Mercado > Brasil cresce menos que o mundo no governo Bolsonaro Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Joao Braga

    Faltou dizer que a Dilma deixou o país quebrado....

    Responda
    1. Alberto Kiess

      O longo processo de impeachment que prejudicou o país, visto que todos sabiam que era o maior golpe à democracia, desde os tempos da ditadura.

  2. ROBERTO KEN NAKAYAMA

    O argumento era a pandemia, por isso o baixo crescimento, mas no ano antes da pandemia o crescimento foi medíocre, o fato é que a gestão foi ruim, e todos os países enfrentam essa crise. Em vez de dar subsídios a combustíveis fósseis deveria investir na reforma tributária. Não houve a ratificação do acordo comercial Mercosul e União Europeia devido à política antiambiental do governo bolsonarista. Um governo que só improvisa e sem planejamento.

    Responda
    1. ricardo caselli moni

      Só se preocupavam com o Gol P

  3. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Crescimento medíocre , compatível com o tamanho do Bozo e seu ministério.

    Responda
  4. Paulo Winkaler Filho

    Lendo comentários de assinantes da folha, parece que da para entender que eles ,embora estejam dentro do barco, torcem para que o barco afunde.

    Responda
    1. Ney Fernando

      Ninguém torce para o barco afundar; para resolver o problema basta fazer o atual capitão da embarcação caminhar na prancha e se lançar ao mar.

    2. Daniel Alvares

      Não é questão de torcida. É a simples constatação de que se existe um pateta na presidência, não tem como dar certo

    3. Alaor Magno

      Já afundou graças ao bozo.

  5. CL UDIO CASTELO DOS SANTOS

    A Falha mente demais.

    Responda
    1. Alaor Magno

      Mirão. Procure munição na Folha Universal e na Jovem Pan, nesses antros você será melhor recompensado.

    2. Miro Costa

      Eu assino a FSP não para me informar, mas para ter conhecimento da desinformação que este jornal dissemina. Algo na linha de conhecer o adversário para travar estratégias.

    3. Daniel Alvares

      Imagina o vácuo entre as orelhas de quem pensa isso, paga assinatura, lê e comenta

    4. Lourenço Faria Costa

      Então porque é assinante?

  6. eli moura

    Esta distopia precisa terminar no primeiro turno, a aposta no governo mínimo, não resistiu a primeira crise, um estado trabalhando para si ajudou a perder centenas de milhares de brasileiros, a desregulamentação para o mercado controlar a economia deixou milhões de brasileiros na precariedade. Há mais tempestades a frente, com estes caras não da para atravessar.

    Responda
  7. Mateus Santana

    Este é o pior governo da história do Brasil

    Responda
  8. Carlos Eduardo Cunha

    O segundo turno é muito importante para termos mais debates , sem fugas. Importante para conhecer melhor os programas ocultos de governo . Importante para evitar arrogância de um vencedor prévio. Importante para forçar diálogos com a íntegra terceira via . Importante para conhecermos melhor os podres dos candidatos. Importante para o futuro do Brasil.

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      KKK , só que não.

    2. Enrique Castro

      Concordo com o Sr. Cunha. Participar dos debates é importantíssimo. Vejam o resultado do atual presidente não ter participado em UM debate na eleição anterior. Por motivos médicos (que aparentemente so o impediam de participar de debates) ele não discutiu UMA UNICA ideia. E ai temos o desastre total... a pandemia pegou o Brasil com a pior pessoa possível no governo. Debate é importante sim.

    3. Carlos Simaozinho

      Não precisamos de turno algum pra avaliar esse desastroso desgoverno do seu queridinho. Teve quatro anos pra mostrar a que veio...Os índices de rejeição a esse desgoverno dizem tudo. Passar bem!

    4. Lourenço Faria Costa

      Já não deu pra conhecer tudo isso nessa altura do campeonato? O que seria substancialmente revelado em um mês que não foi em...digamos, quatro anos?

  9. Lourenço Faria Costa

    'o Brasil adotou um pacote fiscal de resposta à pandemia muito superior ao de outros países emergentes': lembrando que nem isso é mérito do Governo. A aprovação de iniciativas de ajuda emergencial durante a pandemia partiu do Congresso (presidido por Rodrigo Maia). Guedes queria três parcelas de duzentos reais para informais e quebra de contrato de trabalho para os formais.

    Responda
  10. Alaor Magno

    O bozo sempre foi retrógrado, tanto em intelecto como em inteligência emocional. Cercou-se de incompetentes e deixou seu governo cair na mesmice de quanto pior melhor. Nunca leu a "A arte da guerra" , Sun Tzu, se leu não entendeu e pior, usou contra ele mesmo.

    Responda
  11. Paulo Winkaler Filho

    A folha continua a dar espaços para esse pessoal que fica construindo narrativas negativas ao governo Bolsonaro, não leva em consideração a Pandemia, o fique em casa, economia vem depois. Guedes já fez a base para o PIB crescer por vários anos seguidos.

    Responda
    1. Daniel Alvares

      Só teve pandemia aqui?

    2. Carlos Simaozinho

      Acorda, Alice! O boletim Focus, divulgado pelo próprio Banco Central, projeta um crescimento de meio por cento, para o Brasil. Já o Banco Mundial prevê um crescimento médio de quatro por cento para os países em desenvolvimento como o nosso. Ou seja, vamos crescer oito vezes menos que a média, ano que vem. É essa a grande obra do Guedes? Obrou muito mesmo...

    3. Pierre Laville

      A pandemia?? Deves estar se referindo a gripezinha, não e???

    4. eli moura

      Uma crise como uma pandemia é uma oportunidade sem igual para um líder mostrar seu valor, foi assim com Roosevelt, cadeirante, enfrentou a crise de 29, uma guerra mundial, o único três vezes eleito. O Bolsonaro e sua turma não conseguiriam cuidar de um galinheiro. Acabem isto no primeiro turno.

    5. Lourenço Faria Costa

      Só sabe repetir bobagens de outros. E são as mesmas frases toscas, sem modulação. Eita falta de criatividade...até para repetir besteiras!

    6. Carlos Simaozinho

      kkkkk Você sequer entendeu o título da matéria. Ou fez que não entendeu...

    7. Alaor Magno

      Negativa foi o bozo ser contra a vacina contra a Covid 19. Dizendo que era uma gripezinha que matou setecentos mil brasileiros. Quase a totalidade dessas vítimas foi por culpa do genocida.

    8. Marli Moras Garcia

      E Papai Noel existe pra você. Está chegando para trazer uma camisa do Minto de presente. Aguarde. O capim ainda não acabou.

  12. César A C Sanchez

    Aos que não gostam do populismo, seja bolsonarista ou lulista, não se deixem levar pelo lero-lero do voto útil. Lula ganhará, isso é fato. Entretanto, não vamos dar um cheque em branco ao regente do Mensalão e do Petrolão. Bozo continuará presidente até o início do ano que vem e se quiser atrapalhar, atrapalhará de qualquer forma. Além do mais, o petismo quer ficar livre da companha presidencial para colocar toda a força na campanha de Haddad em São Paulo.

    Responda
    1. Marli Moras Garcia

      Não tenho estômago para aguentar nem mais um dia de Bozo. É Lula no primeiro turno.

  13. César A C Sanchez

    Bolsonaro sempre criticou as medidas necessárias para conter a pandemia para ter uma desculpa para a incompetência de sua equipe. Fica com essas comparações sem pé nem cabeça com países como os EUA, omitindo o fato de que alguns estados brasileiros, individualmente, cresceram acima da média nacional. O estado de São Paulo cresceu muito acima da média nacional. Por que será?

    Responda
  14. César A C Sanchez

    Paulo Guedes se revelou um verdadeiro charlatão na economia. Liberal de Chicago? Rs, o poste Ipiranga cedeu a todas as investidas do populismo intervencionista do chavista Bozo. A reforma da Previdência, que poderia ter sido aprovada há mais de 20 anos sob FHC e que não passou por um voto (inclusive com o voto contrário de Bozo, ajudando o petismo) foi aprovada apesar de Bozo, graças á articulação de lideranças no Congresso.

    Responda
  15. Miro Costa

    Mundo? O que isso, FSP? EUA? Europa? Ou apenas a China? Como vocês se tornaram desonestos. Pois qual mundo, fora a China, e ainda assim com ressalvas, está crescendo, com deflação e desemprego bombando?

    Responda
  16. Leonardo Trindade

    À Folha só interessa a economia neoliberal. Vários economistas contemporâneos contestam a ideia de crescimento que foi construída até aqui, mas os donos do PagSeguro ganham dinheiro à moda antiga. Tá na hora de parar de olhar pra trás e pensar um futuro enquanto a gente ainda tem tempo (tipo, uns 3 anos...).

    Responda
  17. Fernando Martins

    Continuamos com a mesma política de desinformação para o projeto de poder dos vermelhos. Estados Unidos e Europa em estagnação e com inflação crescente, Argentina e Chile afundando, e lá vem tese fantasiosa que o Brasil está pior que o mundo por conta do Bolsonaro.

    Responda
    1. Carlos Bruno Desenzi

      Quais vermelhos? O partido republicano americano? O corpo de bombeiros? O Internacional? A Ferrari?

    2. Marli Moras Garcia

      Pelo visto, você não aprendeu a interpretar texto, né? Leia novamente a matéria antes de passar vergonha. Você seria capaz?

  18. Paolo Valerio Caporuscio

    Na verdade o Brasil não cresce há décadas e estagnou, os únicos períodos que houve alavanca de desenvolvimento foram nas épocas dos presidentes GV ( siderúrgica e Petrobras) e JK ( indústria automobilistica) e parou por aí é não hoje como induz o título do assunto.

    Responda
  19. César A C Sanchez

    Temer começou a consertar o debacle que Dima herdou do regente do Mensalão e do Petrolão, mas o brasileiro tem memória curtíssima mesmo. Como esquecer a greve dos camioneiros, que desestabilizou o país, estimulada principalmente por gente como ... o charlatão Bozo! Esse evento derrubou o crescimento brasileiro, e ninguém poderá negar.

    Responda
    1. César A C Sanchez

      Somando-se à greve dos camioneiros (que Bozo fez de tudo para evitar durante o governo dele) durante o governo Temer houve o escândalo da jbs, o rancor patrocinado pelo petismo ressentido com a ladaínha do golpe e o oportunismo do "é melhor jair se acostumando "

  20. Jose Roberto X de Oliveira

    Nenhum dos integrantes do Governo Bolsonaro a começar do Presidente tem alguma qualificação. Suas ações no cargo foram as piores possíveis. Quem não sev lembra de Paulo Guedes falando durante a Pandemia que o Governo ganharia dinheiro com grandes empresas e perderia com aa pequenas ou sua fala sobre empregada doméstica ou filho do porteiro ou de acabar com o sus usando Vaucher. Aa falaa ridículas de Damares. Salles destruindo o Meio Ambiente e talvez ganhando com isso.E Bozo? O caos encarnado.

    Responda
  21. Luci Dann

    Bolsonaro a roubar e esconder suas corrupções e falcatruas de filhos , esqueceu de governar

    Responda
  22. Luci Dann

    Bolsonaro a roubar e esconder suas corrupções e falcatruas de filhos , esqueceu de governar

    Responda
  23. ana marques

    Lula lá no primeiro turno.

    Responda
  24. César A C Sanchez

    Dilma foi um desastre, inquestionável, e não foi culpa dela. Foi consequência de anos de populismo fiscal e assistencialismo sustentado no início por um boom de commodities durante os anos Lula. O brasileiro das classes C e D comprou seu carro popular, só para depois devolver por não poder bancar as prestações, vítima da ciranda financeira que prosperou sob Lulão, que patrocinou a ascensão de bilionários como Eike Batista e empresas como a Oi, que depois quebraram.

    Responda
    1. Marli Moras Garcia

      Muito melhor Lula do que o Bozó. Sem dúvida.

    2. César A C Sanchez

      Ricardo, você argumenta com chavões, como Lula. Isso tem apelo popular, mas não explica nada.

    3. Antônio Carlos de Paula

      O povo pobre não pensa assim da época do Lula. Ninguém quer comer osso.

    4. ricardo francisco

      Então você compra um carro, não consegue pagar e a culpa é do Lula?

  25. João Leite Leite

    O Brasil só cresceu mais do que a media mundial nos governos militares. Os governos civis fracassaram na administração do país. Avançaram nos desvios de dinheiro público e não investiram nada para tirar o país e o povo da pobreza, embora tenham aumentado drasticamente a dívida pública.

    Responda
    1. Carlos Simaozinho

      kkkkk Cada um acredita no que quiser. A ditadura foi mãe da hiperinflação, da dívida interna e externa incontrolável, da estagflação calamitosa do início da década de oitenta, da favelização das grandes cidades, das chamadas obras faraônicas, que só trouxeram riqueza pros empreiteiros e banqueiros e do aumento da criminalidade nos centros urbanos. Vá ler um pouco sobre História...

    2. Marli Moras Garcia

      Nesse período da ditadura avançamos sim: em corrupção, atraso, torturas e morte, além da já conhecida incompetência desses milicos. Ditadura nunca mais.

    3. Adri oliver

      O Brazil tinha a maior dívida externa durante a era militar. O Brasil estava no fundo do poço e com FMI controlando as contas do Brasil e o ministro Delfin Neto. O pais foi extremamente mal administrado durante a ditadura. Va se informar! Não queira reescrever a estória do país. Fatos são fatos, simples.

  26. Antonio filho

    Chegou a hora de provar que se ama mais a nação que o inominável. Brasil acima do inominável. Deus acima de tudo. Voto útil já! Vencer no primeiro turno já é a realidade mas precisa ser de lavada para que o inominável não tente dar um golpe militar e transforme o Brasil em uma ditadura militar como Venezuela ou Cuba. Votar útil é tirar o poder do inominável. Patriotas de verdade são os que defendem a democracia. Voto útil já. Perderá a eleição já está claro. Mas perder por mais de 60%

    Responda
  27. Giovani Ferreira Vargas

    Ui! Esquerdinha jogando pedrinhas...

    Responda
    1. Marli Moras Garcia

      E essa mentalidade de criança de 5 anos? Será que um dia evolui?

  28. Mauro Guedes

    Se observa que temos uns três 'leitores' aqui empenhados em defender o atual governo. Devem estar no gabinete do ódio, utilizando as verbas publicas para benefício da família 'cartão corporativo'

    Responda
  29. Wilson Bazzani

    Dilma e Temer nao tiveram pandemia, nao ficaram em casa, nem guerra da Ucrania. Mesmo assim a economia do Brasil esta melhor que outras. Vide Argentina e Chile, USA e Portugal.

    Responda
    1. Thiago Lima

      Mas lula enfrentou a pandemia de h1n1, guerra do Iraque…. E aí? Qual é a próxima desculpa?

  30. Rodrigo à vora

    Ciro Gomes tem razão. É o modelo econômico o problema. Sob Bozo, Temer e Dilma, os mesmos resultados, ainda que com cenários diferentes. É o modelo que precisamos mudar e um plano nacional de desenvolvimento adotar. Ciro Gomes 12 Presidente!

    Responda
    1. Marli Moras Garcia

      Se Ciro fosse um pouco mais inteligente, talvez conseguisse daqui a quatro anos novamente se colocar como candidato. Mas sua arrogância atrapalha. Eu não voto nele nunca mais.

  31. jose batista

    Não adianta vcs não vão conseguir, bozo vai ganhar no primeiro turno!

    Responda
  32. Francisco Luiz Carvalho Sobrinho Francisco

    um governo broxa

    Responda
  33. Francisco Luiz Carvalho Sobrinho Francisco

    Enfim,um governo doutro planeta,enquanto a realidade brasileira é nua e crua

    Responda
  34. Ricardo Baumhardt

    O esforço da mídia em buscar e divulgar pontos negativos, reais ou não, do atual governo sugerem que as pesquisas do Datafolha são incorretas. Nunca vi tanta produção anti qualquer coisa. Parece desespero...

    Responda
    1. Ricardo Baumhardt

      Marli M. Garcia! Quase não uso zapzap. Teu diagnóstico é precário. Talvez como as pesquisas eleitorais

    2. Marli Moras Garcia

      Ricardo, você consome muita fake news. Procure informações de qualidade e saia das correntes de Whatsapp. Vai passar menos vergonha.

    3. Ricardo Baumhardt

      Crescemos mais do que EUA, G4 e um pouco menos do que a UE. Como a FSP censurou minha resposta (termos inadequados ou qualquer coisa assim) ao Sr. João Fernando Oliveira, tento responder novamente.

    4. Ricardo Baumhardt

      João Fernando Oliveira. Nos mesmos dados, mais a CEPAL. Nos mesmos dados o Brasil cresceu mais do que os EUA, mais do que o G4 e um pouco menos do que a UE.

    5. Mauro Guedes

      Não creio que seja mostrar pontos negativos. Me parece mais demonstrar a verdade contra mentiras lançadas por uma equipe de governo extremamente incapaz, que esta causando prejuízos incomensuráveis ao país.

    6. Elias Alves

      O contorcionismo que os seguidores do que ai está instalado é tamanho que, na falta de fatos, utilizam-se de argumentos falsos ou desprovidos de conteúdo. E como um cantilena velha e cansativa, atacam o veículo de divulgação. Nem leu, ou não entendeu, e repetiu o comentário de sempre. Só faltou dizer que o FMI é comunista. Nos poupe.

    7. João Fernando Oliveira

      Em quais dados econômicos o senhor se baseia para fazer tal comentário? Quais as aberrações feitas pelo FMI e Banco Mundial que comprovam sua tese?

  35. OTILIO RODRIGUES DA SILVA NETO

    Dilma e Temer enfrentaram uma Pandemia? Temmer governou por 2 anos e meio concertando o estrago deixado pela gênio da raça que em seus 5 anos de presidência desorganizou todo o sistema produtivo com ideias Populistas . Quanta desonestidade intelectual no texto ,perderam a vergonha?

    Responda
    1. Marli Moras Garcia

      Otilio, ou você tem dificuldade em interpretar texto ou é deso nes to. A comparação é global e o Brasil não está bem na fita. Entendeu ou precisa desenhar?

    2. Elias Alves

      Melhor exemplo de desonestidade intelectual é o seu comentário.

    3. Alex R Alves

      Estamos falando de média global. Ou foi só o Brasil que enfrentou a pandemia? Não. Portanto a comparação é correta. Em relação aos outros países, em dados coletados por instituição independente, no mesmo período. Essa forma de análise diminui riscos de distorções populistas, a realidade é esta. A única dúvida que tenho é o que você diz que o governo Bolsonaro consertou no país. Você Deve estar se informando em fontes que distorcem a realidade amigo.

    4. Carlos Simaozinho

      Senhores LIneu ou Saboia, o caso é que, em média, o Brasil cresceu menos que o restante dos países, com ou sem pandemia. Comparando-se com a maioria dos países, inclusive da América Larina, tivemos desempenho pior. Entenderam, ou tá difícil? Fizeram, inclusive, reformas trabalhista e previdenciária, enganando o povo, falando que tudo iria melhorar com elas...Vocês têm memória curta ou são desonestos intelectuais?

    5. João Fernando Oliveira

      Sr. Otilio, são dados matemáticos. O Mundo inteiro passou pelos problema da Pandemia no mesmo período. Os dados não escondem o fracasso do governo Dilma. Onde está a má fé? Que dados estão errados? Informe.

    6. Lineu Saboia

      Belo comentário.:Quanta desonestidade intelectual no texto ,perderam a vergonha?Belo comentário

  36. noel neves

    A mentira já ganhou algumas eleições... Mas desta vez não vingará!

    Responda
  37. EDSON CARLOS MOROTTI

    O país real não é o país pregado por Bolsonaro. Quem acompanha as notícias em canais sérios e vai ao mercado fazer suas compras sabe disso. Fora Bolsonaro!

    Responda
    1. Mauro Guedes

      O povo grita: viva longa a bolso...para ir para a cadeia pagar pelos seus crimes.

    2. Lineu Saboia

      O povo está nas ruas gritando Viva Bolsonaro!! Viu ontem em Divinópolis.?

  38. flavia fonseca

    Enquanto a discussão for gênero, costumes, armas, vamos ficar andando para trás. Precisamos começar a fazer parte do mundo.

    Responda
  39. ANTONIO AD LIO BELMONTE FERREIRA DE CARVALHO

    Diante desses dados concretos sucumbem as afirmações do Presidente brasileiro na ONU e a sua pregação eleitoreira atual.

    Responda
  40. Jorge Rodrigues

    Bolsonaro têm o álibi da epidemia e guerra na Ucrânia. Os governos do PT engendraram uma enorme recessão econômica sem haver turbulência no cenário mundial. Hoje os indicadores econômicos são melhores do que eram no final dos governos petistas. Tais governos legaram ao país a corrupção generalizada e o caos econômico.

    Responda
    1. Antônio Carlos de Paula

      Jorge, hoje no governo Bolsonaro a corrupção está escancarada, só que o povo pobre está comendo osso. Seu mito é um corrupto incompetente.

    2. Alexandre Santos

      Zzzzzzzzzzzzzzz.

    3. flavia fonseca

      O mundo sofre com a pandemia e com a guerra da Ucrânia. E cresce mais do que o Brasil. Vamos trabalhar no presente para que o futuro venha bem. Chega de passado.

  41. leonardo oliveira

    Com certeza a Argentina ,Venezuela , Nicarágua e Ucrânia , para exemplificar .Devem estar crescendo mais que o Brasil.. Da vontade de rir da matéria.

    Responda
  42. Carlos Simaozinho

    Esse é o Brasil real, não aquele do palanque do Bozo e das conversas fiadas do incompetente do Guedes...

    Responda
    1. Carlos Simaozinho

      Senhor Lineu, de duas uma: ou o senhor não sabe ler, ou não sabe interpretar gráficos. Ou pode ser as duas coisas ao mesmo tempo. Ou desonestidade intelectual, sei lá. O fato é que, comparando-se a outros países, tivemos desempenho abaixo da média, até em relação a nações da América Latina. Então, esse papinho de palanque que a Economia tá bombando, é falacioso, como tudo o que seu queridinho fala...

    2. João Fernando Oliveira

      Sr. Lineu, números são frios. Não levam em consideração paixões políticas. A análise feita é baseada nesses números. Alguma correção a eles? Estão errados? Foram manipulados? Se foram, prove.

    3. Lineu Saboia

      O pessimista sempre piora a realidade.

  43. Antônio Carlos de Paula

    Bolsonaro conseguiu destruir o país com menos de quatro anos de governo. Esse incompetente só sabe mentir.

    Responda
    1. Marli Moras Garcia

      Lineu está, na verdade, com as malas prontas. Vai para a Hungria.

    2. Lineu Saboia

      Como assim? Já se fala que ele pode vencer no 1º turno.

  44. Dunha Cumeuzunha

    Governin mequetrefe e incompetente!!

    Responda
    1. Mauro Guedes

      O povo grita: fora bolso...fora bolso... não escuta quem não quer.

    2. Lineu Saboia

      Não é o que o povo grita nas ruas. MIto, Mito!!!

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.