Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Franco Oliveira

    Deve-se considerar que nenhum dos presidentes desde a redemocratização colocou em risco a democracia brasileira, tanto como o faz Bolsonaro. É claro que poderia ser a vez do Ciro ou de outro candidato, mas Bolsonaro foi tão desrespeitoso com a população e com as instituições que os casos de corrupção e os lampejos antidemocráticos de alguns radicais do PT parecem coisa de amadores perto disso. Trata-se de uma eleição plebiscitária. Não é sobre o melhor e sim sobre o menos pior. Resegni-se!

    Responda
  2. eduardo nunes

    belo texto, em momentos como esse é importante evidenciar o óbvio.

    Responda
  3. eduardo casalechi

    Bravo! Perfeito!

    Responda
  4. Daniel Almeida

    O doutor Alexandre com seu artigo envernizado, não contribui em absolutamente nada a três dias das eleições. Simplesmente assume que independente de quem for ganhar, sua vida em nada será afetada. Um artigo inútil e com propósito egoísta.

    Responda
  5. José Freitas

    A insatisfação do economista com os dois candidatos que vão disputar a presidência é justificavel mas, sua opção pelo voto nulo , não me parece a melhor decisão. Tambem ja pensei nessa possibilidade mas, não havendo outra alternativa, terei que optar novamente pelo candidato que considero menos prejudicial ao país . Não só no sentido econômico mas sobretudo no moral. Jamais votaria em alguem condenado por corrupção porque nunca senti tanto orgulho de ser brasileiro do quando o vi sendo preso!

    Responda
    1. Robson Simões

      José Mané e seu comentário também inútil e desatualizado. Vergonha alheia.

    2. Max Morel

      Ele não pregou o voto nulo. Disse que vai votar em quem tem mais apreço pela democracia.

  6. Carlos Fernando de Souza Braga

    Ainda bem que, somada ao "voto inútil, a opinião do colunista é irrelevante.

    Responda
    1. jose silva

      sua eh bem mais irrelevante....

  7. Rauland Borba Batista

    Concordo em gênero e grau com seu pensamento .Se de um lado temos um presidente que para evitar ser impichado criou o orçamento secreto tendo como cúmplice os deputados. Por sua vez a justiça invalidou o julgamento de Lula e não providenciou outro por excesso de provas. Pobre país rico.

    Responda
  8. Felipe Uchôa

    Tecnocrata falando a partir de sua identidade de classe. Puro chorume de quem é insensível ao sofrimento do povo brasileiro.

    Responda
  9. benjamim picado

    por incrível que possa soar concordo com o fato de que o voto do colunista é inútil - de resto, como suas opiniões, que sempre acompanho na CBN, apenas com o fito de melhorar meus movimentos peristálticos. laxante melhor não há.

    Responda
  10. Jocimar Bruno dos Santos

    Parece mente confusa. Muita bagunça de ideias nesse raciocínio. Mês sabático lhe fará bem. Teu voto não fará diferença (afirmação tua), mas o meu fará e por isso decidi pelo voto útil: estou fechado com o líder nas pesquisas e não abro. Portanto, senhor, aproveite e durma bem...

    Responda
  11. Sebastião Carvalho

    Tatalmente parcial: em quatro anos ele nao teve nada a dizer do outro lada. Ha que se presta ?

    Responda
  12. EVANDRO VIEIRA SILVA

    Nem a Miriam Leitão, citada na coluna como uma vítima do PT, compara o atual governo com o de Lula. Aí, vem um sujeito tecer críticas apenas a um partido, esquecendo o que se passa no presente. Não há radicalização maior do que aceitar apenas o que se deseja.

    Responda
  13. João Carllos Alcântara

    Alexandre, se o seu fio fala dos dois líderes, porque o teu texto foca apenas em um? Recomendo repensar a frase.

    Responda
    1. Cristina Dias

      Sugestivo, não é mesmo?!

  14. César A C Sanchez

    Alexandre, você é um economista top, longe passa da mediocridade de um Paulo "poste" Ipiranga ou de um Guido Mantega. Sim, é verdade, outros colegas qualificados, como André Lara Resende optaram por declarar voto em Lula. Obviamente não por terem descoberto a virtuosidade do regente do Mensalão e do Mensalão, mas por entenderem que, de forma realista, pior não poderá ficar. Está é uma eleição para eleger o menos pior, isso é cristalino. Patrulha? Dou o dedo do meio!

    Responda
    1. Robson Simões

      Muuu...

  15. Wallace marques

    Coluna lamentável e vergonhosa, vc pode ter qualquer crítica a Lula ou PT, agora querer compará-lo com bolsonaro na democracia vc está delirando!! Esse papinho eu conheço, seu voto com vontade no bolsonaro!

    Responda
    1. jose silva

      vergonha eh o expresidiario estar solto....

    2. César A C Sanchez

      Buscar a polarização a qualquer preço, mantendo o sarrafo lá em baixo, foi a estratégia Bolso..Petista desde o início. Funcionou!

  16. Carolina Alves

    Inútil, aparentemente, é o programa de economia de Berkeley, que forma pessoas incapazes de distinguir arroubos autoritários de quem tem a simpatia de militares dos de quem não tem. Ou que não vê nos governos pelos quais simpatiza mecanismos análogos de compra de maioria no congresso.

    Responda
  17. MARIA CORINA ROCHA

    Inútil é a ideia do autor do texto, senão ele mesmo!

    Responda
  18. Fernando Gomes

    A versão da Folha de: "Uma escolha muito difícil". Suas palavras seriam válidas se não fosse Bolsonaro ser o Bolsonaro. Parece que tem aí um grau de incompreensão da dimensão da tragédia Social e Política sob a última gestão. Enquanto houverem economistas financiadas, que não consideram o fato social como elemento central da econômia, vamos continuar reféns desse sistema desigual e nefasto.

    Responda
  19. Hudson Rodrigues Lima

    Uai? Fui ler com atenção o texto e o autor só analisou um dos candidatos e poupou o outro de críticas. Portanto, trata-se de uma defesa antidemocrática do atual governo antidemocrático. Péssima análise.

    Responda
    1. Max Morel

      Tente ler novamente. Não, é melhor deixar para lá, não ia adiantar mesmo.

  20. Marcio Barcellos

    "Uma escolha muito dificil", versão 2022

    Responda
  21. Filippo Valiante Filho

    Assino embaixo!

    Responda
  22. Claudio Luiz da Cunha

    Vota no padre Kelmon

    Responda
  23. Manoel Coutinho

    Até que enfim uma crítica lúcida. Voto útil seria em um candidato com propostas e com passado limpo. Parece óbvio, mas temos um cenário que prevalece o voto de protesto contra o inimigo, que os dois lados alimentaram propositalmente. Conseguiram

    Responda
  24. Walther Holmes

    O economista certamente apertou 17 e apertará 22, visto que, apesar da manchete, só ataca e vê defeitos no PT e em Lula. Comete o pecado da falsa simetria e ignora que todos os países democráticos do mundo têm leis que responsabilizam a mídia por disseminação de mentiras. É um falso democrata, simplesmente.

    Responda
  25. MARCELO Cunha de Souza

    Sua raiva, ou será mágoa, com o pt deve ter alguma explicação egóica, você deve ter sido deixado de lado em alguma nomeação ou promessa de cargo. No mais, como estudou fora acredito que não conheça, de fato, a história da formação e deformação deste país. Lamentável sua coluna e opinião.

    Responda
    1. Said Ahmed

      Ele foi diretor do Bacen no governo Lula, só Lula daria oportunidade para este voto inútil.

    2. Mauro Meiches

      O bumbum limpinho do articulista vai dormir tranquilo, nos lençóis de 400 fios. Lindo! Quanta arrogância, quanta insensibilidade social. Dilma Rousseff foi impedida por falsos motivos como ficou provado, mas respeitou o rito democrático. Que o articulista pense o que quiser, mas exibir sua nariz em pé sem pensar a política como arte do possível, é como dizer que não há fila de famintos na porta das padarias.

  26. Guilherme Martin

    Então vote na Tebet e durma tranquilo - enquanto milhões continuam passando fome.

    Responda