Hélio Schwartsman > Multiplicação de igrejas escancara o fracasso do Brasil Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Religião tem a ver com ignorância, por isso paÃses altamente desenvolvidos e com povo inteligente tem maioria de ateus, como Noruega, Suécia, Uruguay. Enquanto isso os pobres, miseráveis e de pouca inteligência da Ãfrica são 100% religiosos. Correlação direta Ignorância x religião.
E mesmo com tantas isenções e benesses, picaretas como Malafaia, Edir Macedo, R. R. Soares e outros devem milhões a União. Inacreditável...
existem alguns tipos de comércio (no sentido amplo da expressão, quase toda interação humana com conteúdo econômico pode ser assim classificada) que revelam miséria, em proporção direta ao número de pontos: 1) adega e boteco, tem em todo canto; 2) lugar pra cortar cabelo; 3) igreja (basta um bom estelionatário da fé e meia dúzia de cadeiras de plástico pra começar). Infelizmente
Eleições legislativas. Só lembrando. Pastor é pastor, policial civil e militar é policial civil e militar, produtor rural deve produzir alimentos, forças armadas protegem as fronteira e guardam a constituição. No dia 2 de outubro podemos colocar essas pessoas no lugar de onde nunca deveriam ter saÃdo, trabalhando. Vamos limpar o legislativo de gente assim.
Helio, esse txt com novos ângulos de abordar o fenômeno faz leitura intrigante. Mas penso faltar vc admitir que o sentido mÃstico é dimensão do ser humano
Que legal! Uma igreja que cultuava o sol.
Uma das razões para se ter uma bancada da ciência no congresso. Espero que os cientistas se candidatando não entrem no "esquema", embora tudo seja possÃvel quando os termos "ser humano" e "poder" estão na mesma frase.
Acho que vou abrir uma pra mim. O nome eu já tenho: "Igreja Octogonal Jesus é o canal"
Excelente Helio. Religião é uma forma de polÃtica e lobby no Brasil com conivência parlamentar
Somos o paÃs dos botecos, das igrejas e do jogos legais e ilegais. Muletas aqui não faltam.
Não é à toa que igrejas viraram quartéis generais da picaretagem neste paÃs. Agora falta um jornalista corajoso pegar o tema da lavagem de dinheiro do crime através de igrejas evangélicas.
Importante ressaltar que essas benesses alcançam todas as igrejas sejam cristãs(evangélicas e católica), de origem africana entre outras
Entretanto apenas um conjunto pequeno das religiões tem usado isso como máquina de fazer dinheiro. Os terreiros destruÃdos nas periferias das cidades mostram bem quem tá saindo na frente
Até quando o "templo será dinheiro"? O ser humano não precisa de deus algum criado eterno pelo medo da morte à sua imagem e semelhança que só serve para perpetuar fanatismos, etnocÃdios, racismos etc.
Enquanto as pessoas não forem maduras o suficiente para assumir a responsabilidade por suas vidas e por seus atos, este cenário não vai mudar.
Bravo!!!
Outro dia comprei um empadão numa feira popular, ao fazer o PIX, constatei que o registro era de uma instituição religiosa, em nenhum momento anunciada como tal, ou seja usam o registro pra ter acesso às benesses, a isenção de impostos. Todos nós, inclusive ateus, pagamos por essas benesses, será que vivemos mesmo num Estado laico?!
Basta consulta a Historia , brasil já esta destinado a ser fracasso sempre .
A pobreza crônica levam essas pessoas à s essas igrejas caça nÃqueis !
Pequenas igrejas, grandes negócios...
Chega de igreja na politica. Não votar em pastor ajuda muito.
igreja, não , supermercados da fé !
Igreja sempre foi um ótimo negócio. Semi-analfabetos, com uma bÃblia na mão e uma lábia dos infernos, manipulam multidões. Bolsonaro ainda pode lançar, junto com os quadrilheiros bÃblicos, o Bolsa-Milagre. Alias, ele está precisando urgentemente de um. Só milagre para a milÃcia bolsonarista se manter no poder. Sou um dos milhões de capetinhas que vai cravar o tridente satânico nas urnas. Fora Bolsonaro!
Igrejas parecem ser uma boa forma captar e lavar $, com total isenção tributária. O Brasil é o paraÃso do interesse da minoria corrupta sobrepujando o da maioria ignorante. Triste fim para o paÃs do futuro.
Realço Brasil não tem jeito. Uma reportagem realista sobre fatos e alguns fazendo comentários defendendo. Sou cristão e sei bem que Deus não precisou de nenhuma igreja e de nenhuma vantagem. Dai a Cesar o que é de Cesar.
Vendi um imóvel no interior e tive que pagar laudêmio. Coisa mais absurda.
Se o imóvel é objeto de enfiteuse, não há absurdo algum
Se depender de mim vão a mingua, não troco minha religião e nem fico me batizando de igreja em igreja!
"Um só Deus, uma só fé, um só batismo -Efésios, cap. quatro, verso cinco .
São vantagens escandalosas, mas salvo engano estão escoradas na própria constituição.
Vc não está enganado.
A manchete é extremamente leviana, e esboça a formação e o pensamento de um marxismo ultrapassado, além da clara e fragrante intolerância religiosa e discurso de ódio contra quem tem fé, especialmente se ela for cristã e evangélica. Atribuir o atraso do Brasil a fé das pessoas além por simplesmente não possuir a mesma fé, utilizando colocações e subterfúgios estapafúrdios, só demonstra o quanto o colunista é preconceituoso, intolerante além de raso nos seus argumentos, Já li argumentos melhores.
Marcelo: os EUA têm um protestantismo tradicional. É bem diferente do pentecostalismo brasileiro: que é composto por pessoas pobres, sem instrução, muitas vezes por pastores corruptos. Nos EUA, os protestantes são a elite da população. Na Europa protestante, que inclui os paÃses nórdicos, há uma maioria de ateus e as pessoas nesses paÃses cultivam até festivais e tradições pagãos dos tempos dos vikings.
Se o fracasso de um paÃs tem haver com a proliferação de igrejas, como afirma o colunista, então por que os EUA, o paÃs mais evangélico (como um número imenso de igrejas) se tornou a maior potencia econômica do planeta? E por que a maioria dos paÃses europeus inclusive os nórdicos e os que possuem os melhores IDH do globo tem tradição cristã e histórico de muitas igrejas. Observamos que o argumento do colunista não se sustenta diante da realidade, sobrando apenas o preconceito religioso.
E sim: brinco com minha companheira, dizendo que vou fundar a minha Igreja só prá não pagar IPTU. Agora o autor me explica que aplicações financeiras são isentas. Podem ficar calmos, minha Igreja não fará propaganda. Será uma fé muito particular. Linha direta com as isenções fiscais.
A reportagem só questiona os benefÃcios tributários que as igrejas recebem. Se elas ganham milhões de seus "fiéis ", porque não deve pagar os tributos como todos fazem?
O autor está longe de ser marxista. É neoliberal (não estou xingando) na economia. Apenas incorpora valores iluminstas demonizados pelos crentes de diversos matizes. Não se trata de preconceito. É conceito, que ele desenvolveu a partir da própria experiência.
Marcelo, a matéria não é contra quem tem fé, e sim contra as isenções tributárias que recebem as igrejas.
Nada na reportagem diz respeito a fé, mas sim a ganhos exorbitantes e vantagens recebidas por Igrejas que enriquecem seus pastores. É preciso separar o joio do trigo.
Não há leviandade alguma, mas sim referência, demonstrada, a fatos mais do que consabidos. A dinâmica e o volume financeiro protagonizados pelas igrejas nada têm de fé ou religiosidade.
Mesmo sendo ateu você irá pagar o pato.
Literalmente.
Vai estudar!
Para qualquer credo religioso (no Brasil) Deus é apenas um detalhe. No caso dos evangélicos, Deus e bÃblias (palavra de deus) são objetos de consumo cujo preço varia segundo a demanda.
Bolsonarimos não quer menos estado. Ele deseja um estado teocrático onde o próprio mito seja o divino na terra. Se ficar muito tempo no poder, a disputa polÃtica passar ser entre os dos donos das igrejas, pela posse dos rebanhos domesticados.
Uma fábrica de isenções.
Delcio Monteiro de Lima: Os demônios descem do Norte
Ta explicado o desespero desses charlataes com interferencia na politica ...
E olha que o Estado é laico...
Pequenas igrejas, grandes negócios!
O falso fervor religioso remonta a Dona Maria I; a rainha louca de Portugal. Sua "religião" transformou o Brasil no reino mais atrasado da terra, durante o século XIX. Para nós agora, é só esperar os homens-bomba.
...e louro josé multiplica as megalojas ! são os milagres brasileiros .
Evangelização em troca de benefÃcios, isenção de taxas e tributos, poder polÃtico, enriquecimento de malandros, redes de tv e rádio, etc se torna uma farsa. É preciso por um freio nisso.
Ulha! São Hélio, mindá perdão dos meus pecaminosos pensamentos e atos anti-Bozolinos? Só por garantia, sacumé? Não contra a violência, mas no caso do inferno existir de fato; ou vou ser pastor Heliocêntrico e pelo menos já reduzo o Hades Tributário. Meu caro, essas aliviadas tributárias são uma bizarrice sem conta, é algo de que a gente deveria se livrar o quanto antes, mas que é cada vez mais improvável: com a "bancada temática" da fé, o tema só entra na pauta no dia de São Nunca.
Já se foi o tempo de garantia de imunidade, caducou.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Multiplicação de igrejas escancara o fracasso do Brasil Voltar
Comente este texto