Mariliz Pereira Jorge > As sequelas do bolsonarismo Voltar
Comente este texto
Leia Mais
A escolha é entre o sujo e o mau ou mal lavado, tenho 22 motivos para não votar Bolsonaro e 13 em Lula.
A 'democracia' multipartidária nacional, permite a qualquer desencontrado tornar-se candidato a cargo polÃtico. Em contraposição ao Brasil, o mundo civilizado consegue se definir através de três partidos! Somos nós talvez "mais" modernos ou apenas idiossincráticos? Entendo, por este motivo, a procedência do tanto desespero, e até loucura, dos candidatos preteridos pela maioria e até de um desses que se elegem.
São inconsistentes as ideias apresentadas por Mariliz para tentar passar a impressão de que o atual governo alimentou um clima de arruaça constante nos últimos quatro anos. As proposições da colunista não sobrevivem a diversas constatações, como a seguinte: todas as manifestações de rua simpáticas ao chefe do Planalto aconteceram de modo ordeiro, a atmosfera delas sempre foi muito positiva. O bolsonarismo, na realidade, gera posturas pacÃficas.
"Posturas pacÃficas", não fora, Jefferson Wallace? Oh!, sim, Richard Clayderman! Que mundo ordeiro e feliz este trazido pelo bolsonarismo!
Concordo. Assistir ao atual presidente berrando violências a plenos pulmões; xingando ministros do STF com palavrões; blasfemando contra quem tenta contê-lo dentro das regras civilizatórias; ameaçando dar golpe dia sim, dia não; elogiando torturadores; maldizendo mulheres; ridicularizando a própria fraquejada ao conceber uma filha; chamando a atenção para as dúvidas sobre a própria macheza num surpreendente "imbrochável" me enche de paz o espÃrito. Zero arruaça.
É isso aÃ. Enquanto o pau come, os fariseus se fazem de bonzinhos. É assim desde que o mundo é mundo.
Ah, vá? Jura? Querdita, mêmo? Uia!
Aos eventuais aà da leitores desse artigo, convém espiar o do Luiz Paulo Souza na seção EquilÃbrio. Só não boto o link pra sençura folhética não embaçar, consegue sençurar link do próprio jornal...
Brilhante a sua análise, Mariliz!
Indicadores econômicos sinalizam retrocesso? Melhor a escriba se informar melhor!
Pergunta inflação em alta não é um retrocesso?
Se acha que ela escreveria errado?, vc é que deve se informar melhor
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
"Hater" adultescente; volte a tocar campainhas e sair correndo, se correr ainda for saudável na sua idade.
Chora. Aceita ou surta.
Toda causa tem um efeito. O anti petismo alimentado por anos, de forma clara ou subliminar e carregado de ódio por alguns "Colunistas" teve como sequela o Bolsonarismo, além de terem sido coniventes e até apoiadores de um impeachment de uma presidente, sem acusação plausÃvel e eleita democraticamente Não vou citar nomes, mas é até engraçado ver hoje "Colunistas" falando do mal do Bolsonarismo e até pouco tempo atrás ironizavamo PT e sua militância. Deve ser triste não sermos uma Noruega
VinÃcius, creio perfeito seu dedo no'zóio geral, mas não entendo que a crÃtica, toda ela, mereça desqualificação. Mas foi preciso e fundo. Doeu no labirinto.
Eu estou há 4 anos cansado desse capitão reformado. Esse sujeito tornou o Brasil pior em todos os aspectos, além de ter nos deixado mentalmente doentes. Bolsonaro derrotado é a salvação e a cura do Brasil.
Verdade!
Desde a posse desse ogro miliciano, vivemos um perÃodo terrÃvel no paÃs. Perdi amigos de longa data, simplesmente pq não suporto ver pessoas que eu considerava normal e esclarecidas se revelando escrotas, violentas, imundas, fascistóides...Cruz credo! Parece que uma praga apocalÃptica se derramou sobre nosso outrora lindo paÃs tropical abençoado por Deus.
Gustavo, sempre convivi bem com o contraditório quando o normal era defender nossas posições polÃticas respeitando a dos outros, mas isto mudou com a chegada do bolsonarismo, pois a extrema direita, além de ignorante e alucinada, é violenta. Muitos deles beiram a picopatia.
Talvez o problema seja contigo, tua dificuldade de lidar com o contraditório. Reflita.
O problema não é só ele. Dele nos livramos agora, com o fardo pesado de ter que votar no Lula. O pior é encarar os 30% que saÃram do armário e são cópias fiéis do Mico. Culpam os pobres por seus infortúnios, desprezam as leis e democracia, desrespeitam as minorias, colocam o dinheiro acima de tudo, inclusive o meio ambiente.
Exato, Carlos. O mico cape tão mili cia no muito provavelmente será derrotado nas urnas. Mas tanto ele quanto a fami lÃcia não vão sumir magicamente. E os milhões de ali enados e/ou fa náticos alu cinados menos ainda. Não será nada fácil sair desse lamaçal extrema mente tó xico.
Texto correto e verdadeiro, Mariliz. Enxerguei a mim mesmo no seu relato, tenho sido afetado de várias das maneiras que você descreve. Sei que é só uma parte dos 30/35% de eleitores dele que são linha dura e fascistas convictos, mas lembro de um outro texto seu, de meses passados, para dizer que minha empatia com essa gente todos eles, é zero; são cúmplices e compactuam com a ruÃna do paÃs, com a destruição da nação e da saúde e de equilÃbrio coletivo de todos nós.
É bem assim que me sinto e muitos amigos também se sentem! Esperamos com veemência a derrota por completo deste inominável no próximo domingo! Tem q ser ja neste domingo!
Mariliz assim me sinto: cansada, com raiva e com medo de levar um tiro. Cuido daquilo que falo entre amigos, agora inimigos, e desejo, todo o dia, em ter, de volta, um paÃs normal. E normal significa, apenas, um pouco de paz sem os sobressaltos de golpes, pobreza e bravatarias. Impressionante como quase 4 anos foram suficientes pra revelamos a face destrutiva de uma polÃtica que mata e espolia a maior parte da população brasileira.
Nooofa, isso é que é elegância, cara Kátia. Perdeu o sossego, mas não a classe; se eu crescer e ficar educado como você, não será por conta do Bozo! Hahaha!
Pura verdade, além de indicadores socioambientais (que são péssimos), os efeitos psÃquicos nocivos deste Governo são desastrosos; nunca tivemos um grupo polÃtico tão deletério e violento quanto o de Bolsonaro no poder antes e levaremos anos para a cura, sem dúvida !
Óia, Marilúcida, eu visto a carapuça de enlouquecido de Bozofrenia circundante, fácil: já nem tava na melhor época, o Bozo consumou meu estrupo psÃquico legal. Traçou meu fiofó afetivo-mental a seco, guardou o ky pra outros. Como tantos, sobrevivi, e tenho condições de arribar pra um nÃvel decente de sanidade, mas e o povão? O SUS vai ter que dar conta dessa, porque não será pouca maluqueza a rondar o cotidiano, não. E, quem sabe, se o Jesus fizer o favor de descer da Goiabeira, cai bem.
Xiiii, Gustavo, velho, obsceno e pouquÃssimo reverente, eu já tô quaternário...
Ai Gustavo acabou o argumento ou ficou com medinho
Não binário?
Ótimo diagnóstico! Isso se transformou numa seita. Quão estranha essa devoção cega por um lÃder tão débil : Pouco inteligente, orador sofrÃvel, sem nenhum projeto. Pessoas se afastando de amigos de longa data e até de familiares que criticaram o mito. Gente formada em boas universidades acreditando nas mais toscas fake news. Teve até médico rejeitando vacina. O perÃodo de convalescença será longo e difÃcil.
Cê foi duma delicadeza Ãmpar, Ricardo: um eixcroto abrutalhado, violento com quem tá por debaixo, cercado por uma sub-gente de péssima qualidade, bocudo sem necessidade e contenção, desonesto histórico, venal e venéreo. E nego adorando esse Mafagafo da pior espécie!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mariliz Pereira Jorge > As sequelas do bolsonarismo Voltar
Comente este texto