Elio Gaspari > 2022 não é 2018 e pode ser 1974 Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Com o Lula eleito (afinal é o mais provável), a associação de ideias que faço é com o governo Jango. Governadores do RJ, SP e MG, além da maior parte do congresso hostis. O Lula tem que entregar algo a seu eleitorado de menos de 2 salários mÃnimos, mas não sabe o que fazer na área econômica. Vai trocando ministros, a inflação subindo e sua popularidade caindo.
Ah! Outra coisa Gaspari, entre ou seu ceticismo (pra não dizer pessimismo intransigente que quer secar) e, neste momento de forma pragmática, a "deificação", vou preferir ficar com a deificação, pois para enfrentar um "mito" artificial e rei da mentira, somente um ser humano ciente de suas fraquezas e consciente de sua verdadeira importância para o futuro de TODO o povo brasileiro. Portanto, que Lula incorpore a força da divindade para vencer a mentira e a crueldade do adorador de torturador.
2022 é 2022... Depois virá 2023. Queira você ou não. Mas vou preferir que você queira. Dá uma forcinha e escreve uma coluna mais otimista amanhã! Vamos sair da arquibancada e jogar junto com o time. Comece pedindo votos para os seus próximos.
Caro Elio, quem se empolgou e quase comemorou não foi Lula e nem o PT. Foi a grande mÃdia q deixou-se levar pelas pesquisas q indicavam um crescimento sustentável da candidatura progressista e democrática. Todos embarcaram na onda, inclusive o grupo dos maiores empresários do Brasil q pediram reunião com Lula. A deificação não veio de Lula veio de fora pra dentro. E ele nunca incorporou endeusamento, embora saiba do grande valor que representou, e agora + do q nunca representa para a Democracia.
Eu vou de Lula, o jornalista fez uma boa comparação com o maracanazo de 1950. Hoje neste segundo turno, o Lula está mais para Ghigia e Schiaffino, e o inominável para aqueles polÃticos que discursaram antes do jogo. Não esquecer que o time de Uruguay era superior, e o de Brasil enganou a torcida de 200.000 que ficou silenciosa.
Élio Gaspari sendo Élio Gasparide sempre. Nada de novo.
Se Deus quiser o Bolsonaro vai sair fora em 2026.
Sugiro que os que não aceitam Lula e/ou o PT, mas ainda têm um pouco de dignidade, que anulem seus votos. Eu vou de Lula, pela ciência, pela humanidade e pela democracia.
Não é sobre o endeusamento de Lula. É a esquerda que precisa descer do salto. Guardar o academicismo das suas origens para as reflexões internas. Fazer algo diferente, surpreender. Parar de ser reativa, não ser repetitiva. Arriscar-se não é mais uma escolha.
Petismo nunca mais.
É, e bolsonarismo?
Tá bom. Você está certo.
Sou eleitor do Ciro e repito: petismo nunca mais. Dia 30/10/22 a gente tira a teima.
Vc pode não gostar, mas o PT é o único Partido de verdade no Brasil e o oreferido de 25% da população; o segundo colocado fica com 3%! Então cai na real que o PT é extremamente forte e seus descendentes por dezenas de gerações vão conviver com o PT! Viva! Lula Presidente!
Comenta-se eventuais erros de Lula e do PT, mas não vejo neste crucial momento certos jornalistas, inclusive Elio Gaspar, alertar com ênfase para o risco à Democracia que o inominável representa.
Prezado Gaspari, em que pese sua tese de endeusamento, sou prova de que não existe esse sentimento. Sempre fui eleitor de Ciro Gomes, mas nesta eleição o "cabra surtou" e não votei nele, votei em Lula no 1º turno e votarei em Lula no 2º turno, não por endeusamento, não por voto útil e sim por um voto necessário.
Não substimem o bolsonarismo e o sentimento antiPT. E o PT e o Lula estão exatamente fazendo isso. Estavam de salto alto e colheram a dura realidade: enfrentar uma poderosa máquina azeitada com muito $$ público, fake news e tropeços do Lula. Este devia assumir que errou sim e que não vai permitir que isso se repita. Mas, semi-deus erra??? Se continuarem assim o paÃs permanecerá com Bozo et al.
Mas a aliança com sr. Alckmin, que a princÃpio pareceu grande jogada, ficou só na foto. Nao vi o sr. Lula e o PT, fora do horário eleitoral, nas vezes em que poderia, menciona-lo ou destacar pontos em comum entre os dois e o propósito maior da aliança como o do respeito e manutenção das regras democráticas, dentre as quais a da já comprometida do Estado de Direito, visto a rede de proteção em torno do PR., famÃlia e aliados. Também, q uma boa aliança desde o inÃcio pode facilitar a governar.
Há uma faceta fascista do PR que encontra ressonância em uma parte da sociedade como revelam as urnas!
É preciso também lembrar que independente de Lula o primeiro turno deu vazão a uma boa parte da sociedade brasileira que se manifestou gostosamente e que se identifica com aquilo que é o PR. Seus valores e seu jeito! Duro admitir , porém, é isto. Gente com bom poder aquisitivo! Lado conservador é uma maneira delicada de dizer outra coisa!
Infelizmente juntaram-se a essa parte, de gaiatos, por ignorância, confusão mental ou manifestação de dupla personalidade, muitos de bom coração e de bons modos, capturados através de grande número mensagens tendenciosas que diariamente recebem, há muito tempo, inclusive embutidas em mensagens de bom dia ou de vibração, atribuÃdas a certos centros espÃritas. Observem!
O problema é que os petistas radicais não gostam de ler artigos publicados na imprensa golpista, meu caro Elio. Ainda acham que Dilma sofreu um golpe e que a mÃdia precisa ser socialmente controlada. Ah, os Estados Unidos pra eles são o inimigo e a Rússia, mesmo invadindo a Ucrânia, é a vÃtima da guerra. Reconhecer que quase faliram a Petrobras, nunca. Mas é votar no Lula ou na barbárie, fazer o quê?
Gente: o jogo recomeçou e alguns estão fora de campo discutindo estratégia. O que está em questão é a democracia. (Parte considerável d)a direita (supostamente) moderada rendeu-se à extrema direita e ao bolsonarismo, por opção consciente (de tudo o que significam). Não façam o mesmo, ainda que inconscientemente, com picuinhas e crÃticas fora de hora (ai, a metáfora da prorrogação; ai, a Dilma na Paulista). (Re)entrem em campo e joguem para vencer!
Quem inventou Ricardo Salles foi Alckmin. Quem o esculpiu, foi Bolsonaro. Quem vai se ferrar no futuro, nos. Por que? Porque o antipetismo é hegemônico e, no final, essas figuras estarão sempre aÃ.
Sua lucidez histórica torna a leitura de suas análises um bálsamo nestes tempos turvados. Obrigado!
Grande Élio, você precisa analisar o outro lado também. Houve várias vitórias no campo progressista, mas pouca gente está falando isso. O PT elegeu 3 senadores (Wellington Dias, Camilo Santana e Fátima Leitão), o PSB elegeu um (Flávio Dino) e MDB um (Renan Filho, que muito embora não seja do campo da esquerda, é um opositor de Bolsonaro). Tudo isso tomando cadeiras de bolsonaristas notáveis como Fernando Collor, Roberto Rocha e Fernando Bezerra.
É muito pouco, quase nada para o que nos aguarda para um cenário com Bolsonaro vencedor. Não há Deus que nos que nos acuda, nem mesmo o São Lula, se Bolsonaro ganhar
Na verdade ficamos restritos, depois da eleição, a dois partidos polÃticos, os anti-petistas e os anti-bolsonaristas! Repetimos os EUA até mesmo na diferença de votos! 6.100 mil votos!
Lula usa o eleitorado de 30% que leva o PT a qualquer eleição presidencial para chantagear todos os progressistas a se alinharem como coadjuvante sempre. Do alto de sua soberba se recusou por duas vezes a colocar interesse de brasileiros e do Brasil acima dos dele e do pt. Prefere colocar todos sobre risco enorme e perder como protagonista do que ganhar como coadjuvante. E não aprende. Nos deu bozó.
E agora não adianta o apoio de PDT. Eles querem que o Ciro se ajoelhe e confesse seus pecados de ofensa ao São Lula.
Num jogo de futebol - assim como numa eleição, evitar o salto alto é que nem caldo de galinha. Não faz a ninguém!
Eu sempre acreditei que haveria segundo turno, e até apostei com quem quisesse que isto aconteceria. Só a militância acreditava em vitória no primeiro turno. O nosso anti petismo ainda é muito grande. E valeu a vitória de TarcÃsio, que será um bom governador de São Paulo. Em São Paulo não queremos o PT no governo.
Mas, queremos muito menos o bolsonarismo!!!
Um alerta importante de quem acompanha a polÃtica brasileira com a precisão e competência de Gaspari. Um erro estratégico nessa altura da campanha pode acarretar o comprometimento derradeiro da democracia no Brasil.
Isso é o que mais me preocupa.
A imensa Sapiência Acaciana diz, certÃssima, que o jogo só termina quando acaba, não é, sêo Elio? É isso. Agora, é tarde pra desendeusar quem quer que seja; resta trabalhar, com afinco e cuidado, pra tecer uma rede de sustentação pra uma vitória, que será apertada. Malha graúda, deixou passar muito peixe. Seria bom uma revisão no rombos que devem ter ficado pra trás, como os evangélicos mais progressistas e os tucanos menos reaças. A ver.
O primeiro parágrafo mostra porque o bolsonarismo é o legado do lulopetismo. Já em 2018 a arrogância de Lula, mesmo preso, deu ao paÃs o flagelo Bolsonaro; agora, o egocentrismo e o projeto de deificação consolida o legado. Triste Brasil!
De novo o argumento que culpa a minissaia pelo estupro. Quem botou o Bozo no poder, foi quem votou nele. O PT, goste-se ou não, é a única força organizada grande suficiente para fazer frente ao neofascismo tupiniquim. Tire o PT da equação e os reacionários tomarão tudo. Há muito o que culpar Lula, mas não do crescimento do bozo-fascismo.
O Gaspari, deixa claro, desde muito, que sonha com o reply do Bolsonaro. Os recentes comentários são, sempre, tendeciosos. Tem viés pautado.
Elio Gaspari está no conforto de sua casa, não sente a pancada dos bolsonaristas em indÃgenas, negros e pobres e nem mesmo tem sido capaz de se sensibilizar com o sofrimento de milhões de brasileiros. A extrema direita tem um projeto de extermÃnio e sufocamento dos adversários. Trata-se de salvar o que resta da constituição e de um projeto de paÃs civilizado.
Voto em Lula desde 1993. E entendi o texto de Gáspari como um alerta. Entrar em campo de salto alto - a deificação aludida simboliza esse salto alto, é véspera de gol do adversário.
Foi o comentário mais rixxdixxcuxxlo que li nos últimos 2 .
Gaspari como sempre preciso. O grande erro das forças de oposição foi centrar a tentativa de tirar o Ogro fascista do Planalto com um bode velho cheio de acusações de corrupção as costas. Acredito que esses votos obtidos foram na verdade votos anti PT! e deverão, infelizmente, decidir o segundo turno a favor desse lorpa que nos desgoverna!
Agora vc vai ser crucificado e queimado! A culpa foi, é e sempre será dos outros.
E o papel da imprensa em 2018 em endeusar a República de Curitiba (Ex-Juiz Moro e Dalagnhol), potencializou o anti-petismo e brindou o Brasil com esta situação em que vivemos? O articulista nem toca no assunto.
Até parece que foi Bolsonaro o vitorioso no primeiro turno com quase seis milhões de votos a frente. Lula enfrentou a máquina do orçamento secreto junto com as fake news bolsonarista como sempre. Só faltou um tiquinho para liquidar no primeiro turno. Fora Bolsonaro genocida.
Luis Inácio fez "apenas" 48,4% no 1 turno e agora precisará de 1 voto em 5 entre os que escolheram candidatos que não os finalistas. O atual presidente precisa de 4 votos em 5. Daà concluo que o articulista, além da má vontade de sempre contra o petista, anda cada vez pior de análise polÃtica e de matemática.
Verdade. E Bolsonaro recebeu apoio dos governadores de São Paulo, Rio e Minas. Isso pode se transformar numa avalanche. Fora as "bondades" de última hora, que só quem tem a caneta na mão pode oferecer. E muita gente muda o voto no segundo turno. Lula mesmo viveu essa experiência com seu vice no passado. Não tem nada ganho, e o campo progressista precisa estar atento para não ser ultrapassado na volta final.
Lula foi vitorioso no Primeiro Turno e não o derrotado. O Brasil está lutando contra o bolsonarismo que foi criado pelo Facebook, Twitter e Whatsapp. Vamos expulsar o Anarcocapitalismo do Brasil com Lula.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Elio Gaspari > 2022 não é 2018 e pode ser 1974 Voltar
Comente este texto