Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Cardoso

    Não é só contra Bolsonaro. O Nordeste vota com o PT para presidente desde a primeira eleição de Lula. É compreensível, pois é um filho da terra que subiu na vida no sul maravilha. Existe o sonho americano. O Lula representa o sonho nordestino.

    Responda
  2. Gustavo Moraes

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Jorge Guimarães

      Cristão estilo Bozo

    2. Marcos Benassi

      Ah, a solidariedade e o respeito humano são lindos, não são?

    3. Daniel Lourenço Rodrigues Viana

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  3. Rebeca M

    Maravilhoso. Viva o Nordeste e minhas Minas Gerais, terra dos bobos, segundo Clarice, e dos votos decisivos!

    Responda
    1. Gustavo Moraes

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  4. André Jalles Monteiro

    O Ceará tem o maior exemplo de avanço na educação básica dos últimos tempos. Aqui elegemos quem continua o compromisso de colocar a educação como prioridade. Sem educação o país não avança. Pena que parte do Brasil não enxerga isso.

    Responda
  5. Marcos Benassi

    Orra, mano Rodrigues, tô contigo e não abro. E quero ver se minha *primeira* residência - porque terei várias, mudarei pra refrescar-me em calorões diversos - depois de abdicar da cidadania do Filhadaputistão, será em Pernambuco, o sotaque mais lindo desse nosso brazuquês. Pernambucar-me-ei, longe do Temer e do Bozo, pra começar uma jornada de humanização, deixando minhas raízes caipiras Piracicabentas pelo caminho, adocicando primeiro o sotaque, pra ir caminhando pelo vocabulário. É nóis!

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Só "funciono" pra mim e praquilo que considero valer a pena, pro resto eu liguei um Soda-fe forte. É, é um privilégio, mas não caiu do céu - muito menos subiu do inferno Bozofrênico.

    2. Gustavo Moraes

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  6. Carla C Oliveira

    Muito bom!

    Responda
  7. Lidia F Costa

    Analisando pelo prisma do comentarista. Então parabéns ao nordeste e todo seu excelente IDH se deve ao fato da maior parte do nordeste estar nos últimos anos em que países como Cingapura, Coréia, Taiwan,China alcançaram patamares de IDH muito bons, o nordeste deve seu atual IDH,sua renda, e sua dependência de auxílios governamentais aos excelentes governos do Lulistão? Creio que nordeste precisa de melhores tratamentos por parte da mídia e dos governantes p não serem massa de manobra.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Eita, Serjão, óia o primeiro erro do dicionário: nem toda largatixa sabe o de bate a cabeça, não. Melhor ir lá pessoalmente! Hahahahah!

    2. Jorge Guimarães

      Lídia. Você não entendeu nada. A desigualdade social e econômica no nordeste é um limitador ao progresso da região pelas óbvias razões. E a necessidade de políticas públicas de assistencialismo tem sido exploradas por todos os governos. O texto do autor é brilhante por ressaltar a diferença entre se curvar por gratidão ou por servidão.

  8. RICARDO BATISTA

    Talqualmente foi ótimo! E muito bons os comentários anteriores também. Vai ser a luta contra o Dragão da Maldade. Se nem Lula conseguir derrotá-lo, quem poderá nos defender? E carne seca com cebola e pimenta é muito bom! Moqueca, tapioca com coco e cuscuz nordestino também. Mas buchada de bode não dá pra encarar, não.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Caríssimo, te conto pra você que bucho, tripas, não são pra qualquer cabra, não. Já fiz um experimento pra testar minha crasse-merdice, à qual eu atribuía não gostar de comer entranhas: num restaurante bacanudo, pedi um prato de tripas, e só comi um pouco por honra da firma. E "papas de sarrabulho", um lindo mingau feito com sangue, que também não colou. Aceitei que sou uma pessoa servage, mas que só que come célebro, coração, moela e pescoço de frango. Tadinhos, ainda os livro da minha fome.

  9. Rosane Passos

    Genial seu texto Sérgio uma viagem de resgate ao nordeste, não esquecendo que o povo do Para também fez bonito. Os baianos estão felizes com a surra que foi dada no bolsonaristão e nunca esqueça o nordestino é cabra retado não foge à luta e não vai deixar a migué é bom o abestado já ir abrindo o gás, esse aí agreste, azuado, se não o povo brasileiro tá campado vamos dar testa no segundo turno e não adianta chiar se assunte porque já vou encurtar a conversa. Dicionário baianes

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ôôô prosa bonita da Zorra!

  10. Luis Nascentes

    Corrigindo: bozzoquistão, a fim de implantar o evangelistão.

    Responda
  11. André Bastos

    Parabéns aos bravos irmãos nordestinos. Juntos venceremos a escuridão das trevas que assola nosso país.

    Responda
  12. Maria Ines Polotto

    Contando os dias para me tornar potiguar! Cercada de broxonaristas nazifascista por todos os lados no interior de SP! Horror!

    Responda
  13. john de sá

    Somos a resistência. Venceremos.

    Responda
  14. MARIO VAZQUEZ AMAYA

    Falando aqui de São Paulo... O nordestino é o brasileiro que ainda tem coração e mente.

    Responda
  15. André Bastos

    Parabéns aos bravos nordestinos, terra do "cabra da peste" Lampião. Juntos venceremos a escuridão e o desalento que assolam nosso país.

    Responda
  16. André Bastos

    Parabéns aos bravos nordestinos, terra do "cabra da peste" Lampião. Juntos venceremos a escuridão e o desalento que assolam nosso país.

    Responda
  17. ELIELSON BARBOSA

    Este paraense neto de nordestinos do Rio Grande do Norte fugindo da seca repudia qualquer forma de discriminação contra o nordeste e nordestinos. A minha Amazônia deve muito à eles na sua epopeia da borracha, São Paulo e Rio em milhares de edificações, Brasília, sua catedral e seus palácios aos candangos e ao gênio do pernambucano Joaquim Cardozo, poeta, engenheiro e matemático que deu vida às cúpulas do Congresso, à citada catedral e outras tantas edificações

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Uia, Elielson, dia desses ouvi o nome de Joaquim Cardoso pela primeira vez! Rapá, que portento de homi. Além do que, essa tua Terra deliciosa nos deu a Cristina Serra, aqui sempre presente. E tem uma culinária que me faz uma falta desgraçada. E ainda nem fui pessoalmente até lá, imagino que, quando for, mifú: serei fisgado que nem filhote.

    2. Eloisa Giancoli Tironi

      Lindo e mais que verdadeiro.

  18. Jô Maria Souza

    Paulista acidental, de sangue nordestino por parte de pais, avós e bisavós agradeço de todo o coração a vocês meus irmãos os votos dado a quem pode trazer a esperança de nos tirar desse mundo alucinado e alucinante em que vivemos.

    Responda
  19. Marivaldo Aragão

    Excelente texto. Parabéns! Meu Ceará continuará na luta para evitar que o Brasil seja dividido ou que viremos um Bolsonaristão!

    Responda
  20. André Costantin

    Eita. Sou gaúcho (com o agravante dos ancestrais do Norte da Itália) e moro numa ilha cercada de veios da havan por todos os lados. Nordestinos: contem conosco, há uma parcela que aqui resiste e luta. Que o charque e o pão cacetinho que nos une à Bahia nos junte nessa batalha para tirar os bozos. Senão fu de u.

    Responda
    1. Eloisa Giancoli Tironi

      Junto com você, uma paulistana com ancestrais toscanos e calabreses com vivência na Alemanha.

  21. Marcílio Azevedo

    Genial!

    Responda
  22. Jorge Guimarães

    Valeu pelo texto. Nordestinos, estejamos no nosso quintal ou além dele, somos fortes e resilientes. Mas nunca pensamos que dependeria de nós evitar o retrocesso político, social e moral do país em pleno século XXI. A despeito da crônica desigualdade social, não nos deixamos entorpecer pelo assistencialismo oportunista de quem nos olha com preconceito e desprezo e busca sua reeleição para se manter protegido da justiça que, esperamos, não tarde a falhar.

    Responda
  23. Valk Siz

    Obrigada Nordeste !!!! Sou Carioca e indignada. Estado do Rio de Janeiro entregue a bar bárie. Obrigada Nordeste!!! Lindo texto.

    Responda
    1. moacyr da Silva

      Sou do sudeste e comumgo com a suas ideias,Walk. Vamos ampliar a vantagem no nordeste

  24. Fenelon Martins de Oliveira

    Parabéns pela matéria Sergio , sou paulista com orgulho , mas mais orgulho tenho ainda dos nossos conterrâneos nortistas e nordestinos , esqueçamos as regiões , somos todos brasileiros , menos para o pária do Bozo que chamou todos os nordestinos de “paraiba “ como isso fosse ofensivo

    Responda
  25. ana maria marques

    Como filha de nordestina, adorei esse texto. Genial.

    Responda
  26. Luís Bustamante

    Sérgio, este Nordeste independente deveria ter também o valoroso Pará!

    Responda