-
Aderval Rossetto
Tudo no planeta sempre se produz apenas com mão de obra e energia; simplesmente transformando as matérias-primas em meios necessários para fins diversos. Países economicamente sólidos, onde a população ganha melhor, tiveram fontes baratas de energias; essas hoje condenáveis comercialmente, por ter poluido todo meio-ambiente ou posto em risco de sobrevivência os seres vivos. Todo futuro, estável socialmente de uma nação, dependerá de energias alternativas às fosseis ou de carbonos recicláveis.
-
Ricardo D'Matos Nunes
*Digo de forma metafórica , referindo-se ao modelo e vestígios (e.g ; lingua) de neocolonialismo na economia globalizada no século 21. Ou seja, o controle da economia através de elementos internacionais com poder de decisão e impacto interno ainda frequente. Um anacronismo adequado. O ponto é a importância de Politicas Publicas! A vida de todos cidadãos em qualquer lugar do mundo são formadas por politicas publicas, conscientes disso ou não
-
José Cardoso
'os saltos de inovação, progresso e produtividade resultaram, de forma determinante, de políticas industriais.' É uma meia verdade. Todo o grande desenvolvimento das ferrovias, siderurgia, petróleo e automóveis do final do século 19 e início do século 20 se deu em sociedades onde a participação do Estado nos investimentos era pequena. Não havia 'políticas industriais'.
-
DAVIDSON PISMEL CONDE
só pra começar, o complexo militar ianque - ainda o maior e mais potente do planeta- é fun dado na demanda e financiamento do estado - tá faltando leitura nessa po... aí
-
-
Ricardo D'Matos Nunes
Pensa-se que os problemas do brasil são internos. Prefiro pensar, pelo viés da multicausalidade, na origem e elementos geopolíticos que talvez interferem. Sobretudo pq precisamos enxergar nossos recursos de poder e mobilização nas relações internacionais. Sonho um Governo que não queira vender mais estatais, pq não merecemos ser subordinados ao imperialismo econômico do neocolonialismo. Conectados por um vínculo comum, Humanidade, o Brasil tem um sério papel global , mas autoadministrável !
-
JOSE GUILHERME TOLEDO DE MORAES PADUA MELO
"imperialismo neocolonial" esse esta precisando estudar economia e geopolitica, parou no final da decada de 80
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.