Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. SAMUEL PACHECO

    Pergunta em quais universidades sobreviveram mais alunos?

    Responda
  2. Lourenço Faria Costa

    Bom, o MEC estava sob a égide de Milton Ribeiro (o pastor larápio); o astronauta Pontes Mundo da Lua, da CT, não articulou nada e ficou calado quando sua pasta perdeu verbas voluptuosas; o Paulo Guedes foi Paulo Guedes - o poço de arrogância a incompetência. Não se podia esperar outra coisa.

    Responda
  3. edilson borges

    as privadas já eram bem piores, usavam ead prá cortar custos sem se importar com a baixa qualidade do ensino ead levado aos alunos. com a pandemia, pouco mudou. as públicas tiveram que rebolar. com os cortes que o bozo impôs nas federais, p. ex., não dava nem prá pensar em melhorar infra de ti, sofreram muito. portanto, ainda resta comparar os resultados do aprendizado prá poder avaliar se a melhor resposta se traduziu em alguma melhora no ensino.

    Responda
    1. Lourenço Faria Costa

      Perfeito Edilson. Saberemos melhor do desastre que abrangeu toda a educação em todos os níveis, privado e público, só daqui uns anos. Mas certamente o ensino público e nas escolas foram os mais afetados.

  4. Décio Guatambu

    Com um desgoverno Bozoísta como este, queriam o que?

    Responda
  5. Maurizio Ferrante

    Reportagem tendenciosa querendo incensar a escola particular. Esse seu melhor atendimento se deu por elas estarem mais acostumadas ao ensino a distância, que adotam normalmente pela ânsia de lucro e como recurso para atender a um ensino massificado. Essa pretensa superioridade devia ser encarada negativamente, e não como vantagem. Ensino eficiente e condutor a uma formação crítica dos alunos requer a prática paralela de pesquisa. Essa é zero nas instituições privadas!

    Responda
  6. Gustavo C

    Ah vá!

    Responda
  7. carlos pommer

    O salário vem dando aula ou não. Precisa melhor explicação?

    Responda
    1. SAMUEL PACHECO

      O professores das universidades privadas são todos formados e especializados nas públicas.

    2. Lourenço Faria Costa

      Colega, mais de 90 por cento da produção de conhecimento científico vêm das universidades públicas, que foram sucateadas na pandemia (tanto em termos educacionais quanto de pesquisa).

    3. edilson borges

      precisa, e muito. tua argumentação não leva em conta os indicadores de qualidade. as públicas onde vc parece acreditar que os professores não estão nem aí, são as melhores instituições de ensino do país. não se faz uma boa escola sem bons professores envolvidos no processo de ensino. reflita mais sobre o assunto.