Deirdre Nansen McCloskey > O plebiscito no Chile Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Daniel Alonso Barrera Pedraza

    "A Constituição existente já funcionava para alcançar a igualdade concreta de necessidades básicas, com as mais altas rendas reais do continente". No Chile, a Coreia do Norte do Neoliberalismo, a Constituição atual não pode sequer garantir o Livre Mercado, muito menos a igualdade no básico. Oligopólios operando em todos os níveis, desigualdade e extremo endividamento, até mesmo o mercado financeiro restrito só para os poucos de sempre.

    Responda
  2. ADOLFO VILLANUEVA

    Jornalistas, advogados, economistas e contadores tem um ponto em comum, opinam a soldo. ë só ver que paga

    Responda
  3. jose carlos toledo junior

    Deveria ser instrutivo para a colunista que o experimento de 50 anos de neoliberalismo no Chile resultou em uma sociedade que vive de vender talvez a única riqueza nacional (cobre bruto; mais de 50% da economia). O cobre é de todos os chilenos, mas o dinheiro vai para muito, muito poucos. O resultado é elevado PIB per capita e elevada desigualdade. Nunca desenvolveu indústria. O resto da economia é basicamente de serviços. Chile, um exemplo a não ser seguido.

    Responda
    1. Daniel Alonso Barrera Pedraza

      Concordo com o que disse, acrescentando que não só o cobre, mas também as águas marinhas e superficiais têm proprietários privados no Chile, cuja propriedade foi arbitrariamente concedida em uma ditadura que implementou à força o modelo econômico defendido pelo colunista.

  4. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Se vc planejar um objetivo, e trabalhar bem, talvez vc atinja, há boas chances. Agora, se seu objetivo eh acumular riqueza, o liberalismo já comprovou há séculos no mundo todo que o povo vai viver na pobreza e na miseria.

    Responda
  5. Roger Z Moire

    Enquanto isso esquerda caviar coloca a culpa do fracasso no Chile às "fake news", como sempre, e defenderão a censura às redes sociais pois somente com medidas autoritárias conseguirão implementar sua ditadura.

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Por bandas brasileiras , sempre, e agora mais ainda, ditaduras se originaram de outra ideologia que não as esquerdas. E foram apoiadas até por pobre da direita mortadela.

  6. josé SOARES

    Pluralidade de opinões na imprensa é saudável. Mas Deirdres e Beltrões ofendem a inteligência do leitor , com suas falácias e radicalismos.

    Responda
    1. PAULO ROBERTO SCHLICHTING

      Acompanho os comentadores. O pluralismo da Folha já foi digno do nome. O jornal perdeu muito do seu antigo prestígio. Mesmo discordando, os artigos do Delfim neste mesmo espaço eram leitura obrigatória, só pra citar o último "dono" de fato da coluna.

    2. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Sim, do leitor que merece esse título. Mas os leitores pobres da direita mortadela nem sabem do que se trata o verdadeiro liberalismo , que por si já não presta, imagine o liberalismo a brasileira.

  7. José Cardoso

    Nos debates econômicos no congresso (como no valor do auxílio emergencial) as despesas são aprovadas facilmente. Já as receitas...(vide prorrogações indefinidas de isenções como as da Dilma e da zona franca, e o engavetamento da taxação de dividendos). O mesmo se dá nos direitos garantidos pelas constituintes. Para cada novo direito de alguém há um dever para outro, o que em geral não fica claro.

    Responda
  8. Marcos Benassi

    Justa Lerda, a Tia Deirdre não cansa dessa história de "papai e mamãe", deve ser vício ou limite cognitivo de tia reaça. A desgraça da Venezuela não é fruto de uma "proposta de esquerda" mal ajambrada e desconectada da realidade, senão de uma ditadura, casualmente "de esquerda" corrupta até o caroço, militarizada ao extremo, impiedosa com seus cidadãos. E a "mais alta renda" chilena, com uma distribuição obscenamente ruim, fruto de projeto neo-direitista de décadas. Haja saco. E pagamos por isso

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      A presidente do PT decretou que a Venezuela é uma grandiosa democracia.

    2. Marcos Benassi

      O ponto, prezado Raphael, é que os comportamentos do venezuelano são indiferenciáveis das ditaduras de direita.

    3. Raphael Lopes Rios

      Casualmente? Qual país socialista q não é ou foi ditadura?

  9. Marcelo Magalhães

    A democracia liberal estadunidense bloqueia o país que resolve tomar o seu rumo, intervindo drasticamente em todo o seu comércio internacional. E bate no peito para se dizer partidário da liberdade. É muita cara de pau!

    Responda
    1. Raphael Lopes Rios

      O problema da esquerda é isso. Fracassam é sempre colocam a culpa nos outros, principalmente nos EUA. Amadores!!!!

  10. RODRIGO DORNELLES

    "Venezuela, que é o exemplo pelo qual a esquerda chilena se pauta"? Isso que dá escrever sobre o que não sabe. A senhora deveria se informar minimamente antes de escrever sobre os países latino-americanos.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.