Mariliz Pereira Jorge > Hora de virar voto é agora Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Ai Mariliz...que brochante. Você é melhor que isso. Força!
Sobre Vera Magalhães, leiam as ótimas colunas de Milly Lacombe no Uol e Luis Nassif no Ggn.
Mariliz tem nos últimos tempos , colunas dignas dos maiores elogios mas esta me deixa perplexo e totalmente contrário ao que ela diz. Numa de suas últimas colunas , falou do quão importante é tirar o inominável do poder mas agora faz crÃticas infundadas a Lula e ao PT demonstrando assim um ranço que já deveria ter ficado lá atras. A hora é sim de juntar forças , mesmo que de ideais diferentes , devolver o paÃs aos brasileiros e depois entrar no bom combate de ideias , sem radicalismo ou ódio.
E pq o PT não apoiou Ciro na última eleição (único que venceria bolsonaro) ? Mariliz está certa.
Primeiro que as crÃticas não são ao Lula, mas ao petista que não perde a oportunidade de desencavar coisas para jogar na cara dos outros. Segundo que, seja a quem for dirigida a crÃtica, se o preço da coerência for omitir-se ou calar quando a crÃtica for pertinente, tá danado. Melhor não ser jornalista.
Esse seu antipetismo Mariliz, ajuda pouco neste momento em que o pais joga um partido derradeiro a favor da democracia. As pessoas que tem como principio a ética em seu real sentido, sendo petistas ou não tem direito de interpretar atitudes, passa-las a limpo, desculpar erros cometidos ou não e expressar-se livremente. Eu sei que existe uma esquerda que tem dificuldade para as contradições, mas não são só os petistas que atuam dessa forma.
Ou seja, se o petismo está a favor da democracia, nenhuma crÃtica se lhe há de fazer. Isso?
Segundo a colunista O Petista não se interessa pelo resultado das eleições, só quer lavar roupa suja, enxovalhar a reputação de jornalistas etc. Ainda bem que Lula e Dilma, duas vezes cada na presidência; Haddad, Erundina e Marta, ex-prefeitos de Sampa, e tantos governadores, prefeitos e parlamentares do PT, se elegeram sozinhos, sem auxÃlio dÂ’O Petista, esse ser desprezÃvel q só pensa em satisfazer seu rancor mesquinho. Tipo de sentimento q a colunista não nutre contra O Petista, evidentemente.
Conversa fiada,reconhece que era feliz e não sabia!!!!
Prezada Mariliz, jornalista pode ser anti-petista, anti-arenista, anti-emedebista, o que quiser. Solidariedade a jornalista atacada pela boçalidade reinante. Mas por favor, o que a sua colega escreveu sobre a morte de dona Marisa, sobre o Boulos e uma coluna dele nesta Folha e o ataque a tiros sofridos pela caravana do PT no interior do Paraná ombreia, se não ultrapassa, o que ela agora sente na pele vindo dessa turba que ela AUXILIOU a sair do esgoto.
Muito simples. Hora de virar voto para Ciro Gomes. Reparem bem que ele é a saÃda digna e competente dessa armadilha colocada pelo PT em que fomos presos a um presidente sem nenhum escrúpulo e humanidade. Ciro é o melhor para nos tirar desse atraso que sufoca e nos cega. Vamos virar voto pra Ciro.
Estás fazendo graça.
Por que Vera, Mariliz e assemelhados estão tão preocupados como O Petista? Por que elas não elegem logo a Simone Tebet e acabam com o que elas chamam de dois extremos? É só sair nas ruas e combinar com o povo, que com certeza morre de saudades do governo Temer.
O que Mariliz e a imprensa em geral defendem é o direito dos jornalistas tucanos de atacarem todo e de não serem criticados por seus erros e incoerências.
Hora de virar votos para quem? Para aquele que elevou a arte do desvio a nÃveis estratosféricos? Para o democrata que gosta de algumas ditaduras? Para alguém que já se arrependeu por não ter regulado a mÃdia e cujo partido, depois de treze anos no poder, entregou recessão, caos e inflação? Que é isso? Existe vida politica séria e honesta, correndo por fora da influência de Bolsonaro ou Lula. Nenhum desses dois é opção civilizada. (Claudia F.)
A colunista distorce fatos. O jornalista , como qualquer outro cidadão, não pode ser atacado por suas ideias, mas não está livre de crÃticas. Vera Magalhães foi e é criticada pela esquerda, mas atacada, somente pela extrema-direita. Leiam o magistral artigo de Milly Lacombe no Uol. Uma aula.
Acho q ela leu o artigo de Lacombe, o que causou a explosão de rancor mal disfarçado contra O Petista no artigo. Faltou talvez coragem para dar nome aos bois. Parabéns à Lacombe, que fez crÃtica equilibrada e corajosa.
Todo mundo adora uma autocrÃtica - dos outros.
Mariliz, eu gosto muito das sua reflexões. Mas, às vezes, a raiva que te possui exala pelas palavras. Hoje eu li o texto na Uol que te trouxe essa raiva. Tb discordo da defesa para Vera Magalhães, com tantos poréns. O texto que te indigna tb bateu mal em mim. Vera merece defesa, sem qualquer exceção. Não é justo colocarem ela na mira de bolsonaristas. No entanto, o mesmo mal estar que tive com o texto do uol, tive agora com vc. Vc, mais uma vez, iguala petistas e bolsonaristas.
Vera Magalhães foi uma árdua crÃtica aos governos petistas, mas nunca passou pela situação constrangedora que vem passando no atual momento bolsonarista. Isso mostra a diferença que vc insiste em não ver. Espero que o Lula ganhe e que vcs possam continuar sendo a imprensa que emite opiniões sem ser constrangida em debates.
Não somos iguais. Vote em quem vc quiser, mas não iguale o que não é justo ser igualado. Vc errou como a Milly Lacombe.
Os ataques absurdos à jornalista devem ser repudiados duramente. E expresso aqui minha solidariedade à profissional desrespeitada de forma vil. Mas não é possÃvel aprender sem olhar para a história. O apoio acrÃtico da imprensa ao abuso judicial, ajudou significativamente a ascensão da incivilidade bolsonarista. Não dá pra jogar tudo pra baixo do tapete. O paÃs fez isso com a ditadura e olha onde viemos parar!
Petelhos e bolsopatas são muito parecidos quando tentam (sem sucesso) defender a reputação do seu populista e atacar a do populista adversário, mas a grande diferença entre eles está no fato de que somente os últimos estão matando e espancando os apoiadores do seu adversário.
Como são as coisas Mariliz. Como o mundo dá voltas. A jornalista aderiu sem constrangimentos ataques antidemocráticos de um corrupto derrotado, um corrupto acuado e um corrupto traidor e conspirador, tudo pela honestidade e esperança de eleger o corrupto derrotado. As consequências da manipulação são imprevisÃveis e o resultado foi a eleição do corrupto aloprado e intolerante que a ataca em múltiplos nÃveis. Minhas solidariedades a jornalista.
Não fala dos meus colequinhas perto dimim.
MarÃliz, generalização não vale. Se tem petista militante que invoca o que certas pessoas fizeram no verão passado ( aliás cobram tantas autocrÃtica do PT!!!) tem tantos outros que relevam desavenças e divergências em nome do combate a um mal maior, aliás algo visceralmente perigoso a nossa democracia.
De fato. IncrÃvel q ela não veja a própria incoerência em pregar a importância de virar votos, ao mesmo tempo que demoniza O Petista, o arquétipo que segundo ela representa todos os petistas. Quem votaria a favor de ter um governo controlado por pessoas q são como O Petista do seu texto? Será que, segundo ela, Haddad também é O Petista? Os deputados do PT que poderiam suportar um futuro governo Lula tbém são O Petista?
Mariliz gente imbecil tem de todos os lados, mas a ameaça a democracia é algo maior onde quem quer a sua continuidade vai deixar diferenças de décadas por um objetivo maior, e não tenha ilusão a guerra PT X PSDB, passada as eleições essa união tende a esfarelar e as antigas desavenças virem a tona, mas o projeto de reconstrução destes 04 anos e terra arrasada vai ser aos trancos e barrancos, mas é o que temos para o momento, afinal são só 33 anos de infanto-democracia.
Tudo que pretende ser muito alvo fica mais fácil de se verem as manchas. Ocorre, cara colunista, que uma coisa é defender a pureza humana, posto que inócuo dada as imperfeições que nós assistem e outra um tanto diferente é esmiuçar as causas pelas quais chegamos nesta barafunda de governo. Não tenho dúvidas que parte do jornalismo estaria ainda de olhos e boca tampados não fosse o sistemático ataque que o mandatário-mor faz contra a imprensa.
A mÃdia, desde a eleição de 14 até o impedimento em 16, deu voz e visão a uma campanha para tirar o PT do poder - a qualquer custo - e parte dos articulistas de jornais e tv atacou a presidente com um desrespeito nunca visto. Houve misoginia, a mesma hoje sentida na pele. Quem bate esquece, quem apanha não.
Mariliz, te sugiro a leitura do ótimo texto q Milly Lacombe escreveu para o UOL sobre o episódio ocorrido com Vera Magalhães, sejamos solidárias com o ocorrido, mas tb não vamos esquecer o desserviço imenso q essa senhora prestou contra a democracia e ao feminismo, não só ela, mas tb Miriam Leitão, Eliane Cantanhêde...as mesmas q hj sofrem ataques misóginos vindos dessa corja maldita q ajudaram a colocar no poder sim.
Camila, suspeito que o texto da Mariliz seja uma resposta ao artigo da Milly Lacombe. Mariliz conseguiu ser mais raivosa que a Milly.
Camila, sugeri o mesmo texto. Achei o texto da Laconbe uma reflexão perfeita.
Uai, Mariliz. Mas não é isto que vc está fazendo neste texto? Deixa o rancor pra lá...
S2
Concordo plenamente com o texto! Parabéns, Mariliz! Infelizmente, os comentários mostram que público alvo ainda não está preparado para essa conversa.
Cara Mariliz. Sou seu leitor, e as vezes comento seus artigos, sempre em tom de concordância porque de fato concordo. Mas hoje, concordo com o Edgar, inoportuno e desnecessário. No meio jornalÃstico, é sempre lembrado o passado das pessoas públicas quando almejam algum cargo, o que também concordo. Não defendi a Vera, mas sim a mulher. É público, que ela já disse que não levaria o Lula no roda viva, sem explicar a razão. Portanto, é taxada de ultra direitista. A verdade dói! Viremos a pág.
Generalizar é tão tacanho não é colunista? Não sou petista, vou votar no Lula e no Haddad em função de coisas maiores. Não sou petista e me solidarizo com a Vera pela misoginia que ela sofreu, quanto a Vera jornalista: sempre teve um lado que é ser antipetista, então a esta Vera só digo uma coisa, que pena, só abriu os olhos agora pq o corvo que ela criou está tentando come-los.
Perfeito, Lucy!
Excelente Lucy! Como disse no meu comentário, e que talvez não ficou claro, a Vera jornalista tenho restrições e não são poucas. Mas para Vera mulher minha solidariedade. E, digo para a genial Mariliz, a jornalista Vera está colhendo o que plantou. Afinal como se diz, e com todo respeito aos porcos, quem com eles se mistura farelos come.
Texto pertinente porém inoportuno
Péssimo artigo, generalista e infundado. Pelo que vi a grande maioria da esquerda, incluindo os tais "petistas", se solidarizou com Vera Magalhães.
Acho coerente. É como no catolicismo. Quem votou em Bolsonaro tem que rezar o ato de contrição num arrependimento sincero e pagar penitência. Só então pode comungar a hóstia consagrada do lulismo.
Concordo com o mérito em relação a muitas pessoas de esquerda, mas considero a tua opinião muito inoportuna neste momento.
A grande generalização.
Uma pergunta: O anti petismo externado por diversos outros colegas de imprensa de uns anos pra cá, contribuiu de alguma forma para a formação do Bolsonarismo? Colunistas defensores do Impeachment de Dilma Rousseff ao meu ver tem sim, grande responsabilidade pelo que vivemos hoje no paÃs, pois ali a democracia começou a ruir sob palmas dessa turma
Concordo, a centro-direita prometeu o paraÃso no governo Temer. Mas o desemprego cresceu, a economia patinou, os escândalos de corrupção floresceram (Lembram do Tem q manter isso aÃ, viu? ou dos telefonemas do Aécio?). Terminou como o governo mais repudiado da história, identificado com PSDB, PFL etc. . Como resultado, os 5% de Alckmin, o resto dos votos da direita decepcionada foi para o Bozo. A esquerda teve votação dentro do histórico, não foram os decepcionados com Dilma q elegeram o Bozo.
Na minha opinião, generalizar é a pior forma de preconceito.
Os extremistas de esquerda, (conheço gente que atribuir ao PT a piora do nosso futebol), me lembram extremistas bascos que afirmavam "contra Franco era melhor."
Discurso de quem lá no fundo aceita a continuidade de Bozo pra manter a suposta coerência antipetista.
Não. Discurso de quem entende que diferenças devem ser esquecidas agora, pois de seu ponto de vista, mais importante é derrotar democraticamente o atual presidente da República.
É ele, o terrÃvel petista metafórico, que só existe no Twitter e na cabeça dos isentões
Ótimo texto. Vamos continuar o eterno pêndulo do ódio. Petistas elegendo o bozo é bolsonaristas elegendo o Lula. Sempre contra algo. Nunca a favor do paÃs e da gente que vive nele.
Boa Mariliz! Certeira como sempre!
A razão do ódio bolsonarista à jornalista é óbvia: eles a viam como uma aliada, por sua ferocidade antipetista, agora a veem como traidora. Claro que conta o fato de ser mulher e o bolsonarismo ser misógino. A reação petista foi simplesmente a de lembrar que a imprensa (a parte dela que seguiu a inspiração de Rupert Murdoch) teve um papel fundamental em nos trazer ao abismo em que nos encontramos.
Desta vez acertou em cheio o próprio pé!
Pois é, assim com o Joel Pinheiro, que acredita nos seres fantásticos A Esquerda e A Direita, q só existem em seus delÃrios, a colunista acredita na existência deste ser maligno O Petista. Se ela acredita que virar votos a favor do PT é importante, não será com generalizações preconceituosas q atingirá seu objetivo. Na verdade parece estar praticando aquilo q critica, atacando aqueles q criticou e por quem foi criticada no passado.
Oops, *aqueles mesmo kkk
*Ã queles
Hahahah, excelente. Como se não tivessem acolhido gente ilustrÃssima - tipo o Ciro Cara-de-Nogueira ou o Vardemá - no seio de suas impolutas administrações preteritas. Nisso, venho eu de novo com a minha chatice: fez muita falta, e ainda faz, uma revisão pública dos enormes erros cometidos pelo partido dos trabalhadores. Quem quer ser melhor, quer garantir sua superioridade moral, não pode se dar ao luxo de fazer as barbaridades que fez e querer simplesmente pô-las no saco preto.
Casa que não tem pão, todos gritam e ninguém tem razão. Todos tem telhado de vidro, esquerda, direita e centro. Nossa jovem democracia ainda é empÃrica, construÃda na base da tentativa e do erro. Agora não é momento para "exumar" cadáveres e ressucitar ressentimentos inúteis. Estamos perto de mudar esse cenário dantesco e seguir em frente. Os "arautos" da moralidade devem fechar a matraca e aglutinar forças em prol da manutenção da nossa frágil democracia.
"Moro, o enxadrista..." . Só Vera Magalhães mesmo....botou para ninar o monstrinho que atormenta nossas vidas, hoje.
Já não me importa se bolsonaro se reeleger. Todo castigo pra brasileiro é pouco. Quem vota confiando nos tais formadores de opinião deste paÃs, quebrará a cara sempre.
Eu que não gosto de quase nada de bolsonaro, já me importo se ele se reeleger. Como dizia minha vó, para aprender precisa apanhar. O povo brasileiro tem que apanhar mais um pouco
O jornalismo brasileiro ,precisa levar as eleições a sério, para não confundir o eleitor. De 2014 pra cá, as turbulências politica ocorrida no Brasil tem muito do comportamento das mÃdias.
Não generalize Mariliz...achei péssimo o que fizeram com a Vera. Dou um super apoio à sua dor e sofrimento, mesmo sabendo de seus comentários passados contra o PT.
MarÃliz você está certa ,gente o maior ganho agora é se livrar desse governo,parem de bater boca e se concentrem em mudar a cabeça dos parentes Bolsonaristas . Chegou a hora do voto útil contra Bolsonaro e seu seguidor Ciro , precisamos vencer esses dois direitistas contra o desgoverno que podem fazer . Voto útil ,contra o passado
Bento, não penso q Ciro seja de direita, mas após ele declarar em entrevista à JP q não votará em Lula no segundo turno, faz neste momento o jogo do Bozo, pois ele não passará ao segundo turno. Na prática, o discurso do Ciro iguala Bozo e Lula. Então, talvez seja o caso de gente da esquerda não votar em quem favorece a direita por oportunismo.
Barbosa. Você está cometendo o mesmo êrro que vc criticou. Ao chamar o Ciro de seguidor do bozonaro estás a ofender parte da esquerda e possÃveis aliados.
Não concordo com essa generalização. Nada a ver. Mariliz, sugiro a leitura do texto no uol, da Milly Lacombe. Excelente! Ela diz tudo. Acho que Vera Magalhães, e ninguém, merece a agressão que levou, ou vem levando. Nada justifica. Mas a verdade é que ela ajudou a chocar o ovo da serpente e agora é picada pelo veneno.
Como gosta de demonstrar a imprensa, "num tenho nada com isso, só tô usando a minha liberdade".
Regina, peloamor! Não falei que Vera é a responsável. Falei que ajudou. A imprensa tem uma responsabilidade imensa nos destinos polÃticos de qq paÃs democrático, pois são formadores de opinião. Os jornalistas precisam, sim, assumir sua responsabilidade diante disso. Vera, entre outros, passou pano na ascensão do imbrochável por uma causa que ela, e outros, elegeu como maior: lutar contra o "petismo". As consequências estão aà e são duras. Sugiro a leitura do texto primoroso de Milly Lacombe, no
Que bobagem. Há inúmeras circunstâncias que levaram à eleição de Bolsonaro. A ascensão de figuras como ele faz parte de um fenômeno mundial. Não é responsabilidade de uma única pessoa ou grupo.
Chocou o ovo, botou pra ninar e , quem sabe, amamentou o monstrinho...."Moro, o enxadrista".... IncrÃvel...como é corporativista essa turminha da mÃdia, pior que médico !!
Mariliz cirúrgica e certeira como de costume, dando exemplo de jornalismo bom e ético, enfiando o dedão na ferida de quem precisa ser cutucar.
Como disse outro assinante acima, acertou o próprio pé. Acrescento q tbém enfiou o dedão no próprio olho e acertou o pé daqueles que buscam convencer ativistas mais radicais a moderarem o discurso. Parece que a colunista prioriza achacar O Petista, figura mitológica que habita seus pesadelos.
É exatamente nesse ponto que muitos petistas (a maioria?) igualam-se aos bolsonaristas!
Nada a ver essa comparação
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mariliz Pereira Jorge > Hora de virar voto é agora Voltar
Comente este texto