Hélio Schwartsman > Sinto um prazer cívico ao ver a derrota do nosso pior presidente Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Jose Roberto de França

    E o Xandão dando uma de machão. Até parece. Só covardia. Quando bozo vara curta começar a melar o jogo vou pagar pra ver. Vamos á luta.

    Responda
  2. José Cardoso

    Sentir prazer com a desgraça alheia não deixa de ser algum prazer, mas acompanhado de tristeza. É se resignar a secar outro time, quando o seu próprio está em má fase. O prazer genuíno seria um vencedor que trouxesse uma expectativa realista de aumento da riqueza do país.

    Responda
    1. José Cardoso

      O Ciro não é uma Brastemp, mas já é uma grande melhora em relação ao ex-presidiário.

    2. DAVIDSON PISMEL CONDE

      voce teria algum nome a indicar em vez de publicar comentarios com vies moralista para situaçoes complexas como a que vivemos agora ?

  3. Fernando Minto

    Com certeza lá na casa de vidro haverá choro e ranger de dentes.

    Responda
    1. Jose Roberto de França

      E o Xandão dando uma de machão. Até parece. Só covardia. Quando bozo vara curta começar a melar o jogo vou pagar pra ver. Vamos á luta.

  4. ORLANDO FERREIRA BARBOSA

    Pior presidente para quem, cara pálida?! Para os brasileiros? Há controvérsias...

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Há: quem matou mais cruelmente, Bozo ou toda a ditadura? Quem fez mais mal à ciencia, Bozo ou a Inquisição Espanhola?

  5. Vito Algirdas Sukys

    Prova dos 9. Conheço 9 pessoas, com salário de mais de 35 mil, com casa e carro públicos, que vão votar no candidato 1 nas pesquisas, a maioria trabalha na justiça e um pequeno empresário que ganha 8 mil. Também conheço 9 , que tem salário de mais de 24 mil e um empresário, que votam no candidato 2 nas pesquisas. Podemos votar em candidatos que vão contra os nossos interesses pessoais? Ou podemos votar contra nossos interesses pessoais e pensar no Brasil?

    Responda
  6. Marcos Benassi

    Bem, meu caro Hélio, um pobrema é um pobrema; outro pobrema... fica, ao menos pra nós, os pré-ocupados, necessariamente pra depois. As composições governamentais já devem estar sendo montadas, não é quebra-cabecas que essa negada escolada deixe pra última hora - e deve haver o assédio dos pretês. Todavia, qualquer coisa será suficientemente decente perto da (de)composição atual. E, reitero, teremos que ser vigilantes, em nível capaz de limitar o parasitismo de "aliados". A conferir, evidente.

    Responda
  7. João Leite Leite

    Eu também sinto um dever cívico de ver os dois piores candidatos serem derrotados mas. infelizmente os nossos intelectuais querem a volta dos desvios bilionários dos cofres públicos.

    Responda
    1. DAVIDSON PISMEL CONDE

      pois é padilha o leite ao quadrado é mais um dos crédulos de que o pete inventou a corrup ção a escravidao o racismo o mal a tal mamadeira a terra redonda ..é de chorar a ignorân cia que abunda até em gente que lê jornal!

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Como assim volta? Me faz lembrar aquele “filme”, a volta dos que não foram. Aliás, meu caro bozoloide, sempre estiveram aí e desde muito antes do PT sequer existir ou de sonhar em ocupar o poder. Por último, mas não menos importante: já escolheu seus deputados e senadores do Centrão ou do Direitão?

    3. FERNANDO SCAVONE

      Extraordinária a quantidade de intelectuais no país...

    4. Marcos Benassi

      Os "intelectuais" (gente medianamente mais instruída, proveniente da crasse mérdia) bozolinaram descaradamente. Quem tá tirando o Bozo do trono é o chão de fábrica, felizmente.

  8. Helio Cardoso

    Vocês já repararam que o pessoal bolsonarista não aceita dialogar. Quando questionados sobre as aberrações do presidente, desviam o foco do assunto e não respondem as questões. Tudo pra eles a culpa é dos outros e nunca cedem quando o seu mito comete o mais flagrante e vergonhoso delito perante a nação? Já dizia o Millôr: "Democracia é quando eu mando em você, ditadura é quando você manda em mim"!

    Responda
    1. Jose Roberto de França

      E o Xandão dando uma de machão. Até parece. Só covardia. Quando bozo vara curta começar a melar o jogo vou pagar pra ver. Vamos á luta.

    2. Jose Roberto de França

      E o Xandão dando uma de machão. Até parece. Só covardia. Quando bozo vara curta começar a melar o jogo vou pagar pra ver. Vamos á luta.

  9. RICARDO BATISTA

    A única certeza que temos é que a partir de janeiro o Brasil voltará a ter um Governo. Não será fácil, mas poderemos voltar a sonhar novamente.

    Responda
  10. Manoel Cardoso

    Meus caros, se Lula vencer no 1o turno o próximo desafio e objetivo é derrotar Artur Lira na reeleição para presidente da Câmara. Se não conseguir derrotar o Alagoano, tá lascado.

    Responda
    1. Jose Roberto de França

      E o Xandão dando uma de machão. Até parece. Só covardia. Quando bozo vara curta começar a melar o jogo vou pagar pra ver. Vamos á luta.

    2. DAVIDSON PISMEL CONDE

      lembrança oportuna porque poderemos ter um Dudu Cunha dois peitando !oposiçao pes soal! ao executivo e até sendo assessorado pelo proprio que está concorrendo! - a desme morizaçao do eleitorado é de lascar ...

  11. Valdir Teixeira da Silva

    Ele terá que usar todo o prestígio de presidente recém eleito para impor a agenda. Deve articular tudo nos primeiros meses.

    Responda
  12. José Antonio Tavares Faria

    Bolsonaro não é o pior presidente, houve governantes piores, o que conta a seu desfavor é seu comportamento pessoal, aquilo que sai de suas falas, mente até dormindo, cultua torturadores, incita a violência é completamente insano, matusquela e merece mesmo o ostracismo, o opróbrio. O "bolsonarismo" persistirá. Mas a força do bem jamais permitirá que as mãos do terror venham sufocar o amor.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Nenhum presidente foi responsável por tantas mortes como o Bozo. Não fosse todo o resto, destruição deliberada da educação, do meio ambiente, dos povos indígenas e o favorecimento direto de criminosos, isso já seria o suficiente.

  13. Mauro Tadeu Almeida Moraes

    A bandidagem maior sempre esteve no Legislativo e de lá não sai. Continuamos elegendo o bando.

    Responda
  14. João Carmo Vendramim

    Compartilho integralmente desse sentimento de prazer cívico e oxalá a vitória ocorra no primeiro turno.

    Responda
  15. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    Só espero que os eleitores conscientes de Lula, caso ele seja eleito, entendam que o trabalho de reconstrução não vai ser fácil. O tsunami foi devastador. Será necessário um pacto com todos os setores da sociedade: congresso, câmara, justiça, essencialmente a imprensa e jornalistas, e fundamental, a população.

    Responda
  16. Pedro Cardoso da Costa

    Para o eleitor sem cegueira ideológica, essa escolha corresponderia a escolher a morte entre o veneno de uma naja ou cascavel.

    Responda
    1. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      Desculpe o trocadilho mas, você é da Costa e com certeza está de costa para o Brasil! Por isso não enxerga a destruição e desgraças que este inominável vem fazendo!

    2. Carlos Fernando de Souza Braga

      Esse comentário revela que vc não entendeu e não está entendendo nada do que está acontecendo

  17. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    Caro Schwartsman, comungo com sua confissão "sinto uma espécie de prazer cívico ao ver o pior presidente da história do país ser derrotado —e quanto mais humilhante for a derrota, mais me regozijarei." Mas pior do que termos nos submetido ao pior presidente da história (não por minha culpa), é saber que no futuro olharemos para trás e pensaremos: como que pode isso daí ter ocupado o cargo mais importante do país. Nunca pronunciei ou escrevi o nome desse cidadão. Nunca o aceitei como presidente.

    Responda
    1. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      *impossível de acreditar mesmo!

    2. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      ImImpossível e acreditar mesmo!

  18. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    Acho q suas preocupações com relação às dificuldades q Lula enfrentará são pertinentes. Mas Schwartsman, não sei se já passou por algum momento de terror, desespero, como quando estamos nos afogando, fugindo de uma situação terrível, fobia como no filme "Dublê de corpo" de De Palma, ou de terror como em "Atração fatal" onde Michael Douglas entra numa fria com Glenn Close. Pois é, nestes momentos não temos como pensar em planejar. O 1o plano é nos salvar, depois desse tsunami a gente vê o q faz!

    Responda
  19. Julio Shiogi Honjo

    Mais apropriado "Bobo da corte morto, Rei posto".

    Responda
    1. Roberto Amaral

      O melhor seria rei preso.

  20. Carlos Simaozinho

    Faltam três dias para saber se o nefasto ir pro in fer no diretamente, ou terá direito dea passar vinte e oito dias no purgatório, antes de ir pras trevas em definitivo. O Old Parr doze anos já tá pronto pra comemoração...

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Old parr foi uma boa idéia... Amanhã, antes de embaçar a venda de birita, tenho que providenciar algo de respeito... Hahahahah!

  21. Jane Santos

    Nenhum presidente será pior que bolsonaro. Precisamos virar essa página logo.

    Responda
  22. Ayer Campos

    O 'Schadenfreud' cívico é compreensível, mas um filósofo deve estar atento ao 'day after' - que a herança maldita é colossal e o 'arco de solidariedade' se sustenta em bases bem precárias... Não é preciso citar o iracundo Ruy Costa Pimenta, basta começar o rol com a provável oposição (Ieal) de Vladimir Safatle, Leonardo Péricles e Paulo Arantes... Quanto à oposição hidrófoba do bolsonarismo-raiz, estarão fora de combate por algum tempo, lambendo as feridas e carpindo a inanição do malogrado mito

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Óia, caríssimo, fiquei bem surpreso dia desses vendo o safatle como candidato. Tô bem tentado, porque o boulos terá votos mais do que suficientes...

  23. Dorgival Pedroso

    Tomara que seja uma derrota bem ver go nho sa, como foi a do TRUMP.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.