Luiz Felipe Pondé > Será que somos previsíveis e manipuláveis para o bem e para o mal? Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. José Cardoso

    O comportamento humano, assim como o animal, é altamente dependente e modificável de acordo com seus efeitos no ambiente em torno. Talvez o colunista dê muita atenção aos devaneios, sonhos e crenças individuais. Mas mesmo esses comportamentos 'internos' são condicionados. Afinal porque a esmagadora maioria de quem nasce no mundo árabe, por uma incrível coincidência, calha de crer no islamismo?

    Responda
  2. Emerson César de Campos

    12 comentários tão somente? O último a sair apague a luz por favor.

    Responda
  3. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

    Creio que o Pondé deveria ler a coluna de Ronaldo Lemos de hoje. Sobre o sobrinho de Freud, Edward Bernays, tem um documentário da BBC chamado "The Century of the Self". Explica bem como ele subverteu as teorias do tio para criar a máquina moderna de propaganda.

    Responda
  4. MARIO TAKAHIRO NISHIDA

    É mais uma trama filosófica de Dostoiévsk, do que um conceito de valores morais abnegados ao sentimento de alma humana. A mente perversa induz o homem ao obscurantismo, cegados pela ausência da distinção do bem e mal. Não sei o que dizer do Putin!

    Responda
  5. Emerson César de Campos

    Luizinho, peça para fazer xi xi e suma da vida pública. Ainda faltam 10 minutos pra fechar a eleição. Tu como eleitor Bolsonarista, e derrotado, e isso sim, é por minha conta pois ainda não sabemos o resultado ainda, insistes falar de marketing, inteligentinhos, pre história e literatura russa, para mostrar alguma erudição. Tu deverias te reduzir aí teus poucos admiradores, que infelizmente, dado ao teu sentimento de superioridade, achas que são muitos.

    Responda
    1. Emerson César de Campos

      Bruno Camacho, te referes a minha escrita, é isso mesmo? Eu sei bem utilizar a língua vernácula e a partir da segunda pessoa do singular. Sou do Sul e aqui utilizamos, e corretamente, a segunda pessoa do singular.

    2. Emerson César de Campos

      Onde está a agressão? Procure tua turma. E tenha a decência de usar tua conta com o teu nome. O que sabes sobre erudição? Sou professor universitário como teu guru. E até hoje, depois de trinta anos, ainda penso que tenho apenas alguma erudição. E ressentido é Luzinho e seus asseclas, a exemplo de ti. Faça o favor de me errar.

    3. Bruno Camacho

      Emerson Fields, és tu um ressentido? O colunista não tem "alguma erudição"; ele É um erudito; para além da agressão gratuita, não há, nos seus comentários, nenhuma refutação inteligente ao que foi dito na coluna... (Por Maria José)

    4. Caiodê Cardoso

      Você escreve muito mal para alguém que quer usar a segunda pessoa do singular.

  6. Tersio Gorrasi

    Somente os fracos e que se deixam levar muito mais pela emoção do que pela razão se deixam manipular de alguma forma, ou seja aqueles que fazem parte dessa massa. marcados e felizes. Zé Ramalho é muito mais filósofo do que os pseudo intelectuais aqui citados

    Responda
  7. Adailton Alves Barbosa

    - Através do sr. me interessei pelos escritos de Dostoiévski, escritor atemporal.

    Responda
    1. Caiodê Cardoso

      Tenho por mim que ele tomou a divulgação de certos clássicos como objetivo de vida. Se sim, gosto disso

  8. Paloma Fonseca

    Deixe eu lhe dizer uma coisa, bem ao pé do seu ouvido: sofrer e amar faz parte da minha vida. Matar ou colocar alguém na iminência da morte não faz parte do meu estilo.

    Responda
    1. Caiodê Cardoso

      Talvez a vida não tenha lhe colocado a prova quanto a nisso. Mas se assim for, então você tem algo de refinado.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.