Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Fernando Moreira Araujo

    A "sobrevivência" deve ser melhor apresentada, quiçá destrinchada. Quem ocupa a presidência é um produto da nossa sociedade que, por meio dos seus representantes reacionários (políticos! e donos dos meios de produção), sim, ele é um produto da sua classe, não está sozinho. A dita "sociedade democrática" fez vistas grossas durante 4 anos (i.e., não lutou pelo impeachment visando o retorno triunfal!), agora falam de voto útil sem se esforçar minimamente para apresentar o seu projeto de país.

    Responda
  2. eli moura

    O senso de urgência da saída se tornou mais importante do que quem vai vencer. Bolsonaro representa a intolerância, desigualdades, misogenia,homofobia,incompetência,inapetência,ódio as difrencas étnicas, privilégio ao alto funcionalismo e armas apontadas contra irmãos.

    Responda
  3. DAVIDSON PISMEL CONDE

    conrado tem clareza de raciocinio, dominio de conceitos, amplo vocabulario, poder de sinte se, enfatiza sem ser incendiario - fico a imagina-lo no stf publicizando uma decisao em ple nario entendivel pelo cidadao mais humilde desta terra devastada ...

    Responda
  4. Raymundo de Lima Lima

    Eu gostaria de ser o autor de um texto tão consistente, preciso, elegante e esclarecedor. Parabéns, Prof. Conrado.

    Responda
  5. Antônio Carlos de Paula

    Conrado, anota aí. Bolsonaro será derrotado em outubro, depois preso ou fugirá para a Hungria.

    Responda
  6. Rafael Faria

    Terá segundo turno... infelizmente.

    Responda
  7. Adailton Alves Barbosa

    - Bravo.

    Responda
  8. Paulo da Silva batista

    Voto no lula assim como votei em Haddad,nunca achei a escolha difícil!!!

    Responda
  9. Nilton Silva

    Não custa repetir: é tapar o nariz e votar no lula, assim com minúscula mesmo. Depois a gente enquadra a petezada radical.

    Responda
  10. Galvani Alves de Lacerda

    O Conrado Hübner é o colunista que melhor expressa a ameaça que o bolsonarismo representa para o país. A ideia de que esse é um segundo turno normal onde o melhor projeto para o país pode ser avaliado é falsa. O 2 turno de 2022 é a opção entre a democracia e a barbárie. E não precisamos de mais 30 dias para decidir sobre isso.

    Responda
  11. Flávio Vinícius de Campos

    Precisamos decretar a transparência por mil anos já no primeiro turno.

    Responda
  12. Amarildo Caetano

    Ou o povo expurga o Bozo ,ou o Bozo acaba com a democracia .

    Responda
  13. Marcos Benassi

    Conradão, me'rmão, juta texto de plotar em grande formato pendurar na parede, meu caro! Não tenho o que tirar nem pôr, pela absoluta precisão, necessária generalidade, genuína força. A antítese perfeita daquilo que colega de folha Becky escreveu hoje: é o discurso com substância, com cabeça tronco e membros, que exprime a necessária urgência: bípedes, se querem preservar o bipedalismo nacional, simplesmente vamos extirpar o câncer no primeiro turno. Fim de papo, sem tergiversação, sem dar mole.

    Responda
    1. Helio Cardoso

      Issaí, Beni, primeiro extirpa-se o tumor, depois vem o tratamento. Veja, o pequí insiste em atacar os jornalistas, mas esquece que os bolsonaristas da família deles, indignados, mudam de lado, aí o estrupício perde votos... então acusa o sistema de fraudes.

  14. José Bernardo

    Excelente, professor! É o evidente, mas fundamentado em argumentos irretocáveis e irretorquíveis.

    Responda
  15. MARIA ALVES

    Lula, já

    Responda
  16. jose carlos toledo junior

    Eu poderei fazer o voto útil. Possivelmente, faça. Mas, o problema é que governo Lula será outro governo sem mudanças estruturais progressistas. Repetição dos mandatos petistas; um neoliberalismo com alguma assistência social insuficiente e insustentável. Os tempos e os desafios são outros. Se não vier crescimento, a indignação nos joga de volta na tragédia do bolsonarismo. É preciso que os progressistas de fato tenham voto agora para continuar a luta no futuro.

    Responda
    1. DAVIDSON PISMEL CONDE

      nao ignore nem desdenhe q bem no meio d congresso tem pl, pp, progressistas, de mo cratas, pros, uniaobrasil, psl, novo(?), republicanos, avante (esqueci algum?) bando mili ciano d deixar a maffia com inveja e q com a certa reeleiçao d jagunço deLira o buraco sem fundo corruptor vai estar á espreita exigindo seu enorme quinhao d orçamento fa melico custe o q nos custar a nao ser q desaparelhados tcu pgr tse agu pf prf stj stf e demais façam a faxina mas dentro das quatro linhas da lei

    2. Marcos Benassi

      É isso, Zé Carlos, não é pra ter ilusões: muito pelo contrário, é para preservar o espaço de luta, garantir o terreno básico. Será necessário uma cuidadosa vigilância cidadã, de modo que não se caia em esparrelas como as de administrações petistas anteriores. Sanguessugas já conhecidas terão que enfrentar o acompanhamento popular; o PP, o PL e quejandos têm que saber que não poderão aviltar a administração pública (e o cofre da viúva) como já fizeram. A eleição é só o começo.

    3. LUCY KELLY PEREIRA

      Eu entendo o que você quer dizer, não sou petista e vou votar em Lula. Na situação em que estamos é isso ou ditadura, não é força de expressão é a realidade que já está se apresentando, como diz o colunista: ontem, hoje e amanhã. Não haverá luta no futuro, porque o futuro será de caos e sofrimento. Nesta eleição a nossa única e possível escolha é a democracia.

  17. João Carmo Vendramim

    Também vejo assim essa eleição: Barbárie versus Civilização. Ciro e Tabet olham para uma floresta e enxergam apenas madeira para se queimar. Os escrotos devem retornar ao esgoto e fechar com a tampa da democracia.

    Responda
  18. MARIA ALVES

    Lula, já

    Responda
  19. Décio Ceballos

    Ciro trabalha para levar Bolsonaro ao segundo turno. E neutro no segundo. Querem mais? Voto em Ciro é útil para o Bolsonaro, se esse eleitor não votar no segundo como parece que o Ciro sugere. Ciro e Tebet vão perder com o aumento da rejeição que terão no futuro, na disputa de pontinhos para o terceiro e quarto lugares.

    Responda
    1. Décio Ceballos

      Acho que já comentei isto, MB. Mas o Ciro vai inclusive na contramão do que sugere a eleição de 2 turnos. O segundo turno seria previsto para alianças políticas e programáticas. Para programas mais abrangentes e melhoria da governabilidade. Ciro fica no voto ranço no primeiro turno e muro no segundo. Nada mais inútil, sobra apenas o papel de cabo do Bolsonaro. Lamento escrever estas coisas, mas acho fundamental que o eleitor do Ciro entenda que vota no Coiso simplesmente.

    2. Marcos Benassi

      Décio, meu caro, será uma grande oportunidade para avaliar quem tem ou não condição de perseguir grandes ambições políticas: se esses dois agirem de modo e irresponsável e/ou covarde, já eram. Não que isso seja automático, mas devem ser alvo de nossa ojeriza ativa, perdendo espaço pra gente mais decente.

  20. jose eduardo serrao

    Parabéns. Tudo se resume numa frase: neagcionostas do risco democrático.

    Responda
  21. Jorge Rodrigues

    Voto de sobrevivência é não votar no corrupto Lula nem no mentecapto Bolsonaro. Os dois têm muito em comum e são altamente nocivos para a sociedade. Contudo, os articulistas da Folha só conseguem enxergar defeitos no Bolsonaro. A turba chegou ao extremo de "esquecer" o Mensalão e Petrolão (gradiosos esquemas de corrupção implantados pelo governo Lula).

    Responda
    1. ANTONIO CZAS

      Não existindo a menor possibilidade de Ciro ou Simone alcançarem o segundo turno, resta saber que o mesmo se dará entre o ex e o atual presidente. Desta forma caso o senhor venha a se abster, anule o voto ou vote em branco estará dizendo que entre os dois qualquer um pode governar o país. Caso não enxergue nenhuma diferença entre ambos faça isso, caso enxergue alguma sugiro que vote naquele que considerar minimamente superior em algum critério, quiçá possa ser algum apreço pelo ser humano.

    2. Marcos Benassi

      Ah, tá. E aqui embaixo tá o coleguinha Nelson, que ainda não li, mas imagino que tenha identidade com esse seu "neutrão". Vai nessa, quem sabe a gente se encontra na cadeia de Milico daqui a alguns anos, levando porrada...

  22. Nelson Vidal Gomes

    O que os pretensos superiores morais ainda não se deram conta é que a alternativa que nos oferecem a Bolsonaro é Lula. A esperança é que um dia acordem. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda
    1. ANTONIO CZAS

      Essa é alternativa que afigura, dado que o tempo até o primeiro turno não é suficiente para reverter o fato que e os dois devam estar no segundo turno das eleições ou do líder nas pesquisas alcançar a vitória agora, exceto se um motivo de força maior alijar um deles do cenário. A realidade está posta e o pensamento imaginário não deve alterar esse quadro. Enxergar alguma diferença mínima que melhor te aproveite fará bem. Talvez a empatia ou a falta dela com o ser humano possa ajudar. Namasté

    2. Marcos Benassi

      Conte com o fato, caro Nelson, de que do lado de cá, também nutrimos uma expectativa de iluminação alheia.

  23. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Só Ciro e os ciristas parecem não entender do que se trata. Fingem que existe alguma possibilidade de reverter a sua desvantagem mesmo sabendo que os eleitores já escolheram quem deverá destituir o genocida. Essa é uma escolha já decidida pela sociedade. Ao fingir ignora-la Ciro revela que ligou o modo ressentido e se apequena politicamente. Não terá capital político para sustentar suas teses perante o novo governo. Só lhe restará Paris.

    Responda
  24. Katia Janine Alves Santana

    Meu voto valerá por 700 mil!!!

    Responda
  25. Jose Roberto X de Oliveira

    É bom os indecisos tomarem uma decisão. Eu preciso ver o Estado voltar a funcionar em coisas essenciais: Recuperar o prestígio do Ibge, Ibama, Icmbio, Inpe e do Mec etc. Voltar a ter paz, a ter indústrias sustentáveis e não bajular um setor primário mal pagador de impostos e que beneficia um minoria da população. Quero Previdência Social e Educação, Ciência e Tecnologia. Kd o Ministério do Planejamento? Tirar esses falsos conservadores do Governo e do Congresso pra voltar a normalidade.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Se me permitir um ajuste, agradeço, Zé Roberto: não somente os "indecisos", precisamos dos "decididos". Aqueles de perspectiva política consolidada, afinados com os planos largamente expostos pelo Ciro, devem buscar preservar a possibilidade de seu candidato de coração vir a chegar ao poder. Mais um reinado do Bozo, acaba com essa chance. Decididos, ouçam o apelo do professor Conrado Hübner.

  26. Marco A Moreira

    Existe uma pressão, por parte de certos colunistas , para permitir uma vitória Lulista no primeiro turno. O candidato Ciro tem sido endemoninhado por manter candidatura própria e não ceder aos caprichos do messias petista. O que parece pragmatismo democrático é outra forma de autoritarismo.

    Responda
    1. ANTONIO CZAS

      Ciro é um excepcional candidato, de fato. Mas não há a menor chance, dado o tempo que decorre até a eleição dele estar no segundo turno, salvo se um dos dois candidatos for alijado da disputa por um motivo de força maior. Assim o articulista enxerga que o tempo mais largo até o segundo turno joga a favor do mandatário atual em face do que ainda pode fazer para distorcer a disputa. Já o fez com duas Pecs ilegais. E ainda pode aumentar a dose com possíveis intimidações de eleitores.

    2. Marco A Moreira

      Sr.Marcos o referido colunista escreveu vários artigos sobre a corrupção bolsonarista - corretíssimo. Mas em nenhum momento expôs claramente os desvios lulistas. Agora vem propor votar em um candidato subótimo, escolhas não ideais (aspas); nem uma observação sobre mensalão e petrolão. Compara Tebet e Ciro a personalidades polêmicas da vida pública - mais uma indução, sem comentar sobre corrupção lulitsa. Me desculpa , mas esta sendo autoritário, no sentido de impor sua opinião de forma parcial

    3. Marcos Benassi

      Não confunda, caro xará no singular, pressão política com autoritarismo. Pressão é absolutamente legítimo, é parte da luta política; autoritarismo, é aquilo que a Bozonéscia pratica, e que se tornará a regra de ouro caso o quadrúpede permaneça no poder.

    4. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Poncio Pilatos parece ser a sua inspiração. Ciro e os ciristas parecem ignorar que os eleitores já escolheram quem deverá representá-los para destituir o genocida. Ciro sabe disso mas parece ter ligado o modo ressentido e assim se apequena politicamente desgastando seu capital político para cobrar do futuro governo a efetivação dos seus compromissos.

    5. Jose Roberto X de Oliveira

      Negativo. Apenas bom senso.

  27. Joselma ramos mouta

    Perfeito. Precisamos passar logo esse vale da morte e ascender.

    Responda
  28. Felipe Macedo

    Por isso sou Ciro no 1° turno e nada me fará mudar de ideia. Bolsonaro precisa ficar fora do 2° turno, assim já não haverá qualquer chance de alegações de fraude. Agora se ele perder pra Lula no primeiro turno...

    Responda
    1. Luiz Gomes

      Sera q vc nao enxerga q em poucas nao ha a menor chance de Ciro e Tebet irem para o segundo turno? A menor? Lula eh o prato q temos pra hoje pra nos livrarmos deste fascismo e desta imcompetencia!

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Acredita mesmo nisso? Que viagem! Não há hipótese provável de que isso aconteça. Os eleitores já deixaram claro qual foi a sua escolha para derrotar o genocida. Ciro sabe disso mas ligou o modo ressentido apequenando-se politicamente e desgastando seu capital político para cobrar do futuro governo a efetivação dos compromissos que a sociedade lhe exige.

  29. Joselma ramos mouta

    Perfeito. Precisamos passar logo esse vale da morte e ascender.

    Responda
  30. maria Cristina medeiros

    Ótimo texto!! Fico na esperança de encerrar esse ciclo de violência no primeiro turno.

    Responda
  31. maria Cristina medeiros

    Ótimo texto!! Fico na esperança de encerrar esse ciclo de violência no primeiro turno.

    Responda
  32. Helio Cardoso

    Mas, doutor, todas as pesquisas, com boa margem, creditam a Lula o segundo turno!

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Mas o Bozo tem o controle da máquina pública e terá um mês para colocá-la a seu serviço e obter os votos que lhe faltam hoje. Num segundo turno só há dois candidatos e cada ponto retirado do adversário é somado ao seu, ou seja, uma hipotética diferença de 10 pontos pode desaparecer tirando apenas 5 do concorrente.

  33. LEILA DE MORAIS

    Excelente artigo. Claro, direto, completo. OOOO

    Responda
  34. EDMUNDO JOSE SANTIAGO

    Parece-me que o nosso Ciro está com alguns parafusos da cabeça com a rosca espanada

    Responda
    1. Marcos Benassi

      "parece"? Edmundo, não é de hoje que alguns estão fora do lugar. Isso não o impede de participar do jogo político, evidente, mas não vê-lo ou negá-lo é um pouco demais...

  35. Lourival Araújo goncalves

    O que impressiona é que se insiste na condição simplista de que os demais candidatos devam abandonar as suas candidaturas, sem considerar que, sendo uma eleição múltipla, os demais, candidatos a governadores, senadores e deputados devam ser esquecidos, que os múltiplos palanques possam ser desmontados. A essas alturas, por favor, nenhum candidato majoritário tem sequer autoridade para desistir.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Óbvio que tem e pode agigantar-se politicamente com uma decisão dessas.

  36. Lourival Araújo goncalves

    O que impressiona é que se insiste na condição simplista de que os demais candidatos devam abandonar as suas candidaturas, sem considerar que, sendo uma eleição múltipla, os demais, candidatos a governadores, senadores e deputados devam ser esquecidos, que os múltiplos palanques possam ser desmontados. A essas alturas, por favor, nenhum candidato majoritário tem sequer autoridade para desistir.

    Responda
  37. EDMUNDO JOSE SANTIAGO

    Vou dar um voto crítico a Lula

    Responda
  38. EDMUNDO JOSE SANTIAGO

    Nenhum dos dois candidatos da vanguarda seria bom para o Brasil: Lula, pelo seu desgaste, pragmatismo inerente a todo político, faça-se justiça. Bolsonaro, dispensa comentários. Então, nessas circunstância, fico com o menos ruim. Vou dar um voto útil, na tentativa de ver o apologista de torturadores, fora do Palácio do Planalto. Por falar em pragmatismo, para que ministério de empreendimentos agrícolas ou coisa que o valha? para se sobrepor ao ministério da agricultura; para dar emprego?

    Responda
  39. Juarez neri ramos de Oliveira

    Eu quero acordar no dia 3 de outubro respirando outra atmosfera.

    Responda
  40. Juarez neri ramos de Oliveira

    Vamos todo mundo em Lula, pras cobras voltarem pra debaixo das pedras.

    Responda
  41. Leonilda Pereira Simoes

    O pior é: "imagina explicar isso para o Ciro", que ele não vai conseguir virar o jogo em duas semanas nem em quatro. É puxado. Para quem domina os números de inflação, fala de gestão pública, dívida interna, a diferença enorme de votos entre os 7% dele contra 34% de Nero e 45% de Lula parece inalcançável para ele. Entender que apoiar Lula nos tira do buraco no 1º turno e o deixa como alguém nobre, que se preocupa com o país e a democracia, é difícil demais para ele. E ele é preparado, vejam só.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      O Ciro é obviamente inteligente o suficiente para entender do que se trata essa eleição e que os eleitores já decidiram quem será o seu representante para destituir o genocida mas parece ter ligado o modo ressentido, o que o apequena politicamente.

    2. EDMUNDO JOSE SANTIAGO

      Lúcio Domício Aenobarbo, vulgarmente conhecido como Nero

    3. EDMUNDO JOSE SANTIAGO

      Taí, gostei do Nero

  42. Marcelo Luiz de Lima

    Mandei esse texto para meus amigos ciristas,professor. Eles são menos teimosos que o Ciro.

    Responda
  43. WAGNER LESSA NERI DE SANTANA

    Vamos nessa, gente. É isso mesmo, LULA!

    Responda
  44. WAGNER LESSA NERI DE SANTANA

    Vamos nessa, gente. É isso mesmo, LULA!

    Responda
  45. Luiz Roberto Rocha Teixeira

    Ciristas, , votem no Lula.

    Responda
  46. Vilarino Escobar da Costa

    Pela sobrevivência da democracia precisamos concentrar nossos votos em Lula , garantindo a vitória no primeiro turno ! A Esquerda e a Direita , comprometidas com a democracia e o Estado de Direito, precisam avaliar qual caminho garantirá a derrota de bolsonaro , sem deixar margem para riscos ! Precisamos ser pragmáticos !

    Responda
  47. Paulo Emmerich

    Conrado ... Só não há lógica achar que o incapaz não vai fazer o mesmo que você supõe havendo segundo turno após derrota no primeiro turno.

    Responda
  48. ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER

    Conrado, nada obstante seu elegante discurso, caíste no meu conceito. Que decepção!

    Responda
  49. Dorgival Pedroso

    Sou 3a via, mas sei da fragilidade. Meu voto será útil. Será um prazer despachar esse im pres tá vel Presidente para o espaço!!

    Responda
  50. Ronaldo Pereira

    O que eu vejo caso tenhamos um segundo turno é o caos, o capitão não tem condições de ultrapassar o adversário, mas não vai aceitar a derrota; certamente que esses 28 dias vão se tornar palco de batalhas de fake news, de violência e mortes além de coisas inimagináveis que podem vir dessa gente. Quem tem um mínimo de discernimento vota em Lula de primeira!!!

    Responda