Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    Texto importante Camila. Não tinha noção dessa proporção. Sim a "Neoliberalização" das relações também tem tudo a ver. Pode parecer maniqueísmo meu, mas entendo também que o "advento" digital e as redes sociais acentuaram as competições de aceitação e reconhecimento sociais. O digital, é a versão 5.0 do capitalismo excludente e que leva a exaustão e agonia. Quem não consegue competir sai ou cai. O filósofo Byung-Chul Han tem vários livros que podem indicar algumas causas desse fenômeno.

    Responda
  2. Geraldo Junior

    Não entendi oque o autor quis dizer com "Neoliberalização" das relações sociais? Até vinha gostando do texto, ai ele meteu sua ideologia no meio!

    Responda
  3. Jonathan Mariano Marques

    Nossa sociedade esta falida. Falhamos!

    Responda
  4. CARLOS SERGIO MARZOLA

    A causa principal é o salário mínimo nacional que na história do Brasil nunca decolou, a escravidão ainda permanece e, pelo visto, perpetuar-se-a.

    Responda
  5. Marina Gutierrez

    Muito triste, no passado era raro alguem se suicidar, atualmente suicídio se transformou em uma epidemia, segundo a OMS em 2019 77 % dos suicidios ocorreram em países de média e baixa renda.

    Responda
  6. JOSE TARCISIO FRANCO CAMARGO

    Texto brilhante. Uma síntese sem rodeios apoiada em dados sólidos.

    Responda
  7. Ramiro Loutz

    O fato de o Brasil ter dobrado o número de suicídios nos últimos 20 anos é um forte grito de socorro ás autoridades públicas, que não elaboraram, ou elaboraram de forma ineficiente, políticas públicas voltadas para esse tema. Também servem de alerta ao CVV - que desempenha um trabalho louvável - sobre efetividade do atendimento prestado.

    Responda
  8. Lorenzo Frigerio

    Solidão está na base de tudo, e isso não tem jeito.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Nem sempre a solidão é a causa e tem jeito se a pessoa procurar sair da solidão, fazer amigos, contatar parentes, arrumar algum trabalho voluntário para desviar o pensamento dos problemas, olhar ao redor de si, visitar um asilo, um hospital onde as pessoas lutam contra a morte. Certa vez um conhecido mencionou um ditado popular" cabeça desocupada o diabo faz morada"

    2. flavia fonseca

      E falta de perspectiva.

  9. marcos fernando dauner

    abandono por familiares, dívidas no cartão de crédito, desgoverno bolsomito , violência urbana , fraudes no pix , desemprego , ser torcedor do verdão coxa branca ...

    Responda