Tec > Inteligência artificial cria imagem, ganha prêmio e revolta artistas Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Muito frágil o argumento de plágio. Tudo que o próprio ser humano cria, afinal, não é algo que fez parte de uma experiência sensorial anterior da mesma forma? Alguém que nunca viu uma árvore, nem ouviu falar de uma, poderia desenhar uma árvore? Existe artista que nunca viu uma obra de arte? O mesmo com a IA. Além do mais, essa revolta dos artistas, que vemos neste artigo, se aplica ou se aplicará a quase qualquer profissão. Cabe nos adaptarmos.
Todo avanço técnico nos marcos do capitalismo não visa o bem humano per si. Visa o lucro dos proprietários dos meios de produção. Nisso reside uma das grandes contradições do modo de produção hegemônico no mundo atual e do nosso modo de vida, pois o valor médio que se aceita pagar pela mercadoria diminui e são deslocados os artistas humanos que muitas vezes se veem sem sua sustentação.
Isso nos faz pensar que o universo tal como o conhecemos, constituÃdo de partÃculas subatômicas, comparáveis aos pixels que geram uma imagem, pode ser nada mais nada menos que uma simulação, como já sugerido por vários cientistas. Restaria saber o que ou quem estaria por trás dessa simulação
As crÃticas ao midjourney são só mais um tipo de ludismo. Mas não se preocupem, no futuro, talvez as máquinas comprem nossas pinturas e digam "olha que bunitinho o que esse primata fez! Vou comprar para ajudar."
Assim como o computador não acabou com os livros como foi questionado na época, assim também a obra feita através da Inteligência Artificial não acabará com a obra nos outros suportes como de papel, cavalete, powerpoint ou barro.... São expressões feitas por humanos através das diversas mÃdias e materiais. A criação da obra é q conta e não o seu meio de fabricação.
no caso, o que là não diminui o fator humano. o cara usou o gerador de imagens prá criar um punhado de imagens, e selecionou uma que ficou boa. ele reconheceu nos rabiscos do computador alguma coisa que pudesse ser reconhecida por outros humanos do seu tempo como arte.
A imprensa, a máquina fotográfica, o computador/impressora, as gravações musicais - por seus diversos meios, assim como tantas outras invenções sempre vieram para difundir o acesso de toda a humanidade a criação desta, e, os desenvolvimentos tecnológicos sempre resultam no aprimoramento das mesmas, não as extinguindo, mas sim universalizando o conhecimento e o acesso a todas elas.
Qualquer maquina precisa de programação. Esta foi programada no Colorado. Reproduz o que se programou a partir das pinceladas já conhecidas. Não criou nada.
Matéria bastante interessante, pois estamos novamente num momento de transição onde as ferramentas mudam os nossos conceitos. Mais uma vez, é o sistema produtivo subjetivando nossos conceitos e colocando novas maneiras de nos vender algo que não considerávamos importante até se tornar majoritário.
estamos mortos. talvez já estivéssemos.
we are dead. talvez já estivéssemos.
Estou aguardando algum ser brasileiro, de QI elevadÃssimo, para dizer que é "uma obra de deus". VIVA A CIÊNCIA. VIVA O ATEÃSMO !!! Parabéns aos criadores do software e ao idealizador da obra.
Mas já temos um sujeito que afirma ser o Messias,já o QI,santa ignorância....!
De fato! A obra impressiona.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Tec > Inteligência artificial cria imagem, ganha prêmio e revolta artistas Voltar
Comente este texto