Ambiente > Pará é síntese de desafios e problemas da Amazônia Voltar
Comente este texto
Leia Mais
A imprensa continua omitindo o fato de que a SAE de Mangabeira Unger elaborou o Plano Amazônia Sustentável, lançado em 2008, no governo Lula 2. Um dos seus principais pilares era exatamente a regularização fundiária da Amazônia. Enquanto imperar a insegurança jurÃdica que a grilagem traz, ninguém pode ser responsabilizado por nada. Reina a bagunça. Lula não teve peito para colocar o plano em prática, depois de toda a energia e capital despendidos na empreitada.
O desmatamento da Amazônia trará mais secas ao sudeste e sul, ao criar uma imensa Ilha de Calor que afastará as nuvens oceânicas. No entanto, todo carbono da Amazônia representa menos de dez anos em consumo de combustÃveis fósseis pelo restante do planeta. Os povos norte-ocidentais tem de retirar os OITO vezes mais poluentes percapitos que emitiram pra se desenvolverem, e não comprarem créditos de carbonos repassando custos nos produtos.
Alerta vermelho! Este mapa com os pontos de desmatamento no Pará é a imagem da atrocidade desferida contra a Reserva do Xingu. O cerco à floresta indÃgena é sinal claro da voracidade da máfia madeireira, que derruba, queima e bota pasto para entregar aos grileiros. O Estado é incompetente, corrupto e relapso com suas matas nativas. Seu papel deveria ser preservar e proteger usando nao só os especialistas mas tbm suas forças de segurança e vigilância. A Amazônia precisa de cuidado, não progresso.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ambiente > Pará é síntese de desafios e problemas da Amazônia Voltar
Comente este texto