Opinião > O dever dos neutros 2 Voltar
Comente este texto
Leia Mais
todos nós estamos confusos, porém hoje nos deparamos com uma nova situação... não se trata de preferir esse(a) ou aquele (a). Nosso dilema será : ELE SIM ou ELE NÂO. ??? eu já me decidi ....
Brilhante, como sempre !!!
Todos os elementos para uma reflexão equilibrada estão postas pelo ilustre embaixador. A escolha é entre mirar o modelo Afegão, onde religião e polÃtica não se separam, e continuar retrocedendo a um Brasil arcaico. Ou seguir em frente com todas as imperfeições do Estado democrático de Direito dispostos a crescer e amadurecer como povo e paÃs.
Faz-me rir. Sonhador, ingênuo ou interesseiro?
Marina Silva foi detonada pelo moinho do Datafolha e seu paulatino "três por cento para mais ou para menos".
É óbvia a inconsistência das proposições desenvolvidas por Rubens Ricupero para ilustrar seu apoio à candidatura de Lula ao Planalto. O diplomata tenta caracterizar o atual presidente como uma ameaça ao Estado de Direito. Essa postura é contrária à realidade, pois quem está atacando a valer o ordenamento jurÃdico pátrio são aqueles membros do STF que promovem ilegalidades como o aberrativo inquérito das fake news. No Brasil de hoje, o mais significativo defensor da Lei Maior é Jair Bolsonaro.
shhhh, por que nao te callas ? é obvio que nao entendestes patavina do texto nao sabes pra que serve nem como funciona o stf no estado de direito e ignoras o que seja democra cia - te abrigues no curralzinho do planalto ou te dediques as lives com constantino alber to nunes ricardo salles
Mumu
Vá mugir no pasto do seu mito!
Sigam a opinião competente e insuspeita .Primeiro turno contra a barbarie.!
Argumentos sensatos a favor do voto útil já no primeiro turno.
Muito correta a análise. Unir todos os democratas para extipar esse câncer que se chama Jair Bolsonaro.
Poucas vezes vi um escrito com tamanha lucidez. Recupero põem à luz a atual situação do nosso paÃs e a forma como devemos mudá-la e como o futuro governo deverá fazê-lo. Espetacular!
É mais um motivo para teclar 12 e confirma. A eleição de alguém de fora do bolsopetismo ajudaria a desarmar os espÃritos e focar na administração do paÃs.
se lula ganhar no primeiro turno, o psicopata terá mais tempo para bagunçar o pais e prejudicar ainda os mais pobres. havendo um segundo turno, ele consegue segurar seu odio pelos demais seres humanos.
Brilhante!
Quando eu crescer [envelhecer] quero ser igual ao empaixador Rubens Ricupero: sabedoria (para além do conhecimento sistemático), argumentos consistentes sobre o presente e o futuro do Brasil, opção polÃtica firme e esclarecida (para além de Pt-Lula, e da bipolarização). Mas eu sem expectativa, com seu artigo reconheço em mim um fiapo de esperança.
errata minha: embaixador Rubens Ricupero.
Parece uma escolha mefistofélica. O que é menos pior para a democracia? deixar um cor Rup to ma lu co m no poder ou eleger um corr upto ali barba ? Democracia é só isso?
Francisco, isso é coversa de bolsonarista envergonhado.
Dizia Churchill que a democracia é o pior regime, exceto todos os outros. A atual polarização limitou a disputa no primeiro turno aos dois recordistas de rejeição, mas isso não acontece sempre. Pelo menos com democracia dá para trocar esse pessoal a cada quatro anos. Se bolsonaro for reeleito, essa possibilidade irá desaparecer, como Hitler e Hugo Chavez fizeram (foram eleitos e só saÃram do cargo quando morreram - o sucessor do segundo está no poder desde 2013 e não quer largar o osso).
Manter, sim, a qualquer custo, não. Porque tanto uma escolha como outra trará uma conta, a questão é o que virá nessa conta. Votar por um mal para evitar outro mal é sempre uma escolha indigna. como disse, uma escolha mefistofélica. Ao votar desse modo, já se abriu mão voluntariamente da liberdade de escolha.
Digamos que os termos o inciais da equação sejam esses, pra simplificar. A resposta é: quer mantê-la, até pra poder falar o que quiser? Se acha pouco, é só não fazer nada, em breve vem a conta.
Senhor Ricupero, não comungo das mesmas ideias suas, no geral, mas agora concordei com tudo o que foi colocado. Que suas palavras iluminem aqueles que ainda estão reticentes, em relação ao voto útil, ou que pensam em anulá-lo ou votar em branco. Que esta eleição marque um amadurecimento polÃtico jamais visto, por estas bandas, e que isso leve a um projeto para o paÃs, que seja duradouro.
Seu Rubens, carÃssimo e de longa história pública, eu vejo um exemplo muito interessante nessa história toda de confluência democrática: o PSOL. Anteriormente um partido de posições muito arraigadas, afeito a sectarismos, postou-se de maneira interessantÃssima nessa disputa, cedendo posições, compondo com o pt nessa chapa de coalizão democrática, amadureceu. E, tomara, adulteça melhor do que o PT: que possa se aproveitar da experiência e não cometer erros que já se mostraram deletérios à beça.
Se o eleitor brasileiro tem alguma dúvida em quem não votar , é só lembrar dos quase setecentos mil mortos na pandemia e a dúvida se dissipa facilmente!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > O dever dos neutros 2 Voltar
Comente este texto