Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Vito Algirdas Sukys

    Alguns defendem a ciência dizendo que ela revelou verdades sobre o mundo natural e que essas verdades substituíram preconceitos e superstições. Outros atacam a ciência por estar vinculada a valores morais, políticos e religiosos. A evidência e a razão tem papel dominante. A ciência criou uma multidão de modelos que apontam para o aquecimento global. Valores e objetividade podem coexistir, mas a epistemologia deve ganhar. É ela que deve mandar na ciência.

    Responda
  2. Carlos Maurício

    Nunca foi da ciência, é apenas um vendedor de travesseiros que passeou no espaço às custas do Governo Brasileiro.

    Responda
  3. José Francisco Amaral

    Fiquei sabendo que para o astronauta Marcos Pontes ir ao espaço, ele ou alguém por ele, pagou cerca de 10 milhões de reais para a NASA. Dizem - não sei se é verdade, portanto, o assunto merece pesquisa - que quem participou da "vaquinha" foi o Lula. Será verdade ? Se sim, acho que o astronauta está pagando promessa ao santo errado. Vamos ver.

    Responda
  4. Manuel Ferreira

    Sua atuação no MCTI foi um deserviço à ciência brasileira. Talvez, as propagandas de travesseiros sejam o seu melhor momento profissional.

    Responda
  5. Carlos Simaozinho

    Esse sonso deve ter dormido a viagem inteira...Quando acordou, já estava em terra firme.

    Responda
  6. Carlos Simaozinho

    Muito bem lembrado. Que a dupla alienígena & astronauta seja execrada pelas urnas. Tudo o que não precisamos é de gente alinhada com o Bozo...

    Responda
  7. DENISE BERRIEL JOAQUIM TAVEIRA

    Sou bauruense e não me orgulho deste conterrâneo astronauta lunático. Um grande desserviço para a ciência brasileira. As urnas hão de enviá-lo novamente para o espaço...e q, desta vez, leve muitos dos seus na mala.

    Responda
  8. JOSE CARLOS ANGELO CINTRA

    Astronauta, ele? Gafe do Reinaldo.

    Responda
  9. Julio ottoboni

    A capivara internacional evolui para um mamute, meu caro Reinaldo...

    Responda
  10. João Teixeira de Lima

    Caro Márcio. Realmente uma grande descoberta que ele fez (terra quadrada). Mas dizem também que ele não descobriu mais nada porque dormiu o tempo todo, com as calças borradas.

    Responda
  11. marcos barbosa

    Esquenta não ,esse encosto não vai ganhar ,mais um que se Deus quiser vamos nos livrar

    Responda
  12. gerson tavernari

    a história vai passar e esses seres sumirão pela insignificância

    Responda
  13. José Cardoso

    Realmente ele deveria ter saído como o Moro, quando um limite ético foi claramente ultrapassado. No caso dele, a demissão do diretor do Inpe.

    Responda
  14. flavio cavaleiro

    A Aeronáutica, que patrocinou a carona espacial, levou um pé assim que a cápsula aterrou no Casaquistão.

    Responda
  15. Daisia Soares Dutra

    Esse vendedor de travesseiros bauruense é a mais nítida expressão do que é na realidade as nossas FA, ou seja um bando de p@rasitas verde oliva que usam suas patentes para simplesmente enriquecerem às custas de nossos impostos. Daí o desespero deles de o mico perder as eleições e algumas de suas mamatas serem cortadas. Se dependesse deles, todos nós votaríamos no papel dentro dos quartéis com um f u siu apo ntado para nossas nucas.

    Responda
  16. Márcio Scrignoli

    Só falam das coisas ruins e da grande descoberta que ele fez no espaço ninguém fala, descobriu que a terra é quadrada.

    Responda
  17. Luiz Carlos Mendes

    Folha de São Paulo, como devo proceder para que meus comentários deixem de ser sempre censurados? Pagar algum por fora? :-)

    Responda
    1. Daisia Soares Dutra

      Prezado Luiz, isso já aconteceu comigo também. Todos os meus comentários eram censurados ou excluídos. Tive que cancelar minha assinatura, pois não achei solução. Os "robôs" da FSP "selecionam" alguns assinantes e impedem sua livre expressão...

  18. Luiz Carlos Mendes

    Parece que o moderador enlouqueceu. Todos os meus comentários estão sendo "moderados". Mesmo os mais "bonzinhos". Acho que não renovarei a assinatura. Se não tenho o direito de opinar, não me interessa ler a Folha.

    Responda
  19. Luiz Carlos Mendes

    Esse entrou na FAB para pilotar aviões e administrar unidades da Força Aérea quando mais experiente. Ao invés disso, passou anos nos EUA, ganhando em dólares muito mais do que receberia aqui. Algum outro teve de pilotar aviões no lugar dele, gastamos milhões de dólares para ele dar um passeio turístico em volta da Terra, voltou cheio de lembrancinhas para vender aos otários, pediu reserva, passou os últimos anos puxando saco e fingindo patriotismo. Tá na hora dele voltar ao nada que sempre foi.

    Responda
  20. Vitoria Machado

    Milico da Aeronáutica, mamador do erário público e sem serventia. Parece papagaio de pirata do bozo.

    Responda
  21. JOSE ADELINO SCHIFINO

    Esse senhor deveria é devolver o dinheiro que o Brasil investiu nele o mandando para aquela missão espacial com o intuito de conseguir inovações tecnologias para o país. Assim que voltou pediu reforma e foi trabalhar na iniciativa privada e deu uma banana para o Brasil. Foi vender produtos entre os quais os travesseiros mencionados no texto.

    Responda
    1. Arnaldo Simal

      Exatamente José. E o custo foi astronômico (literalmente): 10 milhões de dólares por uma viagem turística de 10 dias. Pior, ignorou-se que a presença de "turista espacial" estrangeiro era apenas parte da política de relações públicas da NASA e não há relação alguma com aquisição de conhecimento técnico-científico que pudesse beneficiar o país. Nunca entendi essa decisão do Lula, que no caso foi quem autorizou.

  22. Luis Gomes

    Nada mais, nada menos, texto perfeito.

    Responda
  23. Jose Silva

    esse "astronauta", na verdade um turista espacial às custas do erário, é só mais um oportunista querendo se locupletar nas jugulares da viúva

    Responda
  24. Claudio Luiz da Cunha

    Astronauta dos travesseiros da Havan

    Responda
  25. angelim pilati

    Este não é aquele q mamou nas tetas da Aeronáutica e virou astronauta custeada pelo governo (na época LULA) e bancada por LULA na ida ao espaço) ,na volta do espaço arranjou um desses empresários espertalhão e pagou os valores do estudo (míseros $) e deu um pé na bu n da de quem o financiou. Este é o pá lha co vestido de verde amarelo como idos pa lha co é-te giverno

    Responda
  26. Marcos Benassi

    Caríssimo Reinaldo, compadre de ciências, cê foi delicado, muito delicado... "Capivara", além do simpático mamífero, é a ficha corrida de delegacia, ficha criminal. Coisa que nosso astrolábio - não o instrumento, mas um astronauta bom de lábia - tem de sobra. Você pontuou duas coisas que ele fez, eu, aponto apenas uma, que não fez: durante toda a pandemia, deixou de defender aquilo que era evidente, simples, barato e eficaz. Lambeu o saco bozolino três cruciais anos. Só por isso, já merece cana.

    Responda
  27. Celso Garcia

    Se não há como medir improdutividade, é só usar como parâmetro a gestão dele frente â pasta! São Paulo agradece por taanntaa vontade em ajudar a nos recuperarmos de estrago que ele, a mando de seu chefe, provocaram ao estado! VAZA!!

    Responda
  28. Luiz Roberto Rocha Teixeira

    Este governo é uma tragicomédia. Ministros no mínimo ridículos.

    Responda
  29. Ricardo Candido de Araujo

    Só vota no caixeiro-viajante de travesseiros quem não tem nenhuma vergonha na cara, pois ele não passa de um farsante.

    Responda
    1. Carlos Pouças

      Ministros do bozó, defendem o bozó ou seriam exonerados pelo bozó. Tudo em nome das ideias do bozó, por isso caíram no anonimato, este e tantos outros. Este aí, um ser sem voz, o Camargo "preto de alma branca", etc.

    2. Luiz Roberto Rocha Teixeira

      Até o travesseiro era uma porcaria.