Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Anderson Ribeiro

    Imagino como será a loucura do dia em que se poderá quebrar com facilidade a criptografia que usamos hoje.

    Responda
  2. Julio Cesar Paschoal Teixeira

    Artigo fascinante, assim como o anterior. Além de uma ótima explicação sobre computação quântica. É impressionante ver onde a tecnologia ainda pode nos levar!

    Responda
  3. Rodolfo Francisco

    Fascinante! Artigo que faz valer a pena toda a assinatura da folha Oû

    Responda
  4. Daisy Santos

    Fez lembrar o conto Borgiano "A Biblioteca de Babel". Infinita ! É fascinante!

    Responda
  5. DANNIELLE MIRANDA MACIEL

    Nada poderia ser mais distante do meu dia a dia e mais fascinante. Essa coluna tem elevado o jornal. Fico grata.

    Responda
  6. Pedro Fortini

    Mais um artigo fascinante! A possibilidade de uma inteligência mais eficiente que nós solucionar problemas em nosso lugar é algo até de certa forma reconfortante. Claramente existirão sempre os que duvidarão da legitimidade das tecnologias, como hoje já existem, mas acredito que os benefícios que a computação quântica nos trará serão um tanto mais inquestionáveis. Espero que, assim como diz o texto, essa tecnologia comece a acelerar em breve!

    Responda
  7. Alaor Magno

    É como estar na ponte da Enterprise.

    Responda
  8. Hugo Oliveira

    Em meio a um noticiário dominado por crimes, rachadinhas e padres Kelson, ter um artigo desse é uma lufada de alívio, copo d'água no deserto de pensamentos pequenos...apenas é triste saber que o fosso entre países será intransponível com a computação quântica, mas os benefícios serão imensos. Obrigado !

    Responda
  9. José Cardoso

    Sempre que leio sobre computação quântica há um ponto que não entendo. Os dados a serem processados são clássicos, não quânticos. Exemplo: a velocidade do vento num determinado instante e lugar. Quando isso é traduzido em bits, o valor está definido. Já num estado de superposição quântica, há uma possibilidade desse valor ser outro numa eventual medição, o que falsificaria o dado original.

    Responda
    1. André Luís dos Santos Duarte Silva

      Pelo pouco que sei, a computação quântica, como o nome sugere, tem o objetivo de computar (calcular) de maneira mais eficiente usando os princípios da mecânica quântica. Para problemas simples, como o sugerido, pode-se usar a computação clássica, sem problemas. Mas e se fosse necessário a velocidade do vento na atmosfera terrestre em um intervalo de tempo? Você precisaria pensar em como armazenar está quantidade enorme de informação e como processa-la. Aí entra a computação quântica...

    2. Alaor Magno

      O sistema hexadecimal onde a base é feita por dezesseis dígitos é coerente com os atuais algoritmos usando diversas linguagens de programação. A física quântica poderá decodificar um linguagem próxima ou parecida para que haja uma conversão matemática sistematizada para que os dados alimentem a nova geração de programas e linguagens de programação a serem desenvolvidas.

  10. Jonathan Ferreira

    Que artigo genial, Professor, muito obrigado por compartilhar ao público ideias tão fascinantes. De fato, a computação quântica consegue trazer a humanidade um novo passo rumo a uma soberania digital, com algoritmos cada vez mais inteligentes e uma capacidade de processamento baseadas em qubits estamos lidando com um poder de processamento exponencial, de 2^n, graças ao entrelaçamento quântico. O futuro que nos aguarda pode ser extraordinário!

    Responda
    1. Alaor Magno

      Um texto brilhante! Por ser inédito.