-
Franco Oliveira
Deve-se considerar que nenhum dos presidentes desde a redemocratização colocou em risco a democracia brasileira, tanto como o faz Bolsonaro. É claro que poderia ser a vez do Ciro ou de outro candidato, mas Bolsonaro foi tão desrespeitoso com a população e com as instituições que os casos de corrupção e os lampejos antidemocráticos de alguns radicais do PT parecem coisa de amadores perto disso. Trata-se de uma eleição plebiscitária. Não é sobre o melhor e sim sobre o menos pior. Resegni-se!
-
eduardo nunes
belo texto, em momentos como esse é importante evidenciar o óbvio.
-
eduardo casalechi
Bravo! Perfeito!
-
Daniel Almeida
O doutor Alexandre com seu artigo envernizado, não contribui em absolutamente nada a três dias das eleições. Simplesmente assume que independente de quem for ganhar, sua vida em nada será afetada. Um artigo inútil e com propósito egoísta.
-
José Freitas
A insatisfação do economista com os dois candidatos que vão disputar a presidência é justificavel mas, sua opção pelo voto nulo , não me parece a melhor decisão. Tambem ja pensei nessa possibilidade mas, não havendo outra alternativa, terei que optar novamente pelo candidato que considero menos prejudicial ao país . Não só no sentido econômico mas sobretudo no moral. Jamais votaria em alguem condenado por corrupção porque nunca senti tanto orgulho de ser brasileiro do quando o vi sendo preso!
-
Carlos Fernando de Souza Braga
Ainda bem que, somada ao "voto inútil, a opinião do colunista é irrelevante.
-
jose silva
sua eh bem mais irrelevante....
-
-
Rauland Borba Batista
Concordo em gênero e grau com seu pensamento .Se de um lado temos um presidente que para evitar ser impichado criou o orçamento secreto tendo como cúmplice os deputados. Por sua vez a justiça invalidou o julgamento de Lula e não providenciou outro por excesso de provas. Pobre país rico.
-
Felipe Uchôa
Tecnocrata falando a partir de sua identidade de classe. Puro chorume de quem é insensível ao sofrimento do povo brasileiro.
-
benjamim picado
por incrível que possa soar concordo com o fato de que o voto do colunista é inútil - de resto, como suas opiniões, que sempre acompanho na CBN, apenas com o fito de melhorar meus movimentos peristálticos. laxante melhor não há.
-
Jocimar Bruno dos Santos
Parece mente confusa. Muita bagunça de ideias nesse raciocínio. Mês sabático lhe fará bem. Teu voto não fará diferença (afirmação tua), mas o meu fará e por isso decidi pelo voto útil: estou fechado com o líder nas pesquisas e não abro. Portanto, senhor, aproveite e durma bem...
-
Sebastião Carvalho
Tatalmente parcial: em quatro anos ele nao teve nada a dizer do outro lada. Ha que se presta ?
-
EVANDRO VIEIRA SILVA
Nem a Miriam Leitão, citada na coluna como uma vítima do PT, compara o atual governo com o de Lula. Aí, vem um sujeito tecer críticas apenas a um partido, esquecendo o que se passa no presente. Não há radicalização maior do que aceitar apenas o que se deseja.
-
João Carllos Alcântara
Alexandre, se o seu fio fala dos dois líderes, porque o teu texto foca apenas em um? Recomendo repensar a frase.
-
Cristina Dias
Sugestivo, não é mesmo?!
-
-
César A C Sanchez
Alexandre, você é um economista top, longe passa da mediocridade de um Paulo "poste" Ipiranga ou de um Guido Mantega. Sim, é verdade, outros colegas qualificados, como André Lara Resende optaram por declarar voto em Lula. Obviamente não por terem descoberto a virtuosidade do regente do Mensalão e do Mensalão, mas por entenderem que, de forma realista, pior não poderá ficar. Está é uma eleição para eleger o menos pior, isso é cristalino. Patrulha? Dou o dedo do meio!
-
Robson Simões
Muuu...
-
-
Wallace marques
Coluna lamentável e vergonhosa, vc pode ter qualquer crítica a Lula ou PT, agora querer compará-lo com bolsonaro na democracia vc está delirando!! Esse papinho eu conheço, seu voto com vontade no bolsonaro!
-
Carolina Alves
Inútil, aparentemente, é o programa de economia de Berkeley, que forma pessoas incapazes de distinguir arroubos autoritários de quem tem a simpatia de militares dos de quem não tem. Ou que não vê nos governos pelos quais simpatiza mecanismos análogos de compra de maioria no congresso.
-
MARIA CORINA ROCHA
Inútil é a ideia do autor do texto, senão ele mesmo!
-
Fernando Gomes
A versão da Folha de: "Uma escolha muito difícil". Suas palavras seriam válidas se não fosse Bolsonaro ser o Bolsonaro. Parece que tem aí um grau de incompreensão da dimensão da tragédia Social e Política sob a última gestão. Enquanto houverem economistas financiadas, que não consideram o fato social como elemento central da econômia, vamos continuar reféns desse sistema desigual e nefasto.
-
Hudson Rodrigues Lima
Uai? Fui ler com atenção o texto e o autor só analisou um dos candidatos e poupou o outro de críticas. Portanto, trata-se de uma defesa antidemocrática do atual governo antidemocrático. Péssima análise.
-
Max Morel
Tente ler novamente. Não, é melhor deixar para lá, não ia adiantar mesmo.
-
-
Marcio Barcellos
"Uma escolha muito dificil", versão 2022
-
Filippo Valiante Filho
Assino embaixo!
-
Claudio Luiz da Cunha
Vota no padre Kelmon
-
Manoel Coutinho
Até que enfim uma crítica lúcida. Voto útil seria em um candidato com propostas e com passado limpo. Parece óbvio, mas temos um cenário que prevalece o voto de protesto contra o inimigo, que os dois lados alimentaram propositalmente. Conseguiram
-
Walther Holmes
O economista certamente apertou 17 e apertará 22, visto que, apesar da manchete, só ataca e vê defeitos no PT e em Lula. Comete o pecado da falsa simetria e ignora que todos os países democráticos do mundo têm leis que responsabilizam a mídia por disseminação de mentiras. É um falso democrata, simplesmente.
-
MARCELO Cunha de Souza
Sua raiva, ou será mágoa, com o pt deve ter alguma explicação egóica, você deve ter sido deixado de lado em alguma nomeação ou promessa de cargo. No mais, como estudou fora acredito que não conheça, de fato, a história da formação e deformação deste país. Lamentável sua coluna e opinião.
-
Said Ahmed
Ele foi diretor do Bacen no governo Lula, só Lula daria oportunidade para este voto inútil.
-
Mauro Meiches
O bumbum limpinho do articulista vai dormir tranquilo, nos lençóis de 400 fios. Lindo! Quanta arrogância, quanta insensibilidade social. Dilma Rousseff foi impedida por falsos motivos como ficou provado, mas respeitou o rito democrático. Que o articulista pense o que quiser, mas exibir sua nariz em pé sem pensar a política como arte do possível, é como dizer que não há fila de famintos na porta das padarias.
-
-
Guilherme Martin
Então vote na Tebet e durma tranquilo - enquanto milhões continuam passando fome.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.