Elio Gaspari > A rejeição de Bolsonaro Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Um jornalista 'renomado' deveria ter o dever de honrar o Jornal que lhe paga escrevendo com maior senso da realidade, lembrar todos os fatores envolvidos tanto na Lava Jato, no antipetismo, no pretenso Golpismo demonstrado pelo uso da máquina estatal no Sete de Setembro. E depois a nossa 'isenta imprensa' vem dizer que está 'preocupada com a Democracia'. Oras, senhor colunista, qual o seu compromisso com a verdade? Suas palavras são traiçoeiras, pois desclassificam o Jornal que lhe paga.
Com todo o respeito Sr Elio Gaspari, mas a sua inteligência bem sabe , que não foi a “soberbapetista “ que deu a vitória à Bolsonaro . Por favor , mais honestidade .
Com todo o respeito, senhor Gaspari, que é um jornalista e intelectual excelente, mas para falar honestamente sobre uma "soberba petista" que teria ajudado a gerar 2018, seria bom também lembrar de como é que o jornalismo participou da campanha aberta de destruição do PT, fomentando o anti-petismo raivoso, e isso sim, deu no que deu. Nessa onda "anti-politica", pipocam grupos fascistas pelo pais. E o abacaxi vai ficar ai por um tempo longo, mesmo se Lula conseguir assumir em 2023.
Concordo piamente cm vc! Ja q o pt tem culpa, a imprensa tbm tem culpa. Partiu bozo!
Não existem profetas do apocalipse, existem polÃticos e isso nunca vai mudar, veja o curriculum de alguns candidatos que estão ai, são aquele jogar de futebol que jogou no corinthians por 20 anos, quando saiu foi para o Fla onde diz: Nossa, o sonho da minha vida desde criança foi jogar no Fla...acredita? Tem o caso do M.Temer falou que sempre doi democrata, hoje adora o Bozo. Os ginetes do apocalipsis estão ai, acreditamque povo ainda vai votar neles.
Pior caro Guilherme é que, infelizmente, muita gente ainda vai votar neles , seja por ingenuidade, ignorância ou interesse!
Em 2018 o “como governar” jamais esteve em pauta. A tônica nas cabeças dos eleitores era detonar o petismo. Se um tamanduá estivesse concorrendo em condições de derrotá-lo, seria eleito. Só que ali estava Bolsonaro, ferramenta que não apenas tinha estofo para bani-lo do poder, como mostrou ter a competência necessária para fazer uma boa administração. Uma grata surpresa, que será reeditada. Aliança com Centrão sempre foi do jogo. Gaspari e outros, sem argumento melhor, insistem nessas besteiras.
Grata surpresa... Esse faz parte dos 30% de mente pervertida...
Competência? Kk7kkkkkkkkklkkkkkkkkkk
Houve roubalheira na época do PT? Houve. Quem levou a grana? Pessoas de Partidos polÃticos como PL, PMDB e outros ganhando dinheiro para pasmem passar leis de proteção ao meio ambiente, a polÃticas públicas sociais, relacionadas à saúde como farmácia popular? E Hoje? Os caras levaram milhões de reais pra não ter Impeachment do incapaz e passar leis excludentes. Bolsonaro representa a riqueza! E a dele!
Ao contrário do que propõe o ilustre colunista de quem sou fã, mas discordo em número, gênero e grau, Bolsonaro é fruto da xenofobia da mÃdia e da burguesia que não souberam perder as eleições de 2014. Daà resolveram destruir a economia, como se fosse fácil reconstruÃ-la. Mas voltando ao Bolsonaro, pensaram que iam domá-lo, e nada. Quem domou ele foi o centrão dada as trapalhadas, mansões e rachadinhas. O resto só o futuro dirá.
Quem está sem alternativa é você meu caro, que usa um chapéu que lhe convém, como diria Paulo Henrique Amorim. O eleitor brasileiro assegura em Lula o melhor candidato e não uma alternativa e ponto final.
Lula é visto inapelavelmente como alternativa menos ruim, mas isso ocorre por culpa dele mesmo e do seu partido.. Tomara que ele consiga ganhar no primeiro turno (o que seria inédito para ele), mas se isso ocorrer, será porque a maioria quer se livrar de bolsonaro, e não porque deseja colocar novamente o PT no comando com seus esquemas milionários ilÃcitos.
Olha aà a patrulha. Lula não desce na goela porque deixou meterem a mão, circula o vÃdeo com Barroso questionando 'como é que gerente da Petrobrás devolve mais de 100 milhões'. Foi rou bo grosso e o Lula sabia e abençoou. Vai dizer que é um bom candidato ? Aonde. E o Bolso dispensa crÃticas de tão péssimo que é.
Bom que ainda existam pessoas do calibre do colunista que não se esqueceram que Bolsonaro só foi eleito como reação aos desmandos da petralhada.
Como apontou o colega aà embaixo, gente com titica em vez de massa cinzenta na cabeça elegeu o bozo. Certamente o senhor estava no meio.
Diminuindo o cento, ficamos com cinquenta e sete milhões de bom tamanho para os descerebrados.
Cento e cinquenta sete milhões de eleitores deixaram o cérebro no banheiro - alguns até puxaram a descarga - e foram votar 17. O prezado parece que ainda não recuperou, né?
O eleitor vê e tem alternativa sim, pois para ele diferente do Sr Elio, Lula sempre foi alternativa a está mÃdia oportunista que conhecia o Jair e mesmo assim associou-se ao grande PIB para entroná-lo. Agora é tratada a chibatadas. Tenho é medo do silêncio perigoso do Inominável e familia, pois vão nos próximos dias para o desespero. Aguardem!
Ninguém muda, nasce feito; 50% vem pelo DNA e os outros depende de como você entende o funcionamento do mundo e sua capacidade de se adaptar e, nesse sentido, a tchuchuca do centrão fracassou miseravelmente!!
Quem pariu Bolsonaro foi a mÃdia , que sempre deu palco para o psy cho pata bater tambor . Figuras patéticas como ele existem aos montes , esperando a oportunidade para representar uma parcela da sociedade com o preconceito , ódio de classe , racismo , misoginia , etc.
A mÃdia e os algoritmos que o STE não sabia como barrar. Agora conhecem o perigo, precisam agir em prol da sociedade.
Rejeição é isto: -Sr. Presidente, o que quer dizer imbroxável? - "Quer dizer que estou sempre por cima das mulheres"! (Bleargh!)
autentico se mudar nnão tem eleitor continue assi m
E desequilibrado
nmmmitto
autentico gostamos assim somos burgueses
Quem mais ajudou a alavancar a extrema direita no Brasil, representada pelo bolsonarismo, foi a Grande MÃdia. Fez alguma mea culpa? Nadinha, fica culpando o PT, aliás, se acontecer um terremoto na Lua, é culpa do PT. Macaco senta em cima do seu e fica falando do dos outros
Vote útil para tirar o inútil.
Um dos meus livros de cabeceira é o magnÃfico "A ditadura envergonhada", de Elio Gaspari!Narra, em profundidade, e com um estilo inconfundÃvel o que foi o.golpe de 1° de abril de 1964. Vale relembrar o capÃtulo da "Missa Negra": Costa e Silva; a reunião do Conselho de Segurança Nacional; e a promulgação do AI-5
Está difÃcil para os simpatizantes do retrocesso. Brasil bombando pós pandemia, PIB em vigorosa alta, inflação controlada, executivo reduzindo gastos, empregos aumentando solidamente, espetacular programa de atendimento aos mais necessitados, estatais gerando recursos como nunca, superávit no orçamento federal, respeito ao teto de gastos, isso tudo sem nenhum desvio de finalidade. Cabe ao povo escolher entre dois projetos: prosperidade ou atraso.
Cuidado com as drogas ilÃcitas!
Mais alfafa com um fio de azeite extra-virgem para este cliente.
Tipica fala de sangue sugas. Faltou falar do prato predileto ,sobre não pagar impostos porque eu posso pagar escola particular e posso pagar plano de saúde.
Dil-son. Faltou um efusivo Vi-va Nar- nia, no final
Está bombando para os ricos com suas caminhonetes 4x4 e suas motos de 700 cilindradas. A classe média e pobre está pagando o preço de ter eleito um vaga bundo , ladrão e desiquilibrado.
"Que paÃs é este"?
E desiquilibrado
Está bombando para os ricos com suas 4x4 e suas motos 700 cilindradas. A classe média e os pobres está pagando o preço da eleição de um lad
Gado oli produziu o devaneio do dia. Brasil tá bombando na cabeça oca de quem vive no zap. De quem só enxerga o paÃs de cima, cego ao que nos rodeia nas grandes cidades.
Fina ironia. Faltou ironizar sobre os quase 800 mil mortos e os 30 milhões passando fome. Vote útil para tirar o inútil.
Sem mão grande bozo ganha no primeiro turno. Boiada está mobiliada!
Sr Elio Gaspari poderia resumir seu artigo com a fala do PR: "...falo palavrão, mas não sou lad rão ". Ponto final.
Não sou ladrão mas faço rachadinha junto com a filharada, compro mansões com advocacia fantasma, tenho amigos vizinho milicianos, nunca trabalheir e vivo com a famiglia mamando nas tetas do erário público, só compro imóveis com dinheiro ao vivo para não deixar cola....
O que Elio diz aÃ, com razão, é que Bolsonaro é "inconsertável", no caso, adjetivo muito mais apropriado do que o falso "imbrochável", que ele tenta vender aos seus seguidores, para compensar atributos que não possui por não ser estadista, compassivo e pluralista, a ponto de dizer bobagens, como fez ao afirmar que o apoio ao seu opositor vem do 'tipo de gente saÃda dos rincões e grotões'; ou seja, revelando uma visão tacanha, ao desprezar as pessoas simples e humildes dos "rincões" do Brasil.
Não foi assim!
Lembrando que o marreco que dizia combater a corrupção, teve suas conversas corruptas divulgadas e não provou serem falsas.
Parabéns pelo artigo!!! Adorei!!!
Estava com saudades de ler o Élio Gaspari. É um mestre na percepção das coisas e das pessoas. Nenhum jornalista, na minha opinião, conhece melhor os capitães deste brazilzão. Suas obras sobre a ditadura são leituras obrigatórias para quem quiser conhecer algo mais além das conversas de botequim.
Bolsonaro não muda porque tem milhões que são iguais. Discursar na Londres em luto, mostra uma vez mais que infelizmente jamais o Brasil teve um Presidente da República tão mal educado, ignorante e muito inadequado.
Este presidente acredita em mágica. Por isso encontra simpatizantes entre obscurantistas, ufanistas militares e mÃsticos carismáticos. São pessoas propensas a crer que basta um disparo de arma de fogo para reduzir a criminalidade, um comprimido para curar uma doença sistêmica, um berro para salvar a pátria e a famÃlia da degeneração.
Se o Bolsonaro não muda, o mesmo pode-se afirmar do Lula e seu partido (continuam a ser corruptos, populistas, ineptos, irresponsáveis, patrimonialistas e com total aversão à modernização do estado).
Nossa, como gosta de passar vergonha!
Empregos Gerados: Governo FHC - 627 mil p/ano | Governo Lula - 1,79 milhões p/ano; Taxa de Desemprego: 2002 - 12,2% | 2013 - 5,4%; Salário MÃnimo: 2002 - 200 Reais (1,42 cestas básicas) | 2014 - 724 reais (2,24 cestas básicas); Salário MÃnimo Convertido em Dólares: 2002 - 86,21 | 2014 - 305,00.
Foi o governo Lula que levou o Brasil a um patamar nunca mais visto na história: sexta economia mundial, PIB multiplicado por três, reservas internacionais multiplicadas por dez, emprego pleno, aumento do salário mÃnimo em dólar em três vezes e meia, dobrou a produção de veÃculos, valor da Petrobras multiplicado por sete, lucro da Petrobras multiplicado por seis, quatorze universidades e duzentas e quatorze escolas técnicas criadas.
Sobre a Vera Magalhaes recomento o excelente artigo de Milly Lacombe no UOL(15.09.22). Devocao acritica 'a Sergio Moro e o silencio sobre misoginia sofridos por Dilma nunca receberam um "mea culpa" por parte da nobre jornalista.
'Continua existindo o antipetismo, mas o eleitor se vê sem alternativa.' Como assim? Há diversas alternativas ao bolsopetismo.
Prezados, evidentemente o articulista se refere como alternativa imediata à sordidez Bozofrênica. No presente pleito, nem Ciro nem Tebet dão conta do recado.
A Folha e seus destrambelhados articulistas querem combater o mal representado pelo Bolsonaro com um outro mal ainda maior, representado pelos ultras corruptos Lula e PT. Essa turba hospedada na Folha não tem o mÃnimo de ética e sensatez.
Cada um é o que é. Ninguém muda da noite para o dia, ainda mais nas vésperas das eleiçoes. O eleitor deveria saber disso, mas, há uma minoria irres ponsa vel
O Brasil precisava passar pela experiencia Bolsonaro para se ver no espelho. Os donos do dinheiro jogam com o medo da classe media de ser rotulada de pobre. Antes usavam a grande imprensa; agora algoritmos e semiotica.
O PT fez muita besteira. Ainda faz... Mas prefiro a identidade com a ideologia da esquerda do que a morte dos irmãos pela direita, pela fome, pela violência, pela essência do mal q ela contém...
Concordo em gênero, número e grau!
Só concordo com TUDO que você escreveu, Rogério Afonso. É isso mesmo.
É isso. Dizia Gil Vicente "mais vale um asno que me carregue que um cavalo que me derrube". Fora Mito.
As ideias do Bolsonarismo nem o diabo aguenta. A roubalheira da equipe Lula ninguém esquece. Oremos.
Especialmente as pessoas que nao se atualizam, náo leiem jornais, náo acompanham as decisoes juridicas. Gravam uma mensagem e pronto. Esses sao os piores
Sim, o PT é responsavel pelo anti-petismo seguindo a lógica que não se pode existir claro sem o escuro. Mas a intenção não é desta lógica. O Gaspari precisa dizer que o "anti-petismo ainda existe", pra comunicar que voto no PT tem menos valor hoje em função do anti-bolsonaro. O anti-petismo existe não como oposição politica. Ele existe como construção ideológica da elite econômica que tudo vê e nada enxerga, a não ser seus interesses excludentes: lixe-se o povo.
Como diz Bolsonaro: "falo palavrão, mas não sou ladrão ". Diz tudo....
Com a evolução da humanidade, evoluiu também a maneira de roubar.
Não é ladrão mas não explica de onde roubou o dinheiro para comprar 57 imóveis.
E miliciano é o quê, afinal ?
E, para se manter o mesmo, depois de uma verdade junta uma mentira.
Ali Babá e os quatro ladrões. Só escapou uma integrante do time por conta da fraquejada.
Nenhum ladrão se vê como tal.
É, não é não: apenas, como dúzia São Tim Maia, "minto um pouquinho". E é burrro, grosso, tosco, eixcroto, misógino, preconceituoso. É um amorzinho, na verdade... Hahahahah!
Diz mais sobre você e nada sobre o inominável.
João, contra outra piada. Além de ser ladrão, também os filhos não escapa um.
Sêo Elio, carÃssimo, confesso que acho deplorável que, eventualmente, o debate seja decisivo a esta eleição: o que será nele discutido que esclareça o horror Bozolino e enfatize o Lula como saÃda evidente ao despautério Bozoológico? Esta não é uma eleição programática, é civilizacional, num nÃvel inimaginável há pouquÃssimo tempo...
Caro Gaspari, Luis Nassif lançou um vÃdeo espetacular com o tÃtulo " O xadrez da ultra direita". Trata - se de um esforço em entender, de onde surgiu Bolsonaro e suas articulações com a extrema direita internacional e com os militares que abriram seu caminho para o poder. Trata- se de um processo assustador e plenamente endossado pela grande mÃdia. Afirmar que Lula e o PT criaram Bolsonaro é explicação medÃocre e leviana, com boa dose da má fé.
Ah, Rachel, que bom, já saiu? Achei que ainda estava em produção, grato pela notÃcia.
Verdade! O papai noel disse isso para o coelhinho da páscoa, mas ele também não acreditou, tudo porque a sininho espalhou mentiras na terra do nunca junto com os sete anões.
Falta ao colunista solicitar um pedido de mea culpa à mÃdia! E fácil jogar no colo do PT a responsabilidade pela eleição de Bolsonaro! É muito fácil desmontar está farsa!
Jane, me perdoe "poluir" as respostas a seu comentário, por favor. Luiz, meu caro, o Ruy falcão o fez, tempos atrás, assim como um outro grão-petista do qual não me lembro o nome. Mas nunca o partido, oficialmente, o que é uma pena: teria dado uma limpada na área que só vendo.
Senhor Marcos. Quem, algum dia, já fez mea culpa no Brasil? Lula até fez um arremedo em entrevista na televisão. E só.
Cara Jane, creio que o Gaspari indica que parte da responsabilidade pela manutenção do antipetismo que, também ele, botou o Bozo no trono, é fruto do próprio PT e de suas posições refratárias à assunção pública dos erros cometidos. Coisa que, aliás, endosso.
A farsa está no mensalão ou no petrolão ?
Bolsonaro mudar? Nem o Eremildo acreditaria nisso. Aliás se o fizesse, até perderia votos. É difÃcil de acreditar, mas tem muito bolsonarista que é pior do que ele. Devem até achá-lo meio mole. Só que Bolsonaro não é fiel nem aos bolsonaristas. Vai descartando-os pelo caminho. De qualquer forma essa metamorfose seria impossÃvel, pois ele é um homem tomado pela ira, pelo rancor e pelo ressentimento.
Há no twitter alguém que sempre faz essa pergunta: "Qual obra que Bolsonaro fez?" Aqui o Elio Gaspari nos responde: Lula!
Não digo nem ler a biografia que o Fernando Moraes escreveu, mas o prezado podia dar uma googleada antes de dizer tamanha a sneir a.
Prezado jornalista Gaspari, nesta semana várias pessoas famosas e influentes, mesmo sendo eleitores de Ciro Gomes, declararam voto no candidato Lula já no 1º turno, para tirar do poder o governo do ditador Bolsonaro. Tal qual Marina, Caetano, Tico Sta Cruz, e outros, também, mesmo sendo "cirista", votarei no Lula em 1º turno. Qual a explicação para tal ato? Simples : O Brasil é maior que os "boçais" a serviço do inominável.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Elio Gaspari > A rejeição de Bolsonaro Voltar
Comente este texto