Hélio Schwartsman > No 1º turno, abstenções beneficiam candidato que está à frente na disputa Voltar
Comente este texto
Essa página não esta mais disponível.
Leia Mais
Não se pode ter certeza de que todas as abstenções sejam de eleitores do bolsonaro. Se esses eleitores forem do Lula é evidente que isso pode prejudicá-lo (talvez faça com que o outro fique "na frente").
Hélio, palavra estranha essa - preciosismo de consciência. Parece mais algo afetado, inútil e não uma objeção de consciência que impede de dar o voto a esse ou aquele. Voto não seria uma auto-afirmação, livre e absoluta? (Claudia F.)
Provavelmente é uma questão de legitimidade: precisa ganhar e ganhar de muito, para indicar que a vitória é legÃtima e contrapor a contestação que provavelmente será feita, através da não aceitação do resultado.
Ah, carÃssimo, hoje cedinho eu disse algo assemelhado, mas a sençura fez o favor de matar o comentário e desovar na ponta da praia... Meio voto é melhor do que nenhum, mas precisa-se de votos inteiros. E, como os colegas ressaltaram, é "meio voto probabilÃstico", porque só favorece em certas condições...
Parece-me que a convocação de Lula pró comparecimento pode ser vista com simpatia pelos eleitore em geral. Trata-se de um candidato que não manifesta medo que o alto comparecimento o prejudique e que ainda conclama todos os eleitores a votar, sem mencionar em especial os que já se definiram por ele, sublinhando que aquele que vota se compromete com a aceitação dos resultados. Atitude civilista e republicana.
O articulista tem de considerar que o absenteÃsmo pode não ser voluntário. Pode ocorrer uma simples sabotagem no sistema de transporte público que impeçam pessoas sem outros recursos para o transporte de não irem votar. Pode ocorrer também, não sei ao certo, se as pesquisas capturam que há muitos eleitores que não transferiram o domicilio eleitoral...
"por preciosismos de consciência, se recusa a votar em Lula": indignar-se contra a corrupção e projetos sórdidos de poder é "preciosismo de consciência"????
É que Lula não é exatamente um santo quando se trata de corrupção. Seu telhado é de vidro, e é por isso que ele tem rejeição de 39% e tem evitado esse assunto durante a campanha, apesar de bolsonaro ser muito mais corrupto.
A abstenção, nesta eleição, pode tirar os eleitores de Lula do resultado final. O terror implantado pelo Jair com seus seguidores fanáticos e armados , colocam medo em pessoas e ate reprimindo trajes na cor vermelha. Ou seja, Lula já ganhou então eu não preciso me arriscar. Isso acontece em São Paulo, imagine no interior do paÃs onde pessoas armadas estão ameaçando candidatos, cabos eleitorais e até pesquisadores do data folha. É preciso que todos votem com segurança na democracia.
Concordo. São eleitores de Lula que tem mais chance de não comparecerem à s urnas, por medo das milÃcias bolsonaristas, por problemas de transporte que os obrigam a gastarem parte significante de seus minguados salários.
É um falso raciocÃnio. Se meus eleitores faltarem, não serei eleito
Se não entendeu o exemplo da coluna, fica difÃcil.
Suponhamos que de 100 pesquisados, 45 declararam votar em Lula e 44 outros, com 11 sem candidato. Pela pesquisa, a fatura se decide no primeiro turno. Se no dia da eleição, 40 comparecem para votar em Lula e 41 nos demais, com 8 de brancos e nulos, a eleição vai para segundo turno. E há razões para supor que os mais pobres faltem às seções em proporção maior, como indicado nesse exemplo.
É, carÃssimo, creio que sua matemática explica a luta pelo voto Lulista: melhor brigar por um do que por meio. Mas confesso um certo mal-estar com a pressão em cima dos eleitores do Ciro e da Tebet: eu mesmo, falei isso até dizer chega aqui, e o disse há alguns dias. Esse esforço de convencimento "vote em mim, ainda que com eeenngulhos", temo que seu excesso resulte em um eleitor refratário. "Não vote, já ajudará o paÃs " poderia ser mais livre de ranços, ainda que menos eficaz na somatória.
Os mais pobres parecem que votam menos. Como são lulistas, talvez os fenômenos acabem se anulando
Abstenções dependem de distribuição geográfica. Medo de votar. Dificuldades de translado. Inclusive do gênero provavelmente. Fatores que podem ter uma distribuição irregular com as intenções de voto. Claro que se a maioria das abstenções fosse de leitores de Bolsonaro, ou mesmo, de Ciro, Simone etc. seria vantajoso para o Lula.
Catracas livres no dia da eleição !
Simplesmente, acabou!!
Lula precisaria chegar aos cinquenta por cento, por isso que o exemplo dado ainda é inaplcável.
O maior Ãndice de abstenção ocorre nas camadas menos favorecidas onde Lula tem o maior percentual de eleitores. A campanha pelo comparecimento faz sentido.
O JairJáEra.
Um terço da população quer levar vantagem em tudo, sonega tudo o que pode e não se importa com a fome alheia. Os outros dois terços têm muito trabalho a fazer. Tirar o despresidente no primeiro turno é o primeiro passo.
Cada voto útil para Lula conta por 2. Um a mais para o Lula e um a menos para os concorrentes. Bora rapaziada, Lula pode chegar aos 57% dos votos úteis.
Lula precisa vencer no primeiro turno, com ou sem ANB. É questão de moral, cidadania e verdadeiro patriotismo... MI-LI- CI-A-N O nunca mais!
O anb se dará mais provavelmente no lado menos radicalizado. Logo, a campanha do Lula está certa.
"Preciosismos de consciência"? Então tá!
Ocorre que a maioria de abstenções são de eleitor pobre com dificuldades inclusive de locomoção para a seção eleitoral e esse eleitorado é predominante de Lula.
Perfeito. Salutar avisar o colunista...
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > No 1º turno, abstenções beneficiam candidato que está à frente na disputa Voltar
Comente este texto