Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Luís Cardoso

    Os colunistas do neo-liberalismo colocam seu conhecimento a serviço de quem os financia. É impossível escrever que a questão das armas unifique extremistas de direita como Bolsonaro com a esquerda socialista. A extrema direita defende as armas para que os ricos, poderosos e os neofa. Cis. Tas hegemonizem a sociedade para manter seus privilégios. A esquerda socialista busca medidas de auto-defesa, para defender-se de ataques dos poderosos que sequestram os direitos elementares da população.

    Responda
    1. Luís Cardoso

      É impossível esperar que uma ameba faça sinapses. Mas insisto que vc faz mais uma confusão que tem origem na sua concepção reacionária de mundo: é com relação a classificar Bolsonaro como de direita. Ele não só é de extrema-direita como ensaia atitudes facistizantes. Já que vc desconhece a obra de Marx, comece a ler Mein Kampf que vai lhe ensinar sobre a conduta do bolsonarismo e tbém porque vc irá se identificar mais. Ou volte para as receitas de bolo!

    2. Nasemar Hipólito

      Vc mente ao dizer que minha réplica desviou-se do assunto: escrevi que partidos de extrema esquerda ainda acreditam em revolução armada (leia lá), o que pressupõe que o povo esteja armado pra fazer a revolução. E isso, como bem argumentam os articulistas, é ponto comum entre extremas esquerda (PCO, PSTU) e direita (bolsonarismo).

    3. Luís Cardoso

      #nasemar II: e mais, sua réplica desviou totalmente da questão das armas, que é objeto do artigo e do meu comentário. Se não tem argumentos, vá tratar de receita de bolo.

    4. Luís Cardoso

      #nasemar: seu comentário é apenas um compilado de confusão, tiradas da wikipédia: 1)não neguei extrema esquerda. Vc é que concluiu não sei de onde; 2) na Venezuela nunca existiu revolução, pois o capitalismo reina até hoje por lá. 3)e a esquerda liberal e servil ao capitalismo que vc cita e deve ser seguidor, vem sendo derrotada sucessivamente desde a ascensão de Stálin na década de 1930.

    5. Nasemar Hipólito

      Vc está mal informado. "Esquerda socialista" é extrema esquerda, sim, e defende uma solução radical de revolução armada, eliminação da "burguesia" e instauração da "ditadura do proletariado", exatamente como aconteceu na Rússia, Cuba, Vietnan, Camboja, Angola, China, Venezuela (ainda em processo), etc. Não dá pra ser comunista/socialista sem ser radical, o que obviamente é diferente de toda esquerda democrática, civilizada, moderna...

  2. noel neves

    Por trás da liberação de armas existem interesses obscuros de um aloprado.

    Responda
  3. Miguel Ruiz

    Comparar os escritos de Marx com o que pregam os extremistas de esquerda, equivale a comparar o exemplo de Jesus Cristo com o que pregam os extremistas de direita. Ambos, Marx e Cristo, pregavam a união e a defesa da vida.

    Responda
    1. Nasemar Hipólito

      O que você diz é totalmente errado! Cristo não tem nada a ver com Marx. Este defendia a superação do capitalismo pela luta de classes, pela revolução socialista, eliminação da burguesia e instauração da "ditadura do proletariado". Uma solução absolutamente radical, violenta e intolerante com a classe "inimiga". Nada a ver com a filosofia do "ofereça a outra face...".

    2. Luís Cardoso

      Diante do que você escreveu comprova-se que jamais deve ter passado os olhos sobre a capa do Manifesto Comunista ou qualquer outra obra de Marx, Engels e outras marxistas acerca do assunto. Os colunistas escreveram bo. Bagens gigantescas e você complementou com uma outra ainda maior.

  4. Wellington Moreira

    As semelhança dos dois extremos vão só até a defesa do porte/posse de armas. No mais, não há nenhuma aproximação. A extrema esquerda acredita no uso da força para levar a classe trabalhadira ao poder e se livrar da subjugação da classe dominante que detém os meios de produção e explora o trabalho do povo, para enriquecer cada vez mais. A extrema direita está mais para o fascismo, de modo que as armas seriam mais meio de massacrar qualquer outra força que ameace o pequeno grupo detentor do poder.

    Responda
  5. MARIO VAZQUEZ AMAYA

    Momento interessante para trazer à lembrança uma modalidade se extremismo comunista que simplesmente não está atuando além da retórica. Esse papo do PCO de responder ao bolsonarismo é bem oportunista e sua única consequência prática é servir para combustível para vieses como os destes articulistas.

    Responda
  6. Marcelo Moraes Victor

    Extrema esquerda e direita são a mesma coisa, ao avesso: intolerância, ditadura, fanatismo

    Responda
    1. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

      A quem você pensa que engana ? Tenha a decência de fundamentar seus comentários!

  7. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    Enfiar a esquerda no mesmo saco junto com o fascismo só é possível quando a "ciência política" decola do mundo real para servir de suporte á ordem vigente, os articulistas escondem a essência do debate, não pode haver democracia política sem democracia econômica, os meios para se chegar a essa são múltiplos e pautados pela luta de classes, não reconhecer isso, vai da ignorância á falta de seriedade intelectual!

    Responda
    1. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

      Quem está falando em revolução é você, caro Nosemar, eu, só fiz um comentário usando a razão com argumentos, tão consistentes que os críticos sequer tentaram refutar, todos só sabem dizer baboseiras, são enganadores, não sabem argumentar e disparam os bordões da extrema direita, desmoralizada desde o golpe militar e agora trilhando templos de pastores espertos, enganadores do povo pobre!

    2. Nasemar Hipólito

      Viva a revolução, Celso! Aliás, quantos vc já matou hoje em prol da sua "democracia econômica"? Perdão, mas não dá pra resistir: vai pra Cuba, Coreia do Norte ou Venezuela! E vai logo, pois estão acabando...

    3. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

      O caríssimo está na segunda opção!

    4. Marcelo Moraes Victor

      Tu és prova do acerto do texto, camarada. Vai beijar a boca do Bozó, vai

  8. DANNIELLE MIRANDA MACIEL

    Eu não sei como é em relação às armas, mas há outras convergências, especialmente, o gosto por déspotas e a descrença na democracia. Artigo muito bom. Hoje a FSP está de parabéns pelas discussões políticas de alto nível.

    Responda
  9. Robson Simões

    Nunca vi apologia a armas desses dois partidos citados pelos autores. Me pareceu, o texto, mais uma tentativa para não deixar o Bozo isolado nessa insanidade armamentista . Bobagem.

    Responda
    1. Nasemar Hipólito

      E vc acha que a "revolução do proletariado" que eles ainda pregam se faz com o que, flores?

  10. Décio Guatambu

    O Bolsonarismo, o Leviatã, no caso, não estaria citado como no Tanakh, mas sim, no livro dos Panakhs !

    Responda