Hélio Schwartsman > Apesar do excelente desempenho de Bolsonaro, Lula ainda é favorito Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. xikito ferreira

    Acho que Mario Andreazza matou a charada para o surpreendente ganho bozo: Orçamento Secreto. Quando o STF vai impedir isso ?!

    Responda
  2. xikito ferreira

    Acho que Mario Andreazza matou a charada para o surpreendente ganho bozo: Orçamento Secreto. Quando o STF vai impedir isso ?!

    Responda
  3. xikito ferreira

    Acho que Mario Andreazza matou a charada para o surpreendente ganho bozo: Orçamento Secreto. Quando o STF vai impedir isso ?!

    Responda
  4. Marcelo Moraes Victor

    Tens razão, muita gente não aprecia a esquerda, mas estão 6 milhões a frente e Ciro e Tebet devem engordar mais à esquerda. Difícil, mas não impossível, Bolsonaro ganhar

    Responda
  5. Marcos Benassi

    Óia, Hélio, quem já não é meu favorito é meu compatriota: andou confundindo escrutínio com eixcrotínio...

    Responda
  6. Galdino Formiga

    Nada explicado.

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Está confuso, Formiga?

  7. marcelo godoy

    Será que não passa pelas cabeças dos analistas políticos que talvez muita gente talvez realmente não queira votar nessa esquerda que se apresenta? Não seria muita ingenuidade acreditar que 43% dos eleitores são vítimas de mentiras? Será que não estão simplesmente ignorando "a voz rouca das ruas"?

    Responda
  8. Gil Almeida

    Lula errou ao ir ao debate. Não se pode subestimar o Bozo. Lula precisa conquistar a classe média.

    Responda
  9. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    O dado que ninguém parece estar dando atenção é o dos ausentes, que foram nada menos do que 32 milhões. O que farão no 2o. Turno, vão continuar se ausentando? Uma parte votará, quantos, em quem? Esses sim podem decidir por larga margem a eleição.

    Responda
  10. gilberto abreu

    13 nele

    Responda
  11. João Batista de Junior

    Lula vence novamente

    Responda
  12. Carlos Maurício

    O problema é que ambos possuem índices de rejeição e como a máquina bolsonarista de fazer fakes é forte, tudo pode acontecer.

    Responda
  13. MARCIO Gionco

    A bolsa subiu porque o jogo ficou equilibrado, se Lula levar não vai poder fazer nada, não vai ter maioria. Praticamente um Boric chileno eleito. Já se o Bolsonaro ganhar, com a bancada que elegeu, aumenta o perigo dele querer mudar as regras do jogo, principalmente indo em cima do STF

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Ninguém tem maioria sem o Centrão, nem o Bozo. O partido dele cresceu mas o PT também. Ambos precisarão fazer acordos com o Centrão. Não tem nada inviável.

    2. Mauricio Soares

      Uma parte dos eleitos da direita é fisiológica, só uma minoria é obtusamente ideológica, como a Damares, por exemplo.

  14. Cristiano Peluso

    A verdade é que os institutos de pesquisa nos fizeram de otários. O Hélio mesmo fez vários artigos confiando na derrota do Mandrião. Agora até ele vai rezar pra não passar tanta vergonha se o Bolsonaro se reeleger.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Quem nos fez de otharios foram os eleitores!

  15. Ronaldo Pereira

    Hélio, desculpe mas no meu entendimento teremos outra eleição com muitos parâmetros diferentes; é como se estivéssemos começando outro jogo e aí eu enxergo muito perigo para o Lula… penso que chegarão muito próximos no dia 30. Mas tomara que você esteja certo.

    Responda
  16. Henrique Oliveira

    Lula não ganhou por muito pouco... exatamente como indicavam as principais pesquisas! O resto é apenas um detalhe!

    Responda
  17. Lidia F Costa

    Vocês do Databolha conseguiram identificar a maior FRAUDE desta eleição? o mais nefasto e inexplicável ATO ANTIDEMOCRATICO desta eleição, alô TSE, Alô Alexandre, Alô Parlamentares, favor acionar o "PGR Randolfe". As pesquisas mentirosas, quase levaram um candidato de volta a cena do crime, prejudicando absurdamente o outro candidato a presidência. Isso literalmente foi um ATAQUE a Democracia. Mas 2° evitará o desastre, mesmo a frente (graças ao efeito pesquisa fake) o Ladrão não vai voltar.

    Responda
    1. JANIO DAS NEVES CAMARA

      O ladrão não vai voltar e o outro ladrão vai continuar? Pq o q esse que está aí apurou dinheiro com rachadinha comprando 51 imóveis com dinheiro vivo e comprou apoio dos parlamentares com o orçamento secreto, denúncia que está estampada em todos os jornais, foi demais! Sem falar na fábrica de uma quantidade de fakes absurda. Prefiro o primeiro ladrão.

  18. Plinio Góes Filho

    Na cabeça de Schwartsman Luiz XIX é o favorito, e é ela que o empolga a expressar isto. As razões, quando a gênese consciente é assim, pouco importam, senão para quem as declina. Se Hélio fixar um outdoor gigante com esse seu texto, não convencerá ninguém. Excluída a evidente torcida, não se vê um mísero dado objetivo. E que se note: escriba trata Bolsonaro por referências passadas, quando tudo nele é diferente, a começar por sua eleição. É por isso que é chamado Mito.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Questão matemática, meu caro! E ele fez isso. Lula precisa de 1,6% dos votos a mais e o Bozo de 6,8%. De onde viriam? Dos votos nos demais candidatos, ou você acha que um vai tirar voto do outro? Difícil. Portanto, o Bozo precisa de quase todos os votos dados aos demais candidatos e Lula apenas de cerca de 30% deles.

    2. Mauricio Soares

      Ele é chamado de mito, porque mito quer dizer algo falso em que alguns acreditam... Ganhou o apelidinho pelo hábito de mentir. Mitômano deriva de mito e é um bom nome para seus asseclas...

  19. francisco xavier de azaredo neto

    Ciro bateu tanto no Lula que me parece que houve voto útil do Ciro para Bolsonaro.

    Responda
    1. Carlos Maurício

      Ciro derreteu e deu votos de presente para o geno.cida.

    2. luiz cabral

      Lula chegou no limite dele.

  20. antonio rezende

    Ninguém pensou, ou pelo menos ninguém comentou a possibilidade de ter havido abstenções motivadas pelas longas filas. Eu não enfrentei fila mas, se me dissessem que eu teria que aguardar por três horas pra votar eu ia pensar duas vezes.

    Responda
  21. CARLOS TARDIVO

    Dona Marisa, não creditei quando vi seu comentário ,ou será do Carluxo? A senhora lê? Não viu quanta gente morreu por falta de oxigenio e vacinas na passagem desastrosa deste generaleco pelo MS?. O Mauricinho Salles desmontou todas as estruturas de fiscalização ambiental, agiu descaradamente a favor de madeireros e garimpeiros ilegais, em uma delas quis liberar um lote gigantesco, claramente "eom" interesse e a Sra tem a coragem de perguntar que crimes cometeram?

    Responda
    1. Miguel Gossn

      Não vi aí ainda o "comer dário" dessa fulana ou, talvez, do Carli xo. Mas a cabeça dos bo zo minions bo zolinos bo zoloides é assim mesmo. Tão se afo gando na lerda imensa produzida pelo des governo mili cia no e continuam achando que vivem no melhor dos mundos.

  22. jose batista

    Pesquisas, nada a comentar? Comprei uma bola de cristal! Amigo comprou cartas de tarô !

    Responda
  23. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    Há controvérsias. Não existe favoritismo e tanto Lula quanto Bolsonaro vão ter de lutar pelos corações e mentes dos brasileiros. O bolsonarismo está consolidado como movimento politico conservador de direita. Saiu ganhando vasos comunicantes que sequer foram pressentidos pelas pesquisas. Um grande espaço politico foi tomado pelos novos governadores, senadores e deputados ligados a Bolsonaro. Qualquer previsão, nesse momento, parece mais com as artes divinatórias. (Claudia F.)

    Responda
    1. jose batista

      Sem pesquisa, claro!

  24. Severo Pacelli

    O desafio maior vai ser propor aos evangélicos uma espiada fora da bolha religiosa. Eles temem seus pastores e acreditam em tudo quanto é fake contra Lula. A mentira ocupou os púlpitos de muitas igrejas e denominações e seus líderes não toleram desobediência daqueles que ousarem questionar ou ver o mundo além da bíblia, a pura realidade. Esse modelo afegão precisa ser combatido pelo Estado laico. Ele cresce de forma exponencial e pode ser um grande gargalo para nosso desenvolvimento.

    Responda
    1. Miguel Gossn

      Severo, concordo quase que plenamente. Mas, acredite, há pessoas nessas igrejas pentecostais ou neopentecostais que estão "espiando fora da bolha". Não são maioria, infelizmente, mas creio que não sejam tão poucas. Digo isso porque conheço pessoalmente alguns casos. Quanto ao que diz sobre o Estado laico e o "modelo afegão", não há como discordar. Será um desafio gigantesco pelos próximos anos.

    2. Miguel Gossn

      Severo, concordo quase que plenamente. Mas, acredite, há pessoas nessas igrejas pentecostais ou neopentecostais que estão "espiando fora da bolha". Não são maioria, infelizmente, mas creio que não sejam tão poucas. Digo isso porque conheço pessoalmente alguns casos. Quanto ao que diz sobre o Estado laico e o "modelo afegão", não há como discordar. Será um desafio gigantesco pelos próximos anos.

  25. Rubens gonçalves

    Sou cetico a tudo o que vier da imprensa nessa eleição. E mais fácil consultar uma cartomante que vocês acertarem o prognóstico em 30 de outubro. Melhor usarem bola de cristal ou taro .

    Responda
  26. Décio Ceballos

    Houve migração de votos e abstenções assimétricas. Compete a campanha do Lula descobrir qual foi o fluxo e o porquê. Possivelmente pelo esforço contra a abstenções e do voto útil, favorecendo Bolsonaro por possuir intenções de voto mais firmes. Mas podem ter outras explicações: reação bolsonarista, dificuldades de transporte e até a biometria. Infelizmente, os eleitos ficam irreversíveis, mas com o diagnóstico correto é possível mitigar o problema para o 2nd turno.

    Responda
    1. João carlos SPEGGIORIN

      Migração de votos e abstenções assimétricas, muito bem..... não captadas pelo DataFolha. Está aí a explicação para o vexame....rsrsrs

  27. Flavio Lima

    os anti-bosonaristas tb parecem ter seus "terraplanismos". Bolsonaro é favorito. não viaja. institutos de pesquisa e imprensa fizeram um papelão com o eleitor bolsonarista. pesquisa dando 14% na sexta e abrem as urnas a diferença é de 5%. errar desse tanto e depois pedir para eles acreditarem na ciência ou na imprensa? ou começamos a fazer nosso trabalho direito e a tentar dialogar com esse movimento conservador que hoje domina o país, ou esse movimento continuará a fazer mais vítimas.

    Responda
    1. KLEBER CARLOS RIBEIRO PINTO

      Pesquina é o retrato do momento. Uma das últimas pesquisas indicava que cerca de 85% dos eleitores queriam que a eleição fosse resolvida no primeiro turno. Essa informação é muito relevante. Sei de grupos de bolsonaristas que estão muito contrariados com o resultado, eles acreditavam e estavam convictos que Bolsonaro seria o primeiro colocado. Agora estão pregando o golpe com Bolsonaro Presidente. Tem base?

  28. Luís Cláudio Marchesi

    Se o PT mantiver o salto alto e a arrogância do "já ganhou" (como manifestaram algumas lideranças do partido ante às pesquisas), vamos ter que engolir um alienígena imposto por Bolsonaro. Teremos que engolir esse sapo por desejo bolsonarista?

    Responda
  29. RICARDO BATISTA

    Os institutos de pesquisa não são oráculos, mas precisam dar uma calibrada. Essa extrema direita avança pelo mundo e aqui não é diferente. Dito isso, por que esse sabor agridoce? Seis milhões de votos são muita coisa. O que não quer dizer que se possa relaxar, pelo contrário. Os debates serão importantes, e é hora de o ex-presidente começar a apresentar seus planos. E conversar com a classe média eleitora de Tebet e Ciro.

    Responda
  30. Antônio Carlos de Paula

    Ótima análise. Lula ganhou com mais cinco de votos na frente do Bolsonaro, foi sim um grande vitorioso, mesmo com o Bolsonaro usando a máquina do orçamento secreto. Lula ganha tranquilamente no segundo turno.

    Responda
    1. Rubens gonçalves

      E eu um pirolito .

    2. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Cuidado! Não simplifique. Será preciso combater duro.

  31. Marco A Moreira

    Tivemos um número significativo de abstenções , não sei se eleitores do Lula ou Bolsonaro. Hoje o Governador de Minas disse que PT jamais, ainda não definiu se vai apoiar o Bolsonaro. Arriscaria dizer que hoje o Bolsonaro é favorito.

    Responda
    1. Severo Pacelli

      Zema sempre foi Boso. Manteve distância apenas por precaução, porém se elegeu na onda ante petista. Mineiros estão abilolados e vão penar mais 04 anos. E será ao quadrado, caso o Boso seja reeleito.

    2. Rubens gonçalves

      Tem a máquina do estado na mão e a imprensa .

    3. KLEBER CARLOS RIBEIRO PINTO

      Muitos nordestinos vão deslocar das regiões para onde foram buscar trabalho para sua terra Natal para votar no segundo turno. Pode ter certeza, os 600 reais vai pagar a passagem e a abstenção no segundo o turno não será contra Lula.

    4. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      As abstenções por si levaram o Bozo pro segundo turno.

  32. Gustavo Moraes

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Horacio Cerzosimo

      Isso mesmo Gustavo, vá em frente. É gente como você, com esses comentários que o Brasil precisa para se livrar de vez desse ri dícu lo e insu por tável presidente .

    2. Paulo Moreira

      Cara, seu comentário é típico do bolsonarista! Que, por si só, demonstra o grau de imbecilidade em poucas palavras.

    3. KLEBER CARLOS RIBEIRO PINTO

      Quanta discriminação, Gustavo! Quanta maldade com os Brasileiros do Nordeste. Sem eles, Brasília não teria sido construída. Será que você ganhou alguma barra de ouro de um falso líder religioso para escrever o texto acima?

    4. marcos gomes

      Voce é como o Bozo cheio de preconceitos, cheio de razão, mas o povo do nordeste simplesmente entrou na soma do Brasil todo , agora em 2023 teremos o Bozo na Papuda cela 22 de frente para o lago Paranoá , gentileza da casa , ontem após os resultado o Bozo disse a coisa mais certa da vida dele disse: Estou com um pé na Papuda !!!!

    5. Antônio Carlos de Paula

      Cala a boca cara. Isso é puro preconceito contra o sofrido povo nordestino. Bolsonaro com o centrão estão roubando a cêu aberto.

  33. paulo Raulino

    Penso que não será fácil, não. Bolsonaro vem num crescendo, principalmente nos estados da região SE, os três maiores colégios do país. E 4 semanas é tempo suficiente para mudar muita coisa por quem fizer um bom trabalho. A eleição está muito indefinida.

    Responda
    1. KLEBER CARLOS RIBEIRO PINTO

      A síntese é: quem tem 51% de rejeição, não consegue 50% de aceitação, no máximo 49%, mas a parada vai ser emocionante. O Nordeste vai ferver.

  34. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    O que foi um erro operacional que afetou o resultado foi ter imposto no ritual do voto a exigência de 4 tentativas com a biom. Isso aumentou as abstenções o suficiente pra atrapalhar a vitória de lula. Jamais se deve implantar mudanças tecnológicas em tempo real, sem uma fase de testes menos crítica .

    Responda
  35. Marisa Coan

    Quais pesquisas Hélio? o dataerro, ou datafalha, ou quem sabe o datapete? Vcs não têm vergonha de todas as eleições darem vexame? Não, não devem ter...

    Responda
    1. KLEBER CARLOS RIBEIRO PINTO

      As mentiras do Bolsonaro que ainda não foram descobertas, serão verificadas e serão publicadas. Quem gosta da verdade, ao ver que foi ludibriado por Bolsonaro, não vai à urna nosegundo turno.

    2. marcos gomes

      Marisa voce como todo bolsonarista estava a ESPERA DE UM MILAGRE? Se teve uma pesquisa no cercadinho do Bozo e ele teve 65 % e o Lula 35 % mesmo assim ele ficou muito tristinho e disse até no meu cercadinho tem traidores!!!!!

    3. Antônio Carlos de Paula

      Que vexame?? Lula ganhou com mais de cinco milhões de votos a frente do seu mito. Bolsonaro é que criava mentiras dizendo que ganharia no primeiro turno.

    4. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Seu guru sabe que não se trata disso. Mas propaga pra que vcs ecoem sem base científica nenhuma. Isso mantém vcs alimentados.

    5. paulo Raulino

      Bobagem sua e de outros. Não é de agora que os principais institutos têm um caso ou outro que foge à regra, mas no geral sempre fizeram um trabalho convincente.

    6. José Rosa

      Marisa, encorajou-se? Vergonha? Mulheres são ofendidas todos os dias pelo tal ou seus apoiadores, então vergonha deveria ter você em defende-lo ou para ele fazer campanha.

  36. Luiz Carlos Dambroso De Oliveira

    J. Braga, Lula tem um caminho curto a percorrer pra alcançar o objetivo, já o outro um enorme, 4 x maior que de Lula.

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Mas a máquina de fake do Bozo está a mil. Juntando o erro operacional do tse acaba nisso.

  37. CARLOS TARDIVO

    Não sei não, povo que vota nos criminosos Pancuelo e Salles, Damaris e outras lerdas vai querer deixar essa coisa mais 4 anos! Pobre Brasil!

    Responda
    1. Rubens gonçalves

      Vai sobrar muita coliiforme fecal até dois mil e vinte e seis .

    2. Marisa Coan

      Essa é boa, quais crimes exatamente eles cometeram?

  38. Lênin Camargo

    Contra o nazifascismo, é LULA 13.

    Responda
  39. Joao Braga

    Lula teve uma sobreviva graças ao nordeste. O país disse não a clept ocracia, termo usado por Gilmar Mendes.

    Responda
    1. Marisa Coan

      André, o PT irriga até hoje um monte de gente, e vc finge que não vê.

    2. André Ferreira

      Foi o contrário. Bolsonaro perdeu, a despeito de ter distribuído dinheiro, em período eleitoral, a motoristas de aplicativos e de táxi, a caminhoneiros e a beneficiários do Auxílio Brasil, além da farra do orçamento secreto, que irrigou as bases eleitorais de parlamentares aliados, e de ter baixado os preços de combustíveis na marra. O Brasil disse não ao atual presidente, e vai dizer novamente, e definitivamente, em 30 de outubro.

  40. José Rosa

    De qualquer forma, foi frustrante ver a subida dele nos últimos dias, demonstrando haver muitos bolsonarista enrustidos. Houve percentual elevado de abstenção, onde temo pode estar o maior perigo à candidatura do sr Lula, se esses resolverem comparecer dessa vez e a maioria venha a preferir outro. Batalha difícil e imprevisível, acredito.

    Responda
    1. CARLOS TARDIVO

      Temos que aceitar a vontade popular, mas vão gostar de m. Na casa do chapéu!

    2. MARCIO CARNEIRO DE ALBUQUERQUE

      32.765.540 de pessoas não votaram no primeiro turno. Quem hoje possui maior força de mobilização desta massa de gente...

    3. MARCIO CARNEIRO DE ALBUQUERQUE

      32.765.540 de eleitores; pensemos: quem hoje é mais capaz de mobilizar estas pessoas... ou a esquerda acorda ou perderá a eleição.

  41. MARCIO CARNEIRO DE ALBUQUERQUE

    REPITO: ou a esquerda estabelece um diálogo sério com segmentos conversadores ou sucumbirá. É necessário uma "carta ao povo brasileiro" destinada a questão de valores e costumes. Se não fizer isto, Lula perderá a eleição.

    Responda
    1. Rubens gonçalves

      perdera e conjugação no futuro do preterito. eu conjugo no presente o verbo perdeu. bolsonaro ja esta reeleito. e esse e o futuro do subjuntivo.

  42. MARCIO CARNEIRO DE ALBUQUERQUE

    Ou a esquerda estabelece um dialogo sério com segmentos conversadores ou sucumbirá. É necessário uma "carta ao povo brasileiro" destinada a questão de valores e costumes. Ou faz isto, ou Lula perderá a eleição.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      O PT é excelente em relação aos costumes, a única questão do PT é a questão econômica.

    2. Gustavo Souza Machado

      Acho melhor dividir em 2 o país. Ninguém é obrigado a adotar costumes medievais de líderes extremistas.

    3. filipe moura lima

      Concordo. É mais fácil para esquerda adoçar o discurso e ganhar conservadores do que a direita fazer isso com os progressistas.

  43. José Cardoso

    Do ponto de vista das instituições o resultado foi ótimo. Uma vitória milimétrica no primeiro turno poderia levar a contestações e tumultos. Os eleitores dos demais candidatos devem se dividir entre Lula e Bolsonaro, mantendo a vantagem nítida, sem sombra de dúvida, de 5 pontos percentuais. Mas o Lula tem que manter a popularidade durante o governo, senão o impeachment passa fácil nesse novo congresso.

    Responda
    1. João carlos SPEGGIORIN

      Lula perdeu, sim perdeu, pois até a Paulista foi reservada para a apoteótica festa da vitória. E quem perdeu, continuará perdendo. E o DataFolha dando 50 por cento a lula e 30 a Bolsonaro, um vexame.

    2. Luiz Carlos Dambroso De Oliveira

      Se fosse um candidato Bun dão Lula já entregaria os pontos, heita, brasileiro heim, entrega o congresso p um e a presidência pra outro, aí fica difícil governar

    3. filipe moura lima

      Zé, é isso mesmo!

    4. Marcílio Azevedo

      Absolutamente correta sua análise, caso o Lula vença, não poderá sair um milímetro da linha.

  44. Cassio Tonsig

    o Partido Militar vai comprar quantos votos eles acharem que precisam. O teatro acabou! Este segundo turno servirá para ajeitar a foto deste governo para os olhos de fora. A "frente ampla" até cumpriu seu papel, quase deu certo. Os que se somarem a Lula agora o farão por solidariedade (alguns por canalhice mesmo). E o jornalixo brasileiro vai continuar...

    Responda
  45. Luciano Coelho

    Sei.....e lá vem análise furada baseada em pesquisa...

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.