Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Rauland Borba Batista

    A escolha é entre o sujo e o mau ou mal lavado, tenho 22 motivos para não votar Bolsonaro e 13 em Lula.

    Responda
  2. Paulo de Cardoso

    A 'democracia' multipartidária nacional, permite a qualquer desencontrado tornar-se candidato a cargo político. Em contraposição ao Brasil, o mundo civilizado consegue se definir através de três partidos! Somos nós talvez "mais" modernos ou apenas idiossincráticos? Entendo, por este motivo, a procedência do tanto desespero, e até loucura, dos candidatos preteridos pela maioria e até de um desses que se elegem.

    Responda
  3. João Paulo Zizas

    São inconsistentes as ideias apresentadas por Mariliz para tentar passar a impressão de que o atual governo alimentou um clima de arruaça constante nos últimos quatro anos. As proposições da colunista não sobrevivem a diversas constatações, como a seguinte: todas as manifestações de rua simpáticas ao chefe do Planalto aconteceram de modo ordeiro, a atmosfera delas sempre foi muito positiva. O bolsonarismo, na realidade, gera posturas pacíficas.

    Responda
    1. Jove Bernardes

      "Posturas pacíficas", não fora, Jefferson Wallace? Oh!, sim, Richard Clayderman! Que mundo ordeiro e feliz este trazido pelo bolsonarismo!

    2. Jove Bernardes

      Concordo. Assistir ao atual presidente berrando violências a plenos pulmões; xingando ministros do STF com palavrões; blasfemando contra quem tenta contê-lo dentro das regras civilizatórias; ameaçando dar golpe dia sim, dia não; elogiando torturadores; maldizendo mulheres; ridicularizando a própria fraquejada ao conceber uma filha; chamando a atenção para as dúvidas sobre a própria macheza num surpreendente "imbrochável" me enche de paz o espírito. Zero arruaça.

    3. Vince Gom

      É isso aí. Enquanto o pau come, os fariseus se fazem de bonzinhos. É assim desde que o mundo é mundo.

    4. Marcos Benassi

      Ah, vá? Jura? Querdita, mêmo? Uia!

  4. Marcos Benassi

    Aos eventuais aí da leitores desse artigo, convém espiar o do Luiz Paulo Souza na seção Equilíbrio. Só não boto o link pra sençura folhética não embaçar, consegue sençurar link do próprio jornal...

    Responda
  5. ELLIS A OLIVEIRA

    Brilhante a sua análise, Mariliz!

    Responda
  6. Ary Dantas oliveira Junior

    Indicadores econômicos sinalizam retrocesso? Melhor a escriba se informar melhor!

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Pergunta inflação em alta não é um retrocesso?

    2. Gilmar Maghenzani

      Se acha que ela escreveria errado?, vc é que deve se informar melhor

  7. Gustavo Moraes

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Ney Fernando

      "Hater" adultescente; volte a tocar campainhas e sair correndo, se correr ainda for saudável na sua idade.

    2. Ana Luiza Vilela Borges

      Chora. Aceita ou surta.

  8. Vinicius Rodrigues

    Toda causa tem um efeito. O anti petismo alimentado por anos, de forma clara ou subliminar e carregado de ódio por alguns "Colunistas" teve como sequela o Bolsonarismo, além de terem sido coniventes e até apoiadores de um impeachment de uma presidente, sem acusação plausível e eleita democraticamente Não vou citar nomes, mas é até engraçado ver hoje "Colunistas" falando do mal do Bolsonarismo e até pouco tempo atrás ironizavamo PT e sua militância. Deve ser triste não sermos uma Noruega

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Vinícius, creio perfeito seu dedo no'zóio geral, mas não entendo que a crítica, toda ela, mereça desqualificação. Mas foi preciso e fundo. Doeu no labirinto.

  9. ROBERTO DO AMARAL SILVA

    Eu estou há 4 anos cansado desse capitão reformado. Esse sujeito tornou o Brasil pior em todos os aspectos, além de ter nos deixado mentalmente doentes. Bolsonaro derrotado é a salvação e a cura do Brasil.

    Responda
  10. Carla C Oliveira

    Verdade!

    Responda
  11. Tino Leon

    Desde a posse desse ogro miliciano, vivemos um período terrível no país. Perdi amigos de longa data, simplesmente pq não suporto ver pessoas que eu considerava normal e esclarecidas se revelando escrotas, violentas, imundas, fascistóides...Cruz credo! Parece que uma praga apocalíptica se derramou sobre nosso outrora lindo país tropical abençoado por Deus.

    Responda
    1. Tino Leon

      Gustavo, sempre convivi bem com o contraditório quando o normal era defender nossas posições políticas respeitando a dos outros, mas isto mudou com a chegada do bolsonarismo, pois a extrema direita, além de ignorante e alucinada, é violenta. Muitos deles beiram a picopatia.

    2. Gustavo Moraes

      Talvez o problema seja contigo, tua dificuldade de lidar com o contraditório. Reflita.

  12. Carlos Alberto Peixoto de Figueiredo Junior

    O problema não é só ele. Dele nos livramos agora, com o fardo pesado de ter que votar no Lula. O pior é encarar os 30% que saíram do armário e são cópias fiéis do Mico. Culpam os pobres por seus infortúnios, desprezam as leis e democracia, desrespeitam as minorias, colocam o dinheiro acima de tudo, inclusive o meio ambiente.

    Responda
    1. Miguel Gossn

      Exato, Carlos. O mico cape tão mili cia no muito provavelmente será derrotado nas urnas. Mas tanto ele quanto a fami lícia não vão sumir magicamente. E os milhões de ali enados e/ou fa náticos alu cinados menos ainda. Não será nada fácil sair desse lamaçal extrema mente tó xico.

  13. FLAVIO CALICHMAN

    Texto correto e verdadeiro, Mariliz. Enxerguei a mim mesmo no seu relato, tenho sido afetado de várias das maneiras que você descreve. Sei que é só uma parte dos 30/35% de eleitores dele que são linha dura e fascistas convictos, mas lembro de um outro texto seu, de meses passados, para dizer que minha empatia com essa gente todos eles, é zero; são cúmplices e compactuam com a ruína do país, com a destruição da nação e da saúde e de equilíbrio coletivo de todos nós.

    Responda
  14. Tha Virgens

    É bem assim que me sinto e muitos amigos também se sentem! Esperamos com veemência a derrota por completo deste inominável no próximo domingo! Tem q ser ja neste domingo!

    Responda
  15. Katia Alonso

    Mariliz assim me sinto: cansada, com raiva e com medo de levar um tiro. Cuido daquilo que falo entre amigos, agora inimigos, e desejo, todo o dia, em ter, de volta, um país normal. E normal significa, apenas, um pouco de paz sem os sobressaltos de golpes, pobreza e bravatarias. Impressionante como quase 4 anos foram suficientes pra revelamos a face destrutiva de uma política que mata e espolia a maior parte da população brasileira.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Nooofa, isso é que é elegância, cara Kátia. Perdeu o sossego, mas não a classe; se eu crescer e ficar educado como você, não será por conta do Bozo! Hahaha!

  16. Hugo Oliveira

    Pura verdade, além de indicadores socioambientais (que são péssimos), os efeitos psíquicos nocivos deste Governo são desastrosos; nunca tivemos um grupo político tão deletério e violento quanto o de Bolsonaro no poder antes e levaremos anos para a cura, sem dúvida !

    Responda
  17. Marcos Benassi

    Óia, Marilúcida, eu visto a carapuça de enlouquecido de Bozofrenia circundante, fácil: já nem tava na melhor época, o Bozo consumou meu estrupo psíquico legal. Traçou meu fiofó afetivo-mental a seco, guardou o ky pra outros. Como tantos, sobrevivi, e tenho condições de arribar pra um nível decente de sanidade, mas e o povão? O SUS vai ter que dar conta dessa, porque não será pouca maluqueza a rondar o cotidiano, não. E, quem sabe, se o Jesus fizer o favor de descer da Goiabeira, cai bem.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Xiiii, Gustavo, velho, obsceno e pouquíssimo reverente, eu já tô quaternário...

    2. Gilmar Maghenzani

      Ai Gustavo acabou o argumento ou ficou com medinho

    3. Gustavo Moraes

      Não binário?

  18. RICARDO BATISTA

    Ótimo diagnóstico! Isso se transformou numa seita. Quão estranha essa devoção cega por um líder tão débil : Pouco inteligente, orador sofrível, sem nenhum projeto. Pessoas se afastando de amigos de longa data e até de familiares que criticaram o mito. Gente formada em boas universidades acreditando nas mais toscas fake news. Teve até médico rejeitando vacina. O período de convalescença será longo e difícil.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Cê foi duma delicadeza ímpar, Ricardo: um eixcroto abrutalhado, violento com quem tá por debaixo, cercado por uma sub-gente de péssima qualidade, bocudo sem necessidade e contenção, desonesto histórico, venal e venéreo. E nego adorando esse Mafagafo da pior espécie!