Mirian Goldenberg > Velhas sem vergonha Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Nas sociedades patriarcais os idosos ensinam e mandam, inclusive pelo conhecimento. Mas hoje manda quem domina a tecnologia e os idosos estão visivelmente em desvantagem na produção e administração no corre-corre diário.
Tenho 35, mas já me adianto nesse clube pra chegar aos 50 a mais sem vergonha possÃvel!!! rs Adoro seus textos, Miriam !!
Opa... tô dentro!
Velhas Sem Vergonha também seguem o conselho da Michele: somente ser 'ajudadora' dos maridos-senhores? Sério: sugiro 2 séries sulcoreanas na Netflix q abordam a velhice precoce: "Trinta e nove"(lá, com esta idade elas são consideradas velhas pra casar) e "Dear my friends", grupo de velhinhas amigas convivendo com problemas reais naquela cultura. Mirian, este texto tb. é útil para cursos das Univ.da3a.idade, que cometem erros ditos.
Você mesmo já deu a resposta, não é mesmo?
Meu apoio total ao movimento das Velhas Sem Vergonha. Mirian Goldenberg é TUDO!
Na próxima coluna vou falar mais sobre o movimento, amplo e democrático, para mulheres e homens de todas as idades, pois o jovem de hoje é o velho de amanhã
Mirian, este seu texto também é útil para cursos e extensão universitária, Unatis, dito os que cometem estes erros apontados por você. Parabéns.
Fico muito feliz Angelo
Eu quero! Eu quero! Ando com meus cabelos (longos) grisalhos por aÃ, estou beemmm acima do peso, faço minha campanha no Instagran de cara lavada e tenho um sorriso feliz pq sou uma velhota sem vergonha e sem medo de ser feliz!kkkkkkkk
Adorei Emilia, sempre juntas
Não só são as mulheres que tem medo de envelhecer homens também. Nos 4 cantos do mundo as pessoas tem medo de envelhecer.
Mas as mulheres são muito mais julgadas, infinitamente mais ao envelhecer
Verdade, por motivos diferentes
Avisem quando será a primeira reunião das VSV (dia, horário e local). Eu, como bom velho, e sem vergonha, vou ficar na entrada paquerando para tentar arranjar uma namorada.
Pode entrar, Joaquim, não precisa ficar na entrada. Em breve as VSV vão se reunir ler o manifesto que estou escrevendo. Aguarde....
Lógico que quero! Aonde eu assino ??
Aqui mesmo LÃlia, e convoque suas amigas sem vergonhas
Onde a gente se inscreve?
Aqui mesmo, Eliana
Pode chamar as amigas. Será que elas topam?
Eu! Mas ainda tenho muito que aprender.
Eu também tenho
Quer ser a vice-presidente das VSV?
Quando estava no primeiro ano da faculdade de engenharia, resolvi assistir uma palestra de um velhinho no depto de arquitetura. Na época Oscar Niemeyer estava com 70 anos. Saà da palestra e pedi transferência para o curso de arquitetura. Hoje com 64 anos penso em continuar seguindo os passos do mestre. A velhice não tem idade, está nos comportamentos arcaicos como o machismo, racismo, ignorância e falso moralismo.
Eu estive com ele algumas vezes, sempre interessado, curioso e generoso. Um exemplo de bela velhice, Eduardo
Na nossa cultura, do Brasil, velho é como um tipo de xingamento. Aqueles que se valem desse desaforo mal sabem que ninguém passa pelo tempo impunemente.
O pior é que eles sabem, Daisy
Mirian,leio todas as suas colunas . Sempre gostei de me cuidar. Quero se militante deste movimento: " Velhas sem vergonha. Adorei.
Oba, Cleuza. Velhas sem vergonhas unidas jamais serão vencidas!
Mirian Goldenberg! Aceito fazer parte de seu novo movimento. As lições de seu artigo me caÃram como uma luva. Também gostava - e muito! - quando diziam que parecia mais jovem do que sou. Mas isto até cinco minutos atrás, antes de ler sua coluna. Enfim, tinjo o cabelo, faço as unhas, passo creme diurno e noturno. Caminho, faço Pilates, estudo e trabalho muito. A cada ano, sou mais e mais grata pela vida e por estar viva. E mais livre, leve, solta eÂ… visÃvel. Velhinha sem vergonha de ser feliz!
Amei amei amei Silvia. Mais uma velha sem vergonha de ser livre e feliz
Mirian, outro dia na fila preferencial da padaria, a balconista me olhou e disse: "O senhor pode pegar a fila normal, tá bem viçosinho." Depois desse elogio, obedeci com satisfação. Digo o mesmo vendo a sua foto, está viçosa!
Já pode fazer parte do meu movimento, Helio. O humor é essencial para envelhecer sem vergonha
Confesso que a ação do tempo no meu corpitcho e na minha careta não me é confortável, mas procuro aceitar que sou o que o tempo me transformou, nem todas (os) têm o privilegio de um DNA eternamente jovem, e as/os que usam recursos cosméticos para prorrogar o inevitável, além do dinheiro gasta muita vida para se lambuzar e as vezes ainda não conseguem ser feliz. Acho linda uma pessoa bem cuidada, mas sem o exagero.
Verdade
Minha sogra, que era bem resolvida, contava as gargalhadas que um dos bisnetos dela perguntou porque ela era toda murchinha (enrugada), quando ouvi fiquei surpresa por ela não ter se incomodado, e passei a ver que só as grandes pessoas não fogem da verdade. Uma vez ouvi um filósofo dar explicação sobre o vaidoso e orgulhoso e disse: o vaidoso é o vazio de si e o orgulhoso é o cheio de si, enquanto um vive o que não lhe pertence, o outro acha que precisa de ninguém, ele se basta.
Adorei Marenildes
Envelhecer dói em homem e em mulher. A humanidade precisa evoluir muito para aceitar. Parece que quando se escapa de um preconceito, cai-se em outro. Por alguns comentários, velhas, que são mães, são aceitáveis. As outras não?
Dói ainda mais em uma cultura do descartável
Adorei o texto. Não pretendo complementá-lo. Não tenho capacidade para tal. Apenas lembrei: as mulheres são seres humanos que possuem a exclusividade da divinização pela maternidade. Só isso, já incomoda à muita gente. Quanto à marcha inexorável do tempo, ela também nos atinge. Mas, ainda, é mais generosa e tolerante com as mulheres. Todo mundo tem direito de ser [e de continuar] feliz, independente do tempo. Vamos viver sem vergonha, em qualquer sentido!
Fico muito feliz de saber que você gostou!
posso fundar uma dissidência, a dos deliquentes senis?
Nem fundei meu movimento, já tem dissidência?
Velhinhas maravilhosas.Só de saber que são mães, me deixa enlouquecido de amor por vocês. São obras primas do criador, nosso Deus maravilhoso.
Cada idade tem a sua beleza .Não devemos nos preocupar com o que os outros pensam .O importante é se sentir bem .
DifÃcil em uma cultura da juventude e do consumo
Em um mundo onde até às jovens usam os filtros dos aplicativos para esconderem as imperfeições ditadas pelo capitalismo de consumo, sinto muito Mirian, essa é uma luta quase perdida.
Mas a luta continua Cesar
acho que você tá preocupada demais com bandeiras, bordões, frases, motivações… Viva feliz, em paz. Aceitemos, pois dói menos.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mirian Goldenberg > Velhas sem vergonha Voltar
Comente este texto