Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. DAVIDSON PISMEL CONDE

    o proximo texto do Samuca a ser publicado nesta fsp vai afirmar que ...nao existe petroleo no brasil e portanto cabe á iniciativa privada de alem mar provar o contrario - se encontrar pode explorar à vontade porque nao temos expertise pra isso, indolentes e preguiçosos que somos!

    Responda
  2. FRANCISCO JAVIER ARANGUREN GALDOS

    Deve ser que a SHELL e a Qatar Petroleum decidiram investir U$ 24 B (inicialmente previsto U$ 5 B) na maior refinaria do mundo de GLT (Pearl GTL em Las Raffan, Qatar) com capacidade de produzir 260 mil barris diários de produtos GTL e gás natural liquido ou que o governo de Mexico (Pemex) deve investir U$ 18 B (U$ 8 B inicialmente previstos) na refinaria de Dos bocas na região de Tabasco para produzir 340 mil barris diários, por que o professor Samuel ainda não tinha publicado suas conclusões.

    Responda
  3. Felicio Antonio Siqueira Filho

    Ainda Samuel Pêssoa e seu privatismo anacrônico. Nem o FMI usa mais esta conversa.

    Responda
  4. Nilton Silva

    Pedir pra petista fazer um diagnóstico correto é demais. Os caras ainda sonham com o socialismo da mãe Rússia.

    Responda
  5. Jorge Larangeira

    A Embraer era um cabide de empregos, era pessimamente administrada e estava praticamente falida quando foi privatizada, nos anos 90. O caso de sucesso foi o ITA, criado nos anos 50, que foi a semente da qual Embraer e outras empresas da região foram os frutos. Ou seja: o sucesso foi o investimento em educação.

    Responda
  6. Rodrigo Ribeiro

    O problema é a ideologia de que a privatização é sempre melhor. Não se consegue tratar corretamente nenhum assunto.

    Responda
  7. José Cardoso

    Se os compradores da refinaria Landulpho Alves avaliaram que a propriedade de uma grande refinaria valia a pena, porque a construção de uma nova não valeria? Em princípio, o preço de venda deveria ser semelhante à construção de uma refinaria de mesmo porte. O paralelo com a Bolívia não vale. O Morales ocupou a refinaria com tropas e o Lula entregou sem dar um pio. O preço de venda numa situação dessas não é exatamente o resultado de uma livre negociação.

    Responda
  8. Sergio Moraes

    Verdades: o refino não é investimento que sirva para a Petrobras. Mas é um ótimo negócio para as empresas que o fazem no exterior... Nelson Rodrigues não era gênio da economia. Mas tinha uma definição genial para esse tipo de situação....

    Responda
    1. DAVIDSON PISMEL CONDE

      o proximo texto de Pessoa a ser publicado aqui vai afirmar que ...nao existe petroleo no brasil !

  9. Marcos Benassi

    Ah, sim, com certeza: as empresas de combustível fóssil agradecem o racioSímio certamente muito bem estruturado. Ganharão os tubos nos vendendo gastolina, enquanto exportamos óleo cru e soja. Vai que vai...

    Responda
  10. Ivan Bastos

    Só o lucro interessa ao escriba.

    Responda
  11. Hugo Oliveira

    Samuel Pessoa e o filhotinho de Beltrão: os representantes do Novo na FSP...acho que já deu !

    Responda
  12. luiz menezes azevedo filho

    Pela limitação de espaço, acredito que o texto perdeu um pouco da coesão, professor! Mas o raciocínio é simples de acompanhar. E lendo os comentários, percebe-se que o problema da tese (furada) do desenvolvimentismo começa pelos técnicos e multiplica-se na plateia. Tenha uma excelente semana!

    Responda
    1. Marcelo Magalhães

      Exato, o trabalhador brasileiro tem baixa produtividade. A educação no Brasil é insuficiente, independente do investimento. O povo não sabe votar. O brasileiro mergulha no esgoto e não pega nada. O professor e seus financiadores pertencem a uma elite que controla os meios de produção, a tecnologia e os dados. O resto é subdesenvolvimento. Boa semana cheia de dinheiro!

  13. DIEGO MILLEO

    O Pré-Sal brasileiro é uma imensa reserva de petróleo e gás, que contém aproximadamente 176 bilhões de barris de petróleo e gás, basta multiplicar por U$ 100 para ver o tamanho da grana que está em jogo. O Brasil poderá ser o quarto maior produtor de petróleo do mundo com a descoberta de mais campos de pré-sal no litoral do Ceará e Amapa.

    Responda
  14. DIEGO MILLEO

    Somente um autor tendencioso escreveria uma reportagem como essas: -"Bom mesmo é o que vem de fora, o importado é mais vantajoso!!" É melhor continuar pagando em dolar e importando inflação. Para que investir na indústria brasileira? Para começar a Petrobras deveria estar usando os lucros da exploração de Petróleo para investir em energia eólica e solar, além de pesquisa para desenvolver tecnologias capazes de promover a transição dos combustíveis fósseis para energia alternativa sustentável.

    Responda
  15. DIEGO MILLEO

    Enquanto milhões de brasileiros passam fome a Petrobras, criada para atender os interesses nacionais, pagou em dividendos R$ 48,5 bilhões em 2022, e R$ 101 bilhões em 2021. No governo Bozo (janeiro - 2019 a maio – 2022) a gasolina aumentou 165,8%, o diesel 155,2% e o GAS 118,4%. Os combustíveis reajustados com base no PPI, seguindo cotações internacionais do petróleo, sem contar que 94% da produção de petróleo é nacional com custos em real.

    Responda
  16. DIEGO MILLEO

    Ser autossuficiente na exploração e refino de petróleo deve ser objeto principal da Petrobras, sem importar nada, petróleo bom é o brasileiro e está contido no Pré-Sal. Indústria petrolífera de ponta é a Petrobras, se não fosse boa não haveriam tantos olhos gordos querendo sua privatização.

    Responda
  17. Guilherme Zambrana Toledo

    O refino do petróleo é um processo automatizado, sem mão de obra intensiva, ou seja, o custo de produção não é muito diferente no Brasil ou no exterior. Importado implica o custo de transporte marítimo e terrestre. Como explicar que o custo local é superior ao importado. Se investir em refinarias no Brasil é inviável, porque seria viável em outros países?

    Responda
  18. Marcelo Magalhães

    Seria interessante que o autor do artigo publicasse todos os seus conflitos de interesses. Não há outra justificativa para a monotonia do seu raciocínio e argumentação em função exclusivamente dos controladores dos meios de produção. Parece ser um daqueles pagos para disseminar falsas informações para confundir a população.

    Responda
  19. Samuel Fagundes

    Se privatizar a indústria do petróleo fosse bom, todos os países do Oriente Médio já o teriam feito. A Noruega já teria feito. Imagina se a Rússia tivesse privatizado suas reservas de gás e petróleo. O problema do Brasil é que somos um povo vendido. Basta corromper alguns juízes e alguns políticos e os gringos levam tudo....

    Responda
    1. Dalmo Moreira de Araújo

      Acho que é mais fácil..Leia opinião do autor e dos milésimos ou milhões d apoiadores do Bozo, todos uns liberais

  20. Robson Simões

    Que bexiga dos Infernos é esse JBF O que o autor é porta-voz? É cada uma ...quanto mais eu rezo mais assombração me aparece. Depois dessa vou dormir . Boa noite a todos, menos para o autor.

    Responda
  21. filipe nascimento

    Análise muito rasa. Esperava mais. Além disso, infelizmente, as afirmações negativas sobre outras negativas confundem o leitor. Passam a impressão de anotação feita no balcão da padaria enquanto se espera para que o sanduíche seja feito. Acredito que o colunista seja capaz de muito mais.

    Responda
    1. Robson Simões

      Ótimo comentário. Realmente o autor deve ter conversado com alguém do setor em alguma padaria...kkkk.

  22. Peter Janos Wechsler

    Só precisa adquirir mais algumas Pasadenas para resolver o problema do refino.

    Responda
  23. Valdir Teixeira da Silva

    Como a indústria automobilística fracassou? Metade do valor de um carro são impostos. Quem mais ganhou com a indústria automobilística foi o governo. No caso das refinarias, usar como parâmetro o lucro, explica porque nenhuma empresa privada fez refinaria no Brasil. Todavia, nenhum país se desenvolve sem refinarias.

    Responda
  24. JANIO DAS NEVES CAMARA

    O petróleo é considerado apenas uma das commodities que o Brasil exporta. Na visão liberal não é um produto estratégico. No entanto, a história nos mostra o quanto é e ainda será estratégica essa matriz energética no mundo. E temos o que a maioria não tem, grandes reservas de hidrocarbonetos. Por que ficarmos dependentes de derivados importados? Quem ganha com isso? Acho q o Brasil não é.

    Responda
  25. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Dizer que a receita de sucesso vai dar errada se os técnicos do pt errarem na avaliação, eh óbvio, e agrada o gado. Não contribui em nada. Países atrasados tem grande dificuldade em fazer vingar projetos tecnológicos. Eh preciso muito esforço e muito apoio da sociedade , incentivando universidades e encubadoras. A mentalidade liberal econômica não ajuda nessas tarefas.

    Responda
  26. PAULO CURY

    acho que perderam parte do texto e publicaram assim mesmo, não tem pé nem cabeça. ou privatiza e sai deste negócio, e só coleta impostos, que é a minha opinião e bota esta coisa para andar e realmente se torna autossuficiente a qualquer custo e o povão que pague , como sempre foi nesta terra, não participa da festa mas paga ingresso

    Responda
  27. Hercilio Silva

    A pergunta não respondida é, o que faz com o petróleo? Não refina, manda pra fora e importa combustíveis refinados? Um dos motivos da carestia dos combustíveis atualmente.

    Responda
    1. Robson Simões

      Perfeito o seu comentário. Esse sabichão deve ser do agronegócio : alimenta os porcos chineses e importa o presunto chinês.

  28. Robson Simões

    Faz tempo que não leio tamanha tolice. Vamos continuar dependentes como no aço ? Fico imaginando onde a Folha descobriu esse sabichão .

    Responda
  29. joão moreira

    A análise é ideológica, acima de tudo. O resto é tecnicismo que tenta justificá-la.

    Responda