Comentários para:

Novo foco

VER COMENTÁRIOS EM Opinião

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. DAVIDSON PISMEL CONDE

    na final da copa do mundo no brasil todas as pesquisas de opiniao cravaram que a sele çao seria campea com goleada sobre alemanha...- entao; teve fraude, juiz ladrão ou co mentaristas parciais? as pesquisas apenas coletam expectativas de terceiros - o eleitor; se elas mudam rapidamente ou nao a culpa nao é do pesquisador; o ambiente politico atual está polarizado sensivel e radicalizado por abundancia de noticias. de protagonis tas e principalmente de fake news

    Responda
  2. PAULO ROBERTO HASSE

    O DataFolha informa que suas pesquisas tem margem de acerto de mais ou menos 2 pontos percentuais . No caso de Bolsonaro o erro foi de 7 pontos percentuais . Então não há como justificar . A Folha é a contratante do serviço de pesquisa e divulgadora dos resultados , assim também perdendo credibilidade pois desinformam os seus leitores .

    Responda
  3. GUILHERME RIBEIRO MUSSI

    Os resultados das pesquisas são informação ou desinformação?

    Responda
    1. DAVIDSON PISMEL CONDE

      pra começar há radical diferença entre previsao e resultado; assim como as previsoes do 'tempo' as pesquisas de opiniao sao projeçoes lastreadas em metodologia cientifica mas devido a aleatoriedade dos vetores nao pretende antever eventos; os ganhos de bolsonaro estao em conformidade com as perdas de tebet e ciro e as margens de erro; sao informaçao tanto quanto aquelas que circulam pelo mercado financeiro e casas de aposta

  4. PAULO ROBERTO HASSE

    O DataFolha errou e a Folha não quer reconhecer e assumir sua responsabilidade. Os números foram MUITO diferentes para o Bolsonaro e seus aliados em SP e RS , pelo menos . Querem liberdade para seguir desinformando ? Só depois que fizerem análise dos seus erros e apresentarem as explicações e métodos de amostragem .

    Responda
  5. Jane Medeiros

    A Folha foi no ponto. Querem censurar! Têm medo de Lula confirmar uma tendência de alta nas próximas pesquisas. Aquilo que contraria as expectativas do grupo Bolsonaro eles desqualificam e destroem! Isto se chama descompromisso com a democracia.

    Responda
  6. Marco Antônio Drumond

    Saiu uma nova agora. Acabo de receber das redes "bolsominiais". As urnas foram "fraldadas" (sic)! Mas só no voto para presidente. Os demais estão corretos

    Responda
  7. Flavio Lima

    errar desse tanto (são 14 pontos na véspera que se transformaram em 5, sem qualquer evento relevante) e chamar isso de "informação"? errar desse tanto, no contexto do "eu vi no whatsapp" e depois pedir para esse mesmo povo confiar nas instituições ou na ciência? pq q ao invés de atribuir todos os problemas que vivemos atualmente ao Bolsonaro, a imprensa e órgãos de informação não fazem seu trabalho direito para não engrossarem o caldo do qual o bolsonarismo se alimenta?

    Responda
  8. Wilson Bazzani

    Que nada.. as urnas estao agora sob auditoria das Forças Armadas. Dá segurança. O problema não é se já houve fraude, mas o simples fato de que pode haver, como todo sistema informatico. Que as pesquisas tentaram influenciar apontando falsos já ganhou eleitos e vencedores.. varios erros gritantes, em todos os estados.... uma grande fake news rebuscada e coordenada que tem de ser apurada pelo TSE ora bolas.

    Responda
  9. Antonio Mahler

    A suspeita do cara sobre as urnas foi, desde janeiro de 2019, o mote da propaganda eleitoral que manteve o apoio de quem o elegeu. Difícil saber se, à exceção dos generais aposentados que compõem o núcleo do governo, houve apoio incondicional de militares da ativa a uma quartelada, ainda mais com a advertência do governo norte-americano. A ameaça de golpe manteve o gado ligado. E deu certo!

    Responda
  10. João Larizzatti

    No governo não houve monitoramento da COVID-19, o Censo foi esvaziado, o desmatamento escondido. Esse governo se baseia na mentira.

    Responda
  11. Maria Izabel Costa

    Quantos ignorantes que não conhecem estatística jorram seu veneno e se dizem enganados. Da medo ver a ignorância dos correligionarios do Bolsonaro.

    Responda
    1. Flavio Lima

      olá maria. 9 pontos de um dia para o outro significa que a foto que foi tirada do dia anterior é péssima. se por erro ou má intenção, é outra questão. de qualquer forma, se qualquer modelo pudesse dar de ombros a isto, como você tenta fazer, então talvez as pessoas pudessem começar a se perguntar legitimamente "por que precisamos desse negócio (estatística) afinal?" ou seja, pela via inversa, vc estaria contestando a utilidade daquilo que você quer defender.

  12. Frederico Feu de Carvalho

    A enxurrada de votos em Bolsonaro só foi possível porque se deu crédito às pesquisas. Foram as ultimas publicações dos Institutos que informaram e orientaram o voto útil em Jair Bolsonaro a fim de evitar a vitória de Lula no primeiro turno. Portanto, as pesquisas foram muito bem avaliadas e usadas por aqueles que agora delas se queixam.

    Responda
  13. MARIO VAZQUEZ AMAYA

    O editorial destaca aquilo que os próprios institutos deveriam ter dito com a máxima ênfase possível: cada pesquisa é o retrato de um momento passado, não do que vai ocorrer dali a dois dias. Eleições recentes tem havido sempre migrações maciças de votos nas últimas 24 horas. A tese do viés esquerdista das pesquisas pegou com muita força. Eleitores da direita estão se recusando a responder, e muitos dos que aceitam estão mentindo nas respostas para reforçar a discrepância.

    Responda
  14. Daniel Bazan

    Bolsonaro nao diria nada se fosse gagnando nas pesquisas. Ele, que prega liberadade, esta contra a liberdade destas impresas divulgar os resultados das pesquisas. Obviamente, a unica liberadade que vale e liberdade de portar armas. Mutio diferente dele, essas orgaos de pesquisa podem mostrar os metodos queles usam para chegar num resultado. De Bolsonaro, so temos polemicas e preconceitos.

    Responda
  15. Daniel Poço

    Absurdo! Os institutos manipuladores de pesquisa mentem e manipulam os números para modificar a percepção do povo visando obter um resultado a favor Lula e , após fixar claro o engodo e alguém reclama , fica considerado censura??? Ah vah!

    Responda
    1. DAVIDSON PISMEL CONDE

      na final da copa do mundo no brasil todas as pesquisas de opiniao cravaram que a seleçao seria campea com goleada...- entao ; teve fraude, juiz ladrao, comentaristas parciais? as pesquisas apenas coletam expectativas de terceiros - o eleitor ; se elas mudam rapidamen te ou nao a culpa nao é do pesquisador ; o ambiente politico atual está polarizado sensivel e radicalizado por abundancia de noticias de protagonistas e fake news

    2. Maria Izabel Costa

      É um poço sem fundo de ignorância.

    3. Daniel Bazan

      Pode provar isso? Essas companhias mostram como eles chegam aos resultados.

    4. Daniel Bazan

      Pode provar isso? Essas companhias mostram como eles chegam aos resultados.

  16. José M Leal

    Data Folha e Folha não têm credibikidade para continuar a produzir pesquisas. Vão ser números gravados por desconfiança e suspeita de manipulação. O que aconteceu nessa eleição os coloca em apenas duas situações possíveis: incompetentes ou criminosos. O resto é conversa para esconder a realidade. Escolha a opção que se aplica, Folha.

    Responda
    1. DAVIDSON PISMEL CONDE

      eu opino que voce nao é incompetente nem criminoso mas somente des-Leal com a sua suposta racionalidade

  17. Alexandre Miquelino Levanteze

    desinformação é falar que a terra é plana, quem toma vacina vira jacaré, colocar 100 anos de sigilo sobre maracutaias, não explicar os 51 imóveis em dinheiro vivo, não explicar os 89.000,00 da micheque, etc etc e etc, arroubo ditatorial isso sim.

    Responda
  18. Décio Ceballos

    Acho que os institutos de pesquisas poderiam investigar a razão da discrepância. Eu acredito que a explicação está em que os votos, depois de registrados, possuem pesos idênticos, as intenções de votos não. As intenções podem ter um maior ou menor grau de intensidade. E, isso, por exemplo, levar a assimetrias no voto útil, ou mesmo, assimetrias nas abstenções. Provavelmente, um percentual maior de intenções de votos para o Lula deixaram de comparecer em relação as intenções de bolsonaristas.

    Responda
  19. Nelson Vidal Gomes

    Parece também não ser informar aos eleitores a preocupação deste prestigioso Jornal do qual sou assinante há mais de uma década, quando após analisar a péssima qualidade das informações trazidas por seu instituto de pesquisa a cerca de um ano, conclui que os eleitores de ultima hora "talvez tenham decidido não eleger Lula já." Com efeito, foi de péssima qualidade a alternativa que ofereceram a Bolsonaro e talvez resida nisso a provável reeleição deste e não a eleição desta. Namastê!

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      * há cerca de um ano

    2. DAVIDSON PISMEL CONDE

      bla?blaghblaa! Namastê

  20. Rachel Matos

    Concordo plenamente com o editorial. O fascismo mostra suas novas garras.

    Responda
  21. Eulalia Moreno

    Desconheço a metodologia aplicada pelos institutos, sequer se pesquisa é uma ciência, exata ou inexata. Os institutos fazem as suas pesquisas, recebem muito dinheiro para isso e forneceram dados errados para quem lhes paga para trabalhar bem. Pesquisadores mal preparados, pesquisados mentirosos, universos de amostragem mal escolhidos. Simbora para o 2º turno.As urnas não mentem.

    Responda
  22. ROBERTO GENERALI BURGESS

    Vocês querem tapar o sol com a peneira. Claramente existe alguma falha na metodologia, nos processos ou na gestão do Datafolha. O pior cego é aquele que não quer enxergar.

    Responda
    1. Ney Aminthas

      Concordo plenamente Roberto. As explicações dadas são ridículas, principalmente considerando o que ocorreu em São Paulo, Rio Grande do Sul e Bahia.

    2. Jove Bernardes

      Mas é disso que se trata. Falha na metodologia, que não mostrou o que de fato ocorria. Ou falha nos processos, que fotografou momento muito anterior. Ou falhou por não conseguir captar o voto movediço. Sei lá. Explicação, tem. Em vez disso, porém, o bolsonarismo quer ver crime. Em vez de compreender os erros e apurar o sistema, prestigiando a ciência, o bolsonarismo vê crime e quer censura. É meio ridículo, convenhamos.

  23. GERSON ANTONIO HARUO YAMASATA YAMASATA

    Somente os desavisados interpretaram o resultado das urnas como tendenciosa por parte dos institutos de pesquisa. O resultado das urnas é de uma clareza cristalina. Os votos a mais que surpreenderam até o presidente vieram dos candidatos Tebet e Ciro, está demonstrado no resultado das urnas. Não há que se falar em erro dos Institutos que não poderiam prever essa mudança de sábado para domingo. Vamos para o segundo turno. Chega de Choradeira e deixemos o jogo democrático fazer sua parte.

    Responda
  24. Dalton Matzenbacher Chicon

    E o tal instituto paranaense ? ...

    Responda
  25. Luiz Carlos de Mesquita Cabral

    DataFolha e Ipec, as maiores piadas em termos de pesquisa eleitoral. Deveriam pedir desculpas e sair de cena!

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Como certos comentários.

  26. José Alves

    Muitas pessoas votam nós candidatos que estão na frente em pesquisas pois dizem que não querem perder o voto. As pesquisas influenciam sim e por isso as empresas precisam vender pesquisas e não resultados de acordo com a encomenda do contratante, ou ficarão desacreditadas.

    Responda
    1. Jove Bernardes

      E o que acontece no próximo evento com um instituto de pesquisa que vendeu o que precisava vender, o que parecia mais palatável, o que ia influenciar votos, o que ia agradar quem estava lhe pagando? Será que continuará tendo credibilidade, que é a matéria do que é feito, que é a razão e fundamento de sua existência? Dê um passo adiante no seu argumento, sr. José Alves, vamos lá. Exercite os neurônios.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      E a tal pesquisa do tal instituto paranaense ?

  27. Joao Massucci

    Não é científico apresentar uma hipótese sem nenhuma evidência como justificativa para o desvio observado.

    Responda
    1. Jove Bernardes

      É mesmo? E como ficam as hipóteses a formular se o objeto da análise científica posterior aos fatos tem, como característica essencial típica, não ser aberto ao público, não deixar evidências, ser oculto aos olhos dos outros por direito constitucionalmente garantido, como o voto? Vamos dar um passo adiante no argumento, sr. Massucci?

  28. Roseli Santana

    Pois é, Folha, vcs sabem com quem estão lidando, o perigo real à nossa democracia. Os grandes jornais dos países democráticos falam abertamente do perigo que representa a eleição da extrema direita no país. Acho melhor vcs irem tomando posição, desde já, em favor da nossa democracia, antes que vcs mesmos sejam os primeiros a serem atingidos e que viremos uma ditadura fundamentalista.

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Uai, Roseli, tendi não esse seu conselho. A senhora mora fora há muitos anos? Tem lido a Folha?

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Não recordo de posição da FSP divergente de apoio à Democracia.