Celso Rocha de Barros > Derrota humilhante de Bolsonaro seria ótima, mas democracia ainda não perdeu Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Prezado Celso, nossa democracia perdeu de lavada! - comparativamente, da mesma forma que a ascensão de Le Pen (duas vezes consecutivas no segundo turno) foi uma derrota para a democracia francesa. Não raro, o autoritarismo planta suas ideias para colher seus frutos. Os do neofascismo estão madurando no Brasil (já são colhidos na Itália). Mais de cinquenta milhões de brasileiros participam dessa colheita do mal.
A democracia já perdeu, basta olhar o resultado ultraconservador para o Congresso e suas consequências nefastas na manutenção do princÃpio de 'checks and balances'. Seguiremos cada vez mais alinhados com Meloni, Putin, Orban, Lukashenko, Trump, Le Pen, e outros representantes de extrema-direita.
Provada a força do orçamento secreto. Seremos chamados no próximo ano para pagar a conta. O povo? Ora terão mais direitos suprimidos, e que morram, para implantarmos a eugenia e mantermos os apoiadores para continuar sugando o estado.
Não sei porque tanta alegria para Bolsonaro. Precisa recuperar mais de 6 milhões de votos e toda vez que abre a boca é para dizer asneiras.Não vejo como.
Bolsonaro conseguiu aumentar sua bancada no Congresso e o mais importante, formou a maior bancada do senado por onde se confirmam todas decisões do legislativo. Além do que está disputando o governo de São Paulo e Rio Grande do Sul, tendo sido vitorioso no Rio de Janeiro. Em MG foi eleito Zema, um aliado. Portanto para o segundo turno Bolsonaro tem muitas vantagens para apresentar aos empresarios e investidores no sentido de agilizar os projetos. Bolsonaro e a direita e consolidaram no paÃs
Uma eventual vitória de Lula pode não significar nada.... Com um Congresso em que 70% dos eleitos lhe são hostis, ele será apenas figurativo, tendo que dançar a música que os outros tocarem.
Prezado colunista, tenho uma sugestão de pauta para você, que claramente estuda o Brasil com afinco: porque os eleitores do Bolsonaro se justificam sempre pelo mote "Lula ladrão" ao invés de fazê-lo pela defesa do legado do seu governo. Os eleitores de Lula o defendem pelo crescimento econômico, saÃda do mapa da fome, pagamento da dÃvida ao FMI, redução da pobreza, liberdade de imprensa, etc, porque não cabe tudo neste espaço. Quais foram mesmo os resultados dos 4 anos do governo Bolsonaro ?
Se você desconhece mostra que é mal informada ou bitolada ou as duas juntas.
Lula desmoralizado, não tem como vencer Bolsonaro.
Lula é um ladrão, um psicopata, um mentiroso compulsivo. Quem idolatra esse ser abjeto é como ele. Somos o que admiramos.
Com certeza é bem menos que o tal que está na presidência que se alegra com a desgraça alheia.
Muito mais patife chama-se Bolsonaro.
Concordo com o cronista sobre o ultimo paragrafo; mas não tem nada a dizer sobre o escândalo dos sangue sugas , mensalão, petrolão, 51 milhões no apartamento, Refinaria de Passadina, porto em Cuba, refinaria na BolÃvia , etc. etc. Memória seletiva ?
Democracia virou sinônimo de corrupção sistêmica, roubo e desvio de bilhões, conluio de inconformados polÃticos de 2018+MÃdia com abstinência de verbas públicas+Institutos de pesquisas que sempre e coicidentemente erram a favor da esquerda. Isto não é Democracia isto é apoio a candidato que pode voltar a dar verbas públicas para o consórcio gerador de narrativas. Com certeza o Ladrão não voltará a cena do crime, para o bem de TODO Brasil, inclusive dos filhos e netos dos militantes de esquerda.
Soraya Thronicke e Simone Tebet não empolgaram nem o Mato grosso do Sul. E Geraldo Alckmin, se pensava ter peso e puxar votos, já deve ter percebido que não está com essa moral toda.
É hilário e patético a atitude dos que se declaram amantes da democracia mas apoiam a candidatura do corrupto Lula. O que essa gente ama mesmo é a cleptocracia dos governos petistas.
Derrota humilhante da folha e seu instituto de pesquisa, kkkk, que fiasco.
O Datafolha não comete erros. O Datafolha mente e engana!
No DF, Damares Alves (Republicanos) conseguiu a vaga de senadora por votação expressiva, Bolsonaro (PL) ganhou com pouco mais da metade dos votos, Bia Kicis (PL) ficou em primeiro lugar como deputada federal, levando junto o Alberto Fraga (PL), o da bancada da bala, e ambos farão parte de uma bancada de maioria bolsonarista, tacanha, com estreitamento da consciência. Eu, sem muito fôlego para respirar com esse Legislativo nacional; o Legislativo local dá mias fôlego.
O professor Conrado Hubner Mendes já havia alertado sobre isto. Agora teremos que sair das trincheiras e ir para o copo a corpo. As pesquisas demonstraram que o voto envergonhado estava nas bandas do Bozo. Agora não mais, o Brasil mostrou a sua cara facista e reacionária. _Alea jacta est_
Isto mesmo,Bolsonaro e os bolsonaristas mostraram suas caras e sairam vitorioso . O Bolsonarismo veio para ficar como um movimento popular de direita com grande influência no Congresso, nos governso estaduais e municipais. Agora vamos mostrar quem somos. Queremos democracia, liberdade de expressão, livre mercado, conservadorismo nos costumes e amor a bandeira brasileira. Vamos de verde-amarelo. Fora bandeiras vermelhas.
Boa tentativa, Celso, mas não. Acabou-se, meu caro. Com ou sem Bolsonaro oficialmente na presidência, o bolsonarismo teve a mais retumbante vitória, inesperada até por eles. O Brasil escolheu o abismo, a violência e o horror de livre e espontânea vontade, e isso também é democracia.
Uma população que elege figuras nefastas que ajudaram a matar quase 700 mil btasileiros, a destruir a Amazônia, a agredir mulheres, reflete a grande crise moral em que a contemporaneidade se encontra. Devastador. Como conviver com pessoas que desrespeitam o outro, que atiram nos adversários e defendem um monstro antidemocrático no poder?
O Sr., Chade, Sakamoto e outros menos famosos e verdadeiros militantes, ainda não aprenderam o fenômeno que "eles" representam. Tais carimbos polÃticos são pobres: fascistas, boiada, cercadinho etc ...só ajudam na divisão do PaÃs e essa "nova polÃtica" ficar cada dia mais organizada.
Uma das lições do primeiro turno é que esse discurso de anti-democracia não colou. Se continuarem nessa linha, vamos amargar a reeleição do presidente atual. Moralismo classe média-alta não fala com as bases eleitorais. Virem o disco.
Infelizmente, me parece que Lula é a lembrança que resiste de um pais que não existe mais. Se não fosse seu nome, a esquerda já teria sumido, e o pais teria virado uma ditadura evangélica, não por assalto, mas porque é o que as pessoas estão claramente expressando através das urnas. Torço para que Lula consiga ganhar no segundo turno, pois até isso parece agora incerto, e o problema vai ser como desarmar a extrema-direita. Nem sei se isso é ainda possÃvel. Sim, o gosto pós-eleitoral é amargo.
O Brasil está a um passo de avalizar, ou seja, de aceitar como normais, todas as atrocidades cometidas pelo bolsonaro. Estamos muito próximo de viver uma Alemanha hitlerista. Foi com discurso de combate a um inimigo imaginário que Hitler se elegeu.
Eita folha. Vocês já davam o Luladrão quase vencendo no 1 turno hein? Que fora, kkkkk. Eu me recusava a acreditar mas vejo que esse jornal é totalmente tendencioso para a esquerda. Cancelando a minha assinatura já
Se estivéssemos no parlamentarismo, o partido de Bolsonaro indicaria o primeiro-ministro. Bolsonaro e os remanescentes da Operação Lava Jato (Moro e Dallagnol) são os vencedores do dia. Ao Lula resta explicar qual é o programa de governo dele, o que não fez até aqui porque esperava conseguir uma carta branca. Não deu, companheiro. .
A midia e as pesquisas metirosas andaram juntas e de tanto mentir, acharam que as pesquisas eram verdadeiras e vejam no que deu. a mentira tem pernas curtas.
É faltou pouco, e ficou um gosto um tanto amargo. Nunca é fácil vencer um presidente em exercÃcio, e mesmo que tivesse acontecido, a derrota não lhe teria sido humilhante, pois obteve expressiva votação. E o segundo turno tende a ser difÃcil, com a economia dando mais uma melhoradinha. Não adianta lhe negar o carisma, nem a existência de uma direita forte no paÃs. Eu o considero péssimo presidente, mas as eleições ocorreram mais uma vez normalmente e, se a sociedade o escolher, fazer o quê?
Não deu hj, vai dar daqui 28 dias.
Bolsonaro, né?
Não será fácil.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Celso Rocha de Barros > Derrota humilhante de Bolsonaro seria ótima, mas democracia ainda não perdeu Voltar
Comente este texto