticas relatadas aqui para as escolas públicas é matéria esvaziada e sem conexão coma realidade do Brasil! Pura utopia!

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  8. José Adolfo Mota de Almeida

    Cheiro de matéria encomendada no ar.

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    1. Maicon Nicolino

      Feita com o nome e slogan da instituição: "podemos mudar o futuro". A realidade é que ninguém está gostando do NEM, estão todos cansados com tamanha carga horária, e itinerários que não refletem os anseios dos estudantes. Uma farsa.

  9. Romildo Rodrigues

    O Novo Ensino Médio, principalmente quando combinado com o tempo íntegral, tem sido excludente aqui em São Paulo. Quando uma estadual torna-se de 9 aulas ela (1) exclui os alunos trabalhadores, e; (2) fecha período noturno. Concluindo: a tendência é aumentar a evasão dos mais pobres no Ensino Médio, mas não há espaço na imprensa para discordar do Novo Ensino Médio.

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  10. marcos fernando dauner

    Eu sou graduado em Administração e Ciências Contábeis . concordo que nunca gostei de Física (fiquei em exame os três anos do segundo grau ) , mas foi exigido no Vestibular .Como ficam os Vestibulares agora ?

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  11. Regis Santos

    Interessante os depoimentos e demonstração de positividade dos alunos, mas todos de escolas particulares. Seria bom saber se essa é a mesma percepção dos alunos no ensino público da rede estadual.

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