Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. CLOVIS SANTOS

    Todos que duvidam da veracidade da reportagem, podem processar a DelPiva.

    Responda
  2. filipe moura lima

    Preciso ler esse livro.

    Responda
  3. valdir dequi

    Apesar de muitos indícios fortes de fraqueza mental, o Bolsonaro engendrou mais essa traquinagem política. Ele e seu entorno criaram o padre candidato Kelmon. Não foi o PTB que elucubrou esse poste. Foi o próprio PL do Jair e do Valdemar. Candidato e padre mais fake que cédula de 3. A propósito, aposto que não correu nenhuma grana por trás do biombo.

    Responda
  4. valdir dequi

    Apesar de muitos indícios fortes de fraqueza mental, o Bolsonaro engendrou mais essa traquinagem política. Ele e seu entorno criaram o padre candidato Kelmon. Não foi o PTB que elucubrou esse poste. Foi o próprio PL do Jair e do Valdemar. Candidato e padre mais fake que cédula de 3. A propósito, aposto que não correu nenhuma grana por trás do biombo.

    Responda
  5. Joao Braga

    Parece que foi assim. Um filho ganhou 5 milhões da Oi. O outro ronaldinho 2 milhões por um relatório copiado do Wikipedia. O irmão do presidiário tinha uma mesada da empreiteira. Rosemary Noronha ganhou um emprego federal. Janja sem concurso admitida em Itaipu onde Gleisi era diretora. E vai por aí....

    Responda
    1. Clair Calandreli

      Oi Braguinha! Quando vc cita a palavra presidiário, vc deve estar se referindo ao futuro presidiário, o louco que tem uma família de políticos mutreteiros! Aquela família que compra imóveis caríssimos e pagam em papel moeda. Certo? Deixe um ok, se vc achar que sim!

    2. CLOVIS SANTOS

      Gostei muito de sua postagem, só falta a prova de tudo isso.

    3. Daniel Alvares

      Parece que não, até porque os valores movimentados são muito maiores que esses aí. Basicamente, os 3 filhos e o pai, parlamentares inexpressivos, contrataram ao longo de 3 décadas dezenas de funcionários fantasmas que devolviam até noventa porcento dos salários. E também embolsaram todo tipo de auxílio e regalia, incluindo quando não tinham direito. Recomendo ouvir o podcast A Vida Secreta do Jair, no Spotify.

  6. alex carvalho

    A coragem desse ser , Dal piva, é rara. Gostaria também de ter essa coragem. Parabéns mil vezes.

    Responda
  7. Plinio Góes Filho

    Leitores estão sendo enganados. Podcast é conversa de cozinha, daqueles papinhos que Ana Maria Braga faz com entrevistados no “Mais Você”, em companhia do Louro José. Tudo é achismo, suposição e desconfiança. Nenhum fato concreto há. Livro de Dal Piva atropela a lógica e deve ser um baú de vento, já que os fatos não existem. Algo assim deveria vir depois dos fatos. Enfim, deve ser uma ficção, não li. O que salta aos olhos, mas não é comentado, é o apreço do PR pelas liberdades, que segue livre.

    Responda
    1. Dorival Macedo

      Um Presidente que tem apreço pela liberdade é o mesmo que quer fechar o STF e o Congresso, defende a ditadura, os torturadores e o AI-5, e vive disseminando o ódio, estimulando a violência entre os brasileiros e atacando as minorias? Quem pensa assim, me parece deve rever seu conceito sobre liberdade.

    2. Daniel Alvares

      Para quem acreditou em mamadeira de piro lá você está bem cético. Explica então por que alguém pagaria 51 imóveis em cash. E não vem com a conversa de moeda corrente; moeda corrente contada e achada certa é jargão de cartório para nota sobre nota.

    3. alex carvalho

      A mansão de seis milhões em Brasília no ecziste, os onze imóveis movimentados pelo jair em dois mil e oito no eczisten, e finalmente a terra e plana e viva a cloroquina.

  8. Plinio Góes Filho

    Estou interessado em saber onde está a prova da façanha de comprar imóveis em dinheiro vivo, o que não está dado pelo argumento que iguala a expressão constante em todas as escrituras do país - moeda corrente - com dinheiro em espécie. É tudo o que o UOL tem. Juliana segue os passos de Patrícia em termos de “matérias investigativas”, que terminam em nada ou lugar nenhum, mas fazem algum barulho ilegítimo no período. Patacoada adquire até ares acadêmicos, com lançamento de livro, podcasts etc.

    Responda
    1. Daniel Alvares

      Moeda corrente contada e achada certa = dinheiro vivo

    2. alex carvalho

      A mansão de seis milhões em Brasília no ecziste, os onze imóveis movimentados pelo jair em dois mil e oito no eczisten, e finalmente a terra e plana e viva a cloroquina.. tudo é imaginação.

  9. Rauland Borba Batista

    Dos cinco candidato a deputado estadual autóctones do meu município, três tem mais de cem casas, deve ser algum pré-requisito. Devido a os fatos e constatações, imaginei que para ser presidente teria que ter mais de mil casas. No Brasil você se candidata para ficar rico, é o povo que se exploda.

    Responda
  10. Luiz Alfredo Feresin de Abreu

    Mas não é a família Bolsonaro os defensores do Daniel Silveira, eis a livre manifestação do pensamento e imprensa livre.

    Responda
  11. Tadêu Santos

    Uma pessoa decente não cometeria as falcatruas que o JaIrboZonaZi pratica e nem teria decência de se expor publicamente, se o faz é porque é mesmo um canalha! Infelizmente o sistema permite estes tipos de políticos. A Constituição precisa ser mais democrática e mais ética!!!

    Responda
  12. Jocimar Bruno dos Santos

    Juliana, parabéns! Mulher que teve coragem de enfrentar a família de milicianos

    Responda
  13. Ruy Humberto Godoy de Mesquita

    Juliana, como diz o ator e autor Falabela: você é um espetáculo!

    Responda
  14. Ruy Humberto Godoy de Mesquita

    Juliana, como diz o ator e autor Falabela: você é um espetáculo!

    Responda
  15. Américo Venâncio Lopes Machado Filho

    Em uma democracia todos os homens são iguais. No Brasil, infelizmente, ladrão político goza de privilégios. É um verdadeiro absurdo que Bolsonaro e sua família só sejam investigados se não mais estiverem no poder. Isso é uma afronta ao povo.

    Responda
  16. José Bueno

    Lula foi submetido a quase dois anos de investigação por policiais federais, pela Justiça, pela midia, que não ofereceram nenhuma prova aos procuradores que justificasse a condenação feita por um juiz parcial. Bolsonaro e sua familicia não foram submetidos a nenhum julgamento ainda, embora as evidências de crimes já sejam substantivas nas denúncias e na midia. Voto na honestidade de Lula.

    Responda
    1. Luiz Alfredo Feresin de Abreu

      Vamos votar no Lula pô ser a única opção, mas menos. Até hoje ele não explicou os motivos plausíveis para duas das maiores empreiteiras do Brasil terem reformado um mísero sítio em Atibaia. Cego deliberado só Bolsomínio.

  17. Joaquim Manoel Fortes de Castro

    Quando alguém ingressar na politica, e acumular, durante os mandatos um patrmonio em imoveis incompativel com sua trajetória, e ainda vir pousar de honesto, declarar sem um único caso de corrupção em seu governo, e em seguida, por decreto, determinar cem anos de sigilo, e ter quem acredite; ou ê muita ingenuo, ou burrice consentida.

    Responda
    1. Fatima Fonseca

      Nem ingenuidade e nem burrice e sim canalhice!!!

  18. Luiz Marcelo Zerbini Pereira

    Ótimo podcast, parabéns pelo excelente trabalho, Juliana!

    Responda
  19. OTILIO RODRIGUES DA SILVA NETO

    A narrativa que está se tentando criar é: se todos são ladrões,o meu político ladrão de esquerda é melhor. Tentativa vergonhosa,basta ver quem já foi condenado e quem nem denuncia existe pelo MP. Mas que fique bem claro ,que sejam denunciados e processados e se condenados que desejam punidos ,mas.....até se prove o contrário todos são inocentes.

    Responda
    1. Ruy Humberto Godoy de Mesquita

      Otilio, vira o disco que nem existe mais, e tire essa palavra narrativa cansada de guerra da sua prosa chata.

    2. Daniel Alvares

      Só tenho uma coisa para te dizer: tic tac tic tac

    3. fernando borja

      Ou,se todos são inocentes que se prove o contrário.

    4. Wilson Luiz Antonio

      Otilião… Opiniões todo mundo tem direito. Mas não se tem direito aos próprios fatos. O fato é que todos são inocentes sem prova definitiva em contrário. Mande aí a pagina do diário oficial em que consta uma sen tença trans it ada em julg-a-do contra O futuro pre si de nte . Caso contrário, ele é tão inocente quanto qualquer um de nós.

    5. Dalton Matzenbacher Chicon

      Inocentes não. Tendo em conta jamais condenados, há presunção de inocência. Presunção. E presunções não desconstituem fatos. Do mesmo modo que lula não foi absolvido, mas beneficiou-se por prescrição, o clã bozo, ante os fatos, não pode ser dito inocente, ainda que gozem, por ora, da presunção de inocência. Serão inocentes se julgados inocentes. Porém, sistematicamente obstruem investigações, de modo que mesmo a presunção da qual gozam se revela, moralmente, relativa.

    6. Dorival Macedo

      A questão não é se este ladrão é melhor que aquele, não. O texto não discute isso. Na verdade, trata-se de narrativa de crimes praticados por determinada família, e que não houve nem finalização das apurações graças a interferências políticas, inclusive com o apoio estatal, como, por exemplo, interferência da ABIN em uma área sobre a qual a mesma não tem sequer competência. Que o diga a "Val do Açaí " as duas mansões no DF, compra de imóveis em "dinheiro vivo", etc., etc...

  20. wilson kfouri

    Importante jornalismo investigativo de excelente qualidade que escancara o fato que uma familia de corruptos não pode ser o arauto da honestidade e da defesa da moral da família brasileira.

    Responda
  21. Carlos Simaozinho

    O cara sempre foi do Centrão, do PP, Partido da Pi ca re ta gem...

    Responda
  22. Wil Prado

    É assim que se faz um grande jornalismo: ousadia, honestidade e cultura.

    Responda
  23. CARLOS ARTUR FELIPPE

    Parabéns! Jornalismo inteligente e audacioso, à altura das melhores tradições da Folha de São Paulo. Aí sim!

    Responda
  24. José Eduardo Campos

    Investigar e, confirmadas as maracujás, punir exemplarmente. Não é isso que todo mundo espera? Então nada nem ninguém deve se livrar da lei, pois ela deve valer pra todos. Minha opinião? Tem angu nesse caroço aí. Talkey?

    Responda
  25. Alaor Magno

    Bozo, o corrupto genocida do século XXI. Tem cadeira cativa no inferno, ao lado das de grandes genocidas e um estátua já inaugurada no centro do inferno onde os demônios tiram o chapéu todas as vezes que passam por ela, como forma de reverenciar o genocida mor.

    Responda
    1. Joaquim Rocha

      Também tem lugar garantido no inf ern o os dirigentes das igrejas pseudo cristãs apoiadores do sat ân ico presidente.

  26. Ezequiel Silva de Sousa Sousa

    Um ótimo da Democracia é que o voto dos fazendeiros, mineradores, madeireiros e empresários de extrema direita (armados) tem o mesmo valor dos seus empregados/peões/comerciários/industriários e costureiras (desarmados).

    Responda
  27. Neli de Faria

    Meus cumprimentos para Jornalista: uma excelente reportagem. Sucessos sempre. Censurar reportagem de pessoa pública? Dificilmente, nas mesmas circunstâncias, uma pessoa comum terá a vida pautada num jornal. É o ônus de alguém público.

    Responda
  28. WAGNER DE CARVALHO GARCIA

    A boiada contaminada pelo vírus, perderam qualquer discernimento. Um sujeito que comprou 101 imóveis, 51 em dinheiro em espécie, tendo 5 filhos, 3 esposas, sem ser rico, só pode ser mágico. E por isto que os bolsaminios o veneram como Mito.

    Responda
  29. MARCO ANTONIO PAPINI

    Não se perde tempo lendo matérias tendenciosas.

    Responda
    1. Dorival Macedo

      Tendenciosa é a pessoa que lê algo que a desagrada, e sai contra aquele que lê e faz seu comentário descompromissado com tendencionismo.

    2. Joaquim Rocha

      Pra saber se são ou não deve-se ler, inocente. Cada nócego que aparece aqui...

    3. Cecília Rangel

      Você leu e como as evidências são tão incômodas ao teu raciocínio bovino, fica mais fácil lançar mão da acusação de serem tendenciosas. Pobre alma, ainda irá sofrer muito com as falcatruas que irão surgir, as derrubadas de sigilo e o mito se tornando um foragido da justiça.

    4. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Comentário perfeito! Nunca foi tão fácil identificar um bozoloide.

    5. Tino Leon

      No entanto, perdes tempo adorando a um miliciano corrupto e va g abundo.

    6. Daniel Alvares

      Sim, vai lá perder seu tempo gritando ~imbrochável! Imbrochável!~

  30. João Praes

    Para início do entendimento sobre o enigma de como 35% do país apoia este governo é preciso aceitar que um terço, grosso modo, destas pessoas eram bolsonaristas antes de Bolsonaro aparecer no cenário político nacional. Este grupo inclui fazendeiros, mineradores, madeireiros e empresários de extrema direita e pessoas de extrema direita. Um outro terço veio da pregação moralista das igrejas, principalmente daquelas que pregam a teoria da prosperidade, os quais Bolsonaro espertamente atraiu as l

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      João, só um problema, a sua afirmação de que o Bozo representa uma menor interferência do estado na economia. Depois do que vimos neste ano e às vésperas das eleições não há como afirmar isso. Aliás, essa gente não é exatamente contra a interferência do estado na economia. São contra apenas as interferências que não os beneficie. Não há liberais no Brasil.

    2. João Praes

      Para concluir: evidentemente há nestes 35% pessoas inteligentes e bem informadas que sabem o porque de votarem em Bolsonaro. Para eles, a questão se prende a uma menor interferência do estado na economia e os exageros bolsonaristas são um preço a pagar., na verdade são mais Paulo Guedes do que Bolsonaro. Para eles é interessante que se faça uma cortina de fumaça para que os pobres que votam em Bolsonaro continuem entretidos com aborto: gays etc

    3. Luiz Alfredo Feresin de Abreu

      Esses quase humanos enxergam nele um espelho de duas personalidades. Um alvará para libertar o que estava de pior contido em seus corações doentios.

    4. João Praes

      Lideranças. O outro terço veio da campanha anti petista da Lava Jato. Para agrupar e mobilizar estes grupos, empresários construíram na mídia uma rede de divulgação e fake News que alimenta continuamente toda a rede. Deste modo, estas pessoas tornam-se refratárias à realidade, o que vale são as informações divulgadas no WhatsApp, na Jovem Pan, no Twitter, Facebook.. e por eles mesmos. Nesta bolha, Bolsonaro vence no primeiro turno, o STF, Datafolha são parciais e contra Bolsonaro..., e por aí va

  31. moacyr da Silva

    Eleitores de Ciro e Tebet, não podem compactuar com estes crimes ,enquanto mais de trinta milhões de brasileiros passam fome e quantas vidas perdidas com as sórdidas trapaças na compra de vacinas urge que temos que decidir no primeiro turno. Não chamo apenas de voto útil mas de voto humano contra a crueldade !

    Responda
    1. Paulo Sales

      Eu nao sou arrependido Moacyr, você não é o primeiro que me toma assim, não me importo. Já votei em lula todas as eleições, em dilma todas as eleições. Sou cirista por duas eleições. Precisamos evoluir.

    2. moacyr da Silva

      De fato Paulo Sales, sou um defensor ferrenho da democracia que é a política do diálogo para decidirmos juntos o que é o melhor para o pais. Alguém que exalta a ditadura e ameaça o tempo todo, com golpes contra o resultado das eleições, não pode ser considerado um democrata. Tomara que você, que demonstrou apreço por esse regime, faça parte dos arrependidos e juntos, pelo voto, lutaremos para que não haja mais retrocesso à democracia de nosso pais.

    3. Paulo Sales

      Moacyr, a politica não é assim como você quer em nenhun lugar do mundo. Os candidatos expõem suas propostas e o povo vota. Bolsonaro foi eleito democraticamente, e se for reeleito será democraticamente também. Pessoas tem direito de concorrer, devemos respeitar isso, e não ficar fazendo apelos ingênuos.

  32. Antonio filho

    Roubando. Chegou a hora de provar que se ama mais a nação que o inominável. Brasil acima do inominável. Deus acima de tudo. Voto útil já! Vencer no primeiro turno já é a realidade mas precisa ser de lavada para que o inominável não tente dar um golpe militar e transforme o Brasil em uma ditadura militar como Venezuela ou Cuba. Votar útil é tirar o poder do inominável. Patriotas de verdade são os que defendem a democracia. Voto útil já. Perderá a eleição já está claro. Mas perder por mais de 60%

    Responda
  33. jose batista

    Q 14 pessoas compraram 51 imóveis em 32 anos, lotes em cidades do interior(hj mil reais ) pequenas glebas dos vizinhos e aí..

    Responda
    1. Dorival Macedo

      E aí que o Tino Léo está certo...

    2. Tino Leon

      E daí é que tu és muito ingênuo ou é um debilitado mental mesmo.

  34. jose batista

    Realmente merecem saber a verdade, q moeda corrente não é dinheiro vivo por exemplo.

    Responda
    1. Carlos Simaozinho

      Senhor Batista, até o Bozo reconheceu que foi dinheiro vivo, e que não via problema nisso. Você tá querendo contrariar seu ídolo?

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Ah tá ... Talvez moeda corrente (espécie, 'cash') seja, talvez, dinheiro morto.

    3. Daniel Alvares

      Moeda corrente contada e certa é jargão de cartório para pagamento em dinheiro vivo, Batista.

    4. Tino Leon

      "moeda corrente contada e achada certa" é o que, gênio? Sai dessa bolha, mané.

  35. Paulo Sales

    É um absurdo. Não entendo como 35 por cento dos brasileiros, e pode ser até mais, votam em bolsonaro. So pode ser o amor e ódio entre candidatos polarizados que está cegando as pessoas. Isso nao vai dar certo!

    Responda