Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Roberto Torsani Lisboa

    O candidato do governo com a máquina administrativa a seu favor não ganhou no 1o. turno. Deixaram de votar no 1o. turno 21% de eleitores ( motivos diversos ). Agora, se um % representativo desses comparecerem às urnas, irão decidir as eleições, independentes de apoio políticos.

    Responda
  2. SILVIA REGINA B A NEGRETTI

    Fiquei "impactada" com o resultado! Análise dificil de fazer...Me sinto muito infeliz do Brasil mostrar sua cara..Nunca ne senti assim em 40 anos de Eleição...Democracia no fio da navalha e no gatilho.

    Responda
  3. Alcides alcantara

    Que o grupo Folha, eu disse grupo, fez uma campanha descarada para o PT.

    Responda
  4. Celso Garcia

    Superou minhas expectativas! Vamos nos fazer de mortos novamente para não ouvir desesperos e ameaças de despreparados politicamente! Faltam menos três milhões de votos para a pá de cal nesta gestão!

    Responda
  5. RAPHA SILVA

    Mídia não regulamentar debate apropriadamente (pergunta de um candidato deve ser para o candidato e sobre o candidato escolhido e não criar um motim); TSE não avaliar previamente a propaganda eleitoral televisiva para remover antes as fake news formatadas como verdades, e por fim não me parece correto pagarmos por fundo eleitoral pra ver peças com indicaçoes explícitas de candidatos laranja por políticos impedidos de se candidatar ou cassados (G Mont, R Jef, Mamãe falei e por aí vai).

    Responda
  6. Adalberto Augusto Santos de Jesus

    Pesquisas ditam tendências, não preveem a exatidão dos resultados. Temos de considerar que estamos diante de um projeto autocrático, com factual viés desinformativo, negacionista e anticiência. Não descarto a possibilidade de atos orquestrados para responder pesquisas de forma deturpada, o que que pode ter beneficiado o presidente através de uma onda de voto útil de direita. Ademais, vemos a consolidação da extrema-direita, o que representa a maior ameaça à Republica desde a redemocratização.

    Responda
  7. Ana Maria Beghetto Pacheco

    O DataFolha não errou não. Pesquisas mostram intenção de votos. Contagem mesmo é depois da eleição concluída. Voto útil que favoreceu Bolsonaro na última hora surpreende, mas não compromete a pesquisa, repito, de intenção de votos.

    Responda
  8. CL UDIO CASTELO DOS SANTOS

    Primeiro, O Data Falha errou em diversos estados. A Falha é militante do ex-presidiário. Boa noite.

    Responda
    1. Karla K

      Quem nunca erra nunca acerta. Faz parte da melhora da metodologia.

  9. Matheus Queiroz

    Os eleitores do atual presidente diziam que não aceitariam o resultado de urnas fraudadas. O desfecho: latiram, latiram e não provaram nada. No máximo, criaram fake news para tentar alcançar semelhantes que se informam via zap-zap. Dos 51 milhões, apenas a minoria é voltada à violência e métodos golpistas. Não encontrarão adeptos para as suas malucas ideias. Farão barulho no final de semana e na segunda-feira estarão de ressacada prontos para seguirem a vida normal.

    Responda
  10. diego Narciso

    Datafolha foi uma surpresa achei realmente que lula era o Presidente.

    Responda
  11. Karla K

    Ficou patente que o método de Bolsonaro para ganhar as eleições em 2018 é o mesmo que está sendo usado para a reeleição. E os inúmeros crimes que ele cometeu ? Ora, ele aparelhou o Estado o que lhe garantiu a impunidade. E os eleitores, como podem se curvar a um delírio dessa intensidade ? Bem, para isso a extrema direita conta com as Redes Sociais e seus algoritmos que alimentam o delírio perfumando o fétido e eliminando a crítica. Deveras sinistro. Lutemos pela Democracia com os Democratas !!

    Responda
  12. Benedito Claudio Pacifico

    Meu balanço é que o BR tem um viés religioso de extrema diferença reforçado por anos de ditadura e um crescimento dos ditos protestantestes em nosso país, para a esquerda crescer ela tem que ganhar nuances de direita já a direita não precisa mudar seu discurso destrutivo pois ele é bem aceito por quase todos os setores desta sociedade.

    Responda
  13. Luiz Cláudio Tadeu Sebastião

    Infelizmente temos de escolher entre dois candidatos ruins que não apresentaram nada de novo. Passamos por uma polarização em que o discurso do ódio prevaleceu, o que inclusive incentivado pela imprensa, que esqueceu de dar holofote para aqueles candidatos que efetivamente pretendiam discutir proposta. Uma pena.

    Responda
  14. Jose Roberto de França

    Acreditando nas pesquisas esperávamos a vitória de Lula. Mas foi uma frustração geral.

    Responda
  15. Karla K

    Poderia ter sido pior. Bolso poderia ter vencido no primeiro turno ou poderia estar à frente Não é o caso. Agora é trabalhar com os democratas pela vitória de Lula em 30.10.

    Responda
  16. Adilson Gallina

    O mundo nos apresentou vários exemplos de países que elegeram candidatos de extrema direita, isso demonstra que o Brasil não é uma ilha. No primeiro turno tivemos um confronto de dois candidatos antagônicos, até aí eu penso que é muito rico , porém o candidato da direita implementou o ódio e a intolerância contra aquilo que não concorda e a população hoje, me parece envenenada a ponto de se matarem. Será que nossa democracia está perto do abismo?

    Responda
  17. MALCOM RODRIGUES

    Os órgãos de imprensa, FSP inclusa, deveriam assumir a co-responsabilidade pelo que vivemos hoje. Foi esta imprensa que ajudou a criar o mito da esquerda do mal nos últimos 10 anos

    Responda
  18. EDMILSON GOMES

    O primeiro turno foi surpreendente. As pesquisas apontavam para um outro desfecho mas, como disse a diretora do instituto, houve uma migração de eleitores do Ciro e da Simone para o Bolsonarismo, não porque queiram elegê-lo, mas tão somente para não deixar o Lula vencer no Primeiro Turno. E é verdade. Também ás Igrejas supostamente "evangélicas" se empenharam ao máximo para ter no futuro o retorno, ou seja a paga por esse empenho. Deixaram de servir a Deus para adorarem o Bizerro Bolsonaro.

    Responda
  19. Miguel Ruiz

    Esse primeiro turno nos mostrou que uma parte significativa da população não está, de fato, preocupada com a vida e o bem estar de todos. Isso é uma coisa difícil de entender e de aceitar pela outra parte, igualmente significativa, que tem essa preocupação. Mas democracia é isso. Inclusive aceitar que a maioria não deseja viver sob o regime democrático. Tem muita gente que prefere ser mandada do que ter que pensar e decidir. Isso é a vida.

    Responda
  20. Gilmar Maghenzani

    Infelizmente a democracia será deixada para trás nos próximos anos, o bolsanarismo deveria ser extir pado.

    Responda
  21. marcos fernando dauner

    com os senadores que foram eleitos, falar o quê ?

    Responda
  22. GILBERTO SONODA

    A democracia vive e a eleição precisa ser comemorada. Todos tem alguma decepção com o resultado, independente do lado, pois houve surpresas na reta final em relação as pesquisas. Mas votamos, sem grandes intercorrências no país, e precisamos comemorar, valorizando o trabalho do TSE e de todos que contribuíram para essa normalidade. Sigamos nessa árdua tarefa de manter a chama democrática ativa, para que possamos, em breve, retomar o caminho da política pacífica, de confronto de ideias e proposta

    Responda
    1. Denize Barbosa Lial

      Gilberto, está sonhando? ainda não acordou?

  23. irzair correa

    Decepcionado com o primeiro turno, assim como institutos de pesquisa errei em relação a força da onda bolsonarista que esperava que se despedaçasse nas rochas e acabou desovando na praia feito caranguejo, feio, torto de andar desajeitado, mas avançam incontinenti. Com essas projeções, se o Bolsonaro ganhar vamos ter que usar "burqa", se porventura o Lula for eleito terá oposição ferrenha de um grupo de bozolóide enfurecidos e bem disposto a empolar o meio de campo, porque mudar é difícil.

    Responda
  24. Denize Barbosa Lial

    As pesquisas não falharam. O ataque ao sistema eleitoral, era estratégia do fascismo para ter credibilidade na fraude do sistema, como está mais do que desenhado. Mas o PT se calou quanto à fraude em 2018 com a Dilma (senadora MG) e Jacques Wagner (senador BA). A democracia de fachada ruiu. O fascismo se consolida. O Estado é Religioso Demoníaco. O Povo sucumbiu às trevas.

    Responda
  25. Denize Barbosa Lial

    As pesquisas não falharam. O ataque ao sistema eleitoral, era estratégia do fascismo para ter credibilidade na fraude do sistema, como está mais do que desenhado. Mas o PT se calou quanto à fraude em 2018 com a Dilma (senadora MG) e Jacques Wagner (senador BA). A democracia de fachada ruiu. O fascismo se consolida. O Estado é Religioso Demoníaco. O Povo sucumbiu às trevas.

    Responda
  26. Denize Barbosa Lial

    As pesquisas não falharam. O ataque ao sistema eleitoral, era estratégia do fascismo para ter credibilidade na fraude do sistema, como está mais do que desenhado. Mas o PT se calou quanto à fraude em 2018 com a Dilma (senadora MG) e Jacques Wagner (senador BA). A democracia de fachada ruiu. O fascismo se consolida. O Estado é Religioso e Fascista. O Povo sucumbiu às trevas.

    Responda
  27. adenor Dias

    Na minha opinião o ant_bolsonarismo e os Institutos de pesquisa, foram os grades derrotado no primeiro turno. Para minha decepção. Quanto ao futuro do Brasil, eu estou com medo em qualquer presidente que venha a se eleger.

    Responda
  28. Alexandre Rodrigues

    A certeza de que grande parte do eleitorado está tão bem representada por Bolsonaro. O brasileiro autoritário, moralista, preconceituoso, intolerante, malcriado, que tem aversão às mulheres, homossexuais, indígenas, negros, indigentes e até mesmo aos nordestinos. Este é um país que vai pra frente com esses “cidadãos de bem”.

    Responda
  29. Moacir Cordeiro de Farias

    que a folha e seu instituto de pesquisa data folha, não gostam do Bolsonaro, até aí tudo bem, ninguém é obrigado a gostar de alguém, mas como uma instituição que se dizia séria e imparcial, não pode continuar elogiando o Lula/Pretrolão/Mensalão e só denegrir o nosso presidente e sua família. Mas agora com seu instituto de pesquisa ficou ficou muito vergonhoso, não acham? esse é meu balanço.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Pelo seu balanço vc não entende e não quer nem falar em política

  30. Gil Almeida

    A metodologia das pesquisas precisa mudar. O país está também dividido por regiões geográficas e isso é muito ruim. Lula precisa pedir desculpas pelos erros do PT e prometer que eles não vão se repetirem. Para vencer, Lula precisa inspirar a classe média e reconquistar o Sul, Centro Oeste e Sudeste.

    Responda
    1. Gil Almeida

      Lula tem os corações de metade da população vive na pobreza, nos campos e nas periferias das cidades. Mas para fazer as mudanças, Lula precisa reconquistar também a classe média.

    2. Joel Pedt Silvestre

      Gil está mais fácil conquistaram a Argentina ou o Chile do que o agrotóxico, digo negócio, no Sul e CO

  31. Américo Venâncio Lopes Machado Filho

    É assustadora a consciência de que o fascismo tem mais de 50 milhões de apoiadores no Brasil. A sociedade escravocrata do passado continua respirando no país e faz qualquer negócio para que seus interesses não sejam contrariados. Infeliz Brasil.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Moacir estamos pior vc verá se o bozo se elejer

    2. Moacir Cordeiro de Farias

      A Venezuela, cuba, agora chile, colombia e a rica Argentina, mais o pais do amigo do LUla Daniel Ortega, são bem melhores que o Brasil, porque não muda para lá?

  32. Miguel Ruiz

    Não opino mais. Todas as minhas opiniões estão sendo censuradas.

    Responda
    1. Joel Pedt Silvestre

      Ótima opinião.