Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Nelson Vidal Gomes

    O que devemos procurar descobrir é o que leva muitas pessoas a pensar que Lula pode ser uma alternativa a Bolsonaro. O que as move a acreditar nisso,o interesse nacional ou pessoal ou a ingenuidade ou ainda a tolerância moral? Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda
  2. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    Tenta escrever sem ofender. Pela agressividade, parece que come quilos de carne sangrenta. No mais, democracia é isso: enquanto uns mugem, outros zurram. A sorte é que alguns falam/escrevem civilizadamente.(Claudia F.)

    Responda
  3. José Cardoso

    'Nunca julguei o consumo de carne bovina, e sim a indústria pecuária e frigorífica' É mais ou menos como aprovar o consumo de maconha e condenar o tráfico. Como consumiríamos carne em grandes cidades sem uma indústria frigorífica? Abatedouros em cada quarteirão?

    Responda
    1. DAVIDSON PISMEL CONDE

      'aprovar o consumo de maconha e condenar o tráfico' ; o que se propoe é descriminalizar a droga e assim te-la acessivel em estabelecimentos regulados e vistoriados por autorida de sanitaria; com esta reengenharia o trafico fica de fora perde protagonismo e poder co meçando pelo da corrupçao - que patthacoada a sua

  4. Eda Rocha de Oliveira

    Pode parecer que o problema está no eleitor mas não está. Já deveríamos ter aprendido que o mal do fascismo, do nazismo, se corta pela raiz. Antes que se fortaleça e se espalhe como uma epidemia produzindo fanatismo, ódio e violência. O congresso foi omisso ignorando mais de 100 pedidos de impedimento contra bolsonaro e sua gangue de civis e fardados. Entre outros, o STF ignorou o grave episódio do general que o ameaçou caso Lula não fosse preso. Os infectados não são responsáveis pela epidemia

    Responda
  5. ANDR ELIAS DO PRADO

    Reconhecer as urnas, legítimas e legais, não significa que não possamos definir o perfil imoral de um povo. A maioria que votou em Bolsonaro, sabidamente no sul, sudeste e centro-oeste, tem consciência clara das atrocidades que Bolsonaro cometeu neste país. Se votaram nele, é porque concordam com a postura fascistóide empregada pelo bolsonarismo, e que portanto se define como um povo imoral e antiético, com profundas falhas de caráter. Conservadorismo não é passaporte para falta de humanidade.

    Responda
  6. CLOVIS SANTOS

    Todo o mal dos brasileiros revelado nas eleições, ódio, preconceito e moral vieram 'a tona.

    Responda
  7. LUCIANO NEDER SERAFINI

    É o direito deles escolher. É a democracia. Mas é lamentável que muitos bolsominions desconsiderem o quão atrasada e predatória é a política desse governo. E que ê um engodo. Visa manter o eterno atraso e o nosso belo quadro social. Mas não conseguirão coaptar o Estado. Haverá disputa e luta politica.

    Responda
  8. Flavio Lima

    Larga de ser bobinha. São pessoas com o pensamento arrogante como o seu q ajudam a potencializar o bolsonarismo, permitindo que faça tantas vítimas. São 50 milhões de pessoas! Temos de conversar com elas, tentar entender oq estão dizendo e tentar mostrar pq estão erradas e, por vezes, tentar entender onde nós estamos errados. Uma coisa é certa: não adianta chamar elas de gado e pensar q vc é a única inteligentinha do pedaço.

    Responda
    1. Eda Rocha de Oliveira

      Não adianta dialogar com fanáticos, eles são imunes à razão, à realidade. O fascismo só se combate cortando o mal pela raiz antes que cresça e se fortaleça como aconteceu. Nossas instituições, Congresso, STF, se acovardaram. Bolsonaro e sua gangue de civis e fardados deveriam ter sido afastados e julgados tão logo se constatou o jogo su jo de mentiras que os levou ao poder em 2018.

  9. GERALDO ANTONIO MARCUZ

    Aceitar a urna é democrático, mas que dói, dói.

    Responda
  10. Carla C Oliveira

    O detalhe do berrante é muito bom. Pelo jeito, o gado nunca percebe.

    Responda
  11. mario de jesus sumioni

    A articulista deve fazer parte do grupo de muares falando tanta besteira, apoiando um descondenado e nunca inocentado.

    Responda
  12. Antonio Araújo

    É por essa e outras que Bozo está aí. Não entendeu nada.

    Responda
  13. Marcelo Galvao de Oliveira

    Mais uma Lulaplanista juramentada. Não consegue lidar com a realidade. Tadinha. Prefere acreditar que se o ex morador do Airbnb de Curitiba fosse presidente, teria salvado 400 mil pessoas do vírus. Essa parte do raciocínio adolescente transita entre inocência, humorismo e um pouco de ilusão. Merece ser esquerdopata.

    Responda
    1. Leonardo Gama

      Se qualquer outra pessoa fosse presidente, até mesmo o cabo Daciolo, teria seguido as recomendações dos nossos próprios infectologistas e epidemiologistas. Meu Deus! Se um chimpanzé fosse o presidente, menos gente teria morrido.

  14. Joao Braga

    Então, talvez no seu inconsciente vc se tranquiliza ao ver a pujança da nossa agropecuária. Setor que é orgulho do Brasil, que tem índices invejáveis de produtividade e alimenta 1 bilhão de pessoas ao redor do mundo. Que cria milhões de empregos. Talvez vc ache que Boulos (ou assemelhados) seja o mito, respeito, mas felizmente muitos discordam de vc.

    Responda
    1. Leonardo Gama

      *1 bilhão

    2. Leonardo Gama

      Que ironia, não é? Alimenta 1 milhão de pessoas ao redor do mundo, sustenta mais cabeças de gado do que há de habitantes no país, mas é capaz de deixar 30 milhões de irmãos e irmãs passando fome e crianças subnutridas. "Ah, mas não há fome." Ca na lhas!

  15. Marcos Benassi

    Manu, nem toda a corrosão possível a esse ácido texto trará qualquer reflexão, me perdoe a constatação, minha cara. Fosse uma oficina de gravura em metal, talvez tivéssemos melhor sorte. No mais, endosso e louvo sua aversão à morte em escala industrial, da qual ainda consumo os cadáveres, mas em dimensão reduzida. Contudo, ainda evoluirei mais, chego lá.

    Responda
  16. José Flávio Santos de Carvalho

    E pior é que é um gado cheio de ódio. Basta ver quem eles elegeram.

    Responda
    1. Leonardo Gama

      Adalberto, eu tenho pena é do Brasil e dos brasileiros.

    2. Adalberto Otaviano Luciano

      Inocente. Se liga. Tenho pena da Petrobrás. Argentina, Bolívia, Cuba, Nicarágua, Venezuela...lá vamos nós.

  17. Benedito Claudio Pacifico

    O que acho estranho é que para lula assumir a presidência ele tem que fazer acenos ao mercado e adota uma postura mais a direita , agora bolsonaro não precisa fazer aceno a ninguém, pelo contrário o discurso exacerbado atrair a sua base , quer seja religioso, rural , da bala etc ou seja quando bolsonaro se elege ele é bolsonaro quando lula se elege ele é uma sombra a direita do que é, ou seja para a direita não há desconfiança para a esquerda não há confiança, este é o Brasil.

    Responda
    1. Adalberto Otaviano Luciano

      Brasil e anti Brasil. Analise os comentários as notícias boas para o país.

    2. Marcelo Moraes Victor

      Aceno a ninguém? Comprou Lira e Aras para escapar da cadeia

  18. Luiz Antonio Ferretti

    Coma bom um bife para alegrar sua tristeza. É bom (boi) Já ir se acostumando.

    Responda
    1. Marcelo Moraes Victor

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  19. Flávio Tadeu Marini da Silva

    O gado pira muuuuuuuuuuuuuu

    Responda
  20. Adalberto Otaviano Luciano

    Os cúmplices do sepulcro caiado exitam?

    Responda
  21. Adalberto Otaviano Luciano

    Prazeroso ser leitor da FSP. Tem colunista de todas as matizes. Uns transmitem seu recado sem ofender o leitor. Outros se notabilizam por desrespeita-lo e ofende-lo gratuitamente. Prefiro os segundos. Sem escrúpulos, insultar cinquenta e um milhões de eleitores, para desviar a atenção dos desmandos perpetrados pelo sepulcro caiado, só mesmo seus cúmplices. Considera-lo inocente, só mesmo seus cúmplices. Desfazer de cidadãos que, livremente manifestam a sua vontade. Só mesmo seus cúmplices.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Semana que vem, volte pra mais insultos, uai...

    2. Joaquim Rosa

      Muuuuuuiuu!

  22. HELIO A LOUREIRO

    Sinceramente, eu acho que o maior problema da querida colunista não é insônia, mas cognitivo. Talvez fruto do adestramento em alguma dessas madraças públicas tbm conhecidas por "universidades públicas". Chamar os bolsonaristas de gado, e não se reconhecer no meio de outra boiada??? Só pode sofrer de uma deficiência cognitiva.

    Responda
    1. Joaquim Rosa

      Muuuuuuuuuuuuu!

    2. Adalberto Otaviano Luciano

      Cúmplice do sepulcro caiado. Mudou a cor da camisa para enganar os inocentes.

  23. fernando borja

    Isso somos nós! Educação,Educação,Educação; para que se um dia resolvermos votar na direita que esta não represente o fascismo tupiniquim.

    Responda
    1. Adalberto Otaviano Luciano

      Realmente. Pessoas educadas não ofendem outras.

    2. MARIO VAZQUEZ AMAYA

      Não é só educação, não, precisa sanção penal de monte também.

  24. RICARDO BATISTA

    Experimente um bom chá de camomila, querida colunista. Zé Ramalho é que sabia das coisas. Isso se transformou numa seita, com milhares de pessoas vivendo numa realidade paralela. São tantos momentos vergonha alheia que é difícil escolher. Mas o meu favorito foi quando fizeram a versão para aquela música : Cloroquina, cloroquina. Cloroquina lá do SUS. Eu sei que tu me curas, em nome de Jesus.

    Responda
    1. Eda Rocha de Oliveira

      Infelizmente não é uma seita, que seria mais fácil combater, mas uma epidemia, calculadamente inoculada e alimentada com mentiras para gerar medo e ódio. Não há vacina à vista a curto prazo, só uma educação humanista, que leva gerações.