-
Carlos Oliveira
Não percebi o que há de ofensivo na expressão graçon portugais. Ser português não tem, em si mesmo, uma conotação positiva ou negativa (inclusivamente em França, falo por experiência própria) e em 1995 você era, de facto um garçon no sentido original da palavra. A menos que o recepcionista do hotel tenha dito algo mais do que isso, parece-me que todas essas suas considerações sobre famílias pobres, fado e peixe grelhado partiram apenas da sua cabeça.
-
Maria Lopes
Desculpe mas vc está muito por fora dessas sutilezas europeias. O Ricardo sabe muito bem o que fala.
-
-
CARLOS TARDIVO
Eu não descendo de portugueses, meu avô chamava Manuel Maria de Andrade, inglês portanto.Sendo competente há espaço para todos, vejam Felipão e Dorival Jr!
-
ricardo fernandes
o brasil de uns tempos para cá vive uma fase de obscurantismo. até na disciplina xenofobia avançamos. graças à franqueza do psicopata na presidencia, todo mundo resolveu ser franco, também, como se falar besteira fosse uma qualidade.
-
DAVIDSON PISMEL CONDE
observaçao aguda e pertinente; o pior é expectar se e quando essa fase vai passar e sere mos nao só alegres e solidarios mas efetivamente ...civilizados
-
Joana C
Visto de fora também não parece muito melhor... Vim aqui apenas desejar muito boa sorte para a eleição do próximo domingo! Eu não amo o Lula... mas tendo em conta quem lá está, estou a torcer pela sua vitória!
-
-
Galdino Formiga
Crônica boa e leve. Bacalhau e vinho tinto são excelentes produtos, acompanhados de um fado.
-
Jove Bernardes
Nada, absolutamente nada substitui o humor como resposta.
-
Eline barros Murad
Bravo, Ricardo. Quando vemos alguém arrogante ou prepotente, vai ver, no fundo, é complexo de inferioridade.
-
José Cardoso
O Chico Anísio previu um tempo futuro em que o Brasil estaria no primeiro mundo. Os automóveis Pereira seriam sonho de consumo na maioria dos países. Por enquanto temos as baterias Moura.
-
Waldemir Araujo
Vocês censuraram meu comentário. Texto límpido, sereno e educado. Por quê?
-
DAVIDSON PISMEL CONDE
Wal o algoritmo da fsp é de ultima geraçao , ele empaca com numeros achando que é codi go secreto de organizaçoes criminosas pra derrubar governos e nem o ombudsman parece se importar com esse avanço tecnologico no quengo do leitor ...
-
-
Waldemir Araujo
Ô Ricardo, passo tempos em Cascais, torço pelo Sporting desde 1951, quando a equipa foi ao Rio e tomou de 5 x 1, do Vasco. E mais, tenho neta portuguesa. O JJ foi o melhor treinador do meu Flamengo. Viva Portugal
-
Marcos Benassi
Hahahahah, é isso daí, Ricardíssimo! Apenas não estamos juntos *na bacalhoada*, haja vista o preço do bacalhau por aqui. E não é de hoje: anos atrás, comi uma lomba de vacalhau aí na matriz que, Jesus da Goiabeira, custar-me-ia o salário do Temer pra fazê-lo cá na filial. Quanto aos treinadores Tugas, eu, que não gosto de bola, os saúdo veementemente: são discretos, educados e sabem falar. Não é pouca coisa. Ah, um chefe Tuga contou-me sobre comer caramujos: parece que há status piores que bacal
-
filipe moura lima
Texto tão bom quanto uma bacalhoada.
-
DANNIELLE MIRANDA MACIEL
Lição moral delicada e precisa. Muito bom texto.
-
Ricardo Carvalho de Barros
Pena que para comer um bacalhau Gadus morhua eu tenha que fazer um financiamento.
-
JOAO FERNANDO DE COELHO
Nesse episódio, o que deu para perceber é que o Brasil é autossuficiente em estúpidos...
-
Ronaldo Pereira
Já estou com meu bacalhau de molho para amanhã opá!
-
RICARDO BATISTA
Portugal é bom. Bacalhau é bom. E fado também é bom (no inverno). E brasileiro sendo bairrista no negócio do futebol não dá. Deve ser o país que mais exporta jogadores no mundo.
-
Joana C
Gostei muito da crónica desta semana, com habitual. Não conhecia estes treinadores, mas fiquei até a sentir-me mal a pensar como seria uma sessão de terapia de alguém com ascendência de uma nacionalidade que ostraciza. Por outro lado, um está desempregado e outro não tem o melhor emprego do mundo. Não é fácil. Sobre a defesa da identidade portuguesa que me deixou orgulhosa.... ouvir fado e comer bacalhau, em princípio dão prazer. Já ser pobre, não. E é triste que seja identidade nacional, não é?
-
Marcos Benassi
Joana, minha cara, venham pra cá: com euros no bolso, ainda que poucos, dão-se mais do que bem. Mas traga o bacalhau e o vinho consigo, porque aqui estão custando um rim - humano, digo.
-
-
Joana C
Obrigada
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.