Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Webe Queiroz

    Uma coisa é certa, estamos apurando as forças políticas em dois grandes grupos... De um lado esse modelo do fanatismo religioso armamentista, conservador, mentiroso e agressivo... Direita e ou Republicanos! Do outro a aceitação das diferenças, dos mais pobres ou menos possuídos, da Educação e saúde de qualidade. Do serviço público de qualidade e da inclusão social. Esquerda ou democratas!

    Responda
  2. bagdassar minassian

    ... Bolsonaro, bolsonarismo é ‘simplesmente’ o desfecho catártico, catalizador, da conexão das características relacionadas e existentes comuns em todos os setores e segmentos da sociedade, independente das classes sociais apenas com variações quantitativas. Com Bolsonaro romperam-se as bolhas e contribui, com certa agressividade e violência de qualquer natureza, a sua ‘materialização’ às claras e a cores. (A liberação de todos os tipos de ‘forças ocultas’ tão expressivas na evolução nas diversa

    Responda
  3. Nelson Vidal Gomes

    Antes de se concluir qualquer análise sociopolítica isenta acerca de Bolsonaro e o bolsonarismo, é preciso se reconhecer que, se este, de fato, hoje existe e se tornou forte, deve-se a uma criação do PEB- Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT) para obscurecer o antipetismo. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda
  4. ANISIO FRANCO CAMARA

    Acho essencial que pensem em PSDB pré e pós-Doria nesse processo todo. Quando do Bolsodoria, o João destruiu a ponte civilizatória que existia entre o centro, a centro-direita e um partido político. Ao fundar o Bolsodoria, João não sacou que as duas primeiras silabas do monstrengo era muito mais poderoso que as duas silabas finais. Não subestimemos a participação do - fraquíssimo político - João Doria nesse atual estado de coisas.

    Responda
    1. ANISIO FRANCO CAMARA

      João Doria é politicamente tão pobre que assusta, seu representante na eleição de 18 virou um, muito possívelmente. vice-presidente da república do maior rival de seu partido e Doria também demonstrou desconhecer o PSDB, que em circunstância normal, jamais apoiaria Jair Bolsonaro e ainda subestimou a forca do ódio bolsonarista quando imaginou que podia descartá-lo quando quisesse. Como político João Doria e horrível e dos grandes culpados pelo que acontece hoje.

  5. Marlison Junior

    Na verdade não tem nada haver com bolsonarismo, o Brasil é de maioria conservadora principalmente o pobre. Os pobres votaram no PT só por causa dos benefícios sociais, nunca por ideologia ou por identitarismo. Daí a dificuldade no PT governar com o congresso com um centrão grande, o PT teve que comprar apoio com os "beneficios propinais". Hoje pela primeira vez 'na historia do país' como diria o Lula, o congresso tem uma maioria de direita formada pos redemocratização.

    Responda
    1. bagdassar minassian

      ... seu argumento reforça a distribuição geográfica dos votos. Parcela substancial está relacionada com os sofríveis padrões de vida. (apesar da cegueira 'bolsonaristas e outros revoltados' com o Nordeste)

  6. Patrick Oliveira

    Eventos que iniciaram em meados de 1918 levou a Alemanha a acolher um sistema político de governo que começou da mesma forma. Com indignação, pequenos ataques de ódio a grupos pequenos, sentimento de prejuízos, não aceitação de alguns grupos de pessoas no país etc. E esse governo todos os que estudam sabe, ganhou as eleições na década de 1930 e madurou suas ideias até convencer a todos os cidadãos alemães. Aos poucos quase todos comungavam do mesmo ideal. Infelizmente é o que vivemos no Brasil.

    Responda
  7. edilson borges

    pior, vc quis dizer...

    Responda
  8. Wilson Bazzani

    Que papinho Puc e UFRJ! O pais nao aguenta mais corrupção. Um ladrao e sua gang nao pode mais voltar ao poder. Simples.

    Responda
    1. ANISIO FRANCO CAMARA

      O país não aguenta mais eleitor bronco metido a sábio que faz juízos por conta própria. Simples, simplória e tosca é a cabeça do Sr. Bazzani. Que é um corrupto e ladrão... PS: se o basbaque eleitor/leitor não entender a ironia, não sinto nada, pois só confirmará minha impressão de inconsequência e fraude intelectual.

    2. Wallace marques

      O ladrão e sua gangue já estão no poder e com muita vontade de permanecer nem que seja na força!

    3. Tiago Barbosa De Paulo

      Complicado falar de corrupção tendo orçamento secreto onde bilhões que ninguém nem sabe para onde vai

  9. osmar Carneiro

    O Brasil foi, é e será um país de pessoas más. O Bolsonaro só deu voz a isso

    Responda
  10. Helio Cardoso

    Que fenômeno que nada. É apenas um cara que, resolveu ata*car as instituições democráticas, o federalismo, a Constituição, contra-por poderes, espalhar mentiras, ofen-der mulheres, culpar a imprensa e jogar no li-xo todas as árduas conquistas constituintes dos últimos anos. É mais fácil ser ban-dido que mocinho!

    Responda
  11. Rubens gonçalves

    Devia lançar uma tese acadêmica. O bolsonarismo veio junto como o bolsonaro em dois mil e dezoito . Ou lançar um livro para discussão e ver se vende. Vai ficar milionária pelo best seller.

    Responda