-
César A C Sanchez
Não sei se tinha idade, mas será que o Professor votou no Fernando Henrique para barrar o Janio Quadros? (ou no moderado Suplicy) Será que votou no Covas para barrar o Maluf? (ou na Marta) Será que o Professor está torcendo pelo voto (no caso útil, para a ideologia dele, inútil para o eleitor que votar no Tarcísio, pois perderá) do pessoal de centro-direita no Carioca Tarcísio por saber que, se Rodrigo Garcia for para o 2o turno, há uma chance enorme do PT, mais uma vez, morrer na praia em SP?
-
Neli de Faria
Iria votar para Simone por causa da vice. Aí andei a pensar, pensar e pensar, as democracias morrem porque os políticos não se unem para derrotar o extremismo. Foi o que narrou Steven Levitsky. Já que os políticos brasileiros, inclusive lula, não se uniram , em dezoito , para barrarem o extremismo, cabe ao eleitor fazer o que os políticos não fizeram. Votei para o Collor por causa do vice Itamar, amanhã também votarei por causa do vice, para derrotar o terrivelmente péssimo presidente.
-
DAVIDSON PISMEL CONDE
cont . o q há d antiético se partido percebe ter baixa adesão junto ao eleitorado e deci de apoiar outro partido mais bem avaliado? na europa o voto útil é frequente na social democracia pós guerra; partidos se reagrupam via negociação d cargos ou defesa d pau tas sem nenhum prurido citado pelo articulista e nenhum maleficio à democracia - ne gociar apoios é o cerne d politica como alternativa para a erosão d democracia,aspira ções autoritarias e no limite o conflito
-
DAVIDSON PISMEL CONDE
cont... q nasceu e cresceu em redes sociais e fnews geradas n exterior; vice existe por que partidos são fracos porq políticos se veem mais importantes q partidos mudando a qualquer hora sem restrição;também é necessário porque impede um estranho não es crutinado ocupando o poder; quem derrota extremismo é o voto consciente consideran do sua vida publica - um critério eficaz seria quantidade d troca d partido, é preciso q politico se enraíze n partido seguindo sua proposta d governança
-
DAVIDSON PISMEL CONDE
neli grato pelo retorno; respondo educadamente como vc o faz - políticos são essencial mente representantes d interesses vários não protagonistas imbuídos d aspirações no bres como vc supoe; deve fidelidade ao seu eleitor senão está traindo a confiança sim bolizada n voto, ex se seu eleitor é mercado financeiro o politico se obriga defender se us interesses senão não o representa; os políticos brazucas não barraram extremismo em 18 porque foram surpreendidos pr um processo q nasceu cont...
-
Neli de Faria
Davidson: por mim acabaria com o Vice, presidente , governador, prefeito. Em tempos de internet dispensável .Enquanto houver vice, analiso os candidatos e vices. No primeiro turno,o político deveria pensar: o que é melhor para o País? Manter a candidatura? Ou se unir em torno de um? Mesmo nas disputas estaduais. Para isso, o Político deveria ser Estadista e nunca teve no Brasil. Depois da eleição, pode ter um capital de votos, afagará seu ego, mas, e o País? E o Estado?
-
Neli de Faria
Davidson não sou eu quem digo; ou sempre disse ,falta união dos políticos; foi o Steven Levitsky em sua obra, que li faz dois anos, Como as Democracias Morrem. Ele é claro ao aduzir que as democracias morrem por culpa dos próprios políticos. Aludiu aos líderes da Alemanha e Itália ,anos trinta, e a Bélgica, à época, barrou o extremismo com a união dos políticos e outro país .Pesquise e dará razão a mim. Político brasileiro só pensa em si e no projeto de pessoal de poder. Todos, sem exceção.
-
DAVIDSON PISMEL CONDE
prezada d neli; a senhora confessa sua intençao d voto so pr causa d vice; ai pensou bas tante e ouviu dizer q votar util defenderia a democracia até acusou lula d nao seguir seu raciocinio e causar o extremismo atual; com tais relaçoes d causalidade a senhora resol veu q ira votar pr conta d ....vice! onde foi que eu me perdi neste caminho tortuoso do seu voto?
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.